Locação: Londres – Inglaterra
Fase 14: Lud’s Gate (Portal de Lud)
{Nota: Na cut scene da fase anterior, o líder dos Amaldiçoados ofereceu ajuda a Lara e a pediu para lhe trazer o fluído de embalsamamento. Já que Lara concordou, os capangas nesta fase agora são seus aliados, portanto não há razão para atirar neles}.
Vire à esquerda e siga o capanga através da caverna, passando por suas alcovas com outros dois capangas. Você chegará a uma sala com duas piscinas.
1º Secret (1-6): Das duas aberturas à frente, siga pela da esquerda (a outra leva ao mesmo local, mas por ela você perderá o 1º secret). Desça pela rampa adiante e imediatamente entre na passagem do alto à direita, antes que o teto com espinhos desça e faça uns buraquinhos em Lara. Após descer a rampa, acione o botão abaixo à direita para abrir um alçapão acima. Não siga por ele agora. Ao invés, saia pela entrada ao lado e desça para as rochas. Siga para a direita, onde você encontrará uma plataforma plana. Pendure-se e desça em um local seguro próximo aos arames farpados. Caminhe por eles para o outro lado e suba na passagem acima. Desça pela direita e colete um Kit Médico Grande e alguns Flares.
Para sair, observe uma plataforma acima de onde você pegou o kit médico. Pendure-se lá e suba. Agora suba na plataforma à direita. Vire-se e dê um salto em diagonal para a rampa à esquerda. Desça para as rochas novamente e retorne à entrada pela qual passou antes. Acione o botão se ainda não o tiver feito e suba na coluna à esquerda. Aproxime-se da grade e segure action e o direcional para cima para se agarrar à grade. Sem se mover, dê um salto para trás para cair sobre uma plataforma de madeira. Vire-se e colete um Kit Médico Grande no canto direito (este seria o local pelo qual Lara chegaria se tivesse seguido pela passagem da direita, em frente às duas piscinas).
2º Secret (2-6): Salte para a grade e desloque-separa a esquerda (tome cuidado com o arame farpado no chão). Comece a subir até você ver um duto de ventilação à esquerda. Acima do duto há uma janela com uma iluminação roxa/ vermelha. Alinhe a cabeça de Lara com a parte de baixo desta janela e pressione jump e roll ao mesmo tempo para girar no ar. Mantenha action pressionado para se agarrar à grade de trás. Suba na abertura e colete o Míssil (ou a Bazuca, se ainda não a tiver).
{Nota: Devido à grade, Lara não conseguirá subir para a abertura se você apenas segurar o direcional para cima. Pressione o botão de agachar ao mesmo tempo e se isso também não funcionar, tente o seguinte: solte action e rapidamente pressione-o novamente. Assim Lara ficará pendurada apenas pelas mãos. Então rapidamente pressione o direcional para cima antes que ela coloque os pés na grade novamente}.
Retorne à grade e desça até próximo à rampa. Salte para trás e role novamente e se agarre à grade anterior. Suba até que você veja uma janela com grades com uma iluminação verde (à esquerda). Posicione as pernas de Lara no topo desta grade e apenas dê um salto para trás para cair em uma alcova. Não gire no ar, senão você não conseguirá entrar. Pegue o Cristal e a Munição de Shotgun e retorne à grade anterior. Suba até o topo e entre na abertura à direita.
Entrando no Museu: Entre agachado pelo duto à frente, passe direito pela abertura e siga até o final, virando à direita. Pegue a Munição de Shotgun e retorne à abertura, onde Lara pode ficar de pé. Suba na plataforma à esquerda e colete o Kit Médico Pequeno. Desça na sala de controle e mate o guarda. Um segundo guarda está atrás da porta. Como não há outro jeito, acione o botão na parede para abrir a porta e mate o guarda. Puxe o bloco móvel uma vez, siga para o outro lado e empurre-o para o piso acinzentado. O que você escutou foi o som de um pilar que estava bloqueando a entrada da próxima sala se abaixar. Agora saia para o corredor e vire à direita (a abertura no fim do corredor é onde você pegou a munição de shotgun).
Sala com blocos egípcios: Entre na sala adiante. O objetivo é chegar na parte superior da sala e sair pela extrema esquerda. Por enquanto, siga para o outro lado da sala e colete o Kit Médico Pequeno sobre a plataforma atrás de um bloco alto. Suba nos blocos no meio da sala e então suba para a abertura acima da escada. Siga pela passagem para a próxima sala e empurre o bloco móvel para bloquear a entrada desta sala. Isso faz o pilar da entrada da sala se elevar, baixa um dos blocos que Lara escalou antes no meio da sala e eleva uma plataforma de madeira em que ainda não estivemos. Suba no bloco e entre na passagem acima. Desça do outro lado e retorne à sala dos blocos.
Fique sobre o degrau mais alto dos blocos centrais (note que o bloco mais alto não está mais aqui). Voltado para a entrada, vire cerca de 45º para a esquerda. Dê um salto simples para se agarrar às barras de madeira e atravesse para o outro lado. Vire à esquerda, pendure-se pelo extremo das barras, solte e se agarre na borda da plataforma abaixo. Suba e pegue o Cristal. Desça com cuidado para o chão e suba nos blocos centrais novamente. Salte para as barras e agora siga para a direita, passando abaixo da plataforma de madeira que você moveu anteriormente. Solte e se agarre à borda abaixo. Suba e use a alavanca para abrir uma porta em algum lugar (a porta de saída). Agache e passe pela abertura para cair no chão.
Suba no pilar em frente à entrada pela esquerda. Suba na plataforma ao lado e entre na pequena abertura na parede. Desça do outro lado, vire-se e suba na plataforma à frente. Siga pela passagem e caia no buraco para retornar ao corredor do museu. Entre na sala de controle novamente e puxe o bloco móvel uma vez para baixar o pilar que bloqueia a entrada da sala dos blocos e ao mesmo tempo elevar o pilar alto no centro da sala.
Entre novamente na sala e suba nos blocos centrais. Estando no pilar mais alto e estando a entrada à sua esquerda, salte para a plataforma acima. Suba e vire à direita. Salte para a plataforma com a alavanca, segurando action para não bater no teto. Use a alavanca para fechar a porta da sala pela qual você passou anteriormente. Retorne à plataforma anterior e desça para o chão.
Suba nesta escada e desça na plataforma à esquerda. Vire-se e salte para o bloco à esquerda, segurando action para se agarrar a ele. Salte para a plataforma à esquerda. Tome cuidado com o buraco abaixo. Salte para a alcova à esquerda e colete alguns Flares e Munição de Shotgun. Vire-se e salte para a plataforma do outro lado. Siga para a direita até chegar a uma rampa.
Desça e salte para a plataforma adiante, se agarrando na borda. Ou, escorregue de costas, agarre-se na borda, suba e salte para trás, girando no ar e segurando action para se agarrar à borda da plataforma adiante. Suba e siga pela passagem para chegar a outra rampa com um piso decrépito. Salte para frente para se agarrar na borda da plataforma com dois sarcófagos. Suba e pegue o Embalming Fluid (Fluído de Embalsamamento).
{Nota: Você pode agora entrar pela passagem baixa adiante ou descer pelo grande buraco atrás, tomando um atalho. Note, porém, que se você tomar o atalho irá perder vários itens (incluindo dois secrets) e inimigos. Além disso não poderá retornar com o Fluído de Embalsamamento para o líder da gangue. Se não estiver interessado, vire-se e salte para o piso decrépito à esquerda. Deixe que ele desabe e segure action para se agarrar em uma das rampas abaixo. Desloque um pouco para a esquerda e caia na plataforma abaixo, coletando um Míssil. Caia na piscina abaixo e deixe a corrente levar Lara até que ela possa emergir. Agora salte os parágrafos abaixo e siga a partir de A Piscina Circular. Para aqueles que irão seguir o passo-a-passo normal através da passagem baixa adiante, não se preocupem pois não perderão o Míssil. Leia a nota sobre o Míssil abaixo}.
No Museu: Entre pela passagem adiante e pegue a Munição de Uzi. Desça no final e vire-se. Há um guarda patrulhando o lado esquerdo. Se você esperar um pouco, ele virá e você poderá matá-lo facilmente. Há uma porta fechada no final do corredor, então entre agachado na passagem baixa do lado oposto àquela em que Lara desceu. Siga até o final e mate o outro guarda na próxima sala. Acione o botão para abrir duas portas que levam de volta ao corredor e pegue um Míssil no chão. Siga para a parte de trás dos blocos e desça na plataforma abaixo.
A Sala da Esfinge: Dê um salto simples para se agarrar à grade acima e atravesse para o outro lado. Desça na plataforma e pegue o Cristal. Vire para o caminho pelo qual passou e posicione-se sobre o canto esquerdo desta plataforma. Dê um salto simples para frente para cair na cabeça da esfinge. Ou, siga para o lado esquerdo e salte para a grade do teto. Quando chegar à segunda linha horizontal, solte action para cair sobre a esfinge.
{Nota: Mais além, do outro lado há um Cristal sobre uma plataforma. Este é o terceiro secret. Para a esquerda e abaixo de uma plataforma há um Míssil. Se você descer e pegar o Míssil, não estará apto a conseguir o secret, pois irá precisar descer para o chão}.
Abaixo e à direita você verá um pilar. Oposto ao pilar há uma plataforma (no corpo da esfinge) com um Kit Médico Pequeno. Você não pode ver a plataforma daqui, mas você precisa chegar a ela se quiser o próximo secret. Será preciso executar um salto às cegas. Vire-se para o pilar e aproxime-se da borda da plataforma pela esquerda. Vire-se um pouco para a esquerda para mirar a parte do teto que aponta para baixo e dê um salto simples, segurando action para aterrissar na plataforma com o kit médico. Colete-o e dê outro salto simples para o pilar adiante.
3º Secret (3-6): Vire à esquerda, corra e salte para se agarrar na borda da rampa. Suba, escorregue por ela e salte para a plataforma adiante. Siga para o final dela e colete dois Mísseis e o Cristal.
Do meio desta plataforma, corra e salte para o ombro da esfinge. Você começará a escorregar, caindo no chão ou em uma das plataformas em frente à esfinge. Se você cair entre a esfinge e a plataforma do secret um guarda irá aparecer, então acabe com ele. Agora contorne a esfinge, seguindo para o lado exatamente oposto. Ignore pela escada e colete Munição de Shotgun no final e à direita. Retorne e suba a escada, matando o guarda que aparece e colete um Kit Médico Pequeno que ele deixa. Prossiga pela escada e salte para a plataforma acima. Há um bloco móvel aqui, mas vamos pegar um secret antes.
4º Secret (4-6): Estando o bloco à sua direita, dê um salto simples para a abertura acima. Suba e pegue o Míssil e o Kit Médico Grande. Desça novamente.
Suba e puxe o bloco móvel uma vez. Pendure-se na borda e desloque Lara para a esquerda sob do bloco. Use-o como escada e suba, descendo em uma alcova à direita. Suba para a plataforma acima, siga pela passagem e desça do outro lado. Agora desça para a próxima plataforma e siga adiante. O bloco móvel à sua frente é outro, que você pode apenas puxar. O primeiro bloco está atrás de você. Empurre-o primeiro e então puxe o segundo duas vezes. Novamente, use o primeiro bloco como escada para chegar à alcova. Siga a passagem e desça do outro lado para chegar à parte de trás do segundo bloco móvel.
De volta ao lar dos Amaldiçoados: Estamos de volta ao início da fase, então desça para a sala com duas piscinas e suba a rampa à direita para chegar à sala do líder. Você precisa colocar o Fluído de Embalsamamento na alcova com iluminação azulada. Não suba no buraco, apenas se aproxime e use o Fluído. Isso abrirá uma porta à esquerda, nesta mesma sala.
{Nota sobre o Míssil: Se você quiser pegar aquele míssil que estava próximo aos sarcófagos, você precisará fazer um longo trajeto. Da sala com as piscinas, siga para a abertura da direita e escale a grade para chegar à sala com os blocos egípcios. Suba até o topo para chegar à rampa do lado oposto aos sarcófagos. Desça de costas, solte-se da borda e se agarre na rampa abaixo. Desloque-se para a direita e desça sobre uma rampa para cair na plataforma com o míssil. Colete-o e caia na piscina abaixo e deixe que a corrente leve Lara até que ela possa emergir. Note entretanto que você perderá a área submersa, onde poderia pegar o UPV – Underwater Propulsion Vehicle (que para nós é o VPS – Veículo de Propulsão Subaquático). Se quiser fazer isso, pule para A Piscina Circular abaixo}.
Área submersa/ pegando o VPS: Siga pela porta que você abriu ao colocar o Fluído no receptáculo e desça pelo alçapão para cair na piscina abaixo. Nade para baixo para encontrar o VPS. Para pegá-lo, pressione action. Pressione jump para se mover e os direcionais para guiar. Para abandoná-lo, segure o botão de rolar (roll). O VPS possui um lançador de arpões que você pode acionar segurando action (mas não pense que a munição é ilimitada… são os seus arpões, ok? Ah, e a mira automática não está habilitada nessa circunstância…).
Você pode decidir se quer usá-lo. É um pouco difícil manejá-lo, mas é melhor pegá-lo se você não possui a Lançadora de Arpões. Além disso os crocodilos (isso mesmo) devem nadar em volta de Lara, mas não atacarão se ela dirigir o veículo. Ao pegá-lo, siga adiante para uma caverna. Um crocodilo aparecerá da extrema direita, então acabe com ele. Há duas aberturas de cada lado da caverna. A primeira à direita possui um bolsão de ar.
Assim que acabar com o crocodilo, colete alguns itens: dois trios de Arpões e um Cristal na primeira abertura da esquerda, dois trios de Arpões e um Kit Médico Grande na segunda abertura à esquerda e finalmente algumas Munições de Uzi na segunda abertura à direita. Assim que pegar todos, nada para a extrema direita e pegue mais arpões sobre um bloco. Adiante, no canto, há um Kit Médico Pequeno. Pegue-o rapidamente, porque um segundo crocodilo está vindo em sua direção. Siga para a extrema esquerda e deixe que a corrente leve Lara até que ela possa emergir.
{Nota de bug: Algumas pessoas têm relatado que uma “parede invisível” bloqueia a entrada para o 6º secret. Não salve ou carregue o jogo porque isso parece ativar este bug. Além disso o secret não está tão distante}.
A Piscina Circular: Suba na plataforma e colete os dois trios de Arpões. Pule na água do outro lado e siga pelo túnel, passando por uma porta fechada à direita e um alçapão à esquerda. Lara chegará a uma área onde pode emergir, próxima a uma sala envidraçada com um Cristal e um VPS (este é o 6º secret). Acione a alavanca submersa para abrir o alçapão e nade por ele. Saia da água e suba na plataforma acima, ao lado da janela. A câmera mostra uma área em que há um mergulhador e um guarda. Não atire aqui, ou você acionará o alarme e o mergulhador irá entrar na água, selando a passagem para o 6º secret. Acione o botão na parede para abrir a porta e retorne ao túnel.
Nade para a porta que você abriu. Siga a passagem, mas não suba à superfície quando chegar na próxima área. O mergulhador poderá fechar a passagem para o secret. Nade para a direita até chegar a uma plataforma de madeira com duas aberturas. Aqui você pode emergir por trás dos pilares dos extremos da sala.
5º Secret: Nade pela abertura à esquerda e pegue a Munição de Desert Eagle no fundo (você talvez não ouça o som do secret, mas se checar no inventário você verá que foi contado normalmente).
Agora entre na abertura do canto e pegue um Kit Médico Pequeno. Acione a alavanca submersa para abrir um alçapão em algum lugar. Saia e siga, ainda debaixo d’água para a esquerda, passando em frente à abertura pela qual veio. No final do canal, saia da água pela plataforma à esquerda e suba para a próxima. Passe agora agachado para a direita para chegar ao alçapão que Lara abriu. Desça agachado e caia na água. Pegue o Cristal e saia da água pelo outro lado.
6º Secret (6-6): Ande abaixado para a esquerda até chegar a algumas rochas, onde você poderá ficar de pé. Siga para o final da passagem e vire à direita. Salte sobre a rampa e entre na passagem acima e à esquerda. Siga pelo corredor e ignore o guarda que aciona o alarme. Salte para a plataforma de metal abaixo. O mergulhador já está na água e começará a atirar em Lara. Acabe com ele e liquide o guarda que estava junto dele. Pule na água e nade entre a plataforma de metal. Entre na sala submersa e colete o secret: 12 Arpões, um Kit Médico Grande e um Cristal, além do segundo VPS (novamente não se ouve o som do secret).
Saia da água para coletar alguns itens. O guarda que estava com o mergulhador deixa a Boiler Room Key (Chave da Caldeira). Próximo a ele e atrás de uns caixotes próximos a uma porta de metal você encontrará três trios de Arpões (um deles será a Lançadora de Arpões, se você ainda não a possui). Siga para a pilha de caixas à direita e localize um Kit Médico Grande em um buraco. Na pilha em que estava o mergulhador você encontrará mais Arpões e outros mais exatamente atrás (deve estar se perguntando pra quê tanto arpão. Nem queira saber…). Siga para as rochas em que você passou anteriormente, suba nos blocos à esquerda e entre agachado na abertura para cair em um buraco onde você encontrará um Kit Médico Pequeno. Na plataforma oposta aos blocos você encontrará mais Arpões. Entre no corredor onde estava o outro guarda e entre na abertura à direita da entrada. Desça do outro lado e pegue o Cristal e os Flares. Saia, siga pelo corredor e salte para a plataforma de metal adiante.
{Nota de bug: Faça com que Lara colete a Boiler Room Key agora e não deixe esta área sem posse da chave. Você poderá encontrar um bug no qual ao retornar à piscina circular, o guarda que possui a chave desaparece. Desta forma você não conseguirá matá-lo para pegar a chave, impedindo que se possa concluir a fase}.
{Nota sobre o VPS: Se você não conseguiu pegar o 6º secret e então, o VPS, você encontrará um outro na próxima área. O VPS está localizado na mesma abertura do bolsão de ar descrito abaixo. Para os que pegaram o 6º secret, você não poderá ver este VPS nesta área específica. Mesmo que prefira não usar o veículo, é extremamente recomendável, uma vez que Lara precisará percorrer um longo trajeto na água e o veículo seria um ótimo auxílio}.
Galeria Submersa: Desça na água (pegue o VPS se quiser) e nade através do túnel. Logo você encontrará um mergulhador. Mate-o e retorne para respirar. Retorne ao túnel e prossiga até chegar a uma grande galeria repleta de entradas. Um crocodilo está rondando pelo local, então acabe com ele de uma vez e volte para respirar. Retorne à galeria.
Esta parte é um pouco complicada, e as cores das galerias são supostamente para ajudá-lo a se localizar. Há dois níveis nesta área e cada um inclui 8 entradas. Imagine esta área como um cubo. Cada lateral do cubo possui duas aberturas, que criam 8 entradas em cada nível, totalizando 16 entradas. A passagem pela qual veio está no nível inferior. À esquerda há uma abertura com um Cristal e à direita há um Kit Médico Grande. Há uma galeria com oxigênio no nível superior, na parede da direta e na entrada da esquerda. Nossa tarefa aqui será a de acionar várias alavancas e abrir várias portas, portanto guarde esta localização para poder retornar e respirar.
Primeiramente, nade pela abertura de cor verde à esquerda da entrada para encontrar uma alavanca. Puxe-a para abrir uma porta na abertura de cor amarela exatamente acima da entrada. Antes de seguir por ela, pegue um pouco de ar porque será um longo trajeto. Agora siga pela abertura de cor amarela (ela vira à esquerda e depois desce) e passe pela porta que Lara abriu. Há um Kit Médico Pequeno em frente à alavanca. Acione-a para abrir uma porta na entrada de cor vermelha do lado oposto à galeria com ar. Respire e siga para a entrada vermelha. Passe pela porta aberta, pegue o Cristal e vire à direita para encontrar uma alavanca que abre um alçapão na abertura de cor azul (próximo à galeria com ar). Com isso dois mergulhadores irão aparecer: um próximo a você e o outro próximo à galeria com oxigênio. Ignore ambos por enquanto e siga para respirar. Eles não seguirão Lara pela galeria. Retorne e atire neles com seus arpões. Entre na abertura azul, passe pelo alçapão e suba para respirar (é recomendável trazer o VPS com você).
Sala da Caldeira: Saia da água e desça para a piscina do outro lado, abaixo das chamas. Pegue os Arpões no final e acione a alavanca do outro lado para desativar as chamas. Saia da água e salte para a plataforma à frente, então para a próxima. Vire à esquerda e dê um salto simples sobre a rampa. Colete o Kit Médico Grande e a Munição de Uzi. Retorne à plataforma e salte para a entrada adiante. Siga pelo corredor.
Prossiga pelo corredor e fique atento aos pistões adiante. Para passar por eles facilmente aproxime-se o máximo possível do primeiro e quando ele se elevar corra e use aceleração extra. Do outro lado, suba para a plataforma acima e salte para se agarrar às grades no teto. Atravesse para o outro lado – ignore a abertura por enquanto – e desça no final. Colete os Flares e a Munição de Desert Eagle e suba na plataforma (o corredor adiante não leva a lugar algum).
Salte para a grade no teto novamente e siga para a abertura na parede. Aproxime-se dela, solte action e pressione novamente. Entre na abertura e use a Boiler Room Key para abrir a porta. Pegue o Cristal e acione o botão para abrir outra porta na galeria submersa abaixo. Saia e volte à água.
De volta à Galeria: Você precisa agora retornar à galeria. Para sua informação não há bolsão de ar desta vez, portanto não siga por aquela entrada e seja bem rápido (por isso era recomendável trazer o VPS com você). Se você não o tiver trazido, perderá um pouco de energia até poder emergir. Desça para a galeria. Um crocodilo está por aqui desta vez, mas não se importe com ele. Quando sair da abertura de cor azul, a de cor vermelha está exatamente à frente. Nade por ela e vire à esquerda, então passe pela porta aberta e suba para a superfície.
Saia da água e suba na plataforma para coletar um Kit Médico Grande. Desça e suba na plataforma oposta. Para passar pelos pêndulos, aproxime-se da borda da plataforma e recue dois passos.
Salte para se agarrar na borda da plataforma ou dê apenas um passo para trás e salte para cair diretamente sobre ela. Fique à esquerda e recue quando o pêndulo se mover para a direita. Corra e salte para a próxima plataforma. Faça o mesmo para chegar à entrada adiante.
Há um guarda no final do corredor que você pode evitar se não estiver interessado em todas as mortes. De qualquer forma, este corredor leva a um abismo por onde não se pode ir a lugar algum. Suba na plataforma à esquerda da entrada e desça pela rampa. Suba na próxima plataforma e siga pelo duto para chegar ao grande abismo. Corra e salte para se agarrar na borda da abertura do outro lado do edifício, solte action e segure novamente. Entre na abertura e prossiga até poder se levantar. Dê outro salto para a abertura do outro lado e entre. Siga engatinhando e quando Lara parar, vire-se e desça. Segure na borda da rampa à frente, suba e escorregue por ela. Entre na abertura baixa adiante para finalizar a fase.
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