Locação: Grécia
Fase 5 – St. Francis Folly
A cut scene nos apresenta o Monastério de St. Francis Folly, enquanto ouvimos a voz do pai de Lara: “Eu adquiri novas evidências que me levam a crer que o próprio Scion é, de alguma forma, uma vasta biblioteca de informações que rivalizaria até mesmo com Alexandria. Estou agora convencido que, se eu puder obtê-lo, eu finalmente descobrirei o que aconteceu à minha amada Amélia”. Lara está escalando as rochas do monastério nesse meio tempo. Ela encontra uma lata no chão e percebe que alguém mais esteve aqui antes dela. “Oh, Pierre, seu imundo.”
[Checkpoint] Saguão com pilares: Assim que a fase começar, saque uma arma e prossiga adiante. Dois leões irão aparecer por trás dos pilares, então mate os dois.
Na cut scene, Lara escuta a voz de um homem falando com ela. Lara reconhece sua voz e adverte Pierre para se mover, pois Natla não honra seus contratos. Ele diz a ela que eles (Pierre e Natla) compreendem um ao outro; ele encontra coisas para ela e ela o recompensa generosamente. Fica claro que Lara ainda não localizou Pierre, por isso ela aponta suas armas pelos arredores da sala. Pierre deduz que uma vez que Lara procura pelas mesmas coisas e segue seus próprios instintos, ela não é confiável e por isso está em segundo plano. Ele, por outro lado, é um profissional, já que foca no trabalho e é recompensado por isso. Lara responde que há mais coisas na vida além do dinheiro, mas Pierre diz que há uma diferença entre vida e negócios. Contudo, Lara conseguiu uma peça do Scion. Pierre então oferece um desafio: quem conseguirá a próxima peça?
[Checkpoint] Prossiga adiante e pise sobre a placa circular. A câmera irá recuar e nos mostrará um portão se abrindo acima. Quando você sair da placa, ele se fechará, então nós precisamos encontrar alguma coisa para posicionar sobre a placa e manter o portão aberto. Siga para o outro lado e escale o pilar mais alto da extrema direita, usando as fendas entre os blocos. Vire-se e salte para se agarrar à fenda do próximo pilar (o da extrema esquerda, assumindo que a entrada esteja à suas costas). Novamente, use as fendas para chegar ao topo. Salte para o próximo pilar (ou se segure a ele se necessário e suba) e salte para a sacada à direita. Se você entrar na pequena sala, verá o Artefato atrás dos portões, mas nós o pegaremos mais tarde. Da sacada, salte para a próxima plataforma. Salte da ponta da plataforma e use o Gancho para prender à argola da parede. Corra sobre a parede e salte para a passagem do outro lado.
Puzzle do Mural: Você chegará a uma sala com um mural que possui alguns diamantes no corpo da figura. [Checkpoint] Pise sobre a placa para desativá-los. Contorne o corredor para chegar a uma porta fechada com um mural. Você verá que ele possui um diamante em seu olho esquerdo (estando Lara voltada para ele) e outro em sua espada. Retorne ao primeiro mural e atire nos diamantes correspondentes. A câmera irá mostrar a porta se abrindo, então siga para lá. Salte da plataforma e use o Gancho para prender na argola acima e atravesse pela parede até o outro lado. Salte para se agarrar à sacada e entre na pequena sala. O mosaico mostra que há quatro diamantes que você precisa usar: um em cada pé, um na mão e outro nas costas. Volte ao mural principal, pise na placa novamente para desativar a iluminação e atire nos diamantes correspondentes. A câmera irá mostrar o portão atrás de você se abrindo. [Checkpoint]
Siga por ele para chegar ao globo dourado. Use o Gancho para prender nas duas travas do globo e liberá-lo. Ao fazer isso, o globo irá cair do pedestal. [Checkpoint] Empurre-o para o borda da plataforma e jogue-o no chão embaixo. Da sacada, salte para o pilar da esquerda e use as ranhuras dele para descer com segurança. Empurre o globo e posicione-o na placa circular no centro do saguão. Novamente, a porta do topo da sala se abrirá. [Checkpoint] Mais uma vez, suba no pilar do fundo da sala usando as fendas e, do topo, salte para a plataforma com o portão aberto.
Siga por ele e vá para a esquerda. Salte da plataforma e use o gancho para prender à argola na parede. Desça pela corda e corra pela parede para chegar à alcova da esquerda. Colete o Kit Médico Grande e desça para o chão. Se você cair acidentalmente antes de coletar o kit médico, você pode prender o gancho na argola da plataforma à esquerda do portão fechado. A placa circular abre o portão, porém mais uma vez você precisará de algo para colocar sobre ela. Use a alavanca para abrir a porta que lhe dá acesso ao saguão com os pilares. [Checkpoint]
Assim que você sair, dois leões irão atacar por trás dos pilares. Imediatamente, entre na sala novamente e suba as escadas onde eles não podem te alcançar. Atire daqui e, se eles fugirem, desça para atraí-los e retorne às escadas. Assim que eles morrerem, saia da sala e puxe/ empurre o globo dourado para dentro. Posicione-o sobre a placa de pressão para abrir o portão. [Checkpoint]
1º Artefato: Antes de sair, observe o mural acima da porta aberta (a porta que leva ao saguão). Ele possui sete diamantes no corpo: um em cada pé, um no joelho, um nas costas, um na mão, um no olho esquerdo e um na espada. Você precisa retornar ao mural principal, atirar nos diamantes correspondentes e abrir o portão que leva ao Artefato. Assim que você obtê-lo, retorne aqui.
Alto salão com estrutura central: Siga pelo portão e desça a escada para chegar a um alto salão com uma estrutura central ruída. [Checkpoint] O objetivo aqui é encontrar quatro alavancas e através delas abrir quatro portas. Cada porta guarda uma chave, e as quatro chaves abrem a porta de saída, que está no fundo do salão.
Ao chegar, você verá duas alavancas: uma à esquerda e uma à direita. Por enquanto, salte para se agarrar ao topo da estrutura central e suba. Siga para a esquerda para chegar ao final. Há uma plataforma estendida com uma argola em frente, na parede oposta. Se você der uma olhada à direita, verá outra argola presa em outra plataforma que precisaremos puxar usando o gancho; faça isso agora.
Alavanca de Poseidon: Salte para a plataforma da esquerda e então salte para a alcova à direita. De lá, salte para se agarrar à barra horizontal, balance e salte para cair no início da escada. Suba por ela e use a alavanca para abrir a porta de Poseidon e atrair dois morcegos. Essa alavanca também estende uma plataforma à frente, que lhe auxiliará a retornar à estrutura central. Fala isso e mate os dois morcegos (a plataforma que você puxou anteriormente leva à porta de Atlas, mas como ela está fechada, não há motivo para seguir para lá agora).
Desça para a plataforma inferior da estrutura e, assumindo que Lara esteja voltada para a entrada, atire no botão na alcova exatamente abaixo. Isso fará uma plataforma se estender à frente dele, que leva à porta de Hephaestus. Como ela também está fechada, não há porque ir lá agora. Vire à esquerda e use o gancho para prender na argola da coluna. Puxe a corda para derrubar a coluna.
Pendure-se na borda da estrutura e desça para a plataforma abaixo. Se você observar ao redor, verá o topo de uma escada e a coluna que você puxou há pouco (e estamos no mesmo nível da porta de Atlas, que está fechada). Exatamente abaixo da plataforma que você acionou ao atirar no botão está outra argola que você terá que puxar para fazer com que outra coluna desça e caia na parte baixa da estrutura.
Alavanca de Hephaestus: Por enquanto, suba sobre a primeira coluna derrubada e atravesse para o outro lado. Salte para o lado esquerdo e colete o Kit Médico Pequeno. Salte para se agarrar ao bloco oposto e em seguida o próximo. Se agarre à fenda acima e desloque-se até o outro lado. Salte para a fenda acima, em seguida para a próxima. Suba, siga pela escada e use a alavanca para abrir a porta de Hephaestus. [Checkpoint] Novamente, a alavanca irá estender uma plataforma em frente, para que possamos voltar à estrutura central. Se você esperar um pouco, dois morcegos surgirão adiante. Mate-os e retorne para o topo da estrutura central.
{Nota: Se você morrer nesse ponto e o jogo carregar o último Checkpoint, o par de morcegos pode não aparecer, mudando suas estatísticas finais de jogo}.
Pela porta de Hephaestus: Do topo da estrutura, desça para a plataforma inferior e salte para a plataforma quebrada no mesmo nível. Daqui, salte para a plataforma que você ativou ao atirar no botão. Salte para a saliência na parede à direita, em seguida para a borda da alcova. Suba e salte para a barra horizontal. Balance e salte para se agarrar à saliência na parede adiante. Solte para se agarrar à borda inferior da alcova e suba. Passe abaixado pela passagem à frente e siga para o outro lado. Salte para a entrada adiante e suba.
[Método alternativo para chegar à porta de Hephaestus: Do topo da estrutura central, salte para a plataforma em frente à alavanca de Poseidon. Suba e siga adiante, descendo pela escadaria à esquerda. Pendure-se na borda e solte para se agarrar à borda da alcova abaixo. Você terá que pressionar o botão de interação e fazer Lara se agarrar à borda com ambas as mãos. Desloque-se para a direita e suba].
Siga pela porta. [Checkpoint] A passagem adiante nos leva a uma alavanca que abre o portão adiante, que se solta da parede após alguns segundos. Se você permanecer em frente a ele, ele esmagará Lara. Use as bordas do canto da esquerda para chegar à abertura acima do portão. Desça do outro lado e siga pela passagem que nos levará a uma sala com uma esfera eletrificada que atira raios no chão. [Checkpoint] Você tem que pisar e pressionar os quatro botões no piso, um em cada canto da sala. Você tem que esperar os quatro botões subirem, para que você possa pisar sobre eles e fazê-los descer. Há outros ladrilhos que sobem e descem e os raios atingem apenas os que estão elevados. Portanto, use os ladrilhos rebaixados para se mover ao redor. Assim que terminar, os portões do outro lado se abrirão; passe por ele para chegar à próxima sala. [Checkpoint]
A chave está atrás de um portão que precisamos abrir. Por enquanto, localize uma estátua móvel na extrema direita. Puxe/ empurre-a para um dos buracos no chão e certifique-se que ela esteja voltada para o centro da sala. Há outros dois buracos no piso, portanto você precisa localizar outras duas estátuas. Com certeza você deve ter notado o grande martelo à esquerda. Se você pisar sobre a placa abaixo dele, o martelo irá cair, então não fique embaixo dele ou Lara será esmagada. Há uma caixa móvel próxima que você pode empurrar sobre a placa. O martelo irá esmagar a caixa, revelando uma estátua. Puxe/ empurre ela para um dos buracos e certifique-se de deixá-la voltada para o centro da sala.
Pise sobre a placa e imediatamente recue. Quando o martelo cair, se segure nele e suba. Salte para a plataforma alta com o Kit Médico Grande. Colete-o e desça. Faça o mesmo para chegar à plataforma baixa com a Munição de Shotgun. Colete-a e salte para se agarrar à barra horizontal. Balance e salte para a plataforma acima do portão.
2º Artefato: Entre na alcova à esquerda e colete o Artefato.
Salte para a próxima barra. Balance e salte para a plataforma oposta. Puxe/ empurre a caixa móvel e jogue-a no chão. Ela irá se quebrar, revelando a terceira estátua. Desça e posicione-a no último buraco, certificando que ela esteja voltada para o centro da sala.
A câmera mostrará a placa de pressão, o que significa que você precisa pisar sobre ela pela última vez. O martelo ainda está ativo, então recue rapidamente. Quando o martelo bater no chão, o portão que guarda a chave e a porta de saída se abrirá. [Checkpoint] Siga pelo portão e colete a Key of Hephaestus (Chave de Hephaestus) do pedestal. [Checkpoint] Passe mais uma vez pela sala com a esfera eletrificada e siga para a saída. Use a alavanca para abrir o portão, que se eleva após alguns segundos, dando-lhe tempo para saltar e se agarrar a ele. Esse portão se fechará após alguns segundos, então quando você ouvir o terceiro “tick”, salte para se agarrar à abertura acima. Desça do outro lado e retorne à sala com a estrutura central [Checkpoint] Ao retornar, uma plataforma se estenderá para que você alcance as plataformas centrais.
Alavanca de Damocles: Salte para se agarrar à borda do pilar da direita da estrutura e atravesse até o outro lado. Solte para se agarrar à plataforma inferior, desloque-se para a direita e suba. Você está no mesmo nível da porta fechada de Atlas. Estando de frente para essa porta, se agarre na escada à esquerda e desça. Solte para cair na plataforma inferior. Siga para o outro lado dela (para a parte que está quebrada), e observe a alavanca na alcova abaixo. Ela abre a porta de Damocles. Para chegar a ela, salte para a rampa à direita da alavanca. Acione-a para abrir a porta. [Checkpoint]
{Nota: você pode seguir para essa alcova usando as plataformas próximas à porta de Atlas, mas isso é perda de tempo, já que você terá que subir e descer mais vezes}.
No térreo/ alavanca de Atlas: Assim que tiver ativado a alavanca, pendure-se na borda da alcova, solte para se agarrar à plataforma abaixo e desça. Do lado esquerdo, ao redor da passarela, está a alavanca que abre a porta de Atlas. [Checkpoint]
Escalando as plataformas centrais: Desça para o chão e se aproxime da estrutura central. Suba sobre o bloco baixo e colete a Munição de Shotgun. Salte para a plataforma próxima e suba. Se agarre à fenda do pilar e desloque-se para o outro lado. Salte para a escada à direita e suba até o topo. Vire à esquerda e observe a argola na parede. Use o gancho para prendê-la e puxe a plataforma. Ela nos leva à porta de Poseidon, mas iremos visitar as salas de cima para baixo. Voltado para a porta de Atlas, localize um bloco de pedra à esquerda. Suba sobre ele e salte para a plataforma do pilar oposto. Atravesse para o outro lado e salte para a plataforma superior. Atravesse por ela e salte para a plataforma à direita (é aquela de onde você saltou para a alavanca de Damocles).
Estando a porta de Atlas atrás de você, salte para a plataforma oposta e então salte para as fendas no pilar da direita. Atravesse para o outro lado e salte para a plataforma superior. Salte para a plataforma à esquerda, em seguida para a que está acima e suba. Você está novamente na plataforma no mesmo nível da porta de Atlas. Suba sobre o bloco e salte para a fenda no pilar. Atravesse para o outro lado e salte para a borda da plataforma. Suba (à esquerda está o botão que você atirou anteriormente). Salte para a plataforma oposta, se agarre à fenda do pilar e atravesse pelo canto. Salte para a borda acima e para a seguinte. Suba e você estará de volta ao topo da estrutura central.
Seguindo para a porta de Atlas: Contorne a plataforma e siga em direção àquela que você puxou pela argola. Salte para ela e desça pela direita. Pendure-se na borda, desloque-se para a direita, passando pela ponta, e solte para se agarrar à plataforma inferior. Desça pela rampa e salte para se agarrar à borda adiante antes que Lara caia pelo precipício e morra. Atravesse para o outro lado e suba.
3º Artefato: Antes de seguir pela porta, vamos coletar um secret (é melhor você passar pela porta de Atlas para gerar um Checkpoint, no caso de Lara morrer durante a tentativa de coletar o artefato). Pendure-se na borda da plataforma pela qual você veio, solte para se agarrar à borda inferior e desloque-se para a esquerda. Quando você chegar ao final, salte para a próxima saliência. Salte para a barra horizontal atrás de você, balance e salte para a alcova. Suba sobre o bloco adiante e colete o Artefato. Com cautela, volte à barra e faça o caminho de volta à porta de Atlas pelo mesmo caminho pelo qual veio.
Pela porta de Atlas: [Checkpoint] Siga pela passagem para chegar a uma alavanca que abre a porta após alguns segundos, nos dando tempo para fazer Lara se agarrar ao suporte (nem pense em entrar, porque os espinhos irão matá-lo). O portão se fecha após alguns segundos, então quando você ouvir o terceiro “tick”, salte para se agarrar à abertura acima. Ignore a barra à sua frente e desça do outro lado. Siga pela passagem até o final. [Checkpoint]
Tenha cuidado com o abismo adiante, pois a queda é fatal. Segure o mecanismo e gire-o para estender duas plataformas sobre o abismo, que lhe auxiliará a atravessar. Ao fazer isso, suba pela rampa e observe a saliência à esquerda. Se agarre a ela, salte para se agarrar à próxima e atravesse para a esquerda. Salte para a plataforma acima e suba. Coleta a Munição de Pistolas e desça pela esquerda. Use a alavanca para estender duas traves sobre o buraco, que criarão uma barra. [Checkpoint]
Desça e siga para o topo da rampa. Tenha cuidado, pois os espinhos podem ferir Lara. Habilite a Mira Manual e atire nos dois botões que estão nos lados da estátua de Atlas. A cada vez que você atingir um botão a câmera mostrará uma fila de espinhos sendo removida. Após o segundo tiro, o globo sobre as costas de Atlas irá cair, então corra para baixo imediatamente. Prossiga pela rampa até chegar ao abismo. Salte para se agarrar à barra, mas não se balance, senão o globo irá atingir Lara. Assim que tiver segurado a barra pressione o botão de salto para cair do outro lado. O globo irá destruir a barra e cairá no buraco.
Use o mecanismo novamente para estender a plataforma e faça o caminho até o outro lado. Siga para o topo da rampa e colete a Munição de Shotgun. Entre na alcova e colete a Chave de Atlas do pedestal. Desça pela rampa e use o pilar quebrado à esquerda para chegar à plataforma acima. Colete o Kit Médico Pequeno.
4º Artefato: Suba na plataforma à esquerda e colete o Artefato.
Desça e use a alavanca para estender a plataforma sobre o buraco. Elas começarão a se afastar novamente, então desça e atravesse rapidamente. Siga pela passagem, use a alavanca e salte para o suporte do portão. Assim que ele se abrir, salte para a barra atrás de você. Ele irá se fechar, então se balance e salte para a abertura acima do portão. Desça do outro lado e retorne à sala com as plataformas centrais. [Checkpoint] Assim que você retornar, uma plataforma se estenderá, então você poderá chegar à estrutura central.
Seguindo para a porta de Damocles: Salte para se agarrar à plataforma oposta e suba. À sua direita está a escada. Desça por ela e caia na plataforma abaixo. Vire à direita e salte para a plataforma oposta. Suba e escale a coluna que você jogou abaixo anteriormente. Atravesse-a e suba pela plataforma à direita. Puxe o caixote e pendure-se pela borda direita da plataforma. Salte para a próxima plataforma e atravesse para o outro lado. Desça e colete o Kit Médico Pequeno. Faça o caminho de volta à coluna destruída.
Desta vez, suba na plataforma à esquerda e empurre o caixote. Salte de volta à plataforma da direita, suba sobre o caixote e salte para a saliência do outro lado. Desloque-se para a esquerda, solte para se agarrar à borda inferior e siga para a esquerda. Salte para a plataforma à esquerda e siga para a direita. Desça e colete o outro Kit Médico Pequeno. Pendure-se na borda e solte para cair na plataforma abaixo. Atravesse para o outro lado e desça. Escorregue pela rampa para cair em frente à porta de Damocles.
Pela porta de Damocles: Siga pela passagem adiante. [Checkpoint] A alavanca abre a porta, mas esta se fecha quando Lara se agarra a ela. Como passar? Use seu gancho para prender na argola acima da porta e puxe-a. Se o bloco atingir Lara, ela morrerá, então tenha cuidado. Use a alavanca e suba sobre o bloco. Aguarde a porta se abrir um pouco, salte para o suporte da porta e em seguida para a abertura acima. Desça do outro lado e siga pela passagem. Pise sobre a placa de pressão para abrir a porta. [Checkpoint]
{Método alternativo e alerta de bug: Algumas pessoas usam outro método para atravessar. Após usar a alavanca, elas empurram o bloco para baixo da porta. Desse modo, o bloco impede que a porta se feche por completo. Se você fizer dessa maneira, suba sobre o bloco, salte para o suporte da porta e entre na abertura acima. Nesse caso, não puxe o bloco para fora novamente. Algumas vezes a alavanca não retorna à posição original (que é para cima) e você não poderá abrir a porta. Se isso ocorrer, você não conseguirá chegar ao outro lado. Além disso, certifique-se que o bloco cai no chão com as argolas para cima e para baixo, e não para os lados. Se isso ocorrer, o bloco não terá altura suficiente e o portão não ficará aberto de forma apropriada. Nesse caso, siga o método sugerido no passo-a-passo acima}.
Quando você entrar na sala, dê uma olhada para o teto e observe as espadas. Elas são inofensivas no momento, então prossiga tranquilamente e entre na próxima sala. Siga para a parte de trás, onde você encontrará um Kit Médico Pequeno e Munição de Pistolas. Agora vá ao centro e colete a Chave de Damocles. Imediatamente salte para trás, pois as espadas do teto irão cair. Logo após isso ocorrer, a porta de saída se fecha, as espadas se erguem na sala anterior e a câmera nos alerta para as espadas suspensas. Isso também faz algumas plataformas caírem, para que possamos sair.
Suba pela plataforma inclinada na parte de trás da sala e use o gancho para prender na argola da parede. Corra sobre ela para chegar à plataforma oposta. De lá, salte para a plataforma no centro, em seguida para o pilar à direita. Salte para a janela da direita e use a alavanca para remover algumas espadas do piso da primeira sala. [Checkpoint] Desça para o chão e retorne à sala anterior. [Checkpoint] Tenha cuidado com a espada que despenca à frente da entrada.
O caminho à esquerda está bloqueado pelas espadas, então siga para a direita. Quando você chegar ao final, a câmera focará a cena por cima. Você terá que passar entre as espadas do centro para chegar ao outro lado da sala intacto. Você pode permanecer por um segundo nos quadrados brancos, passando pelos quadrados vermelhos. Assim que você terminar, não prossiga adiante. As espadas suspensas irão cair, então você deve se mover cautelosamente.
Siga pela esquerda até chegar a um pilar quebrado. Suba sobre ele e salte para a fenda na parede. Salte para a fenda acima, atravesse para a esquerda e suba em frente à janela. Puxe a alavanca para remover as espadas atrás da janela e outras próximas das quais você passou anteriormente. [Checkpoint] Desse modo, você não terá que passar pelos mesmos locais novamente.
5º Artefato: Desça para o chão novamente e suba sobre o pilar quebrado. Salte sobre as espadas para chegar ao outro lado. Entre na segunda sala e, novamente, faça o caminho para a plataforma no centro da sala. Dessa vez, siga para a esquerda e salte para a janela com o artefato. Suba e colete-o.
Desça e faça o caminho de volta à janela onde você puxou a última alavanca. Se agarre à estrutura vertical e salte para o pilar. Suba e salte para o próximo pilar. Salte para se agarrar à próxima estrutura vertical e solte para cair em frente à janela. Colete o Kit Médico Grande e salte para a próxima plataforma na parede. Salte para se agarrar à saliência na parede e desloque-se para a esquerda. Você precisa agora saltar para a esquerda e usar o gancho para prender na argola acima. Corra sobre a parede e salte para o pilar atrás e à esquerda.
Salte de pilar em pilar até chegar ao último. Salte para se agarrar à borda da parede, e use as outras para chegar à plataforma acima da porta. Use o mecanismo para abrir a porta e desça. Siga pela porta e prossiga pela passagem. Use a alavanca e salte para o suporte da porta. Ela irá se abrir, então assim que você ouvir o terceiro “tick”, salte para a abertura acima. Desça do outro lado e siga pela passagem para retornar à sala com as plataformas centrais. [Checkpoint] Assim que retornar, uma plataforma irá se estender, mas desta vez você não conseguirá chegar à estrutura central.
Seguindo para a porta de Poseidon: Pendure-se por um dos lados da plataforma e desça. Desça para o térreo e suba na estrutura central até chegar à primeira plataforma (após escalar a escada). Salte para a borda à direita e salte para a seguinte. Salte para se segurar à próxima, em seguida as duas acima. Suba, siga para a plataforma à direita e passe abaixado pelas rochas. No final, desça em frente à porta de Poseidon.
Pela porta de Poseidon: Siga pela porta. [Checkpoint] Siga pela passagem e use a alavanca. Salte para se agarrar ao suporte e aguarde que ela se abra. Quando você ouvir o terceiro “tick”, salte para se agarrar à abertura acima. Desça do outro lado e saque uma arma. Três ratos irão aparecer pelo canto, então liquide-os. A passagem leva você a uma piscina. [Checkpoint] Colete o Kit Médico Pequeno na parte de trás da sala e salte para a água. Mergulhe e procure por uma alavanca. Acione-a para abrir um portão próximo. Passe por ele e siga pelo túnel para chegar a outra sala com água até a metade. [Checkpoint]
6º Artefato: Salte na água e localize uma alavanca na coluna central. Acione-a para abrir um portão logo acima. Suba, escale a alcova e colete o Artefato.
Salte na água e suba a alcova à direita da entrada (estando Lara voltada para ela), onde você encontrará um Kit Médico Pequeno. Salte novamente na água e suba na plataforma circular central. Observe a alavanca (que não pode ser usada agora). Comece a escalar a estrutura até chegar ao topo. Siga pela passarela que leva à estátua de um peixe. Colete a Munição de Pistolas e puxe a caixa móvel para permitir que a água flua da boca da estátua. Isso fará a sala se encher de água até a plataforma em que você está agora. Memorize a abertura à direita da estátua. Agora, salte para a água e suba na plataforma do lado oposto. Há outra caixa móvel aqui, então empurre-a para a água.
{Nota: Você pode tomar um atalho aqui e evitar ter que drenar e inundar a sala novamente. Após puxar o bloco da boca da estátua, atravesse a ponte em frente ao portão fechado. Vire à esquerda e salte para a borda da alcova à esquerda do portão. Isso também pode ser feito antes de inundar a sala com água, mas se você não o fizer, poderá cair e morrer}.
Salte na água e puxe a alavanca que não pode ativar anteriormente. Isso irá abrir uma escotilha e liberar uma plataforma de madeira que ficará presa sob uma plataforma. Suba e saia da água. Siga novamente para a estátua e, desta vez, empurre a caixa móvel em direção à boca do peixe. Certifique-se de centralizar a caixa na boca da estátua, ou o fluxo de água irá empurrá-la de volta. Isso interromperá o fluxo de água, fazendo o nível de água retornar à posição original. Salte na água e suba na plataforma com a segunda caixa móvel. Empurre-a em direção à boca da estátua para interromper o fluxo de água. Assim o nível de água irá baixar ainda mais e fará a plataforma de madeira acessível.
Siga para a entrada e use as plataformas à direita para descer. Você terá que usar o gancho para puxar a plataforma para baixo da abertura localizada no topo da sala. Use as plataformas pelas quais você veio para retornar à plataforma circular acima. Puxe a caixa móvel para encher a sala novamente e elevar a plataforma de madeira. Antes de prosseguir, corrija a posição da plataforma e posicione-a abaixo da abertura no topo. Escale a estrutura central até o topo e puxe a outra caixa para encher a sala com mais água e trazer a plataforma para cima. Salte sobre ela e salte para se agarrar à borda da abertura. Se agarre à fenda na parede e em seguida salte para a abertura á direita. Desça do outro lado e colete a Chave de Poseidon do pedestal.
Use a alavanca para abrir a porta e desça na água. Mergulhe e entre pela passagem pela qual você passou anteriormente. Retorne à piscina e saia da água. Se o fôlego de Lara for suficiente, você pode empurrar a caixa do topo para interromper o fluxo de água, fazendo assim o nível de água baixar. Siga pela passagem e use a alavanca. Salte para se agarrar na parte de pedra da porta e espere ela se abrir. Ao ouvir o terceiro “tick”, salte para a abertura acima. Desça do outro lado e retorne à sala com a estrutura central. [Checkpoint] Ao retornar, uma plataforma se estenderá e você poderá chegar às plataformas centrais.
Assim que você tiver as quatro chaves: Salte para a plataforma da estrutura central. Faça o caminho até o térreo e use as quatro chaves para abrir a porta de saída e finalizar a fase.