TR3 - Header

Fase 18: Lost City of Tinnos

Locação: Antártida

Fase 18: Lost City of Tinnos (Cidade Perdida de Tinnos)

{Nota sobre as estatísticas: O número de mortes pode variar dependendo de quantas vespas aparecerem no decorrer da fase. Há alguns pontos onde você pode evitar o surgimento delas e alguns em que elas não surgem}.

Pátio da cidade em ruínas: Siga para frente e a porta se abrirá automaticamente. Você chegará ao pátio da cidade de Tinnos. Suba pelas rampas na extrema esquerda e suba pela escada. Siga a passagem até chegar a uma alavanca, que está próxima a uma abertura e a outras duas passagens. Acione a alavanca para abrir uma porta abaixo e siga pela passagem à esquerda da alavanca (não a que leva a um portão fechado). No final, você verá uma abertura à esquerda. Aproxime-se da borda e dê um passo para trás. Agora salte para frente para cair sobre o pilar abaixo. Vire à direita e salte para se agarrar na plataforma oposta. Suba e colete o Míssil e um Cristal. Desça para o chão.

Novamente suba pela rampa, mas desta vez entre pela porta aberta anteriormente. Para chegar lá, suba em um dos blocos ao lado da entrada e salte para lá. Atravesse o corredor e colete a Uli Key (Chave Uli) na alcova à direita. Volte ao pátio e siga para a esquerda para usar a chave em uma fechadura, que abrirá dois portões.

Entre na abertura ao lado e suba a escada. Desça em um dos lados e siga para a esquerda (se quiser, use a alavanca para abrir um portão). Desça pela abertura à esquerda, coberta de gelo e então desça para a plataforma abaixo. Use a alavanca no final da plataforma. A câmera mostrará uma sala na qual você ainda não esteve. Antes de prosseguir, observe a parede sobre a alavanca: há alguns desenhos aparentemente insignificantes, mas se você observar direito notará que eles formam números; 1, 2 e 5. Tenha eles em mente, pois você os usará para resolver um quebra-cabeça.

Suba de volta à sala anterior e prossiga adiante. Desça pela rampa, passe pelas portas duplas e use a alavanca em frente a uma rampa para abrir as portas. Esta alavanca, juntamente com a anterior, libera um bloco com uma escada na frente, na sala em que ainda não estivemos.

{Nota (contém spoilers): Há um atalho que você pode tomar e evitar pegar a Uli Key. Desta maneira você entrará na sala do enigma sem ela. Note entretanto que será melhor que você a colete. Se não se importar com este spoiler, mais tarde você precisará encontrar uma segunda Uli Key. Se você ainda possuir a primeira, não será necessário encontrar a segunda. Assim você poderá usar a primeira e evitar dois inimigos que guardam a segunda chave. Se estiver interessado sobre o atalho, leia esta página}.

O quebra-cabeça: Saia para o pátio e siga para a extrema esquerda para entrar na sala com o bloco que foi acionado. Suba na escada para chegar a uma plataforma com cinco botões. Aqui você precisará acionar os botões corretos para abrir o portão abaixo. Cada botão possui alguns relevos ao redor. As setas atrás dos botões apontam para baixo, o que significa que você precisará interpretar as figuras do topo para baixo. O quebra cabeça é baseado no ciclo da comida e você precisará examinar cada botão separadamente.

O Botão MostraEntãoSignifica que…Posição
1. Homem – Gado – Planta»O Homem pode se alimentar do gado, e o gado pode se alimentar da planta.Válida
2. Homem – Pássaro – Peixe»O Homem pode se alimentar do pássaro, e o pássaro pode se alimentar da planta.Válida
3. Homem – Planta – Gado»O Homem pode se alimentar da planta, mas a planta não pode se alimentar do gado.Inválida
4. Homem – Peixe – Pássaro»O Homem pode se alimentar do peixe, mas o peixe não pode se alimentar do pássaro.Inválida
5. Homem – Pássaro – Planta»O Homem pode se alimentar do pássaro, e o pássaro pode se alimentar da planta.Válida

Portanto, dos cinco botões, acione o primeiro, o segundo e o quinto (da esquerda para a direita). Desça para o chão e siga pelo portão que foi se abriu.

Ponte em Ruínas: Nada 21 vespas irão surgir da alcova à direita e acima, assim que Lara chegar ao meio da ponte (bom, pelo menos elas surgem de uma em uma). Mesmo se você não estiver interessado em todas as mortes, melhor gastar cinco minutos aqui e matá-las, porque do contrário você não poderá se mover livremente pela área. Saque suas pistolas com munição ilimitada e posicione-se no lado direito ou esquerdo da borda da ponte. Vire-se e comece a atirar nas vespas assim que elas surgirem e Lara puder mirar. Você terá tempo suficiente antes que elas cheguem muito perto. Assim que exterminar todas, NÃO RETROCEDA à sala com os botões novamente e retorne aqui, senão você atrairá outras 21 vespas…

Siga para a parte quebrada da ponte e vire à esquerda. Corra e salte para se agarrar à borda da caverna com neve. Pegue o Cristal no fundo e retorne à entrada. Aproxime-se da borda e vire à esquerda. Dê um salto simples sobre a rampa coberta de neve e aproxime-se da borda adiante. Suba na plataforma acima, vire à direita e salte para se agarrar à borda do topo da ponte. Suba, vire à esquerda e caminhe com cautela até o final. Vire à direita e suba para a plataforma acima. Use o botão look para localizar uma plataforma plana do outro lado desta estrutura. Salte para essa plataforma.

1o Secret (1-3): Se quiser o secret, terá de entrar naquela alcova de onde saíram as vespas e para isso você terá que saltar sobre algumas plataformas invisíveis (!). Portanto, salte para a plataforma triangular à direita, à frente da primeira parte da ponte. A primeira plataforma invisível está entre as duas partes da ponte, acima do abismo. Acenda um Flare para localizar a plataforma, no caso de não conseguir encontrá-la durante a primeira tentativa. Aproxime-se da borda direita da plataforma triangular e dê um salto simples para frente para se agarrar à borda da plataforma invisível. Do meio da plataforma, salte para a pequena plataforma triangular acima da outra ponte. Salte em seguida para a próxima plataforma triangular e acenda outro flare para localizar a outra plataforma invisível. Salte sobre ela e de lá salte para a caverna das vespas. Colete o Kit Médico Pequeno, a Munição de Desert Eagle e as Granadas. Com cuidado, faça o caminho de volta ao topo da segunda parte da ponte. Desça para o chão.

Segunda parte da ponte: Há uma passagem escura à esquerda que leva a um Kit Médico Pequeno. Colete-o e entre no túnel do lado direito. Siga pela passagem para chegar à continuação da ponte. Dois enormes mutantes irão aparecer assim que você estiver no meio da ponte. Eles lançam bolas de energia então salte para os lados para evitá-las (tome cuidado para não cair no abismo). Melhor usar uma arma poderosa, como a Lançadora de Granadas ou a Bazuca. Dois tiros são suficientes para cada um. Assim que acabar com eles, observe abaixo da ponte e à esquerda: a porta de cor cinza guarda o último secret da fase, que pegaremos mais tarde. Por enquanto, suba as escadas e passe pelas arandelas pendentes. Seis vespas irão surgir de um ninho no topo da sala seguinte. Você pode matá-las ou ignorá-las. Se decidir por matá-las evite retornar para perto das arandelas ou mais vespas irão surgir.

Nesta sala você verá uma abertura acima de uma escada. Ela leva ao segundo secret, mas não é possível alcançá-la agora. A abertura à direita leva a algumas escadas para o nível superior. No lado esquerdo você segue para baixo. Pela abertura à direita você terá de coletar quatro Oceanic Masks (Máscaras Oceânicas) e pela abertura à esquerda uma Uli Key. Tudo isso servirá para abrir a saída e você pode completar cada parte em qualquer ordem. Seguiremos neste passo-a-passo pela abertura da direita em primeiro lugar.

Plataformas Cruzadas/ Pilar de Luz: Siga pela direita e suba as escadas. Aqui você pode ver quatro corredores e um pilar de luz no centro. Cada corredor leva a um portão e se você observar as paredes de cada lado das entradas, você notará os quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Fogo e Água. O objetivo é encontrar as máscaras e colocá-las nos receptáculos correspondentes. Você pode seguir por cada abertura em qualquer ordem. Apenas tome cuidado para não cair pelo pilar de luz, ou Lara será queimada.

Área do Elemento Terra: Siga pela abertura que está ao lado da entrada pela qual Lara chegou. O portão se fecha atrás de você. Aproxime-se do pântano. Caia nele e siga para a direita, com armas em punho, pois no caminho você encontrará cinco vespas. Prossiga pelo canal até chegar a uma abertura à direita. Suba na plataforma que está no mesmo nível que o pântano e em seguida para a plataforma à esquerda.

{Nota: Há rumores de que essas vespas não aparecem na versão de Playstation}.

Se você está interessado no secret, há algo que você precisa fazer antes de entrar na caverna. Assim que Lara sair do pântano, vire e se aproxime da ponta esquerda da plataforma. Vire 45o para a direita e salte para a rocha inclinada ao lado. De lá, salte para a plataforma plana na rocha central. Vire à esquerda e localize uma abertura na parede esquerda. Corra e salte para uma plataforma abaixo desta abertura e se você cair acidentalmente na rampa à esquerda desta plataforma, pressione imediatamente action para se agarrar à borda. Então você deve deslocar Lara para a direita e subir na plataforma. Entre na abertura e desça do outro lado. Colete o Kit Médico Pequeno e acione a alavanca UMA VEZ para soltar um bloco do teto naquela sala com as arandelas pendentes. Este bloco lhe dará acesso ao segundo secret. Saia novamente e faça o caminho de volta à plataforma acima do pântano.

{Nota de Bug: O bloco que você liberou é móvel. Assegure-se de acionar a alavanca apenas uma única vez, pois do contrário você poderá ativar um bug onde Lara fica impossibilitada de subir no bloco}.

Prossiga pelas plataformas e entre na caverna. Siga pelo caminho até chegar a uma bifurcação. Siga pela direita e mate a vespa. Continue à frente até chegar a uma ponte acima do pântano. Atravesse-a e entre na pequena sala adiante. Colete a Oceanic Mask #1 sobre o bloco.

Ao coletá-la um terremoto se iniciará e não terminará até que você deixe esta área. Não se afobe para fugir daqui nem corra feito louco. Alguns blocos irão se desprender do teto, então você deve apenas caminhar sobre a ponte até o outro lado. Se tiver problemas com as rochas, siga o atalho descrito abaixo.

Siga para a esquerda na bifurcação e salte sobre o buraco com lava. Siga o caminho adiante até chegar à área onde estava o pântano. Tome cuidado para não cair, porque ao invés do pântano há um enorme precipício no lugar. Do ponto mais baixo, salte sobre o abismo para a plataforma plana na rocha central. Imediatamente recue e se agarre à borda para evitar algumas rochas que caem. Suba e salte para a próxima plataforma plana à direita, que está presa à estrutura central. Ande até a borda no outro lado e localize a abertura à direita e abaixo. Salte para lá e imediatamente entre (ou role) para evitar mais algumas rochas.

{Atalho: Se você não conseguir passar pelo caminho normal você pode tomar um atalho. Assim que sair da sala da máscara, proceda à frente até que os primeiros três conjuntos de rochas caiam do teto. Siga para a direita, atrás de uma saliência. Vire-se e escorregue de costas para cair sobre uma plataforma próxima à saída. Ou, se quiser cair diretamente sobre a saída, siga pela ponte até o final, mas não entre na caverna. Ao invés, vire à direita e observe a saída logo abaixo. Corra e salte sobre a plataforma à frente da saída, pressionando action para que Lara caia diretamente dentro do túnel, evitando assim as rochas que cairão do teto}.

Prossiga pelo túnel e salte para a escada à direita. Desça até o fundo e escorregue na rampa para chegar a uma área com duas arandelas pendentes. Passe abaixado sobre a primeira e pegue a Munição de Desert Eagle na alcova à direita. Passe pela segunda arandela e acione alavanca para abrir um alçapão abaixo da escada adiante. O alçapão é temporizado, mas o tempo é suficientemente grande para que você passe por ele. Ao chegar no topo, entre na alcova com um portão fechado à direita que se abre quando Lara se aproxima. Você está agora na base do pilar de luz, então suba para os corredores acima.

{Nota: Você poderá encontrar ou não um par de vespas aqui. E não coloque a Máscara em seu receptáculo até que Lara tenha todas as quatro. E você pode descer agora para coletar o segundo secret se quiser}.

Sala do Elemento Ar: O portão atrás de você se fecha, então continue à frente. Você está em um labirinto e o objetivo é chegar a uma rampa na extrema direita. Há seis itens em volta (Munição de Shotgun (SS), Granadas (G), dois Kits Médicos Pequenos (SM), Munição de Uzi (UC) e Flares (FL) – você precisará puxar um bloco móvel para pegar um dos kits médicos e os Flares) e apenas uma vespa no canto esquerdo, onde está o bloco móvel. Veja um diagrama do labirinto clicando aqui. A linha preta representa o caminho mais curto para sair do labirinto, ignorando os itens.

Assim que encontrar uma rampa, siga até o topo. Aqui você verá mais duas rampas: uma de cada lado. Evite a parte central porque ela leva a um buraco com lava. No topo de cada rampa há duas rodas com espinhos. Caminhe por uma das rampas e salte lateralmente para a outra para evitar as rodas. Outras duas rodas estão no topo. Faça o mesmo procedimento para passar por elas.

Quando Lara pisar no bloco com a Oceanic Mask #2, uma porta irá se abrir à direita. Pegue a máscara e siga pela porta. Espere um pouco na esquina do corredor e a porta irá se fechar, revelando uma passagem por trás. Siga por ela e caia na piscina abaixo. Saia do outro lado e retorne à sala com o pilar de luz através do portão que se abre quando Lara se aproxima (novamente você poderá se deparar – ou não – com vespas aqui).

Área do Elemento Fogo: O portão se fecha atrás de você, como sempre. Entre na caverna adiante e observe a lava embaixo. Há alguns pilares com chamas no topo. Apenas um está aceso agora e alguns outros se acendem quando Lara pisa sobre eles. Você precisa encontrar os pilares certos, então suba no bloco adiante e acenda um Flare. A câmera irá mudar e lhe mostrará um mapa que assinala os pilares seguros.

Aproxime-se do buraco pela esquerda e salte para o pilar que está mais à esquerda. De lá, salte para o pilar à frente que está junto à parede. Vire à direita e dê um salto para se agarrar ao próximo pilar que também está junto à parede. Suba e salte para o pilar com o Kit Médico Grande e a Munição de Shotgun. Colete-os rapidamente e salte para trás para retornar ao pilar anterior, porque o atual irá se incendiar num instante. Novamente, corra e salte para o pilar onde coletou os itens e deste para a saída.

Há um alçapão exatamente adiante e um Kit Médico Grande além, protegido por uma roda com espinhos. Não tente pegar o Kit Médico, ou a roda irá matar a pobre Lara (porém, se estiver realmente precisando do item, cheque no final da página sobre como coletar este kit médico).

Sala com estátuas cuspidoras de fogo: Desça pelo alçapão e escorregue na rampa até chegar a uma sala com quatro estátuas medonhas que soltam um bafo dos diabos, literalmente. O objetivo aqui é chegar ao outro lado usando três plataformas invisíveis.

Aproxime-se da borda da plataforma e dê um salto simples para se agarrar à primeira plataforma invisível. A estátua irá cuspir fogo pela esquerda, então desloque-se para a direita. Use o botão look para observar a seqüência das chamas. Quando o fogo estiver prestes a se extinguir, suba e, sem ao menos se mover, dê um alto simples para se agarrar à segunda plataforma invisível. A estátua aqui solta fogo pela direita, portanto desloque Lara para a esquerda. Espera as chamas desaparecerem e suba. Salte do mesmo modo para a próxima plataforma invisível. A estátua solta fogo pela esquerda, então vá para a direita.

Alternativamente, depois de subir sobre a primeira plataforma, você pode tomar distância e saltar com impulso para a terceira plataforma, se agarrando na borda.

Quando as chamas estiverem prestes a se extinguir novamente, suba, vire à direita e dê um salto simples para se agarrar na plataforma com a alavanca. Suba. Acione a alavanca para desativar as chamas. Vire-se novamente e retorne à terceira plataforma. Desloque-se para a esquerda e quando as chamas sumirem, suba, vire à direita e salte para se agarrar à plataforma em frente à grade.

A grade se abrirá assim que você se aproximar, mas não tenha pressa para entrar. Há uma arandela pendente lá dentro. Contorne-a e colete a Oceanic Mask #3 sobre o bloco. Siga pela porta que se abriu e retorne à sala com o pilar de luz. Suba por uma das escadas para chegar ao nível superior.

Área do Elemento Água: Siga pelo portão e aproxime-se da abertura sobre a piscina. Há duas lâminas giratórias abaixo, então não se apresse em descer. Vire-se e se agarre à borda. Quando a lâmina passar abaixo de Lara, solte para cair na piscina. Quando cair na piscina, você deve estar entre as duas lâminas. Nade com cuidado para a esquerda ou direita para chegar ao outro lado da piscina. Suba para respirar e suba na plataforma, aproximando-se da parede para que as lâminas não alcancem Lara. Agache e entre pela abertura. Caia na piscina pequena e colete o Kit Médico Grande no fundo. Retorne para a entrada.

Caia na outra piscina novamente e passe pela lâmina inferior, seguindo para o túnel que está o fundo da piscina. Comece a nadar quando a lâmina passar à frente de Lara. O túnel leva você a uma sala com quatro aberturas e uma lâmina que gira em frente a elas. Nade pela abertura da esquerda para subir e respirar. Acione a alavanca submersa para abrir um alçapão na abertura da direita. Ela é temporizada, então role e nade para fora. Vire á esquerda, fazendo um “U” para entrar na próxima abertura e nade para cima até poder emergir.

Sala com 4 lâminas giratórias: Oriente-se nesta sala: use o botão look e você verá Munição de Uzi sobre uma plataforma em um dos lados e Munição de Desert Eagle sobre outra plataforma do outro lado. Uma lâmina giratória protege ambos caminhos e, atrás das plataformas, você verá outras lâminas giratórias que começam a girar quando Lara se aproxima das plataformas. Primeiro, colete os itens e, em seguida faça o seguinte:

Nade acima da plataforma em que você coletou a Munição de Uzi e passe sobre a lâmina pela direita para entrar na alcova com a alavanca. Acione-a para abrir um portão na mesma parede e abaixo. Se você tentar descer por aqui, as lâminas farão picadinho de Lara. Melhor retornar para o local com ar e tomar fôlego. Nade em seguida pela passagem inferior e através do portão aberto.

Nade para o fundo e abaixo da lâmina, seguindo para o lado oposto do portão fechado. Entre no túnel e continue nadando. Observe uma alavanca na parede da esquerda e acione-a para abrir o portão que você viu anteriormente e um outro portão no final do túnel. Ignore o segundo e retorne à sala com as quatro lâminas giratórias. Nade através do portão que você abriu (ignore a alavanca na alcova na parte superior direita do portão, ou você o fechará novamente).

Suba à superfície e saia da água. Pegue a Oceanic Mask #4 sobre a plataforma e o Cristal na alcova à direita. Acione a alavanca para abrir um portão na sala com as quatro aberturas. O portão está no final do túnel inferior, que é onde devemos ir agora. Salte na água e nade para frente, passando novamente pelas lâminas. Entre no túnel e continue nadando. Se você seguiu o primeiro caminho descrito acima, você precisa acionar a alavanca na parede da esquerda para abrir um portão no final do túnel. Se você optou pela segunda alternativa, não precisará fazer isto. Colete a Munição de MP5 em frente ao portão e nade pela passagem para retornar à sala com as quatro aberturas. Nade agora através da abertura inferior e siga pelo portão à direita. A corrente irá levar Lara para um pequeno corredor alagado.

Siga para frente e nade pelo próximo túnel. Siga até o final e saia da água. Use a alavanca para abrir o alçapão e desça por ele. Siga pela esquerda e através do portão que se abre quando Lara se aproxima. Você está de volta à sala do pilar de luz.

Lara agora possui as quatro Oceanic Mask, mas não possui a chave. Você pode colocar as máscaras agora ou esperar até pegar a chave. Suba por uma das escadas para chegar ao nível superior e desça pela entrada da direita para retornar à sala com as arandelas.

2º Secret (2-3): Se você usou a alavanca na área do elemento Terra, deve haver agora um bloco móvel próximo à escada. Puxe/ empurre-o para baixo da escada, suba nele e escale a escada. Passe abaixado pela arandela pendente e pela abertura adiante. Pegue o Cristal e o Kit Médico Grande e retorne para fora.

{Nota de bug: Se você chegou a este ponto e descobriu que o bloco móvel não é sólido e você não pode subir sobre ele, significa que você ativou um bug – na área do elemento Terra – ao usar a alavanca mais de uma vez. Para reparar isso, você deve carregar um salve anterior ao uso da alavanca}.

Sala dos Três Guardiões: Siga para o lado oposto da escada que dá acesso à sala do pilar de luz e desça à esquerda. A final, acione a alavanca para abrir o portão. Quando você passar por ele, ele se fechará. O portão do outro lado está fechado, mas ele se abrirá assim que você entrar na sala. Um mutante sairá de lá. Dois outros mutantes sairão pelas outras duas aberturas quando Lara chegar ao meio da sala. Cuide do primeiro mutante e depois atraia os outros dois. Se quiser, você pode subir na escada do lado direito da entrada. Vire-se e salte para a plataforma oposta. O teto é baixo mas não impede que Lara salte para ele. Fique na parte de trás do bloco baixo no final da plataforma e atire nos mutantes de lá. Depois de matar todos, desça para o chão.

Siga pela esquerda e use a alavanca para liberar uma plataforma do lado de fora. Saia e suba no bloco cinza do lado esquerdo. Dê um salto simples para se agarrar à plataforma que você baixou e siga pelo caminho até chegar a uma passagem baixa. Entre por ela para chegar à próxima sala.

Sala com plataformas e pontes: O objetivo aqui é abrir as portas duplas no fundo da sala. O que vem a seguir é uma série de saltos, alavancas e plataformas para ativar. Pode parecer complicado, mas se você tomar cuidado e observar quais plataformas estão levantadas ou abaixadas, você conseguirá passar sem problemas.

Primeiramente, passe pela arandela pendente para chegar ao final da plataforma. Vire à esquerda e salte para a plataforma oposta onde há outra arandela. Passe abaixado pela abertura e colete os Flares e a Munição de Uzi. Volte para fora e salte novamente para a plataforma anterior.

A passagem pela qual você chegou a esta sala deve estar à sua direita. Salte agora para a plataforma adiante e um pouco à esquerda. Entre na abertura e use a primeira alavanca. Porém ela não faz nada ainda porque ela trabalha em conjunto com outra alavanca. Saia e salte para a plataforma à direita (se a passagem pela qual saiu estiver à suas costas). Entre na passagem baixa e use a segunda alavanca. O que acontece agora: esta alavanca juntamente com a primeira baixou duas plataformas exatamente abaixo de você e usando a segunda alavanca isoladamente uma plataforma foi liberada abaixo do local onde você pegou os flares e a munição de uzi. Volte para fora.

Tendo a passagem atrás de você, desça para o bloco abaixo e à direita e então para a plataforma abaixo. Pendure-se pela borda e desça na próxima plataforma. Você deve estar vendo agora uma plataforma à frente (se a entrada da sala estiver à sua direita, deve haver também uma ponte comprida mais embaixo). Salte então para esta plataforma e dê um salto simples para a plataforma abaixo. Vire á direita e você verá a terceira alavanca abaixo. Toda a área em frente às portas duplas atrairá quatro vespas que irão emergir de um buraco acima da piscina. Se você não quiser perder munição com elas, apenas evite a área mencionada, o que significa que você deve dar saltos sobre essa área para chegar à alavanca.

{Nota: Estas vespas não aparecem na versão do jogo para Playstation}.

Use a terceira alavanca para liberar uma plataforma exatamente acima de você e um pouco à esquerda (esta plataforma lhe ajudará a chegar à quarta alavanca). Suba no bloco à esquerda, aproxime-se da borda e dê um salto simples para se agarrar na plataforma adiante. Suba e vire-se. Dê outro salto simples para se agarrar à plataforma que você levantou e use a quarta alavanca. Ela irá baixar a plataforma em que Lara está agora e levantará uma plataforma abaixo da ponte comprida. Salte lateralmente para a esquerda para evitar cair lá embaixo ou desça e então suba de volta à plataforma mencionada.

Estando a quarta alavanca atrás de Lara, dê um salto simples para se agarrar à plataforma adiante. Em seguida, salte para a plataforma na extrema direita. A plataforma que você levantou está à sua esquerda, mas Lara não pode chegar a ela daqui. Então, vire-se e salte para se agarrar à plataforma acima. Suba e escale o bloco adiante. De lá, suba na plataforma em frente à segunda alavanca. Entre na passagem baixa e use a segunda alavanca novamente. Ela liberará a plataforma abaixo de onde você pegou os flares e a munição, e lhe ajudará a chegar à plataforma abaixo da ponte (você também baixou as duas plataformas abaixo de você, mas não as usaremos mais).

Saia, desça para o bloco ao lado e em seguida para a plataforma abaixo. Vire à esquerda e salte para a plataforma abaixo de onde pegou os itens mencionados. Você precisa agora saltar para a plataforma abaixo da ponte e isso é um pouco difícil. Aproxime-se da borda e dê um passo para trás. Dê um salto simples sem pressionar action (ou você se agarrará à ponte) e Lara cairá na plataforma abaixo. Salte para as barras acima e atravesse para o outro lado. Use a quinta alavanca para abrir as portas duplas e liberar uma plataforma próxima à alcova. Você conseguiu!

Escolha seu caminho: Se você não estiver interessado no secret final você escolheu o caminho fácil, então já terminamos por aqui (salte para o próximo parágrafo). Se você está interessado no secret, precisará estar preparado para A MARATONA. Para pegar o último secret da fase (e do jogo), você precisará chegar à área anterior às duas arandelas pendentes, perto de onde pegou o segundo secret. Para sua informação, você precisará usar a alavanca final da sala para abrir a porta que dá acesso ao secret e correr – agora sim – feito ou maluco (ou maluca) porque esta porta é temporizada. Você precisará passar por uma área em que não esteve ainda (por trás das portas duplas) e sugiro que vá até lá para se orientar, conhecer o caminho e usar uma alavanca para abrir um portão que lhe economizará preciosos segundos. Depois você poderá voltar aqui e se preparar para uma boa corrida…

Por trás das portas duplas: Para descer sem perder energia, atravesse de volta para o outro lado, vire á esquerda e dê um salto simples em direção ao ninho das vespas, pressionando action para cair na piscina abaixo. Saia da água e siga pelas portas duplas para chegar a uma área alagada. Cerca de 35 vespas irão surgir do ninho no teto e de outro no canto direito (essas vespas não aparecem na versão de Playstation). Dois grandes mutantes também irão surgir – um do canto esquerdo e outro depois que Lara passar pelas aberturas do lado direito. A Uli Key está na extrema direita de trás, sobre uma plataforma. Para sair daqui, siga para a extrema esquerda da frente da sala e suba pelas escadas.

{Nota: Se você tomou o atalho mencionado no início da fase e descrito aqui, ainda terá a primeira Uli Key no inventário. Assim que você entrar na área alagada, não procure pela segunda Uli Key. Siga para a extrema esquerda, contornando pela parede da esquerda e suba pela escada. Você não atrairá as vespas e não terá que lutar contra os dois mutantes}.

Use a alavanca para abrir o portão que leva de volta à sala do pilar de luz. Se não estiver interessado no secret final, use a Uli Key na fechadura próxima à alavanca e coloque as máscaras nos receptáculos. Desça pela abertura onde estava o pilar de luz e escorregue pela rampa para finalizar a fase.

3º Secret (3-3): Para conseguir o terceiro secret, você precisará voltar à sala com as plataformas e pontes. Da sala do pilar de luz, suba as escadas e retorne à sala próxima ao local onde estava o segundo secret. Prossiga pelo outro lado para chegar à sala onde você matou os três grandes mutantes (use a alavanca para abrir o portão e entre na sala). Suba no bloco da esquerda e prossiga pelas pontes para retornar à abertura que leva à sala das alavancas e plataformas. Entre e desça para o ponto logo abaixo de você. Suba no bloco para chegar à sexta alavanca. Se não matou as vespas anteriormente, elas devem atacar agora, então fique alerta.

Você terá dois minutos para chegar à porta que a câmera mostra logo após Lara acionar a alavanca. A primeira coisa que você precisa descobrir é como chegar ao chão. Uma alternativa é a descrita a seguir, mas você pode encontrar seu próprio caminho. Nós usaremos uma plataforma que Lara levantou anteriormente, após usar a quinta alavanca. Providencie para que Lara tenha energia suficiente, do contrário ela irá se quebrar todinha. Você pode tentar usar as outras alavancas para rearranjar as plataformas e descer sem perder energia, porém isso demandará um tempo que nós não podemos desperdiçar. Você já conhece o caminho, mas as dicas a seguir poderão ser úteis para que você ganhe tempo e saiba onde poderá salvar o jogo.

Use a alavanca, pressione look para desviar a câmera e role. Comece a correr usando a aceleração extra, mas antes de chegar ao final da plataforma, solte o botão sprint e corra diagonalmente para a esquerda para cair sobre a plataforma baixada anteriormente através da quinta alavanca. Recue e se agarre à borda da plataforma, caindo em seguida no chão (recomendo salvar o jogo no meio da queda, para não perder tempo salvando durante a corrida).

{Método alternativo: Acione a alavanca, role e corra pelo corredor. Quando você passar por uma rachadura na parede esquerda, vire ligeiramente para este lado, salte em direção à parede e pressione action para que Lara se estique e caia na piscina abaixo sem danos. Assim você não perderá energia, porém precisará nadar o mais rápido possível para fora da água}.

Quando Lara bater no chão ela irá ajoelhar. Enquanto ela faz isso, você pode girar o corpo dela um pouco para a direita, para que ela fique na direção das portas duplas. Quando ela se levantar, comece a correr. NÃO ACELERE até chegar às portas. As plataformas irregulares em volta irão interromper o impulso necessário para Lara começar a corrida. Você chegará às portas mais rápido se for saltando. Assim que passar pelas portas, vire á direita e entre na sala alagada. Acelere para a extrema esquerda onde está a escada (ignore qualquer vespa que possa aparecer). Quando a barra de aceleração estiver quase no final, solte sprint e salte. Você alcança uma distância maior se for saltando normalmente, ao invés de quando está correndo. Segure-se na escada e suba até o topo. Quando descer à esquerda, Lara abaixará um pouco as pernas. Antes que ela fique ereta, salve seu jogo (porque até que ela fique totalmente ereta você não pode fazer nada, não há como ganhar tempo).

Vire à esquerda e acelere em direção à sala do pilar de luz, fazendo uma curva aberta para a direita enquanto estiver correndo para evitar bater na estátua. Suba pela escadaria da direita, saltando ao mesmo tempo. NÃO USE O SPRINT enquanto estiver subindo. Apenas quando chegar ao nível superior, acelere em direção à saída. Desça pelas escadas e salte na borda do último degrau, girando para a esquerda no ar (enquanto estiver no ar você pode salvar o jogo).

Para passar pelas arandelas pendentes, você pode ter sorte e correr entre elas ou pode esperar um pouco e passar com certa cautela (isso se você tiver ido bem até aqui). Assim que passar por elas, corra para o final da ponte, virando para a direita. Prossiga até que Lara caia pela borda e continue pressionando o direcional para frente para cair no bloco abaixo. Gire e corra para a porta do secret, que espero ainda estar aberta pra você. Lá dentro você encontrará um Cristal, Munição de Desert Eagle e um Kit Médico Grande. Se a porta fechar você por dentro, use a alavanca para abri-la.

Para retornar à ponte, dê um salto simples sobre a rampa do lado oposto ao secret e suba no bloco de cor marrom à esquerda. Suba para o bloco com neve acima e à direita, vire para a esquerda e salte para a rampa. Dê um salto lateral se necessário e mais um salto em diagonal para a esquerda para se agarrar à próxima plataforma. Suba e salte para se agarrar à ponte acima. Faça agora o caminho de volta à sala do pilar de luz. Se ainda não o tiver feito, use a Uli Key na fechadura e coloque as máscaras nos receptáculos. Desça pelo buraco e escorregue na rampa para finalizar a fase.


Pegando o Kit Médico Grande na área do Elemento Ar: Primeiro, salte sobre o alçapão em direção ao corredor adiante. Pise no quadrado onde está o kit médico e recue para evitar a roda com espinhos. A partir de agora, a roda não pode mais ferir Lara. Fique no canto esquerdo ou direito, voltado para a roda e comece a saltar para frente. Mantenha o botão jump pressionado junto com o direcional até você ver Lara entrando (literalmente) dentro da roda. Pare quando ela chegar ao meio da roda. Vire-se em direção ao kit médico e novamente salte para frente como antes. Breve Lara estará sobre o item. Pare, agache e pegue o kit. Para sair, vire-se em direção ao alçapão e comece a saltar nessa direção.

<< Fase anterior: RX-Tech Mines | Índice de fases | Próxima fase: Meteorite Cavern >>