Locação: Gizé
Fase 28 – Underneath the Sphinx (Abaixo da Esfinge)
Prossiga à frente e siga através do portão. Quando você entrar na sala seguinte o portão se fechará atrás de você. Não há mais como voltar.
A cut scene mostra três placas de pedra guardadas por dois touros.
Se você observar os dois touros, notará que eles estão respirando (de novo…). Há duas jaulas, uma de cada lado do corredor, e cada portão se fecha quando você aciona a alavanca do lado de fora das jaulas. Sim, você precisa prender os touros dentro das jaulas para que Lara possa se mover livremente pela área ao redor. Para incitar os touros a seguir Lara, você só precisa se aproximar deles.
{Nota de bug: Você pode evitar que os touros lhe ataquem passando em volta deles, ao invés de passar em frente deles, mas você poderá encontrar um bug onde as placas de pedra não são resetadas. É mais seguro que você complete essa etapa, prendendo os touros nas jaulas}.
Prendendo os touros: Não faz diferença de qual touro você irá despertar primeiro, tampouco em qual jaula você os prenderá. Você precisa entrar em uma das jaulas para que o touro lhe siga e depois deve sair e acionar a alavanca para que ele fique preso.
Considerando que a entrada da fase está à suas costas, vamos despertar o touro da esquerda primeiro e prendê-lo na jaula do lado oeste (do mesmo lado em que está o touro). Corra em frente dele para despertá-lo, role e corra em direção à jaula. Entre na jaula da direita (oeste). Assim que fizer isso, vire-se para a entrada e aproxime-se da parede da esquerda. A alavanca está do lado de fora, à direita – você deve ficar do lado oposto à alavanca porque assim será mais fácil chegar a ela enquanto estiver saindo. Aguarde que o touro entre e ataque estupidamente a parede atrás de Lara. Saia rapidamente e acione a alavanca para prendê-lo lá dentro. Faça a mesma coisa com o segundo touro.
Introdução ao puzzle: Assim que terminar com os touros, siga em direção ao local onde eles estavam e vá para a esquerda. Lara irá olhar para o Scrap of Paper (Pedaço de Papel). Colete-o e colete também os Flares próximo ao esqueleto. Acesse seu inventári e examine o Scrap of Paper para ver que ele contém a tradução dos hieróglifos egípcios. Se você se aproximar das placas de pedra e comparar os hieróglifos desenhados nela com os hieróglifos do Scrap of Paper, você notará que o Junco corresponde à letra I, a Rampa corresponde à letra Q e a Ave corresponde à letra A. Isso não nos ajudará muito nesse momento, uma vez que ainda há um componente crucial para o puzzle que nós ainda não temos.
Com essas três placas de pedra nós temos no máximo seis combinações diferentes. Usando cada combinação nós abrimos um portão diferente nas alas leste ou oeste da área.
- I – Q – A (Junco – Rampa – Ave)
- I – A – Q (Junco – Ave – Rampa)
- Q – I – A (Rampa – Junco – Ave)
- Q – A – I (Rampa – Ave – Junco)
- A – I – Q (Ave – Junco – Rampa)
- A – Q – I (Ave – Rampa – Junco)
Compreendendo o puzzle: Dessas seis combinações diferentes, apenas uma pode dar a você aceso à dica do puzzle, e é Ave – Junco – Rampa (ou seja, direita – esquerda – centro). A lógica dessa combinação é a que aparece no Scrap of Paper (A – I – Q, de acordo com o alfabeto). Essa é a única combinação que você pode usar nesse ponto da fase – você precisa primeiro pegar a dica do puzzle. Usando qualquer uma das outras combinações você abrirá o portão nordeste. Ele leva a uma área com armadilhas completamente sem propósito de se visitar.
Assim que você tiver a dica do puzzle você poderá então usar as outras combinações dos símbolos com exceção de Ave – Junco – Rampa, que é a mesma combinação descrita acima. Se fizer isso você abrirá a área com armadilhas novamente e então precisará seguir por ela e passar pelas armadilhas para encontrar a alavanca que reseta as placas de pedra. Foi necessário fazer essa ressalva antes, no caso de você não acionar a combinação correta, ficar preso e não conseguir progredir na fase, e também em benefício daqueles que seguem o passo-a-passo e querem explorar todas as possibilidades.
{Nota de bug: Os jogadores da versão de Playstation tem mais uma razão para evitar completamente essa parte da fase, pois algumas pessoas mencionaram que mesmo utilizando a alavanca as placas de pedra não são resetadas. Se você estiver jogando a versão de Playstation e quer explorar toda a fase, certifique-se de salvar seu jogo em um slot diferente ANTES de acionar a combinação dos símbolos, no caso de você ativar acidentalmente o bug. Se você não possuir um jogo salvo para carregar e retornar à fase, você não terá nenhuma outra escolha a não ser usar o cheat de pular de fase. Mas tenha em mente que ao fazer isso você perderá as quatro Escrituras Sagradas (Holly Scriptures) que você encontra no final da fase. Você PRECISA delas para finalizar o jogo}.
Combinação errada/ área com armadilhas (nordeste): Após seguir pelo portão (que se fecha atrás de você), mate os dois morcegos que se aproximam pela esquerda do buraco. Dê um salto sobre ele e siga pela abertura cercada por imagens de caveiras. Em seguida desça pela rampa. Você pode seguir pela esquerda ou direita na junção em T, pois os corredores se unem novamente do outro lado.
Independente da rota que escolher, tenha cuidado nos corredores. Se você observar o teto você verá um buraco. Uma bola com espinhos irá cair de lá, então é melhor passar essa parte abaixado. Além disso, algumas lâminas surgem do chão mais adiante, e uma segunda bola com espinhos desce de um buraco em seguida. Por isso é melhor que você passe por esse pedaço cautelosamente. Se você passar pelo corredor agachado Lara não irá sofrer danos pelas armadilhas. Depois que você passar pela segunda bola com espinhos você pode ficar de pé.
Nesta segunda interseção em T, você verá três corredores. Se você ficar em frente ao corredor central poderá ver uma armadilha formada por uma lâmina circular mais adiante. Atrás dessa armadilha está a alavanca que você precisa acionar para resetar as placas de pedra e abrir o portão de saída pelo qual você chegou. Se você decidir passar pelo corredor central, você terá que passar por dois conjuntos de lâminas que surgem do chão, e em seguida a lâmina circular adiante. Se decidir passar por um dos corredores, você terá que passar por uma lâmina circular e em seguida a lâmina circular que você avistou do corredor central.
Duas lâminas horizontais se projetam da parede nos três corredores, e se você estiver no lugar errado elas irão lhe partir ao meio. Se você passar abaixado poderá evitar que elas lhe atinjam. Para passar pela armadilha circular, posicione-se próximo a ela o máximo que puder e quando as lâminas se abrirem pressione o botão rolar. Tenha o cuidado de pressionar apenas uma vez. Se você mantiver o botão pressionado por muito tempo Lara irá rolar duas vezes e terminar do mesmo lado que começou, se não morrer atingida pelas lâminas.
Acione a alavanca para resetar as placas de pedra e abra o portão pelo qual você passou para chegar a essa parte da fase. Você terá que passar pelas armadilhas mais uma vez e fazer o caminho de volta até as placas de pedra. Quando chegar ao buraco, aproxime-se pela parte da direita e salte para se agarrar à plataforma do lado oposto. Suba e retorne às placas de pedra através do portão.
Obtendo a dica do puzzle (oeste): Lembre-se: você precisa usar essa combinação primeiro para conseguir a dica do puzzle. Qualquer outra combinação neste ponto irá abrir a área com armadilhas. Use a combinação Ave – Junco – Rampa (direita – esquerda – centro) e um portão na ala oeste irá se abrir. Siga por ele. Aproxime-se do buraco pela direita e dê um salto para a plataforma oposta. Mate os dois morcegos que surgem pela esquerda e prossiga adiante em direção a um segundo buraco. Salte do lado esquerdo e mate outros dois morcegos.
Ignore o portão fechado agora, pois nós o abriremos no final da fase. Para obter a dica do puzzle da área principal, use seus Binóculos e olhe através das aberturas coloridas. Pressione ação para ativar a visão noturna. As dicas estão descritas no quadro abaixo, no sentido horário.
Cor Correspondente | Combinação | Localização do Portão | Item a ser Coletado |
Vermelho | Ave – Rampa – Junco (Right – Middle – Left) | Noroeste | Stone of Maat |
Verde | Rampa – Junco – Ave (Middle – Left – Right) | Sudoeste | Stone of Khepri |
Magenta | Rampa – Ave – Junco (Middle – Right – Left) | Sudeste | Stone of Atum |
Azul | Junco – Rampa – Ave (Left – Middle – Right) | Leste | Stone of Re |
Assim que você tiver obtido as dicas, retorne para o buraco e salte pelo lado direito. Siga adiante e passe pelo buraco seguinte.
Você pode abrir os portões e coletar as Stones na ordem que quiser, mas para evitar um possível bug (veja a nota abaixo), é recomendável que você deixe a Stone of Atum por último.
Stone of Maat (noroeste): Acione a seqüência Ave – Rampa – Junco (direita – centro – esquerda) e o portão do lado noroeste irá se abrir. Quando entrar, ele se fecha atrás de você. Isso ocorrerá cada vez que você seguir para um dos quatro desafios. Mate os dois morcegos e se aproxime do buraco à direita. Salte sobre a rampa em direção à plataforma adiante, vire-se para a direita e salte sobre a próxima rampa. Mate outros dois morcegos.
Há três aberturas nessa área. A da esquerda (norte) leva à Stone, a outra à frente (leste) leva a um Secret, e a da direita (sul) leva à alavanca que você precisa acionar para abrir o portão de saída. Você pode explorá-las na ordem que quiser.
Abertura norte: Passe abaixado pela abertura e na primeira interseção siga para a esquerda. Passe em frente à abertura da direita (ela leva a um buraco com espinhos, como muitas passagens desse túnel) e prossiga pela esquerda. Pegue a Stone of Maat (Pedra de Maat) e volte pelo mesmo caminho.
Abertura leste/ Secret (1-1/ total: 64-70): Entre na passagem e quando chegar à interseção siga para a direita. Prossiga até o final e fique sobre a plataforma de madeira. Ela irá se partir e Lara cairá em um pequeno túnel. Colete a Granada (munição caso você já possua a arma) no final e saia pelo mesmo caminho que entrou.
Abertura sul: Entre na passagem e quando chegar à primeira interseção siga para a esquerda. Na segunda interseção, vá para a direita. Na próxima interseção em T, siga pela passagem à esquerda. Fique de pé e acione a alavanca para abrir o portão que leva de volta às placas de pedra. Saia pelo mesmo caminho pelo qual entrou.
Aproxime-se do buraco pelo lado direito e desça pela rampa. Você pode dar um salto diretamente para a plataforma à esquerda (sul), ou primeiramente saltar para a plataforma à direita, e em seguida para a próxima à esquerda. Prossiga e saia pelo portão.
Stone of Khepri (sudoeste): Acione a combinação Rampa – Junco – Ave (centro – esquerda – direita) e siga pelo portão aberto no lado sudoeste. Mate dois morcegos e aproxime-se do buraco pela esquerda. Salte sobre ele e saque uma arma, pois quatro crocodilos irão surgir pela piscina à direita. Mate todos. Se estiver tendo problemas para matá-los, entre na sala adiante rapidamente e mate-os sobre as plataformas com os nichos. Eles não irão lhe seguir até lá.
Entre na sala circundada por água e use os quatro nichos para abrir um alçapão no centro da sala. Acione a alavanca na parede oposta à entrada (oeste) para abrir o portão de saída. Agora desça pelo alçapão e colete a Stone of Khepri. Saia e siga para o leste para retornar ao buraco. Mate dois morcegos que aparecem e aproxime-se do buraco pela direita. Salte para se agarrar à plataforma do outro lado e suba. Retorne ao salão principal através do portão.
Stone of Re (leste): Acione a seqüência Junco – Rampa – Ave (esquerda – centro – direita) e um portão na ala leste irá se abrir. Siga por ele e mate dois morcegos. Aproxime-se do buraco pela esquerda ou direita e salte para o outro lado.
Puzzle do Nicho: Dos nove nichos na sala, use somente o nicho da direita da parede norte para abrir o portão de saída e colete a Stone of Re dentro do nicho da direita da parede leste. Se você observar as placas de pedra acima dos nichos, verá que aqueles dois possuem o mesmo hieróglifo espelhado. Os outros nichos irão liberar um enxame de besouros. Aproxime-se do buraco pela esquerda ou direita e dê um salto para o outro lado. Retorne ao salão principal através do portão aberto.
{Nota de bug: Antes de prosseguir com o desafio da Stone of Atum e antes de acionar as placas de pedra na parede para chegar até lá, salve seu jogo em um slot diferente. Isso porque você pode ativar um bug onde as placas de pedra não são mais resetadas no seu caminho de volta. Se você tiver seguido esse passo-a-passo inteiramente e essa Stone for a última que você precisa obter, então não há com o que se preocupar, uma vez que você não irá utilizar as placas novamente. Contudo você irá acionar cinco alavancas na próxima área. Mesmo que você tenha seguido o passo-a-passo corretamente, certifique-se de salvar o jogo em um slot diferente ANTES de usar qualquer alavanca e mantenha um jogo salvo como precaução, de forma que se utilizado nos leve de volta ao salão principal antes de acionar a seqüência para o desafio da Stone of Atum}.
Stone of Atum (sudeste): Acione Rampa – Ave – Junco (centro – direita – esquerda) e o portão da ala sudeste irá se abrir. Siga por ele, aproxime-se do buraco pela direita e salte para a plataforma abaixo, também à direita. Pendure-se pela borda e desloque-se para a esquerda. Suba, vire à esquerda e dê um salto sobre a rampa. Mate os dois morcegos.
Labirinto aquático: Esse é difícil. Você precisa nadar através das passagens do labirinto e encontrar a sala que lhe dá acesso à alavanca que abre a porta para a segunda sala, para a qual você deve ir em seguida. Essa tarefa se repete de novo e de novo até que você chegue à quinta sala do labirinto, de onde você pode coletar a Stone e acionar a alavanca que abre o portão de saída. Os hieróglifos que você encontra pelo caminho são supostamente para lhe ajudar, uma vez que você precisa segui-los de acordo com a ordem alfabética do Scrap of Paper que Lara possui.
Do início à primeira sala: Aproxime-se da borda do buraco voltado para o leste. Caia na água e siga pelo túnel para baixo. Na primeira interseção você tem três escolhas: esquerda, para frente ou direita. Siga pela direita e nade através do túnel que segue reto e depois faz uma descida. Na segunda interseção você tem duas escolhas: direita ou esquerda. Vire à esquerda e prossiga. Na terceira interseção você tem de novo duas alternativas: para cima ou direita. Siga pela direita. A quarta interseção também nos dá duas escolhas: direita ou para frente. Siga para frente, onde o túnel faz uma descida e vire à direita. Você verá o hieróglifo da Ave no final. Siga para cima para chegar à superfície e respirar aliviado (por breves momentos). Saia da água e acione a alavanca para abrir o alçapão que nos dá acesso à segunda sala.
Da 1ª para a 2ª sala: Caia na água estando a alavanca atrás de você e siga pelo túnel, que sobre mais à frente. Na primeira interseção você têm duas escolhas: para frente ou esquerda. Vá pela esquerda. Na segunda interseção onde você pode ver um hieróglifo de serpente, você tem mais uma vez duas escolhas: para cima ou para frente. Continue à frente e siga pelo túnel que vira à direita e depois sobre. Na terceira interseção você tem duas opções: pode prosseguir para cima ou virar à direita. Continue para cima para chegar à superfície. Saia da água e acione a alavanca que abre a porta para a terceira sala.
Da 2ª para a 3ª sala: Caia na água tendo a alavanca à suas costas. Desça até o final e prossiga. Na interseção com o hieróglifo da serpente você tem duas escolhas: para frente ou para cima. Nade para cima para chegar à terceira sala. Saia e acione a alavanca para ter acesso à quarta sala.
Da 3ª para a 4ª sala: A distância entre essas duas salas é um pouco grande, então talvez você queira tomar um fôlego na sala onde iniciou o desafio, mais ou menos na metade do caminho. Isso depende em quão hábil você é na habilidade de natação. Caia na água tendo a alavanca à suas costas e desça até o fundo. Quando chegar ao hieróglifo da serpente você terá duas opções: esquerda ou direita. Não faz diferença qual você escolher, mas nós explicaremos apenas uma alternativa. Siga para a direita e prossiga pelo túnel que vira à direita e depois sobe. Na segunda interseção você tem a opção de seguir para cima ou virar à direita (leste). Siga pela direita e continue. Na terceira interseção você tem duas alternativas: para frente ou para cima. Siga para cima e continue. A quarta interseção lhe dá três alternativas: para frente, para a direita ou para cima. Siga para cima para respirar. Você está de volta ao inicio do labirinto.
Assim que tiver recuperado o fôlego, vire-se para o leste e mergulhe. Na primeira interseção, três opções: esquerda, para frente, direita. Siga pela esquerda. Na segunda interseção, a passagem à esquerda é sem saída mas possui um Kit Médico Pequeno. Colete-o e prossiga para o leste. Siga pelo túnel ascendente, passando pelo hieróglifo do Junco e suba à superfície. Saia da água e acione a alavanca para abrir o alçapão que leva à quinta sala.
Da 4ª para a 5ª sala: Caia na água estando a alavanca à suas costas. Siga pelo túnel descendente e pela esquerda. Na primeira interseção você tem três escolhas: para cima (que leva ao início), para frente ou para a esquerda. Escolha a passagem da esquerda. Na segunda interseção há duas alternativas: direita ou para cima. Nade para cima e suba à superfície. Saia da água e acione a alavanca na parede leste para abrir o portão de saída que leva de volta ao salão principal. Em seguida colete a Stone of Atum e se prepare para voltar.
Da 5ª sala de volta para o início: Caia na água com a alavanca à suas costas e siga pelo túnel. Passe pela primeira passagem à esquerda e quando chegar à interseção que leva para a esquerda, direita e para cima, nade para cima para emergir. Você está de volta ao início do labirinto.
Saia da água e aproxime-se do buraco pela esquerda. Desça para a plataforma abaixo e pendure-se pela borda. Desloque-se para a direita e suba na parte plana. Em seguida salte sobre o buraco, virado para o norte para chegar à plataforma plana um pouco à direita. Corra e salte sobre a rampa. Retorne ao salão principal através do portão.
Quando você tiver as quatro Stones: Siga pelo portão da ala oeste, onde você obteve a dica do puzzle no início da fase. Mais uma vez, aproxime-se do buraco pela direita e dê um salto para cair sobre a plataforma à direita. Prossiga pela direita para chegar ao segundo buraco, e salte por ele pela esquerda.
Coloque as quatro Stones nos receptáculos e o portão irá se abrir. Siga por ele e no final do corredor salte para se agarrar às barras no teto. Quando você começar a atravessar, dois morcegos irão atacar. Você pode voltar e matá-los de lá ou pode atravessar para a plataforma oposta e matá-los de lá.
Salve seu jogo antes de seguir pelo próximo portão. Assim que você entrar, ele se fechará atrás de Lara e lâminas giratórias começarão a descer do teto. Você terá tempo apenas para coletar as quatro Holy Scriptures (Escrituras Sagradas), uma de cada lado da sala. Quando tiver de posse das quatro, o portão de saída irá se abrir automaticamente. Siga por ele.
Há lâminas que surgem do chão na sala seguinte, exceto nos quatro cantos da sala e no centro. Da entrada você pode dar um salto sobre a primeira lâmina e cair no centro da sala. De lá, dê outro salto para cair no corredor à frente. No final, salte para se agarrar às barras e atravesse. Na travessia outros dois morcegos irão atacar (que novidade…). Você pode voltar e matá-los ou pode atravessar e matá-los furiosamente. Prossiga pela caverna à frente, suba pelo morro e termine a fase.
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