Conforme você avança no jogo, você gradualmente acumula Pontos de Experiência (XP) por coisas como caçar, derrotar inimigos, encontrar itens colecionáveis e alcançar novas áreas. Cada vez que você ganha XP, um medidor em forma de escudo aparece no lado esquerdo da tela mostrando o número de pontos ganhos. Quando este medidor se enche, você ganha um Ponto de Habilidade.
Para gastar um ponto de habilidade, você deve encontrar um acampamento base e descansar lá. Fazendo isso, abre-se o menu Acampamento. Selecione Habilidades para abrir o submenu Habilidades. Aqui você pode examinar as várias habilidades disponíveis em três categorias: Combatente, Caçadora e Sobrevivente. Eles serão familiares se você jogou o jogo de 2013. Dependendo do seu estilo de jogo, você pode querer se especializar em uma categoria, mas uma Lara forte e completa terá habilidades em todas as três.
No início do jogo, você só poderá escolher habilidades de Nível 1 (iniciante) em cada área de especialização. Posteriormente, as habilidades mais poderosas de Nível 2 e Nível 3 estarão disponíveis. Alguns deles têm outros pré-requisitos, que estão listados no submenu Habilidades e na tabela abaixo. As habilidades de nível 2 ficam disponíveis assim que você desbloqueia oito habilidades do primeiro nível. Podem ser qualquer combinação de habilidades de Combatente, Caçadora e Sobrevivente. Habilidades de nível 3 são desbloqueadas assim que você desbloquear qualquer combinação de 19 habilidades de nível inferior.
No menu do jogo, as habilidades atualmente disponíveis serão destacadas em branco. As habilidades que você já desbloqueou ficarão cinza e as habilidades que você ainda não pode escolher – seja porque você não tem experiência suficiente ou porque exigem algum pré-requisito – têm ícones vermelhos. Existem também 10 habilidades especiais que só podem ser desbloqueadas lendo códices antigos, encontrados principalmente em Tumbas de Desafio.
Habilidades de Combatente
Habilidade | Descrição |
---|---|
Pele Grossa | Recebe menos dano de ataques com armas de fogo ou corporais de inimigos. O efeito é cumulativo com a habilidade CORAÇÃO DE PEDRA. |
Pele de Ferro | Recebe consideravelmente menos dano de explosões e de fogo. |
Contra-Ataque na Esquiva | Incapacite inimigos sem armadura durante a esquiva apertando o botão [F] no tempo certo. |
Matadora Eficiente | Inimigos mortos de forma furtiva serão saqueados automaticamente em busca de recursos. |
Reflexos de Duelista | Aumenta a janela de tempo necessária para realizar um CONTRA-ATAQUE NA ESQUIVA e ganhar bônus de EXP ao realizar uma ELIMINAÇÃO DE ESQUIVA. |
Cura Rápida | Aplique bandagens nos ferimentos mais rapidamente. O efeito é cumulativo com a habilidade MÉDICA DE CAMPO. |
Força Mortal | Eliminações furtivas são muito mais rápidas e matam os inimigos com força brutal. Aperte [F] para matar inimigos próximos desatentos. |
Queda Furtiva | Suas quedas são sempre silenciosas e não geram barulho detectável por inimigos. Requer habilidade: Pés Leves. |
Esquiva mortal | Mate inimigos sem armadura durante um CONTRA-ATAQUE NA ESQUIVA apertando o botão [F] no momento certo. |
Morte do Alto | A faca mata inimigos instantaneamente ao saltar sobre eles. Aperte [F] para atacar quando o indicador aparecer. |
Médica de Campo | Coloca bandagens em ferimentos mais rápido. O efeito é cumulativo com a habilidade CURA RÁPIDA. |
Coração de Pedra | Recebe menos danos de ataques com armas de fogo e corporais de inimigos. O efeito é cumulativo com a habilidade PELE GROSSA. |
Adrenalina | Resiste ao dano dos inimigos por um curto período de tempo após uma eliminação furtiva. |
Maestria em Esquiva Mortal | Mate instantaneamente inimigos com armadura apertando no tempo certo o botão [F] durante um CONTRA-ATAQUE NA ESQUIVA. |
Matadora Discreta | Elimina inimigos furtivamente sem alertar os inimigos próximos. |
Remédio Forte | Resiste ao dano dos inimigos por um curto período de tempo após aplicar bandagens aos ferimentos durante o combate. |
Habilidades de Caçadora
Habilidade | Descrição |
---|---|
Recuperação de Flechas | Concede chance de recuperar flechas de inimigos mortos com um arco. |
Controle de Respiração | Aumenta o tempo de mira estável em tiros com arco carregados. |
Coletora | Aumenta a quantidade de munição saqueada dos corpos dos inimigos. |
Instintos Animais | Animais brilham quando se usa Instintos de Sobrevivência. Animais maiores deixam pegadas e rastros de sangue que são fáceis de seguir. |
Mestre da Terra | Revela quando animais exóticos estão próximos e percebe a localização deles com Instintos de Sobrevivência. |
Conhecimento Anatômico | Sente a localização do coração dos animais usando Instintos de Sobrevivência para ter chance de causar dano considerável. Não se aplica a ursos ou felinos grandes. |
Tiro Duplo | Dispara simultaneamente até duas flechas em alvos distintos travados, mirando nos alvos com o zoom e mantendo o arco totalmente tensionado. |
Nervos de Aço | O tempo de mira com o arco tensionado é consideravelmente prolongado. Requer habilidade CONTROLE DE RESPIRAÇÃO. |
Exímia Atiradora | Um indicador de Tiro na Cabeça aparecerá quando a mira estiver bem na cabeça do inimigo. |
Sutileza | Ganhe bônus de EXP por matar, em sequência, inimigos com tiros na cabeça, eliminações furtivas ou MORTES DO ALTO. Sequencias maiores aumentam os multiplicadores de bônus. |
Naturalista | Aumenta a quantidade de matérias-primas naturais coletadas em cada fonte. |
Sobrevivencialista | Aumenta a quantidade de matérias-primas manufaturadas coletadas em cada fonte. |
Habilidades Ancestrais | Dispara rapidamente duas flechas sucessivas sem demora. Não pode ser usado simultaneamente com TIRO DUPLO/TRIPLO. |
Tiro Triplo | Dispare simultaneamente até três flechas em alvos diferentes travados enquanto dá zoom com o arco tensionado. |
Tiro Certeiro | Tiros travados com TIRO TRIPLO agora miram automaticamente na cabeça, em vez de no corpo. |
Perita em Arcos | Executa um inimigo a curta distância com o arco e aumenta as chances de saquear flechas especiais. Aperte [F] para executar um inimigo incapacitado. |
Perita em Pistolas | Executa uma finalização de pistola à queima-roupa e melhora as chances de encontrar munições de ponta côncava nos inimigos. Aperte [F] para finalizar um inimigo incapacitado. |
Perita em Fuzis | Executa uma finalização de fuzil à queima-roupa e melhora as chances de encontrar granadas nos inimigos. Aperte [F] para finalizar um inimigo incapacitado. |
Perita em Escopetas | Executa uma finalização de escopeta à queima-roupa e melhora as chances de encontrar granadas nos inimigos. Aperte [F] para finalizar um inimigo incapacitado. |
Treinamento Clássico | Aumenta para três o número de flechas que podem ser disparadas rapidamente sem puxar da aljava. |
Habilidades de Sobrevivente
Habilidade | Descrição |
---|---|
Criação Rápida | Criação de objetos arremessáveis e munição mais rápido em movimento. |
Combatente Engenhosa | Inimigos mortos ou incapacitados por objetos manuais criados dão mais EXP. |
Bombas Incendiárias | Crie bombas explosivas usando latas de gás vermelhas e minas de proximidades mortais usando rádios de inimigos. |
Pés Leves | Caia em segurança sem receber danos de alturas consideráveis. Aperte [C] para rolar quando cair. |
Estudante Ávida | Ganhe EXP de bônus de Baús de Emergência, Documentos, Relíquias e Desafios. |
Atenção aos Detalhes | Encontre objetos de desafio mais facilmente usando Instintos de Sobrevivência. |
Maestria em Criação | Crie bolsas de grande capacidade para munição e recursos nos acampamentos e aumente a quantidade de munição a ser criada em movimento. |
Especialista em Armadilha Corporal | Cria uma armadilha explosiva nos cadáveres que detona uma nuvem de gás venenoso ao ser investigada. |
Granadeira | Crie granadas explosivas para o lançador de granadas do fuzil. Elas causam dano pesado e destroem barreiras de metal. Requer melhoria: Lança-Granadas |
Balas de Ponta Côncava | Crie balas de pistola com dano aumentado que se expandem no impacto, sendo mais letais. |
Cartuchos Fogo de Dragão | Crie cartuchos incendiários para escopetas, que criam caos incendiando inimigos e outros objetos inflamáveis. |
Perita em Demolições | Técnicas avançadas dão a todos os itens criados manuais um raio de explosão aumentado. |
Instintos Naturais | Revela a localização das matérias-primas próximas, mostrando-as no mapa e com Instintos de Sobrevivência. |
Escaladora de Flechas | Aperte o botão [F] para encravar flechas de ponta larga escaláveis em superfícies de madeira frágil no meio do pulo. |
Intuitiva | Instintos de Sobrevivência mostram relíquias, documentos, monólitos e caixas-fortes próximas, mesmo através de paredes sólidas. Entradas de criptas são reveladas no mapa. |
Flechas com Napalm | Melhora as flechas flamejantes para aumentar o raio de dispersão do estouro de fogo no impacto. |
Flechas de Nuvem Mortal | Aumenta o tamanho e a duração da nuvem venenosa produzida pelas flechas venenosas. |
Flechas de Bomba de Fragmentação | Melhora FLECHAS COM GRANADAS para espalhar explosivos adicionais no impacto. |