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Tomb Raider:
The Angel of Darkness

A história começa com o brutal assassinato do mentor de Lara, Werner Von Croy. Lara se torna a suspeita e foge da polícia a fim de encontrar evidências que a ajudarão a provar sua inocência. No processo, ela se depara com um alquimista sinistro e seus asseclas. Ela também se encontra com um estranho misterioso, que carrega seus próprios fardos e passa a buscar as mesmas respostas.

Visão Geral

LANÇAMENTO: Junho de 2003

GÊNERO: Ação, Aventura

DESENVOLVEDORA: Core Design

DISTRIBUIDORA: Eidos Interactive

NOTA METACRITIC: 49-52

CLASSIFICAÇÃO ESRB / PEGI: Teen / 12

PLATAFORMAS: Windows, PlayStation 2, Mac OS X

sinopse

Lara mudou desde suas experiências em The Last Revelation. Ela se tornou sombria, dura, menos tolerante e seus dias de invasora de tumbas são uma memória distante. Um telefonema desesperado de seu antigo mentor Von Croy a leva a Paris. Von Croy foi requisitado por um cliente sinistro, Eckhardt, para rastrear uma das cinco obras de arte do século XIV – As Pinturas Obscura. Ela chega a Paris e encontra uma cidade aterrorizada. Von Croy se tornou vítima de um assassinato horrível e acusada pelo crime, Lara não tem opção senão fugir.

Durante suas aventuras Lara encontra um espírito familiar em Kurtis Trent, um duro aventureiro tal como ela, e que também está em busca de Eckhardt. Em sua luta para desvendar a trilha deixada por Von Croy, Lara se envolve em negócios do submundo, assassinatos grotescos, o lado obscuro de uma forma avançada de alquimia e uma história de sangue, traição e vingança que atravessou centenas de anos.

O que há de novo em AOD: Muita coisa, na verdade. Os gráficos estão completamente melhorados. O cenário é menos quadrado e repleto de coisas para se observar. O modelo de Lara está muito mais detalhado, suavizado e mais realista que nunca. O sistema de controles também foi refeito – apesar de não necessariamente para melhor. Há alguns novos movimentos e a manipulação de visão pelo mouse foi modificada onde, infelizmente, nem sempre funciona como deveria.

Outras características novas incluem um segundo personagem jogável, um sistema de diálogos limitado e o aprimoramento das habilidades de Lara. Estas pareceram ser grandes ideias, mas não foram tão bem implementadas. Durante diversas fases você joga como o novo parceiro de Lara, Kurtis, que é uma novidade bem vinda no início, mas se torna frustrante durante certos confrontos com chefes, onde Kurtis se movimenta como um tanque, em comparação a Lara. Nas cenas com diálogos, as interações de Lara com os personagens não jogáveis afetam o curso da história de maneiras muito limitadas. O conceito de aprimoramento das habilidades, como visto em incontáveis jogos de RPG é sólido: complete tarefas para evoluir, ficar mais forte, mais rápido. Porém em AOD, as tarefas parecem ser arbitrárias ao invés de evolutivas. Lara apenas ganha força na parte superior ou inferior do corpo, mas nenhuma habilidade real.

Salvando o jogo: Savegames ilimitados em todas as plataformas.

Secrets: Não há.

Fases bônus: Não há. Porém há uma área de tutorial não finalizada na primeira fase que pode ser acessada usando um cheat ou explorando falhas no jogo. Veja esta página.

Jogo em novas versões do Windows: Versões atualizadas para PC que não requerem correções e patches estão disponíveis para download nos sites GOG.com e Steam.

Recepção

O jogo mais aguardado do verão de 2003 acabou tendo a pior recepção da série. O que poderia ter dado tão errado?

Após um longo atraso, Tomb Raider: The Angel of Darkness era o jogo mais aguardado do verão. Com gráficos aprimorados e um novo visual para Lara, aliado a uma linha de história envolvente, Angel of Darkness foi planejado para ser o Tomb Raider mais ambicioso de todos. Contudo, ele provou ser o jogo com a pior recepção da série. Ele foi duramente criticado por suas falhas, incluindo numerosos bugs, controles drasticamente diferentes de versões anteriores e uma estrutura de jogo pobre.

O resultado geral sugeria que o desenvolvimento de AOD foi apressado, apesar de inúmeros adiamentos em seu lançamento, para possivelmente melhorar o produto final; inconsistências no roteiro (ou lacunas) e erros contínuos se somaram para a suspeita de que “cortes” significativos foram feitos no design original. Enquanto este não foi o primeiro (nem último) jogo a sofrer com tal redução, os resultados foram especialmente chocantes e desconcertantes. Por exemplo, no encontro final entre Lara e seu agressor, eles parecem se reconhecer um ao outro – sem sequer ter sido previamente estabelecido que um sequer sabia do outro.

Críticas também se deram pela falta de tumbas no game, uma vez que a maior parte da ação se dá em grandes áreas urbanas (tal como uma casa noturna), assim como o abandono das pistolas, marca registrada de Lara e outros aspectos da série (apesar das pistolas duplas estarem entre os recursos que nunca foram liberados, elas podem ser usadas mediante o uso de cheats).

Uma entrevista com membros da Core Design na edição de Agosto de 2006 da revista Edge Magazine mostrou que os desenvolvedores haviam declarado que o game fora apressado para ser liberado pela Eidos a fim de cumprir metas financeiras do trimestre, apesar de não estar completo. Como resultado, grandes seções do game (particularmente em Paris) foram drasticamente reduzidos em escala ou removidos completamente a fim de cumprir o prazo, e os testes do jogo – do sistema de controles em particular – foram cortados.

Apesar de tudo, AOD recebeu alguns elogios como o de melhor enredo da série, juntamente com sua trilha sonora original executada pela Orquestra Sinfônica de Londres.

Mídia

É aqui onde grandes ideias começam a tomar forma e onde elas ganham vida. Acompanhe em imagens, vídeos e sons o nascimento de um novo Tomb Raider, desde a concepção até sua distribuição e marketing. Rascunhos, storyboards, renders, trailers, campanhas publicitárias, além dos famosos FMVs e cutscenes dos jogos.

Vídeos

Confira os FMVs de The Angel of Darkness. Veja também os trailers e vídeos promocionais veiculados durante a campanha do game.

FMVs e cutscenes

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Vídeos Promocionais

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Concept art

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Renders

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Wallpapers

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Imagens

Confira a rica coleção de storyboards que contam a história mais sombria de um game Tomb Raider até então. Além de renders diversos, as telas de loading e wallpapers da época.