TR4 - Header

Fase 08: The Great Hypostyle Hall

Locação: Karnak

Fase 08 – The Great Hypostyle Hall (O Grande Hall de Hipostilo)

Esta fase é ligada à anterior (Temple of Karnak) e à seguinte (Sacred Lake). Você precisa visitar cada uma duas vezes para prosseguir com o jogo.

Parte I

Após descer pela rampa, saia do buraco e siga para a esquerda para chegar à área externa. Colete a Munição Normal de Shotgun sobre a rocha adiante e siga para a esquerda, para trás das colunas. Mate um escorpião negro que surge quando você se aproxima. Colete o Kit Médico Pequeno e os Flares e mate um segundo escorpião negro que aparece quando você pisa no bloco onde estão os Flares.

Retorne e siga para o outro lado. Suba sobre o bloco para chegar a outra sala com mais colunas. Há outra plataforma acessível no patamar superior. Siga para a direita e mate dois escorpiões negros. Em seguida suba sobre um dos blocos dessa sala para chegar ao patamar superior. Colete a Munição Wide de Shotgun do lado direito e Munição de Uzi do lado esquerdo. Dependendo de onde você pisou para fazer isso você terá que liquidar outros dois escorpiões – cada um surge depois que Lara pisa sobre o bloco em frente às aberturas da esquerda e direita.

Se agarre às barras no centro da sala. Em seguida atravesse para frente e para a esquerda. Desça na próxima plataforma e salte para a alcova para coletar a Munição Normal de Shotgun. Salte de volta à plataforma anterior, e depois para a seguinte, e finalmente para a alcova escura do outro lado. Colete os Flares e salte para a plataforma com barras no teto. De lá, siga pela plataforma coberta de areia até o final. Colete a Munição de Uzi e o Kit Médico Pequeno do outro lado da plataforma antes de descer para o chão. Aproxime-se do buraco.

A cut scene mostra Von Croy e seus capangas encontrando o jipe abandonado por Lara. “Atrás dela!”, ordena Werner aos capangas.

Não entre em pânico. Eles precisarão de muito tempo para nos alcançar. Siga para a esquerda do buraco e salte para se agarrar à plataforma oposta. Suba e siga para a abertura do lado norte na área aberta adiante (o buraco à esquerda leva a uma porta fechada da qual ainda não temos a chave). Colete o Kit Médico Pequeno no chão e a Munição de Uzi sobre a plataforma à direita. Desça pela rampa em seguida para finalizar a fase.

Siga para o passo-a-passo do Sacred Lake (Primeira Parte).

Parte II

{Nota sobre os ninjas: Você encontrará mais ninjas aqui, mas desta vez eles aparecerão em uniformes vermelho e preto. Eles são mais perigosos e difíceis de derrotar do que seus irmãos de uniforme azul, das fases anteriores. Cada um deles carrega uma espada consigo, e não hesitarão em usar contra você. Eles também a utilizam para se proteger de seus tiros, então é inútil continuar atirando neles enquanto eles estiverem se defendendo com as espadas. O que você pode fazer é atirar contra eles, e quando eles se protegerem com a espada, continue atirando e vire para a esquerda ou direita. Isso fará com que eles parem de usar a espada, e você poderá voltar a atirar. Faça isso até liquidá-los. Alternativamente, você pode também guardar sua arma e sacá-las novamente}.

Após descer pela rampa, saia do buraco e siga para a esquerda para chegar à área externa. Fique alerta. Um ninja de uniforme preto e vermelho estará esperando do lado de fora. Cuide dele, voltando ao buraco pelo qual chegamos e atirando contra ele de lá (já que ele não pode entrar), ou então seguindo a dica descrita acima. Colete a Munição de Uzi que ele deixa e suba no bloco à direita para chegar à sala com as colunas. Quando você entrar na sala, um segundo ninja irá surgir. Recue rapidamente e acabe com ele.

Siga para a esquerda dos pilares para chegar a uma passagem com areia. Quando você fizer a curva adiante outros dois ninjas irão aparecer – um à frente e outro por trás. Agora que há dois deles fica mais difícil liquidá-los, pois enquanto um estiver se defendendo com a espada o outro irá atacar Lara. O que você pode fazer é o seguinte:

  • Se você quiser matar os dois sem perder muita energia, vire-se para retornar à curva no corredor e corra de volta à sala com as colunas. Prossiga pela esquerda em direção aos blocos nos quais você subiu para chegar ao segundo patamar. Pendure-se pelas barras do teto e atravesse para o outro lado, em direção à parte de cima do corredor com areia. Mate os ninjas de lá. Quando terminar, desça de volta ao chão.
  • Se você já chamou a atenção dos ninjas na passagem e não quer perder tempo matando-os, corra rapidamente e passe por eles. Você terá tempo suficiente para saltar da borda da plataforma para o outro lado antes que eles alcancem Lara. Tenha cuidado para não cair no buraco devido à aceleração.
  • Se não quiser nem mesmo encontrá-los você pode subir para o patamar superior na sala das colunas e fazer o trajeto para a plataforma acima do corredor com areia. Siga por ela, virando à esquerda e descendo para o chão quando chegar à parede. Dessa maneira você não irá passar pelo ponto que faz eles surgirem.

Siga até a borda do corredor e salte para o outro lado. Dessa vez não siga para o norte. Ao invés, entre pela passagem na extrema esquerda (noroeste). Siga pelo túnel e use a Hypostyle Key para abrir a porta no final.

Dentro do Hall de Hipostilo: Fique atento a dois ninjas que surgem imediatamente após você entrar no Hall. Melhor usar uma arma potente (como a Shotgun) para matar os inimigos que irão surgir pela fase. De qualquer maneira, entre no Hall e siga para a esquerda. Um dos ninjas irá surgir por uma passagem à direita e o outro por trás das rochas à esquerda. O da esquerda começará a atirar usando Uzis, portanto é melhor acabarmos com ele primeiro. Depois você terá tempo suficiente para brincar com o outro antes de liquidá-lo. Pegue a Uzi que um deles deixa (ou munição para ela se você já possui a arma) e um Kit Médico Pequeno sobre uma rocha próxima à coluna no centro da sala. (Nota sobre o kit médico: se você não encontrou o kit médico significa que um dos ninjas o pegou, mesmo sabendo que não teria a menor utilidade na breve vida dele).

Se você achar difícil lidar com os dois ninjas e não estiver interessado em coletar o kit médico, você pode seguir para o canto na extrema direita e subir sobre as rochas. Dessa maneira você poderá matar os ninjas um por um e mais facilmente.

Você pode completar a próxima parte de duas maneiras. Você precisa passar por outros dois halls, e poderá fazer isso seguindo pelo chão ou pelas plataformas do segundo andar. Note que ao seguir pelo chão você encontrará com os ninjas cara a cara, enquanto que seguindo pelas plataformas você irá evitar isso e pegará alguns atalhos. Então, faça sua decisão e siga a Rota Comum abaixo.

Seguindo pelo chão: Siga pela abertura à direita por onde um dos ninjas apareceu para chegar ao segundo hall com colunas. Colete a Munição Normal de Shotgun sobre a rocha quase no centro da sala e mate o ninja que aparece pela direita.

{Nota: Apesar de esse ninja aparecer quando você pisa sobre a rocha, você pode evitá-lo. Quando entrar no hall, siga para a direita e então contorne a grande coluna circular. Pise sobre a rocha onde está a munição e o ninja não aparecerá. Note que a pequena interseção entre os dois halls pelo qual você passou há pouco é uma área de “reset”, e se você passar por ela novamente e retornar, o ninja irá aparecer quando você pisar sobre a rocha}.

Há três aberturas do outro lado. Siga pela abertura que está quase bloqueada por algumas rochas à direita. Suba sobre elas, desça na pequena sala do outro lado e colete um Kit Médico Grande no canto à direita.

Retorne para o hall anterior e siga agora pela segunda abertura para chegar a um terceiro hall. Salte sobre o bloco com os Flares e saque uma arma para matar um ninja que surge adiante. Mate-o rapidamente, ou ele começará a atirar em Lara com as Uzis. Colete os Flares e retorne ao hall anterior.

Retorne à primeira abertura (a que está quase bloqueada pelas rochas). Suba nas rochas, mas não desça do outro lado. Ao invés, aproxime-se da borda e salte para se agarrar à plataforma acima. Suba e siga para o outro lado. Se agarre às barras acima de você e atravesse para o outro lado. Na junção em T, siga para a direita (oeste).

Quando você descer na plataforma, vire-se e mate um ninja que estava atravessando silenciosamente o hall em sua direção. Agora posicione-se abaixo da alavanca e salte para se agarrar a ela. Certifique-se de estar bem próximo à parede, do contrário Lara irá se agarrar às barras acima da alavanca. Acionando a alavanca você fechará um alçapão no hall anterior (segundo hall). Siga para a Rota Comum abaixo.

Seguindo através das plataformas superiores: Depois de liquidar os dois ninjas, siga para o extremo direito da sala (sudoeste) e suba sobre as rochas. Salte para o centro da plataforma e se agarre às barras acima. Atravesse para o outro lado e quando chegar à junção em T prossiga pela direita para chegar a uma pequena sala. Desça e siga para o outro lado. Salte para a plataforma à esquerda da abertura ou pendure-se e desloque para a direita para evitar cair. Tome distância e salte para a próxima plataforma (sul) e saque uma arma, pois há um ninja atrás de uma rocha abaixo. Atire no ar para alertá-lo e em seguida acabe com ele (você pegará a munição dele mais tarde).

{Nota: Aqui você pode tomar um atalho e não precisará ir ao próximo hall. Atravesse adiante e, uma vez que o alçapão não foi fechado porque não usamos a alavanca, solte as barras e se agarre à plataforma abaixo do alçapão. Se decidir fazer isso salte os próximos dois parágrafos}.

Salte para se agarrar às barras e atravesse adiante. Em seguida siga para a esquerda. Desça na pequena sala do outro lado. Mate o ninja abaixo de você no terceiro hall ou ele começará a atirar em você com as Uzis. Quando terminar, se agarre às barras e atravesse para frente e em seguida para a direita. Quando você descer na plataforma, vire-se e mate um ninja que estava atravessando silenciosamente o hall em sua direção. Agora posicione-se abaixo da alavanca e salte para se agarrar a ela. Certifique-se de estar bem próximo à parede, do contrário Lara irá se agarrar às barras acima da alavanca. Acionando a alavanca você fechará um alçapão no hall anterior (segundo hall).

Rota Comum: Se agarre às barras novamente e atravesse adiante (leste). Em seguida siga para a esquerda, fazendo o caminho de volta ao segundo hall. Prossiga e ao chegar à interseção siga para a esquerda, passando abaixo do alçapão que fechamos. Desça na plataforma e vire-se. Um ninja está atravessando o hall, então acabe com ele (se ele cair na plataforma, você poderá pegar a Munição Wide de Shotgun que ele deixa. De outro modo, espere para coletar o item mais tarde.

Colete a Munição de Uzi à esquerda e suba no bloco à direita para chegar ao próximo patamar do hall. Siga pelas plataformas até chegar próximo a um buraco no chão. A câmera mudará o ângulo de visão, desabilitando o botão look (olhar). Isso supostamente é para lhe ajudar a localizar uma pedra esférica no topo de uma coluna no final da plataforma. Atire na pedra. Você precisará se abaixar para isso. Ou então, caminhe até a borda esquerda da plataforma, vire-se para a pedra, dê três passos para trás e atire nela. A rocha irá cair, quebrando uma parte do piso abaixo.

Faça o caminho até o chão pela mesma rota pela qual veio ou tome distância e salte para a coluna com o topo inclinado do lado oposto à plataforma em que você está (leste). Nesse caso, desça de costas e se agarre à borda da rampa, descendo em seguida para o bloco logo abaixo e de lá para o chão. Colete a Munição Wide de Shotgun que o último ninja deixou se você ainda não o fez. Se você seguiu a rota pelas plataformas superiores, você precisa coletar uma Munição Normal de Shotgun no segundo hall, um Kit Médico Grande (seguindo pela abertura da direita – noroeste – que está parcialmente bloqueada por uma rocha) e alguns Flares no terceiro hall.

Na passagem subterrânea: Desça pelo buraco que a pedra revelou. Entre abaixado pela abertura à direita (leste) para coletar a Munição de Uzi. Saia e suba através das duas plataformas do lado norte. Há duas aberturas à esquerda do corredor que levam ao mesmo lugar. Você pode ver um bloco alto no centro com uma pirâmide iluminada no topo e uma corrente ao lado da entrada (que Lara não pode acionar no momento). Há outras três aberturas na sala. A abertura sul leva a uma sala que não contém nenhum item coletável. Na abertura central (oeste) você encontrará alguns Flares e Munição Normal de Shotgun. Na sala ao norte você encontrará Munição de Uzi. Colete estes itens se quiser e retorne ao corredor. Siga para a esquerda e posicione-se abaixo da abertura no teto. Salte para se agarrar à escada e suba até o topo.

Puzzle do Obelisco: Você deve ter notado os grandes obeliscos nas salas onde coletou os itens. Se for bom observador também deve ter notado uma espécie de apontador vermelho no final de cada obelisco. Essa parte de cada um dos obeliscos deve apontar para a pirâmide brilhante no centro da sala. Para visualizar a sala central e o apontador de cada obelisco, simplesmente se abaixe e olhe através das barras no chão.

Na primeira sala, o obelisco está apontando para leste e você precisa apontá-lo para o sul. Portanto, aproxime-se da alavanca, olhando para o sul e pressione ação uma vez (Lara irá empurrá-la. Ela não pode puxá-la, de qualquer forma). Siga pela próxima abertura para chegar à próxima sala. O obelisco aqui está apontando para oeste e você precisa apontá-lo para leste. Então, aproxime-se da alavanca olhando para o norte e gire-a duas vezes. Siga para a próxima abertura para chegar à terceira e última sala. O obelisco está apontando para leste e você precisa apontar para o norte. Aproxime-se da alavanca e gire-a uma vez. Retorne à sala da pirâmide e acione a alavanca.

A cut scene mostra os três obeliscos lançando um raio azul e destruindo a pirâmide.

Suba sobre o bloco onde a pirâmide estava e colete o Sun Disk (Disco Solar). Desça pela passagem em frente à parede oeste que foi aberta quando você coletou o Disco. Siga pela passagem para finalizar a fase.

Siga para o passo-a-passo de Sacred Lake (parte II).

<< Fase anterior: Temple of Karnak | Índice de fases | Próxima fase: Sacred Lake >>