Locação: Mar Mediterrâneo
Fase 03 – Niflheim
Siga pela passagem e suba os dois lances de escada. Suba na plataforma de pedra e salte para a próxima adiante. Há uma alcova à esquerda que contém alguns vasos. Salte para lá e quebre os vasos para recolher um Tesouro (11/26). Em seguida desça para o chão. Se você errar o salto, poderá subir sobre a última plataforma e tentar novamente.
Continue pelo corredor e suba o próximo lance de escadas. Se abaixe sob a pedra e Lara se agarrará à borda do buraco. Solte para cair no chão. Vire-se e entre abaixado na alcova à esquerda. Prossiga até o final do túnel baixo para chegar a um segundo buraco. Lara se agarrará à borda automaticamente, então se solte para cair no chão. Vire-se e suba na plataforma de pedra à esquerda. Em seguida salte para se agarrar à próxima plataforma e suba. Recolha o Health Potion e suba na plataforma na base da escadaria.
Volte-se para o buraco por onde veio e localize um vaso à esquerda. Quebre-o e recolha um Tesouro (12/26). As saliências acima do vaso levam de volta pelo caminho, mas não há razão para seguir por lá agora. Suba pela escadaria para chegar a um corredor com uma alcova de cada lado. A da esquerda contém um Health Potion e a da direita, alguns vasos que você pode quebrar e recolher um Tesouro (13/26). Continue pelo corredor em direção à larga abertura adiante.
Enquanto Lara se dirige à abertura na cut scene, um grande tentáculo destrói a plataforma para a qual Lara estava se dirigindo. Em seguida notamos que o tentáculo pertence a um enorme Kraken (um legendário monstro do mar da mitologia nórdica). Usando sua câmera Lara observa uma plataforma coberta de espinhos acima da cabeça do monstro, e focando em seu olho esquerdo comenta: “Eu espero que seja tão cego quanto aparenta”.
Salão do Kraken: A primeira coisa que você precisa saber é que não é possível matar o Kraken com suas armas. Precisamos encontrar outra forma de matá-lo para seguirmos pela saída. A plataforma com espinhos acima da cabeça dele fará o serviço, portanto precisamos encontrar um meio de soltá-la. Para isso, precisaremos operar dois mecanismos, um à esquerda e um à direita do salão. Enquanto estiver nesse processo, é bom evitar os tentáculos do kraken porque eles podem ser bem hostis e, algumas vezes, fatais.
Mecanismo da direita: O caminho da esquerda está bloqueado por algumas rochas, então siga pelo corredor à direita até chegar a um buraco. Salte para se agarrar às saliências à esquerda e atravesse para a direita. Salte se agarrando às bordas até chegar ao outro lado. Se você cair acidentalmente, use as frestas nas paredes para voltar ao topo. Continue pelo corredor até chegar a um segundo buraco. Aqui você tem a opção de deslizar pela rampa ou continuar usando as frestas à esquerda como apoio para se manter no topo. Não importa qual caminho você escolheu, pois ambos levam ao mecanismo.
Primeira rota/ descendo pela rampa: Desça pela rampa e prossiga pelo corredor. Passe pela primeira interseção e prossiga até o final dobrando a esquina. Quebre os vasos e recolha um Tesouro (14/26). Retorne à interseção e vire à esquerda (onde a tocha acesa está). Vire à esquerda na curva e siga pela abertura para chegar à sala com o mecanismo. Você verá algumas engrenagens à esquerda e uma argola dourada na coluna de sustentação (salte para a seção Lidando com as engrenagens).
Segunda rota/ seguindo pelo topo: Ao invés de descer pela rampa, salte para se agarrar à fresta da esquerda e faça o mesmo com as duas seguintes para atravessar. Continue pela esquerda para chegar a uma plataforma acima da piscina. Aqui você verá três hastes verticais saindo do teto. Salte para se agarrar à primeira (mais à esquerda) e então salte para se agarrar à segunda. Quando chegar à terceira, você verá que um dos tentáculos do kraken está enroscado em volta de um pilar. Por enquanto, você não precisa se preocupar com isso. Desça um pouco e salte para se agarrar à saliência do pilar. Siga para a direita o máximo que puder, mas não suba para a pataforma ainda. Observe uma barra horizontal logo adiante. Quando subir, o tempo irá passar mais devagar. Essa é a Situação de Adrenalina e você deverá agir rápido. Isso quer dizer que assim que você subir para a plataforma, o kraken irá destruí-la, então rapidamente salte da plataforma para a barra. Tome impulso e salte para a plataforma adiante.
Se você errar o salto e cair na água durante a ação em câmera lenta, nade para a direita (se estiver de frente para o Kraken) e suba a escadaria. Você verá uma plataforma alta à esquerda onde é possível subir. Siga por ela em direção a uma tocha acesa no fnal de um corredor. Siga para a esquerda e chegará à sala com o mecanismo, como faria se tivesse tomado a primeira rota, descendo pela rampa. Se você conseguir passar pela cena em câmera lenta, entre na sala à direita. Siga para o outro lado onde a alavanca está, que no momento não faz nada. Pensure-se pela borda à esquerda e desloque-se para a direita. No final, salte para se agarrar à barra horizontal e balance. Solte para cair pela rampa e descer até o chão. Você verá algumas engrenagens e uma argola dourada em uma coluna de sustentação.
Antes de fazer qualquer coisa, siga pela passagem ao lado das engrenagens e vá para a direita. Na interseção, vire à direita e em seguida à esquerda. Quebre os vasos e recolha um Tesouro (14/26). Faça o caminho de volta à sala do mecanismo.
Liberando as engrenagens: Use seu gancho para prendê-lo à argola e puxe. A coluna irá desmoronar, fazendo com que o Kraken desenrole seu tentáculo. Suba na plataforma próxima à abertura e na seguinte. Suba na plataforma de pedra acima e desça pela rampa. Salte antes de chegar ao final e se agarre à barra. Gire e salte para se agarrar na borda da parede adiante. Atravesse para a esquerda e suba na plataforma acima com a alavanca; acione-a.
A breve cut scene mostra o lado direito da ponte se retraindo e se afastando da plataforma central, liberando-a.
Mecanismo da esquerda: Saia pela ponte em direção às mãos da estátua. Salte para a parte plana da mão à direita, em seguida para a plataforma circular (com espinhos). Siga para o outro lado e entre na sala com o mecanismo. Aproxime-se da alavanca (que também não faz nada ainda). Localize uma engrenagem com uma argola dourada e use o gancho para prendê-lo. Puxe a engrenagem para seu local correto e em seguida use a alavanca para ativar o mecanismo.
Na cut scene, o Kraken irá retrair seu tentáculo e o mecanismo entrará em movimento. O lado esquerdo da ponte irá se mover para longe da plataforma com espinhos.
Matando o Kraken: Saia da sala e atravesse a ponte até o final. Salte para a parte plana da mão da estátua à esquerda. Salte para a borda no pilar e atravesse pro outro lado. Salte para a plataforma à suas costas, que está atrás e acima do Kraken. Use a alavanca para elevar a plataforma com espinhos. Aproxime-se de uma das correntes e observe a argola quebrada. Use a Precision Aim (Mira Precisa) para focar nela e attire para quebrá-la. Faça o mesmo com a outra corrente.
Na cut scene, a plataforma com espinhos cai sobre a cabeça do Kraken, matando-o. Em seguida seus tentáculos desbloqueiam a porta de saída.
Se você não estiver interessado em recolher os tesouros remanescentes, você pode saltar na água e sair da área (pule para o parágrafo A porta de Saída).
Se você observar acima da alavanca, verá uma plataforma. Para chegar até lá você terá que usar o novo sistema de saltos Chimney Jump. É o seguinte: fique na alcova à esquerda da alavanca (pode também ser feito na alcova da direita). Salte em direção à parede da direita e quando Lara a tocar, pressione saltar novamente. Quando ela tocar a parede atrás, pressione saltar novamente. Ao pressionar saltar repetidamente, você irá subir se apoiando de parede em parede. Se fizer corretamente, Lara se agarrará automaticamente à borda do pilar. Salte para sima e suba na plataforma. Siga até o final do corredor e quebre os vasos para recolher um Treasure (15/26). Retorne à plataforma com a alavanca.
Salte na água e nade para a esquerda. Há um pilar inclinado e se você mergulhar, encontrará um Tesouro (16/26) próximo. Nade para o lado esquerdo da sala (se a porta de saída estiver à suas costas) e suba pela escadaria semi-imersa na água. Siga para a esquerda e suba na próxima plataforma. Não suba pela escada à esquerda. Ao invés disso, siga para frente passando pela escada e localize alguns vasos num canto próximo. Um deles contém um Tesouro (17/26).
Salte de volta à água. Agora nade para o lado exatamente oposto. Aproxime-se da escadaria semi-imersa e você verá outro Tesouro (18/26) sob da água. Suba pela escada e siga para a direita. Suba o próximo lance de escadas e suba na plataforma alta. O corredor com a tocha acesa adiante leva de volta à sala do mecanismo da esquerda, então não siga para lá. Ao invés disso, vire à esquerda e siga pelo corredor até o final onde você encontrará alguns vasos. Um deles contém um Tesouro (19/26). Retorne à piscina.
{Nota: Você deve ter notado as plataformas no topo da sala com a piscina, mas não é possível seguir até lá. Você irá lá mais tarde}.
A porta de saída: Nade em direção à porta de saída e suba na plataforma à direita da porta. Use a alavanca para abri-la e siga por ela. Suba os dois lances de escada para chegar a um buraco. Aproxime-se da parede da esquerda e se agarre às saliências na parede. Use os direcionais para seguir usando as frestas como guia, e atravesse o buraco. Quando não for mais possível prosseguir, pressione o direcional para a direita e saltar para se agarrar ao próximo grupo de suportes. Siga um pouco mais para a direita e desça para o chão.
Suba o lance de escadas para chegar a um segundo buraco. Dessa vez há uma viga estreita pela qual você deve atravessar. Pise sobre ela e siga para frente. Se Lara perder o equilíbrio, pressione o direcional do lado oposto para corrigir a inclinação. Se quiser atravessar mais rápido, pendure-se pela borda da viga e atravesse até o outro lado. Suba em seguida. Passe abaixado sob a rocha e suba a escada para chegar à próxima sala.
Na cut scene, Lara olha através do portão fechado e reconhece a estátua. É Thor, o Deus do Trovão. Ela observa uma luva flutuando adiante e comenta que de acordo com o Eddas (uma coleção de poemas; a mais importante fonte sobre a Mitologia Nórdica) “Thor precisava de luvas de ferro especiais para empunhar seu martelo Mjolnir”.