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Fase 12: Thames Wharf

Locação: Londres – Inglaterra

Fase 12: Thames Wharf (Cais do Tâmisa)

{Nota sobre os inimigos: Os inimigos desta fase usam armas equipadas com mira laser. Quando Lara os liquida e eles começam a cair, ainda são capazes de atirar mais uma vez. Portanto, assim que os matar, salte para cima ou para trás se possível, para evitar este tiro que pode reduzir sua energia}.

Lara inicia a fase sobre uma plataforma alta. Vamos pegar alguns itens e um secret antes de prosseguir com o jogo (se não estiver interessado – já que terá que fazer um longo percurso de volta a esta plataforma – pule para o parágrafo “De volta ao início” abaixo).

Da posição inicial, vire-se e ande até a borda da plataforma. Vire à esquerda para visualizar o telhado inclinado, de forma que a plataforma de metal esteja atrás de Lara. Aproxime-se o máximo possível do telhado, recue uma vez e dê um passo para trás (de forma que Lara possa saltar sem “travar” ao esbarrar na borda do telhado). Agora corra para frente e salte para cair do outro lado do telhado, em um beco. Siga para o final e vire à direita, onde encontrará um Cristal e a Munição de Shotgun. Retorne e suba no bloco do canto. De lá suba para a plataforma acima.

1º Secret (1-5): Estando o guindaste à sua frente, desça para a plataforma à direita. Salte para a próxima plataforma baixa adiante (o guindaste deve estar à sua esquerda agora) e caminhe até o final. Vá descendo pelas plataformas à frente até chegar à última, próxima a uma rede de arames farpados. Observe uma alcova à esquerda. Salte até lá sem pressionar “ação” e caminhe entre os arames para o outro lado. Entre na passagem e mate os dois ratos que aparecem. Colete aqui um Míssil e um Kit Médico Pequeno.

Método alternativo: Da plataforma sobre o guindaste você pode saltar diretamente para ele, entretanto irá perder um pouco de energia. Siga então para a direita e desça sobre a rocha abaixo do guindaste. Daí salte para a plataforma do outro lado e faça o caminho descrito acima até o secret.

Fazendo o caminho de volta: Saia e caminhe entre o arame para a esquerda. Aproxime-se da plataforma alta e pressione “ação” juntamente com o direcional para que Lara se agarre à borda acima (ela perderá um pouco de energia). Vá subindo pelas plataformas e pela escada até se aproximar da rocha sob o guindaste. Salte sobre ela e de lá suba para o guindaste onde o corrimão está quebrado. Vire-se, recue e corra para saltar sobre a plataforma à frente, pela qual você desceu anteriormente. Salte para a próxima plataforma, vire à esquerda e salte para a borda acima. Suba e escorregue de volta ao beco onde estava o Cristal.

Novamente, suba no bloco do canto e então para a plataforma acima do guindaste. Vire à esquerda e salte para se agarrar à borda do telhado inclinado que percorre toda a lateral do beco. Desloque Lara um pouco para a esquerda e suba. Ela irá escorregar e cairá sobre a plataforma inicial da fase.

De Volta ao Início: Estando o telhado inclinado atrás de você, desça para a pequena plataforma de metal à direita. A câmera irá mudar e mostrará a chave que você terá de acionar. Pendure-se na borda da grade e caia na rampa abaixo, saltando em seguida para a plataforma com a chave. Ou, desça para a grade e de lá caia na rampa, se agarrando à borda. Pressione “ação” para se agarrar na borda, suba e dê um salto para trás (se você cair acidentalmente no telhado diretamente abaixo da rampa você pode simplesmente saltar para se agarrar à borda, subir e dar o salto para trás). Mate o corvo que aparece e acione a chave para levantar um alçapão no prédio do lado oposto. Salte para se agarrar às barras no teto e atravesse para onde está o zip line (ou simplesmente corra e salte para lá).

Prédio oposto: Se agarre ao zip line e atravesse para o lado oposto. Se agarre na fenda e desloque Lara para a direita, mas não suba ainda. Há um homem patrulhando a área acima, portanto espere que ele entre no edifício e então suba. Entre na passagem à esquerda, onde há um disjuntor. Espere o guarda retornar e liquide-o. Colete o Kit Médico Pequeno que ele deixa.

Ignore o disjuntor por enquanto, entre no prédio e siga para a esquerda. Dê um salto simples para a próxima plataforma. O piso adiante irá se quebrar se você permanecer muito tempo sobre ele. Então corra e salte para a plataforma do outro lado. Mate os dois ratos e entre na passagem adiante. Mate outro capanga no final do corredor e colete a Flue Room Key (Chave da Sala da Chaminé). Faça o caminho de volta à área onde matou os ratos.

Pendure-se na borda da plataforma (desloque-se para a direita se necessário), solte “ação” e segure-o novamente para se agarrar à borda abaixo (se você cair na plataforma de metal você pode retornar à grade, pois ela não é muito alta). Suba e acione o botão para abrir um alçapão próximo à entrada deste edifício. Desça para a plataforma de metal abaixo e entre agachado pela passagem para coletar alguns Arpões. Desça para o chão e colete alguns Flares e um Cristal nos dois extremos abaixo da entrada, além de um Kit Médico Pequeno sob os escombros da plataforma que desabou. Acione o botão para abrir um alçapão no topo da escada e escale até o topo. Desmonte na plataforma à direita.

Agora você precisa sair do edifício. Você pode fazer isso executando um salto para se agarrar à plataforma pela qual veio. É aquela em frente do piso que desabou. De lá, salte para a plataforma em frente à entrada. Ou, você pode usar o alçapão que abriu próximo à entrada. Pendure-se na borda e desça para a plataforma de metal. Vire-se e salte para se agarrar à plataforma do outro lado (ou se agarre na fenda e desloque-se para a direita). Suba e siga para o final. Vire à direita e caminhe até a borda. Salte para se agarrar à plataforma em frente à entrada e suba.Saia e agora use o disjuntor para baixar o alçapão ao lado. Pendure-se na borda e caia na plataforma abaixo. Mate o corvo que aparece. Você notará que há cinco aberturas na parede. A do meio está exatamente abaixo do alçapão. Salte para se agarrar à borda e desloque-se para a direita. Suba na primeira passagem e colete Munição de Shotgun.

2º Secret (2-5): Retorne à fenda e desloque Lara mais para a direita. Suba e colete mais Munição de Shotgun. Saia e retorne à plataforma.

Plataforma sobre o beco: Conte as cinco aberturas e entre na segunda da esquerda. Avance e quando chegar na junção em T continue pela direita. Você chegará a uma plataforma sobre um beco. Salte para a plataforma ao lado e acione o botão para liberar um segundo botão em algum lugar. Retorne à plataforma anterior e entre novamente na passagem baixa para retornar à plataforma com as cinco aberturas.

O Pátio: Estando Lara voltada para as cinco aberturas, desça na rampa à esquerda para aterrissar em uma caixa de metal. Saque uma arma e mate o capanga que está do outro lado do pátio. Colete Munição de Uzi atrás de um caixote baixo e um Cristal e alguns Flares em uma abertura atrás dos caixotes no extremo direito. Escale a pilha de caixas, vire à esquerda e salte para a plataforma com uma escada. Suba até o topo e desça em um dos lados. Suba a próxima escada à direita e depois a outra para chegar ao topo, próximo de onde você iniciou a fase. Aqui você pode escolher duas alternativas:

Saltar para a plataforma oposta, onde você iniciou a fase. Então, novamente desça para a grade no final da plataforma, caia na rampa e salte para a plataforma com a chave. Desta vez, não salte para a plataforma com o zip line. Ao invés, vire-se para o edifício oposto e caminhe até a borda pelo lado esquerdo. Alinhe Lara com a plataforma em que há um Kit Médico Pequeno e salte para lá.

Dê um salto simples pressionando “ação” em direção à plataforma do início da fase para cair em uma plataforma de metal diretamente abaixo. Vire-se para o beco e observe embaixo. Você pode ver um telhado e um Kit Médico sobre uma rampa à direita. Tome distância e salte pressionando “ação” para que Lara se incline e não perca energia com a queda. Desça na plataforma com o Kit Médico Pequeno.

Fazendo a travessia: Salte para se agarrar à fenda acima e desloque-se para a direita. Suba na plataforma plana, salte para a rampa adiante e suba na passagem à esquerda. No final, siga a passagem da direita para chegar a uma plataforma acima do beco, onde há um andaime. Salte o buraco e continue à frente. Suba na plataforma de madeira e mate o corvo que aparece. Colete o Kit Médico Grande e acione o botão que você desbloqueou anteriormente para elevar o andaime. Retorne para perto do beco e salte para a plataforma oposta. Vire-se para o andaime e salte para lá, pressionando “ação” para evitar bater na rampa acima. Mate o corvo e salte para a entrada ao lado. Colete os Flares e use a Flue Room Key para abrir a porta (o corvo descrito acima pode atacar quando Lara sair da sala).

Sala da Chaminé: Desça e siga para o outro lado. Pegue o Cristal e acione o botão à esquerda para desligar as chamas em algum lugar. Porém, as chamas serão acionadas nesta sala em que você está. Passe agachado pelo primeiro par de chamas e atravesse para a saída quando o segundo par de chamas se extinguir. Saia para o exterior e salte para o andaime. Desça para a plataforma à esquerda e novamente faça o caminho para a plataforma com as cinco aberturas. Você precisa agora fazer o caminho de volta para a plataforma onde iniciou a fase, de lá para a plataforma com a chave que aciona o alçapão e finalmente para a rampa onde havia um Kit Médico Pequeno. Use a fenda novamente para atravessar o edifício e chegar ao outro lado.

Dica: Agora há um inimigo patrulhando um dos locais por onde você precisa passar. Se quiser liquidá-lo facilmente equipe sua MP5 ao chegar à plataforma do início da fase e aproxime-se da borda. Vire à esquerda e observe que ele patrulha o outro lado do edifício. Quando ele aparecer, atire. Ele irá se esconder, mas retornará. Atire novamente e faça esse procedimento até que ele morra.

Quando chegar ao outro lado do edifício, ao invés de seguir pela passagem da direita (onde o guarda estava – ou está, se você não o matou) suba na passagem adiante. Aproxime-se do buraco mas não desça ainda. Salte para o outro lado e colete Munição de Shotgun.

3º Secret (3-5): Siga para a esquerda, vire-se e recue para se agarrar à borda. Desça pela grade e colete o Míssil. Suba novamente a grade e salte sobre o buraco para a plataforma oposta.

Invasão à indústria: Pendure-se na borda do buraco e desça. Escorregue pela rampa para chegar a uma plataforma sobre o beco com o andaime. Dê um salto simples para a entrada adiante, pressionando “ação” para evitar bater no teto. Escorregue pela próxima rampa e pegue o Cristal e um Kit Médico Grande. Desça um pouco mais e mate dois ratos que aparecem adiante. Aproxime-se da borda do túnel.

A indústria: Há um guarda logo abaixo, então mantenha-se alerta. Se você descer de costas ele estará à sua esquerda. Você notará nesta sala um disjuntor e dois botões sob uma redoma. Se você seguir pelo corredor, encontrará duas aberturas. Cada uma leva a um tanque. O primeiro está cheio até a metade e o segundo está vazio. Use o disjuntor para encher ambos os tanques.

Siga para o segundo tanque e pule na água. Pegue o Kit Médico Pequeno e a Munição de Uzi no fundo e puxe a alavanca submersa do lado oposto à entrada para abrir uma escotilha no primeiro tanque (há uma outra abertura em cima que leva a um terceiro tanque, porém ele está vazio). Então, saia da água, atravesse o corredor, mas não entre no primeiro tanque ainda. Acione o disjuntor novamente para baixar o nível de água nos dois tanques.

Agora entre no primeiro tanque, desça sobre os blocos abaixo e pule na água. Nade através da escotilha e aproxime-se das hélices. Quando Lara se aproximar elas irão reduzir a velocidade de rotação, aí você poderá passar por elas (se você não tiver acionado o disjuntor pela segunda vez as hélices não irão reduzir a rotação e você não conseguirá passar). Nade para o outro lado e suba à superfície. Saia da água e mate o guarda que aparece no final do corredor. Siga até lá e colete Munição de Shotgun. Recue um pouco e, antes de entrar agachado pela passagem, mate dois ratos que aparecem lá. Entre na abertura, colete o Kit Médico Pequeno e prossiga pelo corredor.

Sala com máquina elétrica: Desça para o nível inferior. Assim que você entrar na próxima sala, a câmera lhe mostrará um painel. Tenha isso em mente. Há uma máquina elétrica que se move ao redor do túnel, e que gira um tipo de hélice eletrizada. Mantenha-se longe , pois se Lara tocar nela será eletrocutada. Siga para a direita,onde encontrará um Cristal e um botão que acende as luzes.

Observe o caixote móvel do outro lado do túnel. O objetivo é movê-lo para a interseção entre longo corredor e o pequeno, que está em frente ao painel. A máquina irá bater no caixote, virar e entrar na alcova com o painel. Ao bater no painel a máquina entrará em curto-circuito. Mas fique atento: se a máquina tocar do caixote (que por sinal é de metal) enquanto Lara está em contato com ele, será eletrocutada. Quando você conseguir fazer isso, um alçapão se abrirá e um dos botões protegidos com a redoma será desbloqueado.

Saia e suba a escada, passando pelo alçapão que você abriu. Acione o botão desbloqueado para encher o terceiro tanque com água. Vire à direita e mate outro guarda que aparece. Agora use o disjuntor para encher os outros dois tanques.

Terceiro tanque: Siga para o segundo tanque e pule na água. Suba na abertura à esquerda e siga para o terceiro tanque. Assim que saltar na água um alarme será acionado. Suba na plataforma do lado oposto e mate o guarda que aparece pela porta. Entre na sala e acione o botão para desbloquear o outro botão com a redoma na sala de controle.

{Nota: Você terá que encher o terceiro tanque novamente para acessar a escotilha no fundo. Porém, se você não se importar em perder alguns itens e inimigos, você não precisará retornar à sala de controle para acionar o botão que enche o terceiro tanque e depois voltar aqui. Assim que você atravessar o tanque – como descrito abaixo – agache e pendure-se na borda da abertura. Solte “ação” e você irá cair em uma plataforma triangular no canto da sala. Vire-se e observe o fundo do tanque. A escotilha está aberta e você pode cair por ela dando um salto simples da borda da plataforma. Salte o próximo parágrafo}.

Saia e siga pela ponte à esquerda. Salte para se agarrar às grades no teto e atravesse para o outro lado. Desça na plataforma e mate dois ratos à direita. Entre na passagem da esquerda e colete o Kit Médico Pequeno. Siga pelo corredor, coletando o Cristal e um Kit Médico Grande pelo caminho. Caia na água embaixo (este é o segundo tanque) e saia para o corredor que leva aos botões, matando outro guarda pelo caminho.

Use o botão da esquerda para encher o terceiro tanque e ter acesso à escotilha. Agora, siga para o terceiro tanque, através do segundo e pule na água. Entre na escotilha e colete alguns Arpões. Siga o longo túnel até poder emergir em uma sala alagada. Você encontrará Munição de Shotgun e um Kit Médico Pequeno nos dois extremos submersos da sala. Pegue-os e saia da água pela plataforma em que há uma escada. Mate um inimigo que aparece e colete o Kit Médico Pequeno que ele deixa. Pegue o Cristal no corredor à esquerda e dê um salto simples para se agarrar à escada (tome cuidado com o arame farpado no fundo). Suba até o topo.

No Guindaste: Caminhe através do arame e dê um salto simples para a plataforma de metal adiante. Vire à direita e salte para se agarrar na borda do telhado com arame farpado. Suba e caminhe para a direita, onde você encontrará uma plataforma plana. Vá saltando pelo telhado até o topo. Comece a descer pelo outro lado e aproxime-se do canto direito. Há um pequeno espaço onde você pode descer sem se ferir no arame. Desça de costas e agachado no pequeno espaço sem arame. Caminhe para o outro lado e colete Munição de Desert Eagle. Retorne ao topo pelo mesmo caminho.

A Catedral: Quando Lara subir na plataforma ao lado para a Catedral, dois capangas irão aparecer pela esquerda. Se você esperar poderá matá-los um por um. Agora entre na Catedral e localize um bloco móvel que está na base do pilar central. Puxe-o duas vezes e suba. Salte para a plataforma à direita e desça na pequena alcova, onde você encontrará o Kit Médico Grande. Retorne à plataforma anterior.

4º Secret (4-5): Não desça para o chão ainda. Há um outro buraco atrás da plataforma do outro lado. Estando a alcova em que você pegou o kit médico atrás de você, tome distância e salte sobre a rampa adiante sem pressionar ação. Mantenha apenas o botão direcional pressionado durante o salto para evitar escorregar. Colete a Cathedral Key (Chave da Catedral) e salte para sair do buraco (Você não usará esta chave, e ela desaparecerá do seu inventário quando você passar de fase. Porém você precisa pegá-la, pois conta como um secret).

5º Secret (5-5): Saia da Catedral pela passagem em frente ao bloco móvel. Siga para a direita e no segundo extremo da plataforma localize uma escada. Desça para o telhado abaixo e pelos outros dois blocos. Pegue o Kit Médico Grande na passagem baixa e retorne à plataforma.

Siga para a esquerda e desça onde não há corrimão para finalizar a fase.


Cutscene

Lara: Para quem você está trabalhando?

Mercenário: O quê?

Lara: Você me ouviu.

Mercenário: Eu não ouvi! Sério! O que você disse?

Lara: Eu disse, ‘Quem te contratou?’

Mercenário: Srta. Sophia Leigh.

Lara: Quem é ela? O que ela faz?

Mercenário: Eu não sei. Verdade! Eu não sei! Eu apenas mato pessoas para ela.

Lara: Um trabalho ético e louvável, eu acho.

Mercenário: É, eu fico horas fazendo isso. Como fizeram, meu pai e meu avô, antes de mim.

Lara: Quantos anos têm essa Srta Leigh?

Mercenário: Eu não sei. Entre vinte e trinta.

Lara: Certo.

Mercenário: É. Para algumas pessoas, como você, nós recebemos um bônus especial.

Lara: Estou lisonjeada.

Mercenário: Quero disser, eu poderia até me aposentar depois desse serviço.

Lara: Então você deveria ter cuidado com… o sino.

O sino bate no mercenário e ele é jogado longe.

Lara observa o mercenário cair: Feliz aposentadoria.

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