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Tomb Raider IV

Nesta épica aventura, Lara Croft retorna às raízes… de mais de uma maneira. Primeiro, as fases de treinamento se passam no Camboja, em 1984, onde uma Lara adolescente aprende o básico de seu mentor, Werner Von Croy. Ele também participa do enredo principal, ambientado no tempo presente.

Fãs do Tomb Raider original também terão o prazer de retornar às antigas ruínas e à jogabilidade baseada em quebra-cabeças. A história presente se inicia em um templo construído em honra ao deus egípcio Seth. Lara invade esta tumba para obter um amuleto apenas para descobrir que, ao fazer isso, ela involuntariamente liberou a divindade do mal no mundo. Agora ela precisa recapturá-lo para salvar a humanidade.

Em dezembro de 1999, para comemorar o centenário da expedição de Howard Carter para descobrir a tumba de Tutankhamon, o jornal britânico The Times se uniu à Eidos para liberar uma fase exclusiva, na qual Lara explora uma área recém-descoberta da tumba do rei Tut.

Visão Geral

LANÇAMENTO: Novembro de 1999

GÊNERO: Ação, Aventura

DESENVOLVEDORA: Core Design

DISTRIBUIDORA: Eidos Interactive

NOTA METACRITIC: Indisponível

CLASSIFICAÇÃO ESRB / PEGI: Teen / 12

PLATAFORMAS: Windows, PlayStation, Sega Dreamcast. Posteriormente: Macintosh, PlayStation 3 e PSP (via PlayStation Network).

A Profecia

“Eu, Semerkhet, alto sacerdote de Hórus, previno que quem remover o Amuleto libertará Seth. Aquele que acompanhou os chacais, na aurora do homem, novamente violará a Terra.”

Seth, Senhor do Mal, estará livre outra vez na virada de um Milênio distante. E com ele virão os gafanhotos e outras pragas. As colheitas fenecerão sob os céus partidos. E diz Seth: “Eu sou a sombra que encobre o sol. Sou o portador das desgraças. Minha fúria consumirá todas as terras, e será eterna”.

A História

De acordo com a mitologia egípcia, Hórus, o filho da luz, venceu o maligno deus Seth, que foi aprisionado em um túmulo secreto. No entanto, uma antiga profecia ainda atemoriza os mortais: “Seth é a sombra que encobrirá o Sol, o prenúncio de todas as pragas. Sua ira tomará conta da Terra e o sofrimento jamais terá fim!”

Cinco mil anos se passaram desde o confronto entre Seth e Hórus… A jovem Lara Croft encontrou o túmulo Seth e inadvertidamente libertou o deus sinistro. Agora, a profecia sobre o retorno do mal está se concretizando e a humanidade logo estará mergulhada nas trevas. Resta pouco tempo. Lara precisa usar toda a sua inteligência e habilidade para deter essa entidade maléfica e salvar o mundo do Armagedom.

O que há de novo desde Tomb Raider III

O que há de novo desde Tomb Raider III

Enquanto há uma variedade de locações – interiores e exteriores, ruas urbanas, cânions do deserto e ruínas desmoronadas – toda a ação se passa no Egito. A aparência geral não é radicalmente diferente, mas o cenário é bem trabalhado e altamente detalhado, e os designers fizeram bom uso de efeitos de luz e transparência. A própria Lara está suavizada e mais plenamente texturizada, sem junção de blocos ou lacunas em seus polígonos.

The Last Revelation apresenta jogabilidade mais uniforme, com tempos de carregamento mais curtos entre as fases. As fases também estão menos lineares, e o recuo entre elas é requerido em algumas ocasiões.

Há também algumas mudanças na jogabilidade, inventário e sistema de combate. Esses incluem a habilidade de combinar itens, novos movimentos como escalada e balanço em cordas, atravessar em volta dos cantos, além da escolha entre mira automática ou manual limitada (sem suporte a mouse ou analógico direito). The Last Revelation também traz o retorno da bússola e das teclas separadas para passos laterais.

Salvando seu jogo: Savegames ilimitados em todas as plataformas. Porém, jogadores da versão de PlayStation e Dreamcast devem notar que, diferentemente das aventuras anteriores, este jogo não lhe permite retroceder a fases anteriormente jogadas a menos que você tenha um savegame daquela fase.

Secrets: Há um total de 70 secrets no game. Uma campainha soa quando você localiza um secret, e a tela de estatísticas armazena o total encontrado. O número de secrets varia de fase para fase, mas infelizmente a tela de estatísticas não lhe diz quantos existem em cada fase. Então, a menos que você olhe no passo-a-passo, você não saberá quantos encontrou até o final do jogo. Os secrets consistem de munição, kits médicos e ocasionalmente uma arma. Não há bônus por encontrar todos os secrets.

Fase bônus: Em dezembro de 1999 o jornal britânico The Times se uniu à Eidos para liberar uma fase exclusiva especial. Nessa mini-aventura, Lara explora uma área recém descoberta da tumba do rei Tutankhamon. A fase está disponível na página de downloads de Tomb Raider 4 e como uma parte do conteúdo de bônus que vem na versão da GOG.

Jogos clássicos de Tomb Raider em sistemas operacionais recentes: Versões atualizadas para PC que não requerem ajustes e patches estão disponíveis para download nos sites GOG.com e Steam. A PlayStation Store possui versões para PS3 e PSP.

Biografia atualizada de Lara

Biografia atualizada de Lara

(Nota: Após o reboot da franquia, esta biografia de Lara Croft deixou de ser atual. Ela ainda é considerada a biografia “oficial” para os games anteriores a 2013).

A filha do Lord Henshingly Croft, Lara, foi criada na segurança do mundo da aristocracia. Sem que nada lhe faltasse, viveu sempre cercada de criados e de pessoas influentes.

Aos 11 anos, Lara ingressou na Escola feminina de Wimblebon. Com 16 anos, seus pais decidiram que ela deveria aprimorar sua educação em um dos internatos mais famosos da Inglaterra. Dotada de um espírito aventureiro, Lara adorou a idéia de morar longe de casa.

Por acaso, um dia Lara viu na capa de um exemplar da revista National Geographic um nome conhecido. Tratava-se do professor Werner Von Croy, um renomado arqueólogo, que um dia dera uma conferência na escola de Lara. Essa experiência marcou-a profundamente, despertando-lhe o desejo de viajar para lugares distantes em busca de aventuras. De alguma forma, Von Croy, tornara-se um modelo para ela.

Ao ler a revista, Lara descobriu que Von Croy no momento estava preparando uma expedição arqueológica pela Ásia, com o intuito de fazer novas descobertas no Camboja. Incapaz de se conter, Lara entrou no quarto, mostrou o artigo para seus pais e, sem hesitar, pediu-lhes que a deixassem acompanhar Von Croy na expedição. Lorde Croft não teve como negar o pedido da filha.

Enquanto Lara falava, seu pai dirigiu-se até a escrivaninha e redigiu uma carta para Von Croy, apresentando-se e oferecendo apoio financeiro em troca de uma vaga para sua filha na expedição.

A resposta do professor assegurava aos Croft que as regiões eram pacíficas e que tinha ampla experiência para garantir a segurança dos integrantes da expedição. A presença de Lara como sua assistente seria muito bem-vinda, assim como o cheque que a acompanhava. Ele se lembrava de Lara, pois suas perguntas pertinentes o haviam impressionado.

Todos concordaram, então, que Lara acompanharia Von Croy durante a expedição…

Informações Especiais

Informações Especiais

Baseado quase inteiramente em locações egípcias, o enredo de The Last Revelation gira em torno da mitologia antiga e no alinhamento das estrelas na aurora do novo milênio. Encontrando-se em sérios apuros, o objetivo de Lara Croft é claro desde o início – ela precisa escapar de um terrível destino e reparar um erro que pode ameaçar destruir a humanidade.

O enredo é conduzido suavemente pelo gameplay através de uma tecnologia de engine avançada. Novas rotinas de programação permitem que a jogabilidade se dissolva em cut-scenes e FMV’s, tornando a aventura mais contínua do que as versões anteriores.

A engine foi redesenhada para incorporar ainda mais detalhes visuais, um novo sistema de mira, novas interações com o ambiente, inteligência artificial melhorada e um sistema de inventário totalmente novo.

O tradicional inventário em anéis está agora obsoleto – a interface está totalmente redesenhada e agora permite que itens sejam combinados, coletados e armazenados – adicionando uma nova dimensão à jogabilidade. O inventário transformado também dá nova vida aos elementos de puzzle, um elemento chave em The Last Revelation. Combinado com os novos movimentos e habilidades de Lara, a jogabilidade apresenta um escopo maior como nunca antes.

Lara foi construída com mais polígonos e sua boca agora se mexe quando ela fala. Isso representa uma grande mudança ao esporádico aceno de cabeça que ela costumava adotar quando conversava nos games anteriores. Isso também se aplica aos outros personagens. Além de ser capaz de executar todos os movimentos dos games anteriores, ela agora pode se balançar por cordas e se pendurar ao redor dos cantos das plataformas. Ela irá empurrar/puxar continuamente caixas e blocos sem ter que parar e recomeçar a todo momento (um aspecto muito inoportuno dos games anteriores). Ela também pode puxar alavancas com um movimento mais oscilante. Apesar de Lara se mover com maior fluidez, a posição da câmera apresenta algumas dificuldades.

O arsenal também mudou. Com a introdução de novas armas, vêm diferentes tipos de munição. Isso se aplica à espingarda (shotgun), besta (crossbow) e lançadora de granadas (grenade launcher). Diferentes tipos de munição também têm diferentes capacidades, por exemplo, a munição explosiva e envenenada para a besta. Além disso a mira à laser faz sua primeira aparição neste jogo. Ela é encontrada separadamente e pode ser ligada ao revólver e à besta para tiros mais precisos que ocorrem na perspectiva de primeira pessoa.

Ao disparar, balas vazias podem ser vistas saindo da arma. Efeitos de fumaça aprimorados também são usados quando uma arma é disparada. Quando Lara sai da água, gotas de água podem ser vistas caindo por todo seu corpo. Reflexões do sol foram aprimorados, assim como a atmosfera em geral.

Objetivos claros e locações menores resultam em menos tempo gasto viajando entre as áreas. Ambientes individuais são outras reminiscências do game original – fortemente focado e orientado a quebra-cabeças, mas com alto nível de detalhes e maior número de objetos 3D do que visto anteriormente, muitos com os quais Lara pode interagir.

O jogo possui novos veículos e Lara mantém seu clássico traje por todo o game. The Last Revelation é a ressurreição do Tomb Raider original. Assim como seu traje, a grande quantidade de tumbas apresentadas e locações silenciosas reforçam essa ressurreição. A Mansão Croft não aparece neste jogo. A primeira fase serve como um tutorial, onde Von Croy guia Lara com dicas.

Mídia

É aqui onde grandes ideias começam a tomar forma e onde elas ganham vida. Acompanhe em imagens, vídeos e sons o nascimento de um novo Tomb Raider, desde a concepção até sua distribuição e marketing. Rascunhos, storyboards, renders, trailers, campanhas publicitárias, além dos famosos FMVs e cutscenes dos jogos.

Vídeos

Confira os FMVs e cutscenes que ajudam a contar a história de The Last Revelation. Veja também os trailers e vídeos promocionais veiculados durante a campanha do game.

FMVs e cutscenes

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Vídeos promocionais

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Renders

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Screenshots

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Wallpapers

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Imagens

Confira renders diversos, screenshots do jogo e wallpapers da época. Mais conteúdos serão adicionados posteriormente.