TR1 - Header

Fase 04: Tomb of Qualopec

LOCAÇÃO: PERU

FASE 4 – TOMB OF QUALOPEC (TUMBA DE QUALOPEC)

Siga pelo túnel até chegar a uma sala com duas passagens e uma porta fechada do lado direito. Caminhe para frente e suba a rampa para ativar uma armadilha com uma esfera de pedra. Role imediatamente e corra de volta ao início da rampa, desviando para um dos lados para evitar a bola que terminará de rolar no túnel pelo qual você passou anteriormente. Agora procure uma alavanca na parede e acione-a para abrir uma porta e liberar dois raptors. A Shotgun será bem útil aqui.
Se você examinar as outras passagens, verá que a da esquerda (esquerda se o túnel pelo qual você passou estiver atrás de você) tem três portões fechados. Você precisa encontrar e acionar três alavancas para suspender os portões, o que faremos agora. Siga pela porta que você acabou de abrir (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui). Esse caminho nos leva a uma sala quadrada com 3 interseções. Com exceção da passagem pela qual você veio, cada uma das outras nos leva a uma alavanca. Você pode completar essa parte na ordem que quiser. Nós começaremos pela passagem da esquerda e nos moveremos em sentido horário.

Entrada da esquerda (símbolo do pássaro): Siga pela abertura da esquerda para chegar a uma sala com uma alavanca. Não a ative ainda. Desça na sala abaixo, que possui dois blocos altos e espinhos no canto. Siga pela abertura ao lado e suba as escadas. Você chegará ao topo de um dos blocos. Vire à direita e salte para se agarrar à borda da abertura; suba. Prossiga subindo pelos blocos e siga pela passagem adiante. Desça no outro lado e você escutará uma porta se abrindo. Aqui você tem dois caminhos a seguir. Siga para o bloco alto (lado oeste – o outro caminho leva à porta que você escutou abrir), vire à direita e salte na entrada. Siga pela esquerda e use a alavanca para mover o primeiro bloco.
Desça na sala abaixo e entre na abertura pela qual você veio. Agora use a outra alavanca que você ignorou anteriormente para mover o segundo bloco. A porta que você escutou abrir antes está à direita da alavanca. Siga por ela e suba nos blocos. Desça do outro lado e salte para o primeiro bloco. Dê outro salto para o segundo bloco, que está agora próximo aos espinhos, e mais um em direção à abertura à direita. Use a alavanca para abrir o primeiro portão.
Tenha cuidado ao sair e não se esqueça dos espinhos abaixo. Salte sobre eles, atravesse a sala e suba na abertura pela qual você entrou. Saque uma arma e esteja preparado para o raptor que irá atacar. Permaneça na passagem que leva às interseções e comece a atirar quando o raptor aparecer.

Entrada central (símbolo do sol): Siga pela abertura central para chegar a uma sala com uma alavanca em uma alcova. Abaixo da alavanca, você verá o piso decrépito. Não se preocupe com a alavanca, pois ela não tem nenhuma função. Pise sobre o chão frágil e recue antes que ele desabe. Se você aguardar um pouco, você escutará alguns rosnados. Eles pertencem a três lobos que estão na sala abaixo. Para liquidá-los rapidamente, use sua Shotgun. Pendure-se na borda, desça e extermine-os.
Suba por uma das rampas e puxe o bloco móvel uma vez. Em seguida, empurre-o para um dos lados para desbloquear a passagem. Suba as escadas e desça no buraco, onde você encontrará um Kit Médico Pequeno. Suba de volta e prossiga pela escada. Colete outro Kit Médico Pequeno no canto da sala e use a alavanca para abrir o segundo portão. Pendure-se na borda da abertura e desça. Vire-se e retorne à interseção.

Entrada da direita (símbolo do guerreiro): Siga pela abertura da direita, que nos leva a uma pequena sala com um bloco baixo e um outro bloco móvel. Empurre o bloco móvel duas vezes. Em seguida empurre o segundo bloco móvel que está à sua esquerda. Corra sobre o piso decrépito (que nos mostrará um buraco com espinhos logo abaixo) e use a alavanca para abrir o terceiro portão. Salte sobre o buraco e retorne à sala com as interseções.
(Nota: Se você for um jogador novato no mundo Tomb Raider e estiver com problemas em executar o último salto, certifique-se de manter o botão direcional Up (para cima) pressionado até que Lara chegue ao outro lado. Você pode executar um salto tomando distância ou então um salto simples (isto é, da borda do buraco). Se ainda estiver com problemas, pressione action após saltar ao buraco para que Lara se agarre à borda do outro lado. Em seguida suba).

Assim que abrir os três portões: Retorne à sala onde você iniciou a fase e siga pela passagem que estava bloqueada pelos três portões (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal no caminho). A próxima sala esconde uma armadilha com dardos, então fique alerta. Caminhe lentamente para ativar o primeiro grupo de dardos e então passe com cautela. Há outra armadilha com dardos no primeiro degrau da escada.

1º Secret: Quando você chegar ao segundo degrau, pare e vire para a esquerda. Dê uma olhada na alcova acima da armadilha de dardos (no ponto onde os dardos saem da parede). Posicione Lara com cuidado ao lado da armadilha e salte para se agarrar à borda da plataforma acima. Suba e siga para trás da estátua. A porta irá se abrir automaticamente. Tenha cuidado ao entrar. Há diversos pisos quebradiços aqui com espinhos no chão abaixo, com exceção do canto esquerdo, onde está a Munição de Shotgun (ou a Shotgun, se você ainda não a possui).

2º Secret: Não saia ainda. Vire-se de forma que a entrada fique atrás de você e pendure-se na borda da plataforma. Desloque-se para a esquerda, onde os espinhos não tocarão Lara. Desça e colete a Munição de Magnum. Caminhe pelos espinhos e suba na abertura pela qual você entrou. Se não quiser perder energia, suba pelo lado direito da abertura. Retorne às escadas.

Sala do Trono: Suba a escada e entre na sala do trono com as armas em punho. Lara irá mirar em uma múmia. Ela não atacará Lara, mas se você quiser matar todos os inimigos, terá que atirar na múmia até que ela caia. Se você se aproximar dela, a múmia irá cair, mas não contará como uma morte nas estatísticas do game. Pegue o Scion sobre pedestal. Isso causará um terremoto, bloqueando a passagem pela qual nós chegamos.

(Nota de bug: Se depois de pegar o Scion você salvar o jogo e carregá-lo novamente, o Scion irá reaparecer sobre o pedestal. Você pode pegá-lo novamente, e recarregar o jogo tantas vezes quando quiser, pegando múltiplos “Seus” ao mesmo tempo e incrementando o número de itens coletados).
Aproxime-se do portão e ele se abrirá automaticamente. Desça a rampa e prossiga com cautela. Rochas irão cair do teto da sala em que iniciamos a fase, portanto caminhe ao invés de correr, e as rochas irão cair em frente à Lara. Entre no túnel onde nós iniciamos a fase e siga pela porta aberta para retornar à piscina abaixo da cachoeira (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal no túnel).

3º Secret: Antes de sair da água, nade pela abertura submersa do lado direito da piscina que foi liberada pelo terremoto. Siga pelo túnel e saia da água. Colete o Kit Médico Pequeno e a Munição de Magnum. Salte na água e retorne à piscina.
Saia da água, evitando Larsson, e rapidamente entre na caverna do lado oposto à piscina, seguindo pela passagem tortuosa. Escale os blocos altos (o caminho para o Vale foi bloqueado) e colete o Kit Médico Grande. Retorne à entrada da caverna e atire em Larsson de lá. Quando ele cair, a fase terminará.
Na cut sem que se segue, Lara se aproxima de Larson (já que ele foi desarmado). Ela faz um comentário e diz que ele tem a atenção dela agora. Larson não responde e Lara aponta sua arma para a cabeça dele. Depois de uma pequena conversa sobre o Scion, Lara o interroga sobre onde está o restante dele. Larson responde que Natla enviou Pierre para esse trabalho e Lara pergunta onde ele está. Ele diz que não sabe e ela terá que perguntar à Natla. Ele observa a arma no chão e tenta recuperá-la, mas Lara o impede e lhe dá um golpe, deixando-o inconsciente. “Obrigada, eu irei!”, ela diz, e então vai embora.

<< Fase anterior – The Lost Valley | Índice de fases | Próxima fase – St. Francis Folly >>