Locação: Praga
Fase 20 – The Monstrum Crime Scene (A Cena do Crime Monstrum)
A cut scene mostra Lara chegando a Praga. Ela sai do carro e faz um comentário a respeito do clima, que está frio.
[Informações Adicionadas]
Siga à frente e fale com o homem próximo ao carro vermelho.
{Nota importante para os jogadores da versão PC: Salve seu jogo antes de falar com Luddick. O jogo tem a tendência de travar nesse ponto}.
Seja gentil com Luddick para obter mais informações e ser ajudado por ele mais tarde. Ele diz que um assassinado Monstrum ocorreu na casa em frente ao cordão de isolamento da polícia. Vasiley foi morto pelo atirador por estar envolvido com a Mafia e ter encontrado algo que eles queriam. As evidências apontam para o Strahov: o quartel de operações da Máfia em Praga.
Luddick mostra algumas fotografias a Lara, com Bouchard e Eckhardt. Quando ela pergunta sobre Eckhardt, Luddick lhe diz que ele é o todo poderoso da Máfia. Ele também menciona algo a respeito dos outros cinco principais membros do time que estão agora reunidos no Strahov. Lara diz que precisa entrar lá, e se você for gentil com Luddick, ele concorda em lhe dar um código de acesso. Ele precisa de cerca de meia hora. Até lá, Lara diz que irá até a casa de Vasiley. [Informações Adicionadas] Cheque seu caderno de anotações: Procure pela 5ª Gravura Obscura nas instalações de Vasiley Mathias.
Praça: Há diversas portas em volta do lugar, mas apenas uma pode ser aberta. Siga pelo beco próximo a Luddick. Há um policial no final à direita, mas você não pode matá-lo silenciosamente, pois ele se move em volta do lugar ou fica parado exatamente em cima de um item. Então, se você ficar atrás dele, Lara tentará pegar o item e o policial irá notar a presença dela e começar a atirar. Depois de matá-lo, recolha o Combined Claw Hammer.
{Nota: Se você ficar contra a lixeira próxima de onde recolheu o martelo e saltar para cima, Lara irá se agarrar a uma plataforma invisível na qual você pode subir. O mesmo acontece com a lixeira do lado oposto. Contudo, não há nada de interessante atrás do muro}.
Retorne onde Luddick está e siga para o lado direito da praça. Use o martelo para quebrar o cadeado do alçapão e pressione ação para abri-lo. Desça por ele, desça a escada e recolha o Small Medipack. Retorne à área externa.
Entrando na casa de Vasiley: Há um beco de cada lado da casa de Vasiley (a que está com uma faixa amarela à sua volta) que leva aos fundos da casa. Há dois policiais e um cão lá, mas não é possível matar os policiais de forma silenciosa, pois eles aparecem ao mesmo tempo. Então, siga por um dos becos e atire neles. Não é possível abrir a porta vermelha no final das escadas porque ela é aberta pelo outro lado, então use o martelo para abrir um alçapão próximo.
Desça por ele e siga pelo túnel até o final. Não há nada interessante na água e nos dois lados da passagem, então entre pela abertura na parede à direita. Suba a pequena escada. Não é possível abrir a porta à direita, pois você precisa de uma chave, então siga para a esquerda e suba as escadas.
A cut scene mostra Lara encurralando Bouchard e derrubando-o. Ele é preso ao radiador da sala.
Fale com ele. Não precisamos de Bouchard mais. Então, você pode escolher qual pergunta/ resposta quer usar. Porém dependendo do que você disser, você obterá mais informações. Lara pergunta a Bouchard porque ele a queria morta em Paris e ele responde que ela era um problema que ele precisava resolver. Ele fez o que era preciso fazer, especialmente quando descobriu que Eckhardt era o Monstrum, pois ele (Eckhardt) estava pressionando todas as suas operações. Você descobrirá que Eckhardt é protegido pela Cabal (um grupo baseado em Praga) que usa a Máfia para distrair as atenções de suas reais atividades. Werner fora contratado para localizar uma das cinco Pinturas Obscura no Louvre. Ele descobriu muito mais e contatou Vasiley para trocarem informações. Por esse motivo Eckhardt o matou.
Os faxes de Vasiley e a quarta Gravura Obscura que ele enviou para Werner (ele manteve consigo uma das cinco gravuras) foram interceptados pela Cabal, e Eckhardt não precisava mais de Werner. Então, ele foi liquidado como Vasiley. Uma vez que cada gravura contém um mapa codificado da localização de uma determinada pintura, Eckhardt está agora atrás da quinta gravura, pois ela é a chave para se encontrar a última Pintura Obscura. Ele então irá reviver o Sleeper e trazer de volta a extinta raça Nephilim. A última gravura mostra um local chamado The Vault of Trophies (O Reduto dos Troféus). Lara decide dar uma olhada nas dependências de Vasiley à procura da última gravura, deixando Bouchard preso para fazer uma pausa, pois ele esteve muito atarefado.
No apartamento de Vasiley: [Informações Adicionadas] A informação a respeito do Reduto dos Troféus foi adicionada em seu caderno de anotações. Uma informação adicional foi adicionada: “Verifique nas instalações uma área secreta”, algo que iremos fazer agora. Abra a porta vermelha e entre no apartamento.
{Nota: Você pode saltar uma parte da fase e obter a última Gravura Obscura agora, perdendo apenas um item. Cheque o bug descrito abaixo}.
Suba pela escada circular para o nível superior. Circunde a sacada e empurre o gaveteiro em direção ao andaime para obter um upgrade de força. Suba nele e salte para a plataforma acima. Suba, prossiga pela passagem, e suba na próxima passarela. Vire à esquerda, caminhe até o final e salte para a plataforma oposta. Puxe a corrente duas vezes para mover um armário no andar de baixo, revelando uma abertura com um Small Medipack. Salte para a próxima plataforma à sua direita e puxe a corrente quatro vezes (você não conseguirá puxar a corrente se não tiver obtido o upgrade de força). A câmera mostra a parte da frente de um relógio no andar de baixo se abrindo e em seguida o desenho de um relógio no chão do hall, apontando o número três. Se você puxar as correntes na ordem inversa, você terá que puxar a corrente do relógio duas vezes e a corrente que revela o medipack quatro vezes.
Desça para a sacada usando o andaime atrás de você. Desça a escada, pegue o Small Medipack na abertura revelada e siga para o relógio. Pressione action para olhar o relógio mais de perto. Pressione o direcional da direita para mover os ponteiros de forma que marquem 3 horas. Pressione Stealth (enter) para confirmar. O desenho do relógio no chão é convertido em uma escada secreta. Pressione agachar para sair da visão do relógio.
{Nota de bug: Muitas pessoas mencionam que apesar de ajustarem o relógio para 3 horas, a escada não aparece. Se ao carregar um save anterior o problema persistir, tente isto: posicione-se voltado para as portas douradas do lado oposto à entrada e salte de costas, em direção ao desenho do relógio no piso do hall. Lara cairá através do assoalho (!) e aterrissará na sala secreta de Vasiley. Você não conseguirá ver a escada, mas elas estão lá. Recolha a gravura e suba pela escada invisível (quem jogou Tomb Raider II deve estar familiarizado com plataformas invisíveis :P). Quando Lara estiver com metade do corpo acima no assoalho, dê um salto para cima para sair}.
Sala secreta de Vasiley: Desça a escada para chegar à sala oculta.
A primeira vitrine à esquerda nos dá informações sobre as Periapt Shards (Fragmentos do Amuleto). Três lâminas cristalinas conhecidas como “armas de luz”, lapidadas como pontas de lanças. Lara especula que ninguém sabe como elas funcionam. Da segunda vitrini à direita, Lara lê a inscrição “Tres Periapti coniuncti cum iustitiae igne mala cingunt” Os três fragmentos unidos queimam com a luz da justiça para confinar o mal. Você agora sabe o que elas podem fazer, mas mais tarde no jogo saberá como. A terceira vitrini à esquerda lhe dá mais informações sobre o Sleeper (Adormecido). Cubiculum Nephili é uma repositório de rocha que guarda o úlltimo remanescente da extinta raça Nephilim. Ele foi enterrado em algum lugar da Turquia. [Informações Adicionadas – A segunda inscrição foi adicionada a seu caderno]
Recolha o fax de Vasiley em frente à mesa. Examine-o em seu inventário para obter o código (31597) para o teclado atrás da mesa; entre com o código. A pintura desliza para a esquerda, revelando uma abertura na parede. Recolha a última Obscura Engraving e retorne ao andar de cima. Abra a porta pela qual você entrou no apartamento.
A breve cut scene mostra que Bouchard fugiu.
Saia para o corredor e aproxime-se da porta à esquerda.
Uma segunda cut scene mostra Lara abrindo a porta do closet. Bouchard está morto e seu corpo cai em frente de Lara. Ela exclama “Que diabos está acontecendo aqui!”.
Recolha a Cellar Key próxima ao corpo de Bouchard e saia, descendo pela escada. Use a chave para abrir a porta vermelha.
{Nota importante para os jogadores da versão PC: Salve seu jogo antes de falar com Luddick. O jogo tem o mal costume de travar nessa parte}.
Área externa: Suba a escada e fale com Luddick. Independentemente de você ter sido rude ou gentil com Luddick em seu primeiro encontro com ele, ele lhe dará o Strahov Low Security Pass para acessar o armazém (se você tiver sido rude, Luddick dirá que lhe dará uma segunda chance). Se você for gentil, ele lhe venderá a Scorpion X Gun por 800€. Você não terá uma escolha a menos que tenha dinheiro. Se você for rude, ele nem ao menos menciona a arma e você inicia a fase seguinte sem ela. Você terá uma segunda chance porém, de obter a arma na próxima fase. Se você não falou com Luddick quando iniciou essa fase, você terá o mesmo diálogo que teria se fosse rude com ele.
A cut scene mostra Lara saindo de um carro e caminhando por um beco.
<< Fase anterior: Von Croy’s Apartment | Índice de fases | Próxima fase: The Strahov Fortress >>