TR4 - Header

Fase 11: Guardian of Semerkhet

Locação: Karnak

Fase 11 – Guardian of Semerkhet (Guardião de Semerkhet)

Desça pelo buraco no chão e escorregue pela rampa. Para passar pela armadilha, aproxime-se dela o máximo que puder e quando a lâmina estiver aberta pressione o botão rolar. Pressione-o apenas uma vez. Se o mantiver seguro, Lara irá rolar duas vezes e retornar ao ponto inicial. Siga pela passagem até chegar a uma segunda armadilha. Use o mesmo procedimento para passar por ela e desça pela rampa seguinte. Suba pela abertura na parede da esquerda e passe abaixado pela próxima passagem para chegar à sala seguinte.

Porta temporizada/ passando pelas lâminas: Caso não consiga ver, há uma porta no canto nordeste da sala. Essa porta irá se abrir por completo quando Lara girar a manivela 5 vezes. Contudo, ela começará imediatamente a se fechar, e você terá apenas 12 segundos para correr sobre as plataformas tomando cuidado para evitar as armadilhas com lâminas que literalmente saltam e matam instantaneamente. Se você sobreviver você terá então que passar abaixado sob a porta antes que ela se feche. Não é fácil, mas a parte difícil é a de evitar as lâminas, e não a de chegar a tempo para passar sob a porta.

Uma dica que poderá lhe ajudar a passar pelas lâminas é não parar sob nenhuma circunstância. Se você se mantiver correndo todo o tempo, elas não irão lhe atingir. Então, gire a manivela 5 vezes e salte sobre ela. Não vire para a esquerda para passar ao lado dela, porque você perderá um tempo precioso. Siga pela plataforma e não use o botão de correr, pois não há necessidade, e você não conseguirá virar para a direita em tempo suficiente. Continue prosseguindo e salte sobre a segunda plataforma, virando à direita no ar se possível. Não pare de correr e salte para a terceira plataforma. Vire à esquerda, e se necessário passe abaixado pela porta que está se fechando. Assim que passar por ela, pare imediatamente! Salve seu jogo e tome um fôlego. Não prossiga adiante porque há mais lâminas à frente e a porta que se fechou atrás de você irá preveni-lo de ver o que acontece em seguida.

As lâminas estão no centro da plataforma e à sua direita, então corra até o final e salte para a esquerda. Colete a Golden Vraeus (Vraeus Dourada) pela parte de trás do pedestal para evitar as pequenas lâminas que saltam dele. Desça com cautela e faça o caminho de volta para o outro lado da sala (sul) saltando sobre os buracos no chão, pois alguns deles contêm lâminas que podem matar Lara. Suba pela abertura e em seguida pela escada. Passe abaixado pela passagem e desça no final para chegar à plataforma onde a manivela está. Retorne à sala onde você estava antes seguindo pela passagem baixa. Coloque o Vraeus no receptáculo da parede sul.

A cut scene mostra um mecanismo abrindo uma pequena pirâmide no mapa através de um raio laser (?).

Colete a Guardian Key (Chave do Guardião) da pequena pirâmide e posicione-a no outro receptáculo para abrir um alçapão próximo. Desça por ele e escorregue pela rampa.

Siga para a direita do corredor (leste) e suba pelo chão inclinado. Você escutará alguma coisa tentando passar pela porta trancada. Colete o Kit Médico Pequeno e NÃO siga pela esquerda, ou essa coisa que está fazendo barulho irá sair pela porta (em algumas versões do game a porta se abre ao utilizarmos uma alavanca próxima).

1º Secret (1-3/total: 38-70): Se agarre às barras no teto e atravesse em direção ao hall pelo qual você passou há pouco. Quando você passar pela abertura na qual desceu há pouco, dois morcegos irão atacar. Desça, mate-os e retorne ao piso inclinado. Se agarre às barras novamente e atravesse até chegar à abertura na parede da esquerda próxima ao final. Aproxime-se dela, solte o botão ação e pressione-o novamente para se agarrar à abertura. Suba e passe abaixado pela passagem até o final para chegar à sala do Secret.

Desça para o chão. Procure descer pela esquerda ou pela direita, e não no centro, ou você irá se queimar nas chamas que saem dos nichos. Colete a Munição Normal de Shotgun e a Munição Explosiva para Arco e Flecha no topo dos caixotes. De todos os nichos, apenas o da parede oeste está acessível. Aguarde as chamas se extinguirem, colete a Munição Wide de Shotgun e salte para trás para evitar ser atingido pelo fogo. Use o nicho mais uma vez para fazer com que o nicho da parede leste fique acessível. Pegue a Munição de Uzi no nicho leste e use-o novamente para tornar o nicho da parede sul acessível. Colete um it Médico Grande no nicho sul, mas não utilize-o de novo, do contrário você irá libertar uma massa de besouros. Suba pela escada e faça o caminho de volta ao corredor.

Libertando o touro: Siga pela ala leste do corredor (onde você coletou o Kit Médico) e aproxime-se da alavanca no final. É suposto que você precisa puxar a alavanca e abrir as portas, mas o touro consegue sair se você esperar alguns segundos. Caso ele não apareça, use a alavanca. Você não pode matá-lo, então não perca tempo e munição. Apenas tome cuidado para não ser atingido pelos chifres dele. O ataque tira muito de sua energia.

2o Secret (2-3/ total: 39-70): Siga pela porta por onde o touro veio (memorize onde está o suporte com as chamas à sua direita quando você entrar. Você precisará utilizá-lo em breve). Passe correndo pelo corredor até chegar a uma pequena sala. Colete o Kit Médico Pequeno no centro da sala e suba em uma das plataformas para evitar o ataque do touro. Mate os três morcegos que aparecem antes de você ter chegado à sala. Use o nicho para encontrar uma tocha e retorne para a porta pela qual você veio anteriormente. Acenda a tocha usando a chama próxima à porta e retorne à pequena sala onde você a encontrou.

Acenda as duas tochas – uma de cada lado da sala – para abrir a porta. Solte a tocha, você não precisará dela mais. Desça para a sala secreta. Siga pela passagem até o final e colete a Munição Normal de Shotgun, Munição Normal de Arco e Flecha e um Kit Médico Grande sobre os pedestais, posicionando-se diagonalmente em frente a cada um deles para evitar as lâminas que saem. Quando você coletar o kit médico, uma bola com espinhos irá cair do teto, então tome cuidado com ela. Retorne de volta pelo mesmo caminho.

Usando o touro para quebrar a porta: Você precisa retornar para o corredor próximo da rampa pela qual chegou a essa área. Tome cuidado para não ser atingido pelo touro. Quando você chegar à rampa, corra em direção à porta trancada no lado oeste do corredor. Você precisa se posicionar em frente a ela e atrair a atenção do touro. Não fique muito dentro da alcova ou você não terá espaço suficiente para desviar. Quando você o vir correndo em sua direção e a distância entre Lara e ele for de apenas alguns passos, salte para um dos lados. O touro irá passar por você e quebrar a porta. Se você estiver com energia baixa, pendure-se nas barras do teto. Levará mais tempo, mas o resultado será o mesmo.

Salão dos símbolos: Siga pela porta que o touro derrubou e corra pelo corredor para chegar a um grande salão. Quando você entrar você verá um símbolo de um olho à sua frente (oeste). Há outros dois símbolos em torno da entrada (leste). Atrás do símbolo da parede oeste há duas portas. A porta da esquerda é a saída e a da direita leva você a alguns itens e um secret.

O método para sair desta sala é o mesmo que você usou para entrar nela. Posicione-se em frente de cada tabuleta e aguarde que o touro lhe ataque. Quando ele estiver a alguns passos de distância salte para um dos lados. Dependendo de qual tabuleta você o fez quebrar primeiro, as portas de abrirão em ordens diferentes. Porém há um método simples para coletar o secret e os outros itens, e depois sair com tranqüilidade. Para isso você precisa apenas destruir a tabuleta da esquerda próxima à entrada (esquerda considerando que Lara está de frente para a entrada).

Nível superior: Assim que você destruir a primeira tabuleta, a porta da direita na parede oeste irá se abrir. Siga por ela e suba a escada à direita para chegar ao nível superior do salão. Siga pela esquerda da sacada e suba a rampa do lado norte. Tenha cuidado com a bola com espinhos que cai do teto. Colete um Kit Médico Pequeno, Munição de Uzi e Munição Normal e Shotgun na plataforma.

3º Secret (3-3/ total: 40-70): Saia e prossiga pela esquerda para chegar ao outro lado da sacada. Suba pela abertura no teto do lado sul para encontrar a sala do secret. Você verá um Kit Médico Pequeno e um Grande e Munição Normal de Shotgun sobre os pedestais. Decida qual deles você quer porque quando você pegar um item, os outros dois irão se incendiar. Tenha cuidado ao sair. Uma bola com espinhos irá cair do teto (mais uma…) bem acima da entrada. Passe abaixado por ela e pendure-se na borda para sair.

Não desça ainda. Você precisa quebrar as outras duas tabuletas e você poderá fazer isso daqui de cima. Uma delas está no lado oeste e a outra está do lado direito da ala leste. Para destruir a tabuleta do lado oeste, contorne o perímetro da sacada e pendure-se pela borda diretamente acima da tabuleta. Você não ficará bem alinhado com o local correto, mas isso não impedirá o touro de perceber sua presença. Então, pendure-se na borda e aguarde até que ele ataque. Se ele seguir para a direita ou esquerda da tabuleta e você não conseguir encontrá-lo, simplesmente suba, dê alguns passos para a esquerda ou direita e tente se pendurar de um local diferente. Com um pouco de paciência você conseguirá que ele destrua a tabuleta. Para a outra tabuleta, próxima à porta de entrada, siga pelo perímetro da sacada e salte para o pilar onde ela está. Siga o método acima para destruí-la também.

Quando você terminar, a porta da esquerda na parede oeste irá se abrir. Desça e siga por ela. Prossiga pelo corredor até o final e suba pela escada para encerrar a fase.

<< Fase anterior: Tomb of Semerkhet | Índice de fases | Próxima fase: Desert Railroad >>