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Fase 16: Antarctica

Locação: Antártida

Fase 16: Antarctica (Antártida)

FMV #03: Crash

Piloto: Aqui é […] para base. Responda base. Responda base. Zona morta, madame. Tenho que descer. Isso é demais…

O helicóptero começa a balançar.

Piloto: Segure-se aí atrás!

Então o piloto consegue pousar o helicóptero

Piloto: Whoo. Huh. Ha, ha. Ah, isso foi assustador.


{Nota sobre a barra de energia: No decorrer da fase você precisará pular na água gelada. A equipe da Core Design adicionou uma barra que mede o nível de hipotermia de Lara, de forma que seu tempo na água deverá ser o mais breve possível. Quando essa barra chegar ao final, sua barra de energia começará a decrescer e Lara morrerá. Em alguns pontos onde a travessia pela água for muito longa e você não puder subir em uma plataforma, salve seu jogo em um slot diferente quando a barra de hipotermia estiver quase no final. Carregue em seguida o jogo e sua barra estará cheia novamente. Apenas providencie para que o jogo seja salvo em slots diferentes, caso algo dê errado}.

Da posição inicial, dê uma olhada na água à esquerda e localize a Munição de Desert Eagle. Antes de saltar na água, observe a pequena ilha de gelo adiante. Você deverá subir lá porque a plataforma onde Lara está atualmente é muito alta para ser escalada. Então, salte na água, colete rapidamente a munição e suba na ilha de gelo.

Da pequena ilha, vire-se para a plataforma onde está a cabana e tome distância para saltar até lá (mantenha o botão direcional pressionado para que Lara não caia na água). Siga para a esquerda até chegar a um canal (a cabana guarda o terceiro secret, mas você precisa de uma chave para abri-la). Salte sobre o canal para cair na plataforma oposta.

Vire à direita e suba no bloco de gelo. Continue à frente até chegar a uma rampa. Aproxime-se do final da rampa e dê um salto sobre ela, saltando do canto esquerdo e caindo na plataforma acima (ou suba na rampa à esquerda e salte pata lá). Salte em seguida para o arco de gelo e siga para o final. De lá, salte para a caverna adiante e colete um Kit Médico Grande, alguns Flares e um Míssil, além de um Cristal. Retorne ao arco e faça o caminho de volta para a rampa acima do bloco de gelo.

Invadindo o navio de exploração da RX: Prossiga sobre a plataforma de gelo, usando o botão de caminhar quando necessário para evitar cair na água. Dê alguns saltos simples para passar por algumas rampas. Estando o navio à sua esquerda, localize uma plataforma baixa no lado oposto. Salte para a água e rapidamente suba nesta plataforma. Siga para a direita e suba nos blocos para chegar à plataforma abaixo das fendas no teto. Salte para se agarrar a elas e atravesse. Caia na plataforma adiante e salte para o navio.

Siga para o meio do navio e localize uma abertura no chão. Desça por ela e siga pela rampa. Saque uma arma para matar um membro da RX que aparece das máquinas à direita. O botão aqui abre a porta próxima, que leva ao nível superior. Entretanto, você encontrará uma porta fechada no topo da rampa e que se abre pelo outro lado. Portanto, entre na sala de máquinas à direita. Vire-se e mate outro explorador que surge por trás. Voltado para as máquinas, suba na plataforma à esquerda e acione a alavanca para abrir um alçapão exatamente atrás de você.

Desça pelo alçapão e aguarde. Saque suas armas e um explorador surgirá no canto. Mate-o e prossiga pelo corredor. Suba a rampa e mate outro explorador na alcova à esquerda. Acione o botão para abrir a porta e siga por ela. O botão à esquerda abre a porta próxima, que leva de volta à sala de máquinas abaixo. Se você acionou o botão pelo outro lado, próximo de onde matou o primeiro inimigo, não há razão para retornar lá.

Desça as escadas à direita e mate outro explorador que está rondando por lá. Colete a Munição de Desert Eagle que ele deixa e desça pelo buraco no chão. Quando chegar à escada, vire-se e mate outro explorador. Colete sua Munição de Uzi. Suba na plataforma e acione o botão para liberar o bote na água. Retorne ao buraco e suba por ele. Siga para o outro lado e suba na plataforma. Acione o botão no final para abrir a porta e saia para fora, emergindo na parte da frente do navio.

1º Secret (1-3): Siga para a direita do navio e passe pela plataforma ao lado do corrimão. No final, onde não há corrimão, você verá à esquerda um buraco na geleira. Salte para lá, pressionando action para não bater no teto. Desça no outro lado e colete Munição de MP5 e um Cristal. Faça o caminho de volta à parte da frente do navio.

Aproxime-se da rampa na frente do navio (onde o bote estava inicialmente) e dê um salto simples para frente sobre ela. Mantenha o botão jump pressionado e Lara irá saltar da rampa e cair na plataforma oposta. Ande para frente e salte sobre a plataforma triangular à esquerda e em seguida para a próxima. Entre na passagem baixa e desça no outro lado. Colete o Míssil e retorne ao outro lado. Volte à plataforma do lado oposto à rampa e desça para a plataforma abaixo. Aproxime-se da borda e fique em frente ao bote. Dê um salto simples para cair sobre ele. Se não conseguir, caia na água e suba no bote, pressionando action para entrar.

Controles do bote: Pressione action para entrar e assim que Lara estiver sobre ele, use action para navegar para frente. O botão jump faz o bote recuar. Use os direcionais para se movimentar e use roll juntamente com um dos direcionais para sair. Lara pode sair diretamente sobre uma plataforma, desde que você estacione o bote próximo a uma delas.

2º Secret (2-3): Contorne o navio com o bote pela parte de trás para chegar ao canal próximo à cabana. Você logo verá uma abertura à esquerda. Estacione o bote próximo a ela e salte para dentro da abertura. Suba na escada, escorregue na rampa e salte para se agarrar na abertura adiante. Se você cair na água Lara irá morrer, porque não há forma de sair. Passe abaixado para a direita e colete um Kit Médico Grande e um Pequeno, além de algumas Granadas. Volte à abertura e desta vez siga pela esquerda.

Central de controle da comporta: Caia na água e nade em direção ao bote, que está à esquerda. Suba nele, e se quiser, volte à água para coletar uma caixa de Flares que você deve ter visto ao cair na água. Siga pelo túnel e vire à esquerda. Estacione o bote próximo à plataforma baixa e mate o guarda. A sala de controle está trancada com um cadeado e você precisará de uma ferramenta para abri-la. Contorne a sala e caia na água para encontrar um Míssil. Rapidamente, saia da água e suba no bloco de metal. Salte para se agarrar às barras no teto e atravesse para o outro lado. Desça no final e escorregue pela rampa. Mate outro inimigo que aparece e prossiga pelo túnel para chegar à torre.

A Torre: Mate o cão que aparece e siga para a esquerda, próximo à construção e atrás dos barris para encontrar Munição de Shotgun. Tome cuidado com os barris ao explorar a área. Entre na passagem escura e mate um guarda e seu cão. Colete a Munição de Desert Eagle e prossiga adiante para chegar à área com um reservatório de água.

Prédio com portas quebradas: Colete a Munição de Shotgun abaixo do reservatório e siga pela caverna à sua esquerda. Mate os dois cães que aparecem e passe com cautela pelas duas portas do prédio. Suba as escadas para emergir em um escritório e mate o guarda que está esperando à direita. Aguarde alguns segundos e outro guarda irá surgir da próxima sala. Colete o Kit Médico Pequeno que o segundo guarda deixa cair e entre no escritório à esquerda. Acione o botão para abrir a porta na mesma sala e colete o Kit Médico Pequeno no interior. Entre na sala do final e pegue o Crowbar (Pé-de-Cabra). Saque uma arma para matar um guarda que surge pelo corredor. Colete sua Munição de Shotgun e saia do edifício pelo mesmo caminho pelo qual entrou. Mate outro guarda no lado de fora e retorne à área do reservatório de água.

De volta à Torre: Siga pelo túnel escuro novamente e retorne à área da Torre. Suba a escada (que sustenta a torre) e use a chave para abrir um alçapão no telhado do prédio próximo. Use o pé-de-cabra para quebrar o cadeado e abrir a porta. Pegue novamente o pé-de-cabra no chão, saia e salte para se agarrar às barras no teto. Atravesse para o outro lado e antes de descer pelo alçapão, siga para a direita para encontrar um Kit Médico Pequeno. Retorne e desça pelo alçapão. Observe o mapa na parede: está escrito “Fuel Supply” (Abastecimento de Combustível). Ele lhe dá a seqüência correta para ativar o gerador. Ele assinala: vermelho, verde, vermelho, verde. Use a chave para abrir a porta e emergir de volta no reservatório. Mate o guarda e colete seu Kit Médico Pequeno.

Área subterrânea: Desça com cautela pela abertura próxima ao reservatório. Nade para o outro lado (ou use a plataforma central) e suba a escada. Aqui você verá quatro válvulas que estão desativadas. Você precisa acionar algumas delas na seqüência vista no mapa do escritório. O mapa deve ser lido a partir da base, que indica como devem estar as válvulas para que o gerador funcione. A primeira válvula estava vermelha, então deixe como está. Acione a segunda válvula e seu indicador ficará verde. Deixe a terceira como está e acione a quarta válvula, pegando um Cristal no caminho. Acione-a e suba na escada do outro lado para entrar na sala do gerador. Colete o Kit Médico Grande no canto direito e use a chave para ligar a energia.

Prédio com cerca: Saia da sala do gerador e siga para a esquerda. Se quiser, explore a construção dinamitada adiante, mas tome cuidado com o fogo e o mutante no outro lado, à esquerda (algo de muito sinistro aconteceu neste lugar). Este mutante lança um gás venenoso e em seguida morre. Se este gás atingir Lara, você precisará restaurar sua saúde com um kit médico.

Você chegará a outro prédio com cerca ao redor. Acione o botão para abrir o portão e mate o primeiro cão. Os outros dois cães irão atacar quando você acionar o segundo botão, que abre o próximo portão. Entre, acione o terceiro botão e mate mais um cão no interior do prédio. Colete a Munição de Uzi no canto direito e suba no bloco da extrema direita para coletar o Gate Control Key (Chave de Controle do Portão). Saque uma arma e mate um guarda que aparece.

Retornando à central de controle da comporta: Saia do prédio e da cerca e siga para a esquerda. Entre na passagem com neve e mate um guarda do outro lado. Salte para onde ele estava, mas antes de atravessar a ponte, observe o buraco abaixo. Mate o cão que está rondando por lá e desça pela escada próxima ao início da ponte. Colete algumas Granadas atrás do caixote e suba de volta. Atravesse a ponte para chegar ao reservatório. Siga para a esquerda e entre novamente no túnel escuro para chegar à área da Torre. Siga para a caverna e salte sobre a rampa para retornar à área da comporta. Salte para as barras no teto e atravesse de volta para o outro lado. Siga para a central de controle.

Use o pé-de-cabra na porta para quebrar o cadeado e entre. Você pode deixar o pé-de-cabra agora, pois não o usaremos novamente. Assim que entrar, você atrairá um guarda. Fique atento, pois ele pode entrar e lhe atacar. Use a chave de controle para ativar o mecanismo e acione o botão em seguida para abrir a comporta. Saia, pegue o bote novamente e dirija pelo canal.

3º Secret (3-3): Assim que passar por algumas rochas cobertas de neve, você verá uma bandeira vermelha sobre uma plataforma. No lado direito e um pouco atrás da borda do canal há uma alcova submersa. Salte para a água e pegue a Hut Key (Chave da Cabana) rapidamente. Suba no bote e retorne à área da central da comporta. Siga pelo canal para retornar ao navio e estacione o bote próximo à cabana. Desça e use a chave para destrancar a porta da cabana. Um cão irá surgir de dentro, então liquide-o e colete Munição de Uzi, Flares e um Cristal. Pegue o bote mais uma vez e retorne à plataforma com a bandeira vermelha no canal.

Estacione o bote próximo à bandeira e salte, matando um guarda em seguida. Colete sua Munição de Uzi e retorne ao bote. Dirija pelo canal e antes da próxima curva, estacione e pegue Munição de Shotgun em um canto. Pegue mais uma vez o bote e siga até o final do canal. Desça na plataforma adiante, suba os dois blocos à frente e mate um guarda. Continue pela esquerda e tome cuidado com um buraco no chão. Mate outro guarda que está em frente ao edifício e escorregue pela rampa. Contorne a construção para finalizar a fase.


Cutscene

Willard: Oi! Entre. Sinta-se em casa. Eu não irei demorar muito.

Lara: Em casa?!? Eu acabei de ver um homem que bem poderia ser Brundlefly*.

Willard: Fascinante, não é?

Lara: Ele era seu funcionário!

Willard: Ele era um biólogo molecular. Ele deveria estar intrigado consigo mesmo. Graças as este material, seus genes foram multiplicados. Faça isso, e a complexidade de nossos corpos aumentam além da nossa compreensão. Mas o que nos estamos vendo é apenas uma amostra de suas possibilidades. A exposição de meu parceiro foi do material impregnado na cratera do meteorito. Sua verdadeira capacidade está dentro no núcleo. Com esse artefatos que estão com você, poderei acessá-lo.

Lara: Mas você não tem controle sobre isso!

Willard: Isso não se trata apenas de criação de mutantes. É uma total aceleração natural da evolução. Um verdadeiro laboratório ao vivo estimulado pela vida..

Lara: Nem todo mundo aqui quer ser uma cobaia. Super evoluído, ou não!

Willard: Bem… isso é lamentável. Isso esteve esquecido aqui por muito tempo. Agora que o momento chegou, eu não posso perder a oportunidade. Os Polinésios fugiram em sua ignorância. Os marinheiros sem juízo de Darwin também. Ironicamente fazendo o próprio Darwin perder este ângulo da evolução. Hmm. Mas agora eu estou aqui. Eu tenho o acesso, o conhecimento, os artefatos.

Lara: É, mas você me procurou na India e me mandou para acha-los para você, me trouxe aqui, e ainda me fez escutar toda esta besteira. Sua percepção de momento é… ruim!

Willard: Eu não tenho tanta certeza!

* Brundlefly: é uma referência ao filme de horror de 1986, “The Fly” (“A Mosca”), em que Jeff Goldblum estrela um cientista chamado Seth Brundle, que é transformado em uma mosca numa experiência fracassada. O computador do cientista se refere ao mutante Brundle como “Brundlefly”.

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