Locação: Paris
Fase 19 – Von Croy’s Apartment (Apartamento de Von Croy)
O FMV mostra Lara entrando no apartamento de Von Croy. Depois de examinar uma foto, ela se aproxima do espelho. Ela tem um flashback do assassinato de Von Croy e agora pode se lembrar de mais coisas. Enquanto esteve com Von Croy, um homem a empurrou para longe e matou Von Croy. [Na verdade, se você assistir esse FMV com atenção verá uma coisa realmente interessante, como quem realmente matou Von Croy]
{Nota de bug: Você talvez queira salvar seu jogo aqui e frequentemente até que o Atirador apareça, no caso de ativar um bug em que ele não aparece, ou fica travado, ou age estranhamente no decorrer da cena. Em muitos casos, esses são bugs sem importância, que não lhe impedirá de terminar a fase. Algumas vezes, porém, eles se tornam bugs frustrantes, que nos atrapalham terminar a fase}.
Térreo [Informações adicionadas]: Você começa a fase sem armas, pois Kurtis desarmou Lara e ela não teve oportunidade de obtê-las de volta. Mas ainda temos as munições e outros itens, como kits médicos. Como podemos ver, o apartamento de Werner está um caos, mas há alguns itens que podemos coletar antes que o Atirador apareça.
O atirador aparece algumas vezes depois que você recolhe o Jackal Walking Stick (Bengala em forma de Chacal), à sua direita quando a fase inicia e a Rigg 09 Gun (Arma Rigg 09), à frente da mesa adiante. Você pode decidir qual item coletar primeiro, mas como a bengala está mais próxima, pegue-a primeiro. Siga para a mesa de jantar e observe a munição em frente à cadeira (a que está sozinha). Ela é ilimitada, o que significa que um novo cartucho aparece cada vez que você fica sem munição na batalha que se segue. Tome vantagem desse bug e recolha quantos cartuchos Rigg 09 quiser, desde que você não colete a arma que está ao lado. Quando você recolher a arma, o cartucho mencionado acima se torna “normal” e re-aparece apenas quando você fica sem munição.
Depois de recolher a quantidade que quiser, deixe a arma Rigg 09 e os outros dois cartuchos para depois e colete mais um cartucho do outro lado da mesa. Siga para a cozinha e pegue outros três Rigg 09 Clips: dois sobre a bancada e um no chão. Siga para detrás da escada e recolha os Health Bandages. A outra passagem na sala leva à saída, mas não é possível seguir por lá, pois há lasers colocados pelo atirador. Se você tentar se aproximar deles, Lara dirá que tem um mau pressentimento sobre isso.
O computador e o caderno sobre as mesas à esquerda possuem algumas informações sobre o Lux Veritatis e o Sanglyph. Sobre os Lux Veritatis, eles foram uma ramificação dos Cavaleiros Templários do século XII dedicados a reprimir o mal. Eles foram os responsáveis por destruir o Black Alchemist (Eckhardt) em 1445. Lara conheceu o Sanglyph no escritório de Carvier. Não há nada de novo nas anotações do caderno. Ele diz que o Sanglyph é um artefato de poder alquímico que foi criado pelo Black Alchemist. Ele foi feito com cinco partes metálicas e foi escondido.
Banheiro e quarto: Arrombe a porta atrás da escada para obter um upgrade de força. Recolha o Rigg 09 Clip no chão e mais alguns sobre o móvel, juntamente com a Viper SMG Clip. Suba a escada à esquerda e entre no banheiro. Recolha uma Rigg 09 Clip no canto à esquerda e um Small Medipack na parede à direita. Suba a escada e chute a porta para chegar ao quarto (não é possível abrir essa porta pelo outro lado. Se você chegou ao quarto pela escada da sala, você precisa voltar e subir pela passagem do banheiro). Recolha a Rigg 09 Clip em frente à cômoda ao lado da cama e entre no closet para recolher uma Vip SMG Clip, um Large Health Pack e Rigg 09 Clip. Há mais um cartucho de munição da Rigg 09 em frente à escrivaninha e uma Viper SMG Clip no canto do quarto, atrás da escada.
O caderno sobre a escrivaninha possui informações sobre a Cabal. Cinco alquimistas e feiticeiros foram membros dessa poderosa aliança nos anos 1300 e 1400. Eckhardt traiu e assassinou quase todos para controlar seus segredos. Apesar de Eckhardt ter desaparecido em 1445, a Cabal e o Lux Veritatis tem batalhado constantemente.
Térreo: Desça a escada para a sala e siga para trás da mesa de jantar para recolher o último item. Essa é sua última chance de coletar a quantidade de munição de Rigg 09 que quiser. Salve seu jogo e recolha a Rigg 09 Gun e os dois cartuchos para ela.
Lutando com o Atirador: O atirador está prestes a entrar no apartamento. A primeira coisa que você precisa saber é que não é possível matá-lo. O objetivo aqui é fazê-lo fugir, para que assim ele desarme os lasers da saída. Para isso, você precisa atirar contra ele.
Se você não se importar em gastar kits médicos, siga à frente e atire contra ele sem cobertura. Cedo ou tarde ele irá sair pela passagem entre as estantes, desabilitado os lasers da passagem.
Se você não quiser perder energia, terá que atirar contra ele aos poucos. Assim que ele aparecer, imediatamente suba para o quarto. O atirador irá lhe seguir num minuto. Você pode se esconder atrás da coluna próxima à escada e atirar nele quando ele se aproximar. Ele irá então sair e voltar. Siga esse procedimento até que ele saia e desarme os lasers da saída. Ou, se abaixe atrás da mesa de jantar, saque sua arma, fique de pé, atire contra ele uma vez e se abaixe novamente. Não tente atirar mais de uma vez, ou ele irá atingir Lara. Siga esse procedimento até que ele saia.
Nota de bug #1: O atirador supostamente precisa entrar no apartamento, seguir para a cozinha e se abaixar atrás da bancada. Dependendo de onde você está, ele irá se aproximar de você e começar a atirar. Esse é o padrão, mas coisa pode acontecer aqui. Algumas pessoas mencionam um bug em que ele desaparece e não aparece mais, sem desabilitar os lasers da saída. Carregue um jogo salvo antes de o atirador aparecer e tente novamente.
Nota de bug #2: Outras pessoas mencionam que o atirador “trava” na escada, ou no quarto, ou em diversos pontos do apartamento e Lara pode se aproximar dele sem riscos. Isso não é tão ruim quanto parece. Se você ativar esse bug, ignore o atirador e siga em direção à saída. Na maioria dos casos, os lasers estarão desativados e você poderá prosseguir com o jogo. Até onde se sabe, isso não afeta o restante da jogabilidade. Assim que você ativar o próximo surgimento do atirador como descrito abaixo, o “outro atirador” preso no apartamento irá desaparecer.
Nota de bug #3: Outro bug que pode ser ativado é um em que Lara não consegue mirar no atirador, ao passo que ele pode mirar nela e feri-la. Nesse caso, siga em direção à saída. Os lasers provavelmente estarão desativados e você poderá prosseguir com a fase. Ao chamar a cena do próximo aparecimento do atirador, o “outro” no apartamento irá desaparecer.
Saindo do apartamento: Assim que o atirador desabilitar os lasers, saia do apartamento. Você não pode ir para a esquerda, pois há alguns lasers que previnem de seguir por aqui (chegaremos ao outro lado num instante). Então, vire à direita e siga pelo corredor até o final. Arrombe a porta vermelha e recolha o Rigg 09 Clip no chão e o Small Medipack na parede à sua direita (você não conseguirá abrir essa porta se não tiver obtido o upgrade de força. Cheque acima como obtê-lo).
Retorne ao corredor e siga pela porta aberta ao lado. Recolha a Rigg 09 Clip entre os jornais e mais um cartucho em frente ao sofá.
Assim que você recolher o segundo cartucho, a cut scene mostra o atirador surgindo pela parede (wow!). Ele joga sua arma sem munição no chão e saca um par de pistolas.
Segundo round: Imediatamente se abaixe atrás do sofá. Novamente, você terá que atirar para fazê-lo fugir, então comece a atirar usando o sofá como cobertura. Assim que ele sair, siga para a abertura na parede. Recolha a Chocolate Bar sobre o móvel e a Viper SMG Gun junto com dois cartuchos para essa arma. Saia para o corredor. À esquerda está a entrada do apartamento. Rasteje por baixo do laser à direita e siga para o corredor que faz uma curva (Nota: para se rastejar, pressione o botão agachar. Mantendo esse botão pressionado, pressione o botão de Modo Cautela (Stealth) uma vez).
Nota de bug #4 (relacionado ao #3): Se o bug mencionado acima ocorrer e você retornou ao apartamento, e depois retornar à segunda aparição do atirador, você deverá ter notado que o atirador não está atrás da abertura na parede. De fato, parece que ele nunca passou dali, uma vez que a porta está fechada. Nesse caso, abra a porta e continue com o jogo. Tudo deve voltar ao normal quando o atirador usar os explosivos na próxima cena.
Quando você virar no corredor, a cut scene irá mostrar as bombas explodindo, destruindo uma parte da escada e tocando fogo em tudo.
Tenha cuidado com as chamas. Se uma delas lhe atingir, você precisará descer para extingui-la na queda dágua. As chamas adiante nos impedem de prosseguir, então salte para a direita da escada quebrada. Vire à esquerda e salte para se agarrar ao corrimão próximo às chamas. Suba por ele e salte à frente. Passe com cuidado pelas chamas para chegar ao final do corredor, onde há um Small Medipack. Recolha-o e salte de volta pelo corrimão. Desça para o patamar inferior e recolha o Large Health Pack sobre a mesa. Há munição de Rigg 09 e Viper SMG abaixo da escada.
Suba a escada e salte sobre as partes quebradas. Siga pelo correor à esquerda. O atirador irá ativar mais alguns lasers. Você o verá no final do corredor, mas não se preocupe com ele agora.
{Nota de bug: Algumas pessoas mencionam que o atirador não está no final do corredor. Nesse caso, você precisará carregar um save game anterior}.
Corredor com lasers: Recolha a Viper SMG Clip próximo e corra para se esconder na primeira alcova à esquerda. Recolha a Rigg 09 Clip no chão, corra para a segunda alcova à direita e recolha a Viper SMG Clip. Para passar pelos próximos dois lasers que ligam e desligam, posicione-se na parte de trás da alcova tendo a porta à sua direita. Dê alguns passos para a esquerda, mas não muitos, ou o atirador irá ver você e atirar. Observe a sequencia dos lasers. Como eles ligam e desligam, o primeiro conjunto se apaga completamente e do segundo grupo apenas o último na parte de baixo permanece ligado. Esse é o melhor momento para passar. Corra e salte sobre esse feixe, se escondendo em seguida na passagem à esquerda. Corra para a última alcova à direita quando o laser se apagar.
{Nota de bug: Se o laser não acender e apagar, você deverá ter ativado um bug. Carregue um save game anterior e tente novamente}.
Agora você deve atirar contra o atirador (com o perdão do trocadilho). São necessários apenas mais alguns tiros para liquidá-lo. Tenha cuidado porque Lara pode recuar demais e ser tostada ao tocar nos lasers na parte de trás.
Quando você matar o atirador, uma cut scene mostra Lara descendo a escada. O telefone dele toca e Lara atende. Ela ouve Bouchard, que pergunta se ela já está morta porque eles têm que ir para Praga. Lara diz que ela não está, mas seu amigo sim, e que ela cuidará dele mais tarde. Revistando o atirador, Lara encontra um cartão de Mathias Vasiley e diz que é hora de viajar para Praga. Então assim ela faz.
O que há por trás do atirador: Quando você mata o atirador, os últimos lasers em frente dele são desativados, mas estão prestes a ligarem novamente em alguns segundos. Em cerca de três segundos a cut scene é mostrada. Apenas por brincadeira você pode fazer o seguinte: depois de matar o atirador e desabilitar os lasers, imediatamente faça o seguinte:
1) Corra e salte sobre o atirador para evitar chamar a cut scene. Você chegará à base do apartamento tendo a oportunidade de ver o carro dele do lado de fora; ou
2) Corra e vire à esquerda no corredor. Porém não há nada interessante aqui.
<< Fase anterior: Galleries Under Siege | Índice de fases | Próxima fase: The Monstrum Crime Scene >>