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Fase 26: Citadel

Locação: Cairo

Fase 26 – Citadel (Cidadela)

[Nota de bug para a versão PC: Se você estiver jogando a versão não corrigida do game (sem usar patches de correção), você poderá encontrar um bug aqui. Quando iniciar a fase você não estará habilitado a usar os botões de atalho F5, F6 e P – salvar, carregar jogo e Pause. Para resolver isso, carregue um jogo anterior antes de ativar a cut scene do final de Citadel Gate e aproxime-se de Azizus a pé. Depois, aproxime-se dele com a motocicleta para ativar a cut scene}.

Prossiga adiante.

A cut scene mostra Lara resgatando Jean-Yves, preso a um pilar cerimonial. Ele está aliviado em ver Lara e lhe diz que Von Croy está possuído por Seth. Lara o desamarra e lhe sugere que saia dali, pois a coisa pode ficar feia. Jean lhe conta tudo o que sabe antes de partir, principalmente que Von Croy está escavando abaixo da Cidadela, nas catacumbas dos Templários, à procura da Tabuleta Cerimonial, que contém os encantamentos de Seth.

Em seguida nós vemos Von Croy, que acaba de encontrar o que estava procurando. Ele entrega a Tabuleta a um de seus guardas e lhe ordena que a prepare, e que veja se a “mulher Croft” já chegou com a armadura. Por fim, ele pega o Amuleto de Hórus de seu bolso e o coloca em um receptáculo. Isso abre uma grande porta, de onde dois guerreiros Templários despertam.

Após a cut scene, siga para a esquerda para chegar a uma segunda sala com outro pilar cerimonial. Você perderá o controle do botão olhar, mas prossiga para depois do pilar e passe por outras colunas do lado sul. Suba as escadas e entre em uma pequena sala à direita. Acione a alavanca para erguer a porta dupla dourada na sala onde você encontrou Jean. Em seguida coleta a tocha na alcova do lado oeste e a acenda no archote preso na parede. Volte para a segunda sala cerimonial.

Salte sobre a plataforma do lado oeste e fique debaixo da corda para incendiá-la. A corda irá se partir, quebrando com isso uma parte do chão na primeira sala, onde Jean estava preso. Desça para o chão e siga para lá. Jogue fora a tocha e entre na passagem atrás das portas duplas. Colete a Munição de Uzi no final da alcova e retorne para fora.

Desça no buraco. Você não precisará mais da tocha, a menos que queria ter um pouco de iluminação por perto. Siga pelo túnel que vira à esquerda. Na junção em T, colete a Munição Wide de Shotgun na alcova e prossiga pelo outro lado.

A cut scene mostra um ninja subindo por uma rampa e se posicionando em frente a uma alavanca.

Você pode matar o ninja agora se ele estiver próximo à borda da plataforma. Se não, pode deixá-lo para depois.

1º Secret (1-2/ total: 61-70): Aproxime-se da borda do túnel e dê um salto em diagonal para a plataforma à esquerda. No final da escada você verá um Kit Médico Grande no meio de um corredor. Evite seguir para lá agora, pois Lara será tostada por uma armadilha. Suba na plataforma próxima à escada (oeste) e salte para a escadaria do lado oposto (se você cair acidentalmente na piscina, cheque o parágrafo seguinte para saber como subir de volta). Suba até o topo e salte para se agarrar às barras. Siga pendurado até o outro lado e localize uma entrada baixa à direita. Aproxime-se da parede, solte ação e pressione novamente para se agarrar à borda da entrada. Entre e desça do outro lado. Colete um Kit Médico Grande e Munição Flash de Granada. Saia novamente e caia na piscina embaixo.

De baixo para cima: Nade através do túnel para chegar ao fundo da piscina no salão principal e colete a Munição Super de Granada sobre o bloco submerso. Saia pela plataforma comprida do lado leste e vire-se para oeste. Salte para o bloco do lado oposto e suba. Suba para o bloco à esquerda para se encontrar no topo da sala, próximo ao túnel pelo qual veio.

Novamente, suba na plataforma à esquerda próxima à escada (oeste). Volte-se para o salão principal e recue para se agarrar à borda da plataforma. Desloque-se para a esquerda, solte ação e pressione novamente para se agarrar à fenda embaixo. Agora desloque-se para a direita, e quando chegar ao final, solte ação e pressione novamente para se agarrar à fenda embaixo. Continue se deslocando para a direita, pelos dois cantos da sala e suba no final. Certifique-se de pressionar o botão abaixar, pois a abertura é estreita. Desça do outro lado e colete a Munição de Uzi no final da passagem alagada.

Passe abaixado pela próxima abertura. Melhor salvar seu jogo aqui. Vire-se e pendure na borda. Solte ação para cair sobre uma rampa e pressione o botão saltar para saltar de costas sobre uma segunda rampa atrás de você. Mantenha o botão saltar pressionado e Lara irá saltar em direção à uma fenda. Pressione ação para se agarrar a ela. Em seguida desloque-se para a esquerda. Suba para a alcova e colete o Kit Médico Pequeno. Vire-se (se você cair acidentalmente na piscina, siga pela passagem submersa para chegar à piscina no fundo do salão principal).

Salte para se agarrar à base da plataforma oposta e suba. Saque uma arma para matar o ninja que surge no topo da escada à esquerda. Se você quiser evitar esse ninja, após se agarrar à base da escada, desloque-se para a esquerda e suba. Desse modo você não irá atrair o ninja. Contudo, certifique-se de não pisar sobre o quadrado à direita, ou você irá atraí-lo. Suba pela escada para chegar ao topo do salão principal.

Se você ainda não matou o ninja da 1ª vez em que entrou nessa parte da fase, faça isso agora que ele está parado à direita. Suba a rampa e vire-se quando chegar à alavanca, pois outro ninja irá surgir do final da rampa. Acione a alavanca para desativar a armadilha com fogos no corredor embaixo com o Kit Médico Grande. Você pode chegar rapidamente a esse corredor pela abertura à esquerda da alavanca (você perderá uma porcentagem de energia). Ou, pode cair na piscina e fazer o caminho de volta para cima, mais longo. Quando chegar ao corredor, colete o Kit Médico Grande e desça as escadas.

A cut scene mostra a sala adiante.

Puzzle da bússola: Primeiro, colete a Munição Normal e Super de Granada nos dois cantos da sala (sudeste e sudoeste) e o Kit Médico Pequeno na extrema direita (nordeste). Salve seu jogo antes de mover qualquer um dos pedestais. Aproxime-se dos pedestais e procure pelas letras no topo de cada um. Cada letra corresponde a um dos quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste). Você precisa mover cada pedestal para sua posição correspondente usando os círculos desenhados no chão e consultando a bússola de seu inventário. Não se esqueça que a parte vermelha da bússola é que aponta para o ponto correto. Assim que tiver posicionado todos os pedestais nos locais correspondentes, as três portas a leste, oeste e norte se abrirão. A abertura do lado sul é de onde você veio.

{Nota de bug: Pode ocorrer de você resolver o puzzle corretamente e as portas não se abrirem. Nesse caso, 1) carregue um jogo salvo anteriormente e não posicione nenhum pedestal sobre um círculo ao qual não pertence, ou 2) se você não nenhum jogo salvo anteriormente, rearranje os pedestais e os coloque na ordem Norte – Leste – Oeste – Sul}.

Pela Porta Oeste: Siga primeiro pela porta da ala Oeste, a da esquerda considerando que a entrada está à suas costas. Desça pela rampa para entrar em uma sala com uma plataforma no centro. Suba na plataforma e desça no buraco à esquerda para coletar alguns Flares. Saia e desça pelo alçapão aberto para cair em uma piscina embaixo.

Há três túneis submersos. Nade pelo túnel do lado sul e siga até o final. Use a alavanca submersa para fechar o alçapão pelo qual você desceu anteriormente. Colete o Kit Médico Pequeno no canto noroeste e retorne à sala submersa principal. Ignore o túnel da ala oeste, pois ele leva a uma alavanca que ainda não podemos usar. Nade para o fundo e siga pelo túnel norte. Ele leva a um buraco alagado com uma corrente que você também ainda não pode usar. Saia da água e colete a Munição de Revólver no canto sudoeste. Siga pela porta aberta para retornar ao puzzle pela Porta Norte.

Pela Porta Leste: Siga pela porta da ala leste e desça a rampa. Antes de entrar na próxima sala, dois ninjas irão atacar. Mate-os e acione a alavanca da sala para baixar o nível de água na piscina com os três túneis submersos.

Pela Porta Norte: Retorne à sala do puzzle e siga pela porta Norte, fazendo o caminho de volta à sala com a corrente. Você ainda não pode utilizá-la, então caia na água e siga pelo túnel de volta à piscina principal. Suba na abertura do lado oeste e use a alavanca que anteriormente estava inacessível. Isso abrirá dois alçapões na piscina central que fará a água baixar ainda mais.

Desça na água e colete a Munição de Uzi no alçapão do lado noroeste. Nade pela próxima passagem (norte), e uma vez que baixamos o nível de água, o túnel não está inundado. Saia da água e siga o resto da passagem, matando o ninja que está esperando do lado de fora do buraco. Acione a corrente para abrir a porta de saída e saia do buraco.

Área da escavação: Siga pelo túnel e passe abaixado pela abertura. Quando você cair na passagem abaixo, a câmera irá mostrar dois cavaleiros templários seguindo em direção à Lara. Quando você retomar o controle de Lara, suba na plataforma de madeira, ou salte lateralmente para a esquerda e siga pela rampa do lado sul. Você não conseguirá matar os cavaleiros, mas pode utilizá-los para desbloquear a saída. Tenha cuidado com os buracos na área. Siga para o topo da rampa e posicione-se de forma que as vigas de madeira fiquem à suas costas. Quando os cavaleiros se aproximarem de você, eles irão erguer as espadas para desferir um golpe. Salte então para frente para evitar ser atingido. Nem pense em saltar para a direita, ou Lara irá cair dentro do buraco.

Método Alternativo: Posicione-se de forma a ter as vigas à suas costas e gire Lara um pouco para a direita, para que você possa visualizar uma plataforma de madeira na parede oposta. Aguarde que os cavaleiros estejam bem próximos, e assim que estiverem prestes a golpear as vigas (e Lara), salte em direção à rampa. Lara cairá no chão embaixo, um pouco à esquerda do buraco. Suba novamente a rampa de madeira e passe pela abertura desbloqueada pelos cavaleiros.

Siga para a saída e suba sobre a plataforma. Siga pela passagem para chegar a uma sala com archotes em colunas. Colete a Munição de Uzi à direita da entrada e Flares no final da passagem. Desça para o buraco.

2º Secret (2-2/ total: 62-70): Siga para a ala oeste para encontrar um buraco no chão. Voltado para a parede, localize uma abertura à esquerda. Pendure-se pela borda, solte ação e pressione novamente para se agarrar à borda dessa abertura. Suba e siga até o final. Desça e siga pelo túnel, saltando sobre a rampa íngreme à frente. Suba pelas próximas duas plataformas para encontrar uma sala que contém Munição Flash de Granada, Munição de Revólver, um Kit Médico Grande, Munição Explosiva de Arco e Flecha e Munição Wide de Shotgun. Todos esses itens são guardados por dois cavaleiros, então após coletar alguns desses itens você talvez precise atraí-los para o outro lado.

Desça pela rampa e retorne à sala com archotes nas colunas. Desça para o buraco novamente e siga para o lado norte para encerrar a fase.

A cut scene mostra Lara se deparando com um sussurrante Von Croy, rodeado por quatro chacais. Ele a pede que se aproxime, pois ele quer a armadura que está em seu poder. “E em retorno?”, pergunta Lara. Von Croy lhe diz que lhe dará grande vigor e que ela comandará o último poder, que é dar vida ou morte àqueles a quem ela escolher a seu lado. Eles então irão se curvar a seus pés e cultuá-la. Lara se afasta e remove o amuleto do receptáculo, prendendo Von Croy e os chacais na sala. “Latido Nervoso”. Ela em seguia escala uma das janelas da Cidadela e mergulha na água.

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