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Fase 12: Barkhang Monastery

Local: Tibete

Fase 12 – Barkhang Monastery (Mosteiro de Barkhang)

{Nota sobre os monges: os monges que Lara encontrar nesta fase são amigáveis. Se você não atacar nenhum dos que encontrar eles também não irão lhe atacar. E quando os capangas aparecerem, os monges irão lhe ajudar a acabar com eles. Entretanto, se mesmo por acidente Lara atingir um deles, todos os outros da fase irão se voltar contra você. Portanto, tome cuidado quando for atirar nos capangas na presença de um monge}.

Siga pelo túnel para chegar ao exterior do Monastério. Três monges estão lutando contra dois capangas. Se quiser ajudar, tome cuidado para não mirar no monge (recomendo salvar o jogo sempre antes de lutar contra os capangas na presença dos monges). Assim que eles morrerem, colete munição de uzi, um Kit Médico Pequeno e munição de pistolas automáticas.

Entrando no Monastério: Suba a escada oposta aos degraus do Monastério e quando chegar ao topo saque uma arma e mate um corvo que aparece. Vire-se para a escada e salte para a plataforma à direita. Daqui, salte para frente e suba. Desça na plataforma abaixo e salte para as rochas à direita. Outros dois corvos irão aparecer, então cuide deles. Vire-se para o lado pelo qual veio e dê um salto lateral para a esquerda para cair em uma rampa íngreme. Segure-se na borda, solte e se agarre à fenda abaixo. Desloque-se para a esquerda e suba. Atire na janela e entre na biblioteca.

O Monastério: Saia da biblioteca e entre no corredor. Um monge está patrulhando os corredores e se você prosseguir adiante para o Strong Room (Sala do Forte) um capanga irá entrar pela janela e o monge irá atacá-lo. Se ele não conseguir matá-lo, liquide o capanga e colete a munição de pistolas automáticas. Saia por onde o capanga entrou e encontre um par de granadas. Retorne ao corredor e prossiga para o outro lado. À frente você pode ver a porta dupla que leva ao Hall Principal do Monastério. Entre na sala da esquerda e um monge irá sair para matar um capanga que surge por trás. Assim que ele morrer colete um Kit Médico Pequeno e munição de uzi.

Segundo andar do Hall Principal: Suba pelas escadas para chegar ao segundo patamar do Hall Principal. Siga para a direita, entre no corredor pelo qual saiu um monge e colete a Main Hall Key (Chave do Hall Principal). Volte e prossiga para o outro lado do corredor. Desça na sala abaixo e atravesse a entrada do corredor para desativar uma armadilha (uma bola de pedra irá rolar pelo corredor). Siga pelo corredor e quando chegar na junção em T, aproxime-se dos flares e recue novamente para evitar outra bola de pedra que rola da esquerda. Suba a rampa e aproxime-se da piscina. Melhor salvar o jogo aqui. Observe que na piscina abaixo há uma abertura por onde a água desce. Se você se aproximar demais será sugado. Pule na água e nade para o outro lado. Vire para a esquerda e nade pressionando o botão da direita para ficar próximo à parede. Entre na passagem à direita, suba e respire. Se a água puxar Lara, mantenha o botão de nadar pressionado e você conseguirá sair. Desça no poço e continue pelo túnel escuro. As batidas que você está escutando são as portas se fechando e abrindo à sua frente, então é melhor acender um flare para poder enxergar melhor. Passe por elas e suba a escada no final do túnel. Um monge irá aparecer e lutar contra dois capangas. Ajude-o se quiser e depois colete o Kit Médico Pequeno que um deles deixa. Entre na sala escura, suba pelas estruturas douradas à esquerda e colete o Prayer Wheel #1 (Roda de Orações). Depois de coletá-lo, chamas irão surgir sobre as estruturas metálicas. Para passar por elas, dê saltos entre as chamas até embaixo. Volte à sala anterior e localize dois blocos móveis. Puxe ou empurre-os para revelar uma passagem que leva a uma escada. Suba por ela para retornar ao corredor das armadilhas com as bolas de pedra. Retorne ao segundo patamar do Hall Principal e desça as escadas para chegar às portas fechadas que levam ao hall.

{Nota: se você não matou ou feriu nenhum monge até aqui, você deve ter notado um capanga morto sobre o segundo patamar, que foi morto por um dos monges. Mas se você tiver matado os monges anteriormente, este capanga deve estar circulando pelo patamar}.

Use a chave para abrir para destrancar as portas duplas que levam ao Hall Principal. Dois monges estarão patrulhando este hall, e se você for até o meio do pátio três capangas entrarão pelo corredor anterior. Você pode ajudá-los se quiser. Quando os capangas estiverem mortos, colete um Kit Médico Pequeno, um kit Médico Grande e munição de pistolas automáticas.

No corredor das lâminas: Há diversas passagens ao redor deste hall, mas por enquanto entraremos na primeira passagem à direita, que leva a uma sala com estantes e mesas. No canto da direita há um corredor com três lâminas horizontais que se movem para os lados. Para passar pela primeira delas, posicione Lara no centro do piso anterior e dê um salto quando a lâmina estiver do seu lado. Entre na sala à esquerda e encontre a Strongroom Key (Chave do Forte). Retorne ao Hall Principal (não é necessário atravessar as outras duas lâminas, porque o corredor leva a um lugar sem saída).

Sala do Forte: Saia do Hall Principal e entre na sala no final do corredor à esquerda. Use a chave para abrir a porta e pegue a Rooftops Key (Chave do Terraço). Volte ao corredor e entre na sala com as lâminas circulares (a primeira à direita). Atravesse para o outro lado da sala e use a chave para ter acesso aos telhados.

No Terraço: Observe as chamas à frente (veja também os olhos sinistros se movendo na parede, ao lado do corredor). Para desativá-las, entre à direita e localize uma alavanca. Ela é temporizada, mas não corra feito um maluco porque o tempo é suficiente. Depois de acioná-la, salte para o lado e dirija-se para o maçarico. Dê saltos entre os maçaricos (sem tomar impulso, do contrário você ficará travado).

Assim que atravessá-los, desça as escadas à esquerda, onde há três alçapões dourados. Dois monges subirão correndo as escadas, porque dois capangas irão surgir. Depois de mortos, colete um Kit Médico Pequeno e munição de uzi que eles deixam. Suba algumas escadas na parede e encontre munição de M16. Desça e use a alavanca para abrir dois dos alçapões. Desça com cuidado e atire nas janelas para encontrar duas Gemstones (Pedras Preciosas). Use outra alavanca, à direita da sala, para abrir o terceiro alçapão e retornar ao terraço. Volte para o corredor com os maçaricos (que agora devem estar desativados) e siga para a esquerda. Coloque uma das Gemstones no receptáculo atrás das estátuas douradas para mover a porta em forma de estrela do outro lado do pátio. Entre na sala e puxe o caixote duas vezes para revelar um cubículo, onde você encontrará o Prayer Wheel #2. Pegue-o e faça o trajeto de volta ao Hall Principal.

Sala com caixotes móveis: Siga até o canto direito do hall e desça as escadas onde não há corrimão. Entre no corredor à direita e depois na primeira sala à direita. Há diversos caixotes aqui, porém apenas três são móveis. Você pode rearranjar os caixotes para encontrar alguns itens. O primeiro deles está à esquerda da pilha. Vá para a esquerda e puxe-o uma vez. Pule no espaço entre a parede e o caixote e empurre-o para que fique ao lado da entrada. Agora puxe o segundo bloco uma vez e coloque-o onde o bloco anterior estava inicialmente. Vá para o outro lado e encontre munição de pistolas automáticas. Agora puxe o primeiro bloco para frente da entrada, bloqueando-a e suba na pilha. Puxe o bloco da esquerda e encontre dois pares de arpões. Desça e prossiga pelo corredor. Pule sobre a grade no chão, que se abre quando Lara pisa sobre ela, e pressione ação se necessário para se segurar à escada. Não há nada lá embaixo, portanto prossiga à frente. Na junção em T do corredor, a passagem da direita leva a uma porta fechada, portanto siga pela esquerda e suba os degraus. Quatro capangas (!) irão surgir no começo da escada, então saque uma boa arma e atire na janela à frente. Guarde a arma, role e se pendure no peitoril da janela. Solte e caia no pátio abaixo. Há três monges patrulhando aqui, e se você foi uma “Boa Lara”, eles irão lhe ajudar a matar os capangas. Use a alavanca par abrir a porta e deixe os monges fazerem o trabalho (ajude se quiser). Assim que os capangas estiverem mortos, colete um Kit Médico Pequeno e um Grande, além de munição de shotgun.

Suba as escadas do outro lado do pátio e desça na plataforma ao lado (ou salte para trás). Suba as outras escadas para chegar ao topo, onde você encontrará o Prayer Wheel #3. Desça novamente as escadas e faça o caminho de volta à sala com os caixotes móveis. Saia para o corredor e siga para a direita. Siga até o final do corredor e entre na sala à frente. Dois monges surgirão da passagem assim que você passar por ela, em direção a dois capangas que vêm atrás de Lara. Você pode ajudá-los e depois que os capangas estiverem mortos colete munição de uzi e granadas.

Área com armadilhas: Siga pela passagem da esquerda, onde à frente você pode ver uma chama bloqueando a passagem. Do outro lado você pode ver algumas armadilhas. O fogo se apaga quando você pisa no quadrado à frente dele e torna a acender após alguns segundos depois que Lara sai deste determinado quadrado. Posicione-se no limite da esquerda ou da direita deste quadrado e aproxime-se da chama (mas continue no quadrado!). Quando a bola com espinhos se afastar de Lara, corra e role para o buraco. Siga para o outro lado. Há uma roda rolante no corredor acima. Quando ela rolar para a esquerda, suba rapidamente e caia no buraco do outro lado, tomando cuidado com outra bola com espinhos que se balança sobre ele. Siga até o final e suba pela plataforma da direita.

1º Secret: Antes de seguir para a próxima sala, siga a roda quando ela rolar para a esquerda e entre em um dos cubículos para se proteger quando ela voltar. Depois que ela passar, siga para o final do corredor e pare assim que virar à esquerda. Há duas portas que se abrem e fecham protegendo o secret. Passe por elas com cuidado e colete o Dragão de Jade. Retorne com cuidado e entre na sala da esquerda. Colete a Trapdoor Key (Chave do Alçapão), suba a rampa e caia na piscina abaixo.

2º Secret: Nade para o extremo direito da piscina, onde encontrará uma passagem submersa. Nade por ela e colete o Dragão de Prata (Atenção: você precisa coletar este secret agora, porque depois a piscina será esvaziada e o secret ficará inacessível).

Saia da água e siga pela abertura para retornar ao corredor. Faça o caminho de volta ao Hall Principal. Siga para o outro lado do hall, próximo a um alçapão dourado e localize uma fechadura. Use a Trapdoor key para abrir o alçapão e desça por ele. Siga pelo túnel e saia do outro lado. À direita há uma alavanca que abre uma porta que dá acesso ao Hall Principal. Quando você acioná-la dois capangas irão aparecer no hall e os monges irão lutar com eles. Deixe-os e siga para o outro lado. Siga pelas rampas até chegar a um pilar alto. Siga para a esquerda e suba na abertura. Suba pelas escadas e desça na plataforma acima do pilar. Saque uma arma e siga pela direita, onde há uma ponte. Um capanga e um corvo irão atacar, então cuide deles e colete a munição de M16 com o capanga.

Adquirindo a última roda de orações: Atravesse a ponte e siga para a direita. Mate dois corvos que surgem, mas tome cuidado para não acertar o monge que está por perto. Siga para a direita e suba nas rochas. Do topo, corra e salte para se agarrar a uma plataforma próxima. Suba, siga para o final e salte para o telhado da construção. Desça pela abertura e colete o Prayer Wheel #4. Use a alavanca para abrir a porta e saia. Um capanga irá aparecer e o monge irá lutar com ele. Ajude-o se quiser e colete a munição de shotgun.

De volta ao hall: Retorne ao hall pelo mesmo caminho e se você tiver acionado a alavanca que dá acesso ao Hall Principal os capangas devem estar mortos.

Siga para o outro lado do hall e localize uma passagem com uma escada. Suba por ela para chegar ao topo da estátua do Buda. Tome distância e salte para ela. Suba na mão da direita e salte para a cabeça da estátua. Siga para o outro lado e salte para a outra mão. Aproxime-se da borda, salte e se agarre à abertura acima. Suba e coloque a segunda Gemstone no receptáculo para abrir um alçapão na sala abaixo da estátua. Volte à mão da estátua e escorregue pela frente dela para retornar ao chão.

3º Secret: Vá para a parte de trás da estátua e salte sobre a rampa. Observe uma abertura acima: suba até lá e colete o Dragão de Ouro (e receba como bônus quatro pares de munição de M16).

Desça para o chão e vá para a frente da estátua. Entre na sala e desça pelo alçapão que você abriu. Siga pelo túnel até o final para emergir em uma sala com um encanamento. Localize uma alavanca à esquerda deste encanamento e acione-a para abrir uma porta do outro lado. Siga por ela e observe o bloco móvel à frente. Vá para a esquerda dele e empurre-o para frente da nascente de água que desce das rochas, interrompendo seu fluxo. Retorne à sala anterior e desça de costas a rampa à esquerda, agarrando-se na borda. Caia na piscina, agora vazia, e localize outro bloco móvel. Suba na plataforma e empurre-o para encontrar o Prayer Wheel #5. Colete-o, desça para o chão e suba as escadas do outro lado. Saia pela passagem da esquerda e retorne ao Hall Principal.

De posse dos 5 Prayer Wheel: Contorne a estátua, suba os degraus do outro lado e entre na antecâmara. Coloque as rodas de orações nos locais correspondentes para abrir as portas duplas e ter acesso à Sala do Seraph. Entre na sala e suba a rampa. Coloque o Seraph no seu repositório original e passe pela porta que se abre à direita para finalizar a fase.

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