Mathias
Mathias é o líder da Irmandade dos Solarii. Ele está preso na ilha há 31 anos, o que o levou à insanidade. Ele deseja ressuscitar a Rainha do Sol, com o intuito de escapar da ilha.
Breve histórico de Mathias
> Acidente de avião em Yamatai em 1982
Junho – 1982
Em algum momento de junho de 1982 um avião se acidentou em Yamatai. Entre os sobreviventes estava um homem chamado Mathias. Ele e os outros sobreviventes tentaram escapar da ilha, porém estranhas tempestades destruíram o barco salva vidas deles, matando ou ferindo severamente alguns dos sobreviventes. Eles começaram a entrar em pânico por sua falta de sorte, e recorreram a Mathias por um plano. Ele de fato possuía um plano, mas este plano não incluía os outros. Mathias os via como “fracos e estúpidos… uma desvantagem neste lugar”. Então, ele sugeriu a eles que fizessem uma nova tentativa de escapar, o que era um completo suicídio.
Setembro – 1982
Enquanto o restante dos sobreviventes do acidente morria na tentativa de escapar em um barco improvisado, Mathias estava sozinho em Yamatai. Ele observou cuidadosamente a misteriosa tempestade que destruía o barco dos outros, percebendo algo estranho nela: “não parece aleatória. Eu senti… emoção, algo deliberado”. Mathias percebeu que se ele quisesse escapar da ilha, ele teria que compreender o fenômeno das tempestades. “Agora meu trabalho realmente começa”.
Mais tarde Mathias fez algumas investigações em Yamatai, e descobriu que havia muitos mistérios na ilha. Ele começa a traçar um plano: primeiro ele precisaria entender o que realmente havia acontecido em Yamatai. Mathias descobriu que o principal dos mistérios da ilha eram algumas ruínas de um antigo Império Japonês… e uma Rainha do Sol. Ele compreendeu que, de alguma forma, “tudo começou com ela”.
> Vivendo em Yamatai
Outubro – 1990
Em 1990 Mathias percebe que, para se mover com seu plano, ele precisa controlar Yamatai totalmente. E para isso ele precisa de um grupo de leais seguidores. Surge a ideia de criar os Solarii.
Outubro – 1994
Quatro anos após a ideia de formar um grupo de leais seguidores, Mathias consegue exatamente os homens que precisava para construir a Irmandade Solarii. Os homens são fisicamente fortes, fracos de desejo e estão determinados a servir Mathias, e através de Mathias, eles servem à Rainha do Sol. De alguma maneira Mathias começou a crer que a Rainha do Sol está lhe mostrando o caminho – ela sempre lhe mostrou o caminho. Mathias está determinado a aumentar a Irmandade Solarii, e tornar o grupo mais organizado elaborando leis e criando um código pelo qual eles pudessem viver.
Janeiro – 1997
Mathias descobriu tudo o que precisava para avançar com seu plano e os Solarii cresceram em número. Ele decide que eles devem se mover para o interior da ilha e construir sua cidade em torno de um antigo palácio. Naquele lugar eles poderiam se defender dos Oni e Mathias poderia acessar todas as áreas de Yamatai rapidamente. Mathias descobre o quê – ou quem – é a chave para escapar de Yamatai. “Pode levar anos, mas eu a encontrarei”.
Junho – 2011
À medida que os importantes eventos de 2013 se aproximam, dia após dia, Mathias começa a ouvir sussurros da Rainha do Sol em seus sonhos. A Rainha do Sol o está alertando, e Mathias sente que não demorará muito até que “o eleito” chegue. Os Solarii trabalham em nome da Rainha do Sol, “construindo uma cidade com tudo o que ela trouxe para a ilha, torturando e sacrificando em seu nome”. Mathias percebe que não anseia apenas por deixar a ilha, mas tudo o que está em Yamatai e em torno dela: “os destroços, corpos e a miséria”. Ele acredita que se conseguir trazer de volta a Rainha do Sol, tudo irá desaparecer em um instante “e como um novo sol nascente, ela irá banhar todas as terras e mares com sua luz, queimando tudo”. Mathias irá então “emergir das brasas da Terra… renascido e puro”.
> Naufrágio do Endurance – 2013
O momento pelo qual Mathias e os Solarii estavam esperando há muito tempo finalmente chegara em 2013, quando o navio Endurance naufragou na costa de Yamatai, trazendo sobreviventes totalmente novos para lá. Entre os sobreviventes havia uma mulher em especial, a eleita.
Lara encontrou Mathias enquanto procurava por Sam, de quem se separou durante, ou logo após o naufrágio.
A princípio ele parecia ser amigável, e compartilhou sua comida e fogueira com Sam, afirmando ser um professor, enquanto chamava os pilhadores “aqueles selvagens”. Mas sua amabilidade era apenas um pretexto para conseguir mais informações de Sam e Lara.
Mathias é uma pessoa calma e calculista. Ele aparenta ser uma pessoa bastante inteligente, mas apesar disso, muito brutal. No início não fica claro qual o seu interesse em Sam, mas tudo indica que há um mistério em torno dela.
Quando escuta por acaso uma conversa entre dois dos criminosos, Lara descobre que Mathias parece ser um tipo de sacerdote e é o responsável por pelo menos alguns dos rituais de sacrifício.
Eventualmente é revelado que Mathias precisa de Sam para completar o ritual que foi interrompido anos atrás, e que resultou na prisão da alma da Rainha do Sol Himiko em um corpo decadente, acarretando todas as misteriosas tempestades. Mathias quer transformar Sam no próximo receptáculo para a alma de Himiko.
Himiko
Foi a governante de Yamatai. Apesar de ela fazer sua aparição apenas bem próximo do fim do jogo, ela é a causa das tempestades e a razão do Endurance ter naufragado na ilha. Com exceção dos tripulantes do Endurance, todos os habitantes da ilha servem à Himiko, quer sejam os Solarii, a Guarda do Trovão ou o próprio clima e no decorrer do jogo Mathias afirma que Himiko fala através dele e que ele é seu servo.
Vladimir
Um membro russo dos Solarii e líder do clã da Vila da Montanha. Ele ataca Lara durante o massacre dos sobreviventes do naufrágio, mas Lara revida e durante uma intensa luta e o mata com sua própria arma. Ele é o primeiro humano morto por Lara.
Nikolai
Outro membro russo da Irmandade dos Solarii. Ele é parente de Vladimir, Boris e Dmitri. Quando Lara interrompe o ritual na caverna, Nikolai e Dmitri entram em confronto com ela, dizendo que ela matara Vladimir. Ele toma algumas de suas armas e a leva para fora da caverna em direção a outra caverna escoltada por um soldado. Ela revida e pega de volta seu arco, saltando em direção à piscina de sangue. Nikolai afirma que ela deve ter morrido, mas envia alguns Solarii para se certificar. Lara o encontra novamente na fortaleza. Ele tenta atingi-la com um canhão, mas Lara desce por uma tirolesa e o chuta no rosto. Ele a chuta para fora da construção e Lara encontra uma lançadora de granadas, a qual atira contra ele, explodindo-o.
Dmitri
Dmitri é outro Solarii russo. Ele é um dos parentes de Nikolai, Vladimir e Boris. Juntamente com Nikolai, ele arrasta Lara pela caverna após ela tentar impedir o ritual e toma suas armas. Ele é visto posteriormente no palácio, na sala do trono. Ele é instruído a vigiar Sam com sua vida, mas Lara atira em suas costas e ele morre.
Boris
Boris é outro membro dos Solarii. Ele comanda o restante de seus “irmãos” e é capaz de matar com as próprias mãos. Boris é visto inicialmente quando Lara sai à procura de Alex. Ele maneja a carga do navio e Lara precisa enfrentá-lo em uma luta de mini-chefe para prosseguir. Após mata-lo Lara adquire seu equipamento.