TR2 - Header

Tomb Raider II

China, cerca de 210 a.C.

Qin Shi Huang, o “Imperador Dragão”, foi o primeiro imperador da China. Governando com uma mão de ferro, ele executou generais simplesmente por se atrasarem para as manobras militares. Unificando os estados em guerra da China através da conquista, é comum pensar que ele dominou os outros exércitos usando um armamento superior, mas lendas populares falam outra coisa. Alguns o consideravam um demônio, um “xian”, que em chinês significa ser místico. Assim diz a lenda:

Pássaros assustados voam para o céu, anunciando o avanço dos exércitos do Imperador Dragão. Enquanto seus soldados seguem para o oeste, em direção ao planalto Tibetano, os monges do Tibete marcam sua posição próximos a uma seção da Grande Muralha. Na batalha que se segue, muitos deles caem diante do cruel exército do imperador dragão, que estão equipados com armas de ferro e apoiados por arqueiros de notável pontaria.

Os guerreiros do imperador, que compartilham de sua magia, exibem olhos e pele reptiliana. Um general acena e seus homens recarregam. O próprio dragão imperador se junta à batalha, queimando seus inimigos com seu sopro inflamado. Um arqueiro tibetano, protegido por uma escarpa na Grande Muralha, libera sua flecha que encontra seu alvo no pescoço do dragão. Ele então se volta para lidar com o arqueiro e passa por um monge que está caído no meio de uma carroça de madeira próxima à muralha. Este monge jaz ferido, perfurado pela primeira leva de flechas do exército chinês – pelo dragão, presumidamente morto. Enquanto sua sombra assoma sobre o monge, ele tenta focar através da dor e percebe um objeto reluzindo no peito do dragão.

Curioso, o monge reúne a força que ainda lhe resta e se levanta, estende o braço e retira a adaga do coração do dragão. A mágica do dragão serpenteia no ar e retorna à adaga. O dragão se recolhe em dor, e mata o monge com seu último sopro de fogo. Ele então desaba e se dissolve. Seus exércitos, que testemunham a sua morte, são atingidos pela dor e, sem o poder da adaga, retornam a suas formas humanas normais. Com a perda de sua força, o general cai de joelhos. Os monges guerreiros expulsam o exército para longe.

Mais tarde, dois dos monges encontram a adaga em meio aos destroços da batalha. Reconhecendo seu poder mortífero, eles retornam com a adaga ao seu local de descanso em um templo encravado nas profundezas de uma caverna abaixo da Grande Muralha da China. Um dos monges gira uma chave na porta de entrada da câmara interior do templo e um elaborado mecanismo gira para destrancar a passagem. Um dos monges fica de guarda e acena para que o outro entre na câmara. O segundo monge entra e encontra um altar.

A adaga é devolvida ao seu receptáculo original no altar. Este emite uma intensa luz que envolve todo o ambiente. O monge cobre seu rosto e grita. A grande porta do templo se fecha e é trancada novamente…

Visão Geral

LANÇAMENTO: Novembro de 1997

GÊNERO: Ação, Aventura

DESENVOLVEDORA: Core Design

DISTRIBUIDORA: Eidos Interactive

NOTA METACRITIC: 85

CLASSIFICAÇÃO ESRB / PEGI: Teen / 12

PLATAFORMAS: Windows, PlayStation. Posteriormente: Macintosh, PlayStation 3 e PSP (via PlayStation Network), Mac OS X, iPhone e iPad.

sinopse

Diz a lenda que, quando a Adaga de Xian é cravada em seu coração, você adquire o poder do dragão. Literalmente.

Na antiga China, o imperador detinha esse poder e, com o exército ao seu lado, era uma potência formidável. Investido de tamanha força, estendeu seus domínios por todo o vasto território que hoje é a China.

Sua batalha final, porém, terminou em derrota. Enquanto as pessoas se submetiam a ele por toda parte, os monges guerreiros do Tibete não se rendiam, lutando bravamente contra o mal que o imperador representava. Conhecedores do poder da adaga, conseguiram removê-la do coração do Imperador Dragão e massacraram-no juntamente com seu exército. A adaga foi devolvida a seu repositório original, dentro da Grande Muralha, e lacrada para todo o sempre…

Agora, três pessoas querem a adaga. E cada uma tem sua motivação particular.

Lara Croft, a eterna aventureira, é uma delas. Em suas viagens, ela encontrará as outras duas…

O que há de novo desde Tomb Raider I

O que há de novo desde Tomb Raider I

Houve um pequeno aprimoramento nos gráficos, apesar de ter sido mantida a mesma engine. Em adição às pistolas, shotgun e uzi’s provenientes do game original, Lara ganhou uma arma de arpões, o fuzil M-16 e a lançadora de granadas a seu arsenal (as pistolas automáticas substituem as Magnum’s do Tomb Raider 1). Lara agora pode usar sinalizadores para iluminar seu caminho em locais escuros, assim como pilotar veículos: uma lancha em Veneza e um snowmobile no Tibete. Novos movimentos incluem subir por escadas e alguns novos movimentos acrobáticos.

O gameplay ainda consiste na combinação de ação e aventura, entretanto essa sequência se apresenta com pouco mais de combate, ação e confrontos com humanos. Dessa vez existem 16 fases longas com mais duas fases curtas no final. Lara viaja para a Grande Muralha da China, os canais de Veneza, uma plataforma de petróleo, um navio naufragado e as montanhas do Himalaia.

Salvando o jogo: Salvamento ilimitado em qualquer ponto do jogo.

Secrets de Dragão: Em Tomb Raider 2 os secrets de cada fase consistem em três estátuas de dragões – de prata, jade e ouro. Algumas vezes eles estão bem escondidos, em outras estão à vista. Uma campainha soa quando você coleta um deles e o cronômetro disponível em seu inventário indica quantos você já encontrou. A informação também é exibida na tela de estatísticas ao final de cada fase. Quando você recolhe todas as três estátuas, Lara é recompensada com um bônus, usualmente munição e às vezes uma arma ou kit médico. Não há bônus por encontrar todos os secrets do jogo. O passo-a-passo do game inclui a localização de todos os secrets.

Fases bônus: Tomb Raider 2 foi relançado para Windows e Macintosh como “Tomb Raider 2 Gold”. Ele incluía uma expansão de cinco fases intitulada “The Golden Mask”.

Jogos clássicos de Tomb Raider em sistemas operacionais recentes: Versões atualizadas para PC que não requerem ajustes e patches estão disponíveis para download nos sites GOG.com e Steam. A loja de aplicativos do Mac possui o Tomb Raider 2 para Mac OS X, e a PlayStation Store possui versões para PS3 e PSP.

Curiosidades

Qin e Xian

A palavra chinesa “Qin” é o nome de um estado que existiu na região oeste do território que hoje é a China. A palavra “shi” significa “primeiro”, e “Huang”, ou “Huangdi” significa imperador. Então Qin Shi Huang literalmente quer dizer “o primeiro imperador da China”.

Há duas interpretações possíveis para a palavra “Xian”, pois há uma ambiguidade no uso deste termo. A saber:

A primeira interpretação é ao considerarmos “xian” como uma única palavra. Um de seus significados é “ser celestial”. Ao se examinar a etimologia da palavra chinesa “xian”, um dos resultados é que ela é composta de dois termos: “ren”, que significa “pessoa” e “shan” que significa “montanha”. Então, literalmente, a palavra “xian” pode ser descrita como “ser que habita na/em uma montanha” – por exemplo uma fada, espírito, etc…

A segunda interpretação é se considerarmos “xian” como duas palavras separadas, o que torna-se o nome de uma das mais antigas cidades na China, Xi’an: “xi” que significa “oeste” e “an” que significa “paz”. Juntos os termos remetem à cidade da Paz Ocidental. A cidade de Xi’an era originalmente nomeada Chang’an (no qual “Chang” significa “longo”), significando cidade da “Eterna Paz”. Essa cidade serviu como capital das dinastias Qin, Han e Tang. O imperador Qin Shihuang foi sepultado com seu exército de soldados de Terracota próximo a essa cidade. Além disso, uma parte da Muralha da China passa por essa província.

Segundo Vicky Arnold, roteirista de Tomb Raider 2, “O imperador é o Dragão; a idéia é que a adaga dê este poder a qualquer um que tenha fé suficiente para apunhalá-la em seu coração – e também que os guerreiros que lutam a seu lado também adquiram algum poder. Por isso o interesse da Fiamma Nera na adaga. O guerreiro com perturbadores olhos verdes é um dos generais do imperador e quando o dragão é morto, ele e outros soldados retornam com a suas forças originais. Você talvez seja capaz de ver quando o general cai de joelhos, que seus olhos voltam ao normal e suas presas e pele reptiliana desaparecem.”

Desenvolvimento

O desenvolvimento de Tomb Raider 2 já estava em seus estágios conceituais iniciais antes que o primeiro jogo fosse lançado. No momento em que a Core Design estava finalizando Tomb Raider, mais idéias e sugestões tinham sido formuladas, algumas das quais poderiam ser incorporadas ao primeiro jogo, outras que poderiam se moldar para fazer parte do próximo capítulo da série.

Enquanto dois membros centrais do time original saíram – especialmente o criador de Lara Croft, Toby Gard, que foi substituído por Stuart Atkinson – a equipe de design para Tomb Raider 2 fora ampliada para mais que o dobro do tamanho original. Posteriormente, o game levou um tempo menor para ser desenvolvido do que seu predecessor. Fora decidido precocemente que o motor do game fosse mantido, adotando uma abordagem de ajustes e melhorias, ao invés de começar tudo do zero. Problemas pequenos de câmera e falhas de objetos foram consertados, enquanto novos recursos foram adicionados, como a iluminação dinâmica e um sistema mais flexível de controle. Com as melhorias do motor gráfico, um número maior de polígonos pôde ser renderizado na tela, permitindo grandes áreas abertas e mais efeitos atmosféricos.

A Core Design usou um editor de fases personalizado que tornou possível explorar cada etapa à medida em que ela fosse implementada, permitindo que as fases fossem testadas imediatamente e eliminando possíveis falhas. Uma equipe de seis testadores testou continuamente o jogo até que ele fosse finalizado e enviado à Sony.

Enquanto o Tomb Raider original fora liberado para os consoles PlayStation e Sega Saturn, Tomb Raider 2 não foi projetado para o Saturn, com Adrian Smith citando limitações técnicas do console para programar uma conversão adequada.

Recepção

Tomb Raider 2 recebeu críticas favoráveis e atualmente possui uma média de 85/100 no Metacritic.

Como um dos jogos mais esperados de 1997, Tomb Raider 2 foi um sucesso comercial imediato, rapidamente ultrapassando as vendas do jogo anterior. Como seu predecessor, o game foi aclamado pela crítica. Foram particularmente elogiados a melhoria gráfica, o uso de veículos que adicionava variedade à jogabilidade e os objetivos mais orientados à ação.

No momento do lançamento de Tomb Raider 2, Lara estava indiscutivelmente no auge de sua fama. Um terceiro capítulo era inevitável e no inverno de 1998 Tomb Raider 3: Aventuras de Lara Croft fora lançado. Conversas sobre uma adaptação para o cinema estavam em andamento, Lara Croft se destacou em diversos comerciais da SEAT e Lucozade e a banda U2 usou notoriamente sua imagem como um ícone pop em sua turnê PopMart Tour.

Cheats de Tomb Raider 2 e Golden Mask

Cheats de Tomb Raider 2 e Golden Mask

Códigos para obter todas as armas, pular de fase, entre outros truques, para diversas plataformas.

Mídia

É aqui onde grandes ideias começam a tomar forma e onde elas ganham vida. Acompanhe em imagens, vídeos e sons o nascimento de um novo Tomb Raider, desde a concepção até sua distribuição e marketing. Rascunhos, storyboards, renders, trailers, campanhas publicitárias, além dos famosos FMVs e cutscenes do jogo.

Vídeos

Confira os FMVs e cutscenes que ajudam a contar a história de Tomb Raider 2. Veja também os trailers e vídeos promocionais veiculados durante a campanha do game.

FMVs e cutscenes

Acessar página

Vídeos Promocionais

Acessar página

Concept art

Acessar página

Renders

Acessar página

Loading...

Acessar página

Screenshots

Acessar página

Wallpapers

Acessar página

Imagens

Confira os esboços do segundo game da franquia. Confira renders diversos, as saudosas telas de loading, screenshots do jogo, além de wallpapers da época.