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Fase 21: City of the Dead

Locação: Cairo

Fase 21 –City of the Dead (Cidade dos Mortos)

Você precisa passar por essa fase apenas uma vez, mas se estiver interessado em coletar todos os Secrets, você precisará retornar a ela uma segunda vez, para coletar o 2º Secret.

Parte I

Assim que a fase começar, dois atiradores irão atirar contra você do prédio à esquerda. Suba pela pequena escadaria em frente ao prédio e se abaixe para evitar os tiros de um deles, que está sobre um bloco baixo. Saque uma arma à sua escolha e vire-se para o atirador. Atire da maneira que preferir (um método é soltar o botão abaixar, atirar algumas vezes e se abaixar novamente). Ele poderá atirar algumas granadas em algum momento, mas pelo menos na versão PC Lara não sofre danos com elas.

Método alternativo: Corra para nordeste e posicione-se contra o bloco em que um dos atiradores está posicionado. Equipe as Pistolas com munição ilimitada e salte para atirar nele. Dessa maneira ele não irá atirar granadas, que podem ser perigosas na versão PS. Os jogadores da versão PC podem se beneficiar do bug da mira laser. Fique contra o bloco e dê um ou dois passos para trás. Mire na cabeça e atire. Ele precisa de cerca de quatro tiros até cair.

Assim que liquidá-lo, suba sobre o bloco em que ele estava e colete o Revolver. Desça para o chão mas não avance muito. O segundo atirador está posicionado sobre o telhado do bloco oposto. Para matá-lo, fique no início da escadaria (próximo da motocicleta) e vire-se para o edifício. Ele não pode ver Lara aqui, mas você pode vê-lo. Use o Revólver combinado com a mira laser e atire em sua cabeça. Um tiro é suficiente.

A arma automática sobre o bloco à frente é inofensiva, então não se incomode com ele. Se quiser explodi-lo de qualquer forma, use o Revolver combinado com a mira laser e atire no tanque vermelho na parte de trás. Há um soldado na parte de trás do bloco. Você pode matá-lo atirando nele – fique atrás do bloco com a sentinela, pois por algum motivo ele não percebe sua presença ali – ou use a motocicleta para atropelá-lo (mais legal). Continue descendo pela rua. O próximo soldado está rondando atrás de uma rampa pela qual você não pode passar com a motocicleta. Se quiser matá-lo agora, fique na parte de trás da rua, sobre o quadrado escuro da esquina, e atire contra ele usando as Pistolas ou o Revolver combinado com a mira laser.

Um terceiro soldado está patrulhando adiante. Ele está em frente a uma plataforma com algumas barricadas com um ‘X’ amarelo. Para ficar de sobreaviso, há um quarto soldado atrás de um morro de areia no final da rua. Passe com o veículo sobre eles ou atire contra eles. Certifique-se de coletar a Munição Normal de Shotgun que o quarto soldado deixa. Independente do método que você utilizar para matar os soldados, certifique-se de ter a motocicleta com você neste ponto. Do contrário, volte para o início da fase e traga a motocicleta com você, até próximo das barricadas.

O objetivo: Você pode completar as duas próximas partes da fase em qualquer ordem. Na primeira parte você precisa abrir os portões que estão no início da fase (os que estavam atrás de Lara quando ela iniciou a fase). Na segunda parte você precisa abrir uma porta em um local onde não esteve ainda, e você pode seguir para lá depois de abrir os portões. Você pode abrir a porta e então os portões que dão acesso a ela, ou pode abrir os portões e retroceder para abrir a porta. Nós seguiremos a primeira alternativa.

No final da rua, a além do montante de areia, há um bloco com uma abertura na parte superior. Você precisa fazer outras coisas antes, então ignore-a por enquanto. Próximo às barricadas amarelas há uma rua que leva a um edifício com duas armas automáticas no topo. Elas atiram em você incessantemente, então é melhor pegar a motocicleta para passar por ali. Dirija em direção ao edifício e permaneça abaixo do campo de atuação das armas para que elas não lhe atinjam. Desça do veículo e permaneça próximo ao edifício.

Na extrema esquerda da área (estando o edifício à suas costas) e atrás de alguns pilares arquitetônicos, há uma porta fechada que você pode abrir agora. Mas antes vamos coletar alguns itens. Siga pela direita e prossiga pela lateral do edifício até encontrar uma abertura à direita. Se você ficar o mais próximo possível da parede a arma automática não irá perceber sua presença. Entre na passagem e colete um Kit Médico Pequeno e a Lançadora de Granadas (munição caso você já a possua).

[Nota: a rua à direita (oeste) leva a um precipício que você só pode atravessar quando tiver obtido alguns itens com Nitro na fase seguinte. Você também encontrará dois soldados. Se não estiver interessado em todos os Secrets, você pode ignorar totalmente essa área assim como os soldados, mas se tiver interessado em todos os itens e em matar todos os inimigos, isso será uma questão de tempo].

Destruindo as armas automáticas: Se você não se importar em gastar um kit médico, você pode abrir a porta que está atrás das colunas arquitetônicas agora (salte para o próximo parágrafo). Caos contrário, teremos que liquidar essas armas para que possamos nos mover livremente. O objetivo é fazer com que elas apontem para a entrada atrás das colunas. Se elas não estiverem apontando para o local correto, atraia a atenção delas, saltando para lá, e recue, se escondendo próximo à parede abaixo das armas. Salve seu jogo e carregue-o novamente para que as armas fiquem com a mira travada naquela posição (de outro modo elas irão mover a mira para onde você for). Agora siga para a parte oeste próximo de onde você coletou os últimos itens, mas certifique-se de andar próximo à parede ou as armas irão atirar contra você novamente. Passe em frente à entrada onde coletou os itens e vire à esquerda para chegar à parede oposta. Você encontrará o local correto por tentativa e erro, tendo que carregar o jogo salvo novamente se as armas perceberem sua presença e atirar. Combine o Arco e Flecha ou o Revólver com a mira laser (ou use o bug da mira laser), e da posição em que você está comece a atirar nos tanques vermelhos posicionados atrás das duas armas automáticas. Você descobrirá que destruir a arma da esquerda (a mais próxima) é fácil, enquanto que destruir a outra arma pode levar mais tempo.

Sala com soldado morto: Assim que tiver terminado, abra a porta atrás das colunas do lado oposto às armas que você destruiu (ou não) e entre. Lara irá olhar para o corpo de um soldado morto, então, obviamente, você terá que fazer alguma coisa aqui. Posicione-se próximo às pernas dele e pressione ação para que Lara o arraste para longe do alçapão. Mantenha isso em mente, pois daqui a pouco você terá que abrir esse alçapão. Não é possível entrar na passagem baixa no momento, então saia, pegue a motocicleta e dirija pela estrada, em direção ao sul. Vire à esquerda, onde há um morro de areia, e desça.

Suba sobre o bloco e passe abaixado pela entrada. Desça os blocos adiante e colete um Kit Médico Pequeno no final. Acione a alavanca para abrir o alçapão sobre o qual estava o soldado morto (se você ainda não o arrastou de lá, nada irá acontecer quando você acionar a alavanca). Não é preciso voltar lá para fora. O alçapão está diretamente acima do kit médico que você coletou. Suba sobre o bloco e entre na câmara através da passagem baixa. Suba a rampa e acione uma segunda alavanca para abrir uma porta diretamente acima. Retorne para o lado de fora, próximo ao morro de areia pelo mesmo caminho.

Saltando com a motocicleta sobre a barricada: Você precisa executar um salto com a motocicleta sobre a plataforma onde está uma barricada amarela. O morro de areia irá lhe dar uma mão. Você precisa saltar da parte inclinada desse morro. Corra com o veículo sobre ela, mirando o canto esquerdo da plataforma do outro lado, onde estão as barricadas amarelas. Certifique-se de tomar uma boa distância antes de saltar. Depois do salto, deixe que a motocicleta caia pelo assoalho instável. Continue dirigindo adiante, e à esquerda, então suba pela rampa para quebrar a parede que nos levará de volta às ruas. Desça (deixe a motocicleta do lado de fora) e retorne pela passagem na qual veio com o veículo. Colete um Kit Médico Pequeno no canto, logo à direita da base da rampa, e suba sobre a plataforma do lado sul.

Desça pela abertura e caia na piscina abaixo. Saia da água e prossiga para a próxima sala à direita. Quatro morcegos irão atacar, então liquide-os. Colete os Flares e a Munição Wide de Shotgun nos dois cantos da sala, e siga pela abertura à oeste. Desça pela rampa para cair em um corredor quadrado.

Corredor quadrado: Colete a mira laser próxima ao soldado morto. Se você observar em volta, você verá um portão fechado no canto sudeste e uma escadaria do lado oposto ao qual você entrou. As escadas levam a uma piscina, mas você não precisa ir lá agora. Se você cair acidentalmente na piscina, a corrente irá levar Lara para a esquerda. Você então terá que seguir pelo túnel, sair da água e descer para o corredor quadrado novamente.

Salte para se agarrar à fenda na parede no canto sudoeste do corredor. Desloque-se para a direita até poder ficar de pé. Vire-se. Você verá à sua frente uma bola azul se balançando para um lado e para o outro, e uma cesta à frente dela. Se você atirar na cesta, você irá liberar uma nuvem de gafanhotos. Eles atacam Lara e desaparecem após alguns segundos. Se, por alguma razão, você não conseguir se livrar dos gafanhotos, salve seu jogo e o carregue novamente. Os insetos deverão ter desaparecido quando o jogo for carregado. Você precisa atirar na bola azul para libertar dois espíritos de gelo. Use o pé-de-cabra ou o Revólver combinado com a mira laser, e atire na bola.

Desça para o chão e siga para a direita. Em seguida suba a escadaria e caia na água. Os espíritos de gelo irão lhe seguir até a piscina e congelá-la, mas infelizmente não antes que a corrente lhe tenha arrastado para a esquerda, fora de perigo. Siga pelo túnel, saia da água e desça para o corredor quadrado novamente. Suba pela escadaria e caminhe sobre a piscina congelada. Aproxime-se da rampa e dê um salto acima. Acione a alavanca para abrir o portão no corredor e retorne para lá.

{Nota: Se estiver interessado no level design, leia a nota sobre os elementos de gelo abaixo}.

Retorne e siga pelo portão que você acabou de abrir. Suba pela rampa e colete um Kit Médico Pequeno no canto sudeste. Retorne e entre na passagem do lado sul.

1º Secret (1-2/ total: 55-70): Antes de subir pelos blocos, use o pé-de-cabra para abrir a porta de cor azul escura no canto do corredor. Colete o Kit Médico Grande e a Munição de Uzi. Saia e suba pelos blocos até chegar ao topo.

De volta: Siga pelo corredor e suba pelo alçapão. Vire e pendure-se na borda, deslocando-se para a direita até poder ficar de pé. Em seguida vire-se e dê uma olhada abaixo. Essa á a área em que iniciamos a fase. Há uma alavanca suspensa no lado oposto ao que você está agora, e você precisa saltar para lá e acioná-la. É recomendável que você salve seu jogo antes de tentar isso, pois caso você não alinhe Lara corretamente e caia lá embaixo, não conseguirá retornar sem fazer um longo percurso novamente.

Atrás dos portões: Assim que você acionar a alavanca, o portão ao lado irá se abrir. Mate o soldado que aparece do outro lado e colete o Kit Médico Pequeno que ele deixa cair. Antes de seguir portão adentro você precisa pegar a motocicleta. Se você tiver seguido este passo-a-passo, seu veículo deve estar em frente à plataforma com as barricadas amarelas. Pegue-o, passe pelo portão e desça pelo buraco. Há um soldado na base do edifício. Você pode atropelá-lo com a motocicleta ou atirar nele. Colete a Munição Venenosa de Arco e Flecha na passagem baixa no canto sudeste e dirija com cuidado escadaria acima em direção ao topo do prédio.

A larga abertura à frente nos leva de volta ao morro de areia. Se você cair acidentalmente, retorne seguindo pelas ruas. Use a rampa para saltar (heroicamente) e cair dentro da abertura do outro lado do prédio. Desça do veículo e suba pela rampa pelo lado esquerdo. Suba sobre o bloco no final e mate os dois morcegos que atacam. Acione a alavanca para erguer um bloco no final da escadaria. Pegue a motocicleta novamente e suba a rampa à esquerda da alavanca para chegar à escadaria novamente.

Quando chegar às escadas, poderá ver o bloco que você ergueu do lado oposto ao seu, abaixo. Saia da motocicleta e suba no bloco, e em seguida para o corredor acima. Siga-o até o final, até chegar a uma abertura acima do morro de areia. A arma automática do lado oposto é inofensiva. Corra e salte para o outro lado. Colete a Munição de Revólver próxima à arma automática e siga pela passagem para chegar ao telhado do outro lado.

Se você não tiver explodido as duas armas automáticas anteriormente, você terá que fazer isso agora. Mas dessa vez é mais fácil. Fique próximo à entrada, equipe o Arco e Flecha ou o Revólver, combinado com a mira laser, e atire no barril vermelho com combustível, que está atrás das armas automáticas. Isso fará as armas e o helicóptero explodirem. Se você tiver destruído as armas antes, não precisará fazer isso agora, a menos que queira ver o helicóptero explodir.

Aproxime-se da borda do telhado e desça para a passarela adiante. Corra e salte para o outro lado. Salte diagonalmente para a esquerda, onde as armas automáticas estavam, e em seguida para o telhado onde estava o helicóptero. Colete um Kit Médico Pequeno no canto sudoeste e acione a alavanca para abrir o portão de saída abaixo, na rua. NÃO se apresse para sair. Você precisa pegar a motocicleta.

Então, salte para o telhado anterior e atravesse o corredor novamente, para chegar ao telhado onde está a arma automática desativada. Salte pressionando ação para cair dentro da abertura do prédio adiante. Siga pelo corredor. Desça sobre o bloco que você ergueu mais cedo e pegue a motocicleta. Se você cair acidentalmente na rua enquanto estiver saltando, siga de volta ao início da fase, passe pelo portão aberto, suba as escadas e pegue a motocicleta. Suba a escadaria até o topo e passe pela abertura para chegar ao morro de areia. Siga pela direita e através do portão que acabamos de abrir. Suba a rampa para entrar nas Câmaras de Tulun (Chambers of Tulun).

Bug da Mira Laser (funciona na versão para PC): Combine o Arco e Flecha (ou o Revólver) com a Mira Laser e saque a arma. Pressione o botão olhar para usar a mira laser, e, mantendo este botão pressionado, pressione também a tecla ‘1’, o atalho para as Pistolas. Você escutará o som de Lara sacando as Pistolas. Atire nos alvos com munição ilimitada. Você não conseguirá ouvir o som dos tiros, mas esse método funciona bem.

Nota sobre os espíritos de gelo: Os espíritos de gelo são atraídos para aparecer apenas por alguns momentos. Na verdade, eles não congelam a piscina permanentemente. Após libertá-los, você habilita um gatilho extra que é ativado quando você cai na piscina. Então, ao cair na piscina, este gatilho extra altera a superfície da água, transformando-a em gelo.

Salte na piscina quantas vezes você quiser antes de libertar os espíritos de gelo. A água não irá congelar. Se você libertá-los e dar voltas no corredor (ou seja, não cair na piscina), eles irão lhe seguir, mas desaparecerão após alguns segundos. Se você então cair na água, a piscina irá congelar, apesar dos espíritos de gelo jamais terem tocado a superfície dela. Isso acontece porque você caiu na água após ter libertado os espíritos, acionando o “gatilho” que congela a piscina.

Parte II

Você retorna a essa fase para coletar o 2º Secret. Você deve ter conectado à sua motocicleta o Nitrous Oxide Feeder, ao combinar o Nitrous Oxide Canister que você encontrou em Citadel Gate com o Valve Pipe adquirido na fase Trenches. Se você não tiver feito isso ainda, cheque o passo-a-passo correspondente ao item que está faltando.

2º Secret (2-2/ total: 59-70): Dirija através dos portões e siga para a direita. Prossiga pela rua em direção a oeste. Se ainda não tiver visitado essa área, você encontrará um soldado em um bloco à esquerda após dobrar a esquina, e um segundo soldado no final da rua. Atropele o segundo soldado e desça para matar o soldado sobre o bloco.

A rampa no final da rua leva a um precipício. Para passar por ele você precisa saltar pela rampa usando aceleração extra. Dirija para a rampa pelo lado esquerdo e pressione o botão correr ANTES de chegar à rampa. Se você acelerar quando já estiver sobre a rampa Lara não conseguirá a distância adequada. Assim que estiver do outro lado, atropele o outro soldado e desmonte.

Suba na plataforma no canto sudeste, mas não desça do outro lado. Você verá diversas colunas com o topo inclinado aqui, e Lara precisa começar pela rampa do lado sul. Salte para se agarrar a ela e suba. Pressione o botão saltar e não o solte. Lara fará todo o trabalho sozinha. Ela saltará sobre as três rampas e terminará por fim sobre uma plataforma. Se ela não o fizer, após saltar das três rampas, pressione ação para se agarrar à borda da plataforma e subir. Desça do outro lado e colete a Munição Super de Granada, o Kit Médico Grande e a Munição Explosiva de Arco e Flecha. Saia pelo mesmo caminho pelo qual chegou e desça para o chão.

Pegue a motocicleta e salte sobre o precipício novamente. A plataforma inclinada à esquerda irá lhe ajudar no salto. Dirija em direção a ela e pressione correr para conseguir uma aceleração extra e impulso suficiente para saltar. Quando estiver do outro lado, siga pelas ruas em direção a leste. Siga pelo portão aberto e então suba a rampa para entrar nas Câmaras de Tulun.

Câmaras de Tulun: Vire à esquerda e depois à direita, na esquina. Salte sobre o precipício e siga pela rua. Suba na rampa do lado oposto à saída das Câmaras para voltar a Trenches. Siga o passo-a-passo de Trenches (parte II).

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