Tomb Raider (2013)

TR2013
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TOMB RAIDER

Após a conclusão da trilogia Legend – Anniversary – Underworld, ao invés de criar uma nova sequência, a desenvolvedora Crystal Dynamics decidiu reiniciar a série pela segunda vez, estabelecendo novamente a origem de Lara Croft como já haviam feito em Tomb Raider Legend. Nomeado apenas como “Tomb Raider”, foi o primeiro jogo a ser lançado pela Square Enix, após esta ter adquirido a Eidos Interactive em 2009.

Quando o jogo começa, Lara e seus amigos sofrem um naufrágio em uma ilha misteriosa próximo da costa do Japão, em um local conhecido como Triângulo do Dragão. Armada apenas com seus instintos e a força para ir além dos limites da resistência humana, Lara deve lutar para desvendar a história sombria da ilha e escapar de seu domínio implacável.

Visão Geral

Lançamento: Março de 2013

Gênero: Ação, Aventura

Desenvolvedora: Crystal Dynamics , Feral Interactive (Mac)

Distribuidora: Square Enix, Feral Interactive (Mac)

Índice no Metacritic: 86-87

Classificação ESRB / PEGI: Adultos / 18

Plataformas: Windows, PlayStation 3, Xbox 360, OS X, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Shield TV, Stadia

A Edição Definitiva foi lançada em Janeiro de 2014 para o PS4 e XBox One. A jogabilidade permaneceu a mesma, porém essa edição veio com todo o conteúdo adicional, bem como várias melhorias gráficas.

Sinopse:

Quando uma súbita tempestade destrói seu navio de pesquisa, uma jovem e inexperiente Lara Croft encontra-se presa a uma misteriosa e remota ilha escondida na costa do Japão. Apesar dos vestígios de vários habitantes, a ilha é estranhamente deserta, e uma sensação desconfortável se instala, com estranhos sons emergindo das sombras. Com apenas sua determinação, força interior e desenvoltura para ajudá-la, Lara deve superar os desafios de uma viagem dura e implacável que a levará através de uma vasta ilha deserta, e mergulhar nas claustrofóbicas e ameaçadoras tumbas subterrâneas do passado da ilha. Enquanto se esforça para vencer os encontros em combates brutais e explorações furtivas, Lara será levada para além de seus limites e forçada a se adaptar às situações, a fim de sobreviver e escapar dos predadores letais que a espreitam a cada passo.

Mais Informações

Apesar da tag “A Survivor is Born” e a hashtag “#reborn” terem sido usadas para promover o jogo, seu título é apenas: Tomb Raider.

Tomb Raider foi desenvolvido pela Crystal Dynamics, o mesmo estúdio que criou Tomb Raider: Legend, Anniversary e Underworld, bem como Lara Croft and the Guardian of Light e Lara Croft and the Temple of Osiris, e foi publicado pela Square Enix.

O jogo se inicia com uma Lara Croft de 21 anos, vítima de um naufrágio em uma ilha misteriosa localizada numa região conhecida como “Triângulo do Dragão”, na costa do Japão.

Antes do acidente, Lara fazia parte de um grupo que procurava por Yamatai, o domínio insular da lendária rainha e sacerdotisa Himiko. O líder da expedição é um cara maduro chamado Conrad Roth, que pode ser visto no trailer do jogo. Ele é o mentor de Lara e ela precisa ajudá-lo a sobreviver quando ele fica ferido.

Ao recontar a história de Lara, os desenvolvedores disseram que esperavam torná-la mais complexa, humana e uma heroína culturalmente relevante, em parte a inserindo em situações extremamente perigosas e desafiadoras as quais ela por fim irá superar.

Dessa vez não há um modelo real representando Lara para eventos promocionais; contudo, o jogo empregou o uso extensivo de captura de movimentos.

Camilla Luddington forneceu sua voz e a captura de movimentos para o personagem de Lara Croft. Ela também apareceu em diversos eventos para a imprensa, apesar de não se apresentar caracterizada como sua personagem virtual.

O jogo foi construído sobre a engine aprimorada de Legend e Underworld – a mesma engine usada pela Eidos de Montreal no game Deus Ex: Human Revolution – permitindo interações mais realistas, com base na física dentro do mundo do jogo e uma liberdade de movimento muito maior para Lara.

A câmera também foi totalmente reformulada para se mover mais dinamicamente e reagir às situações dentro do jogo – mais próxima de Lara em locais mais estreitos e mais distante durante os combates.

Tomb Raider apresenta puzzles, combates, exploração e ação, como as fundações do jogo, mas muito mais realistas e mais plenamente integradas ao enredo básico de sobrevivência.

Apesar da imprensa ter especulado que o game estava escorregando para o território do survival-horror, este não é um jogo ao estilo Resident Evil ou Silent Hill. Certamente há algumas partes assustadoras ou um pouco sangrentas, mas o game tem muito mais um estilo “survival-adventure” do que “survival-horror”.

A característica de mira automática utilizada nos jogos anteriores foi substituída por um sistema de mira livre.

As armas incluem um arco, pistolas, rifle e espingarda, bem como um machado, que Lara usa para escalar e se defender. Lara começa o jogo com praticamente nada e gradualmente adquire arma por arma e algumas ferramentas. Os jogadores podem aprimorar os equipamentos de Lara à medida em que progridem no jogo.

Ainda que não seja exatamente um “mundo aberto”, o game não é linear. Os jogadores podem explorar diversas locações da ilha livremente e podem revisitar áreas, assim como alcançar certos locais quando as habilidades e equipamentos de Lara são melhorados. Entretanto, há certas sequências roteirizadas que dão prosseguimento à história, pois há uma linha principal no enredo e apenas um final.

Diferentemente dos games anteriores, não há uma barra de energia. Ao invés disso, a saúde ou ferimentos de Lara são indicados pela sua aparência e pela maneira como ela se move, assim como manchas de sujeira e sangue que surgem na tela durante sequências de ação e combate. Kits médicos não serão necessários uma vez que os ferimentos de Lara são curados gradualmente no decorrer do tempo.

Um sistema de acampamentos permite ao jogador viajar rapidamente entre as diversas áreas da ilha. Os acampamentos também permitem que o jogador possa examinar e combinar itens do inventário e acessar o sistema de habilidades ao estilo RPG para aprimorar as habilidades de Lara.

Há tumbas secundárias opcionais e numerosos itens colecionáveis para serem procurados, oferecendo oportunidades para exploração adicional e resolução de puzzles.

Há múltiplas configurações de nível de dificuldade para tornar o game acessível a uma gama maior de jogadores.

A mudança nas condições do tempo, o aprimoramento das habilidades e equipamentos de Lara e a influência do jogador no mundo do jogo contribuem para manter as locações “frescas” quando revisitadas.

O game apresenta um sistema de dicas chamado “instinto de sobrevivência”, no qual os jogadores podem destacar sinais e elementos interativos no mundo do jogo pressionando um botão.

Não há veículos e não há fases aquáticas. Isso não quer dizer que Lara não pode nadar, apenas essa oportunidade não surge no game.

Como no game original, Lara possui apenas uma vestimenta – ela está isolada da civilização afinal de contas – contudo, o estado das suas roupas irá se modificar no decorrer do jogo, à medida em que ela interage com o ambiente. Trajes adicionais estão disponíveis via DLCs.

No coração de tudo está um mistério reminiscente da série de TV Lost. O que é afinal essa ilha? Quem são os estranhos habitantes? Por que é aparentemente impossível escapar? Lara – e o jogador – devem descobrir a verdade (desta vez a verdade não está lá fora…).

De acordo com os desenvolvedores, os personagens e o enredo são componentes vitais do jogo. A história de Tomb Raider contou com a colaboração de escritores da casa e externos, incluindo a escritora chefe Rhianna Pratchett, a quem é creditada Heavenly Sword, a série The Overlord e Mirror’s Edge.

Há também um modo multiplayer em adição à história single-player.

Os jogadores podem esperar um tempo de jogo de cerca de 15 horas, desde que eles não peguem desvios e sigam apenas a história principal. Contudo, há diversas áreas para serem exploradas, itens colecionáveis para procurar e oportunidades para se revisitar as áreas pelas quais os jogadores já passaram.

Lista das Fases

Lista das Fases

Area 1: Scavenger’s Den

Area 2: Coastal Bluffs

Area 3: Coastal Forest

Area 4: Mountain Temple

Area 5: Mountain Village (primeira visita)

Area 6: Base Approach

Area 7: Mountain Base

Area 8: Base Exterior

Area 9: Cliffside Village

Area 10: Mountain Village (segunda visita)

Area 11: Mountain Pass (primeira visita)

Area 12: Chasm Monastery

Area 13: Mountain Village (terceira visita)

Area 14: Mountain Descent

Area 15: Shantytown (parte 1) | Shantytown (parte 2)

Area 16: Cavern Entrance

Area 17: Geothermal Caverns

Area 18: Solarii Fortress

Area 19: Fortress Tower

Area 20: Summit Forest

Area 21: Gondola Transport

Area 22: Shipwreck Beach (primeira visita)

Area 23: Cliffside Bunker

Area 24: Shipwreck Beach (segunda visita)

Area 25: Research Base

Area 26: Mountain Pass (segunda visita)

Area 27: Chasm Stronghold

Area 28: Chasm Shrine

Area 29: Chasm Ziggurat

Habilidades

Lara inicia o jogo totalmente inexperiente, com habilidades bem limitadas e sem nenhum equipamento ou arma. À medida em que você começa a solucionar puzzles, atingir objetivos propostos, caçar presas, matar inimigos, encontrar itens especiais, etc, você recebe pontos de experiência. As habilidades estão divididas nas categorias Sobrevivente, Caçadora e Combatente. Clique no botão abaixo para acessar a página de habilidades e obter mais informações.

Conquistas & Troféus

Conquistas & Troféus

Tomb Raider inclui 50 conquistas para serem alcançadas. Na Xbox Live, isso equivale a um total de 1000 pontos. O Steam não atribui uma pontuação, mas as conquistas individuais são as mesmas. Conheça as conquistas e troféus que você pode ganhar, no modo campanha e no multiplayer, inclusive as conquistas secretas.

Mecânica do Jogo

Mecânica do Jogo

Entenda os pontos de experiência, sistema de salvamento, acampamentos, viagem rápida, combate e manobras de ataque, tumbas opcionais, mapas e muitas outras características do gameplay de Tomb Raider.

Personagens e Inimigos

Personagens e Inimigos

A ilha de Yamatai, cenário deste jogo, já foi governada por uma rainha chamada Himiko, conhecida por seu título honorífico de “Rainha do Sol”, que, segundo a lenda, foi abençoada com poderes xamânicos que lhe permitiam controlar o clima. Ao explorar a ilha, Lara encontrará evidências de que outros grupos já ficaram presos em Yamatai em vários pontos ao longo da história. No início do jogo, a ilha é povoada exclusivamente pela Irmandade Solarii, um violento culto de criminosos, mercenários e sobreviventes de naufrágios.

Lara Croft embarca junto à tripulação do navio Endurance para sua primeira expedição em busca da ilha. Junto dela viajam seu mentor Roth, sua amiga Samantha e diversos integrantes que terão papel de destaque na narrativa. Conheça a história dos personagens centrais do jogo.

Mídia

É aqui onde grandes ideias começam a tomar forma e onde elas ganham vida. Acompanhe em imagens, vídeos e sons o nascimento de um novo Tomb Raider, desde a concepção até sua distribuição e marketing. Rascunhos, storyboards, renders, trailers, campanhas publicitárias, além dos famosos FMVs e cutscenes do jogo.

Vídeos

Confira a série The Final Hours, um mini documentário em 6 episódios mostrando o processo de desenvolvimento por trás do game que redefiniu a série Tomb Raider. A série Guia de Sobrevivência mostra como Lara pode usar seus instintos e inteligência para sobreviver aos perigos da ilha. Confira também diversos trailers para a divulgação do reboot da franquia.

The Final Hours

Uma série documental com entrevistas com desenvolvedores, artistas e idealizadores do primeiro game da nova trilogia.

Guia de Sobrevivência

Encontre recursos para criação de armas, aprenda a usar os instintos de sobrevivência, adquira novas habilidades.

Trailers

O conteúdo da sanfona vai aqui!

Imagens

Concept Art

Tudo começa com alguns rabiscos. E que rabiscos… confira as artes conceituais dos talentosos artistas por trás de Tomb Raider.

Screenshots

Confira imagens do jogo mostrando as maravilhas e os perigos testemunhados por Lara em Yamatai.

Renders

Renders de Tomb Raider

Wallpapers

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