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Fase 35: Temple of Horus

Locação: Gizé

Fase 35 – Temple of Horus (Templo de Hórus)

{Nota de bug: Essa fase pode se tornar especialmente bugada. Podem surgir alguns pequenos e insignificantes bugs sem nenhuma conseqüência muito grave, mas algumas vezes a situação fica tão séria que você pode encontrar sérios problemas para terminar a fase. Para economizar tempo e garantir que você possa encerrar a fase, é altamente recomendável que você salve o jogo em DIFERENTES SLOTS a cada vez, de forma que se algo desagradável acontecer, você possa carregar um jogo anterior}.

Suba pela rampa para entrar na próxima sala. À esquerda você verá um monstro vermelho trancado em uma jaula. Na extrema direita, você verá uma balança. Quando você seguir em direção a ela Lara irá olhar para a parede, onde há o símbolo de duas ondas. Mantenha isso em mente. Por enquanto, colete o Large Waterskin (Odre de Água Grande) em frente ao esqueleto do pobre aspirante a arqueólogo que obviamente falhou em sua missão.

Teste

1º Puzzle da Balança: O objetivo aqui é resolver o puzzle e abrir o alçapão entre as duas fontes. As ondas duplas que Lara observou anteriormente lhe dizem que você deve encher o pote da balança com dois litros de água da fonte. Ela fará peso contra a pena do outro lado da balança e lhe permitirá prosseguir na fase.

Certifique-se de que o Small Waterskin (Odre de Água Pequeno) está vazio (fique longe das fontes, entre em seu inventário, selecione o Odre e use-o). Depois, entre em uma das fontes, acesse seu inventário, selecione o Large Waterskin (cheque a nota de bug abaixo) e Lara irá enchê-lo. Ele deve estar agora com 5 litros. Combine o Large Waterskin com o Small Waterskin (se você tentar o oposto Lara dirá “Não”). Agora o Small Waterskin contém 3 litros (está cheio) e o Large Waterskin possui 2.

Aproxime-se da balança e posicione-se diretamente em frente a ela. Acesse o inventário e selecione o Large Waterskin. Lara irá despejar a água dentro do pote e ele irá fazer peso contra a pena, abrindo o alçapão entre as fontes.

Se você não estiver próximo o suficiente do pote, Lara irá despejar a água no chão, o que significa que você terá que fazer tudo de novo. Você saberá que ela colocou a água no pote se ouvir o som de água sendo despejada. Se você colocar a quantidade errada de água, o portão da jaula irá se abrir e o monstro ficará livre. Não é o fim do mundo, contudo. Ele morre após alguns tiros dados por você, e logo depois outro monstro se materializa dentro da jaula, o puzzle é resetado e você pode tentar mais uma vez.

{Nota de bug para os jogadores da versão PC: Você deverá encontrar um bug aqui, onde Lara diz “Não” quando você seleciona um dos Odres de água quando tenta enchê-los ou combiná-los entre si. Nesse caso, você deverá pressionar “Enter” ao invés de “Ação”, ou “Ação” ao invés de “Enter”}.

Quando terminar com o puzzle, desça pelo alçapão e siga pelo corredor. Mate os dois morcegos que aparecem na sala adiante e salte para se agarrar ao poste. Espinhos irão se estender dos quatro lados do buraco. Desça para uma posição próxima a eles e quando eles estiverem prestes a recuar, desça. Mate outros dois morcegos na sala abaixo e siga pela passagem.

2º Puzzle da Balança: Novamente, você precisa nivelar a balança, mas desta vez a quantidade requerida é de 4 litros, como indicado pelo número de ondas na parede. Primeiro, esvazie o Small Waterskin. Depois encha o Large Waterskin. Ele estará com a capacidade máxima, ou seja, 5 litros. Combine o Large Waterskin com o Small Waterskin (lembre-se, se você fizer o contrário Lara dirá “Não”). O Small Waterskin agora possui 3 litros (está cheio) e o Large terá 2 litros. Esvazie o Small Waterskin e mais uma vez combine o Large com o Small. O Large Waterskin agora estará vazio e o Small Waterskin terá 2 litros. Encha novamente o Large Waterskin na fonte e combine-o com o Small Waterskin. Ele terá agora 3 litros (cheio de novo), enquanto o Large Waterskin ficará com 4 litros.

Aproxime-se da balança e mais uma vez fique diretamente à frente do pote Entre em seu inventário e selecione o Large Waterskin, Lara irá despejar a água no pote e ela fará peso contra a pena, abrindo o alçapão entre as fontes. Se Lara se recusar a despejar a água, entre no inventário e selecione o Odre uma segunda vez. Como antes, se você colocar a quantidade errada de água a jaula irá se abrir e o monstro virá em sua direção. Você terá que matá-lo para ter uma segunda chance de resolver o puzzle.

Quando terminar, desça pelo alçapão e siga pela passagem. Mate três morcegos que aparecem e salte para o poste. Mais uma vez, espere que os espinhos recuem para dentro das paredes e desça. Mate outros três morcegos na sala abaixo e prossiga.

{Nota de bug: Um bug pode aparecer nesse ponto, onde Lara pode sacar um Flare, mas ele não ilumina o ambiente. Parece ser um bug insignificante, que não afeta o jogo, mas em todo caso, certifique-se de salvar seu progresso em diferentes slots porque esse bug pode evoluir para um bug maior durante o restante da fase}.

3º Puzzle da Balança: Você sabe o que deve fazer. Dessa vez você precisa encher o porte com 1 litro de água, como indicado pelo símbolo da onda na parede. Logicamente, o Small Waterskin deverá estar cheio, pela operação realizada no puzzle anterior, mas se você o tiver esvaziado, encha-o novamente. Combine-o com o Large Waterskin e você terá 3 litros nele. Encha novamente o Small Waterskin e o combine com o Large Waterskin. Agora o Large Waterskin contém 5 litros e o Small contém 1 litro.

Aproxime-se da balança e fique em frente ao pote. Entre no inventário e selecione o Small Waterskin. Lara irá despejar o conteúdo no pote, que fará peso com a pena e abrirá o alçapão entre as fontes. Desnecessário dizer o que acontece se você colocar a quantidade errada, não? O portão se abrirá e o monstro irá lhe perseguir (e certamente ele não irá oferecer ajuda para resolver o puzzle hehe).

Assim que terminar com o puzzle, desça pelo alçapão e siga pelo corredor para chegar ao fosso. Salte para se agarrar à parede oposta e desça (não é possível ir para cima). Na metade do caminho você verá uma abertura que você pode descer se você se deslocar para a esquerda ou direita. Não é possível fazer nada aqui, entretanto, então não há razão para descer. Continue descendo e quando chegar ao final, desloque-se para a direita e desça sobre a plataforma.

{Nota: Se você decidir descer na abertura na metade do caminho, deverá notar que os Flares não funcionam aqui também. Você poderá usar o Flare, mas ele só acenderá se você o jogar fora. Além disso, o jogo tem a mania de fechar se você usar a opção de visão noturna do Binóculo (sinistro…)}.

A cut scene faz um vôo panorâmico pela área, e lhe dá uma visão de relance de Hórus.

Vire à direita (norte) e salte para a água abaixo. Suba à superfície e siga para a ilha no centro. Coloque as quatro Escrituras Sagradas sobre os pedestais. Aproxime-se de Hórus pela frente.

{Nota: Mesmo que você não tenha descido pela abertura na metade do caminho, você perceberá que se pegar um Flare ele não acenderá a menos que você o jogue fora. Mais uma vez é recomendado que você salve o jogo em slots diferentes. Além disso, Lara parece não conseguir pegar as Escrituras quando elas são selecionadas pelo inventário. Ela continua dizendo “Não”. Você pode colocá-las nos pedestais pressionando ação em frente a cada pedestal, e Lara irá selecioná-los automaticamente no inventário. Na versão PC pelo menos, ela diz “Não”, mas mesmo assim deposita as Escrituras nos pedestais… maluca}.

Na cut scene, Lara se aproxima da estátua e a “veste” com as peças da Armadura, colocando em seguida o Amuleto em seu peito.

O FMV que se segue mostra um falcão voando para fora de uma luz. Ele entra na pirâmide e bate contra a estátua, trazendo ela à vida. Enquanto isso, uma nuvem de gafanhotos entra na pirâmide e circunda Hórus. Ele então explode, jogando Lara longe. O Amuleto voa pelo ar e cai dentro da água. Seth está agora no lugar de Hórus. “Meu primo malvado voltou mais uma vez para as estrelas. Ou seja, eu é que devo governar esse mundo uma vez mais. Aproxime-se e se ajoelhe, e saúda teu Deus antes que ele extinga sua vida sem valor!”.

Escapando de Seth: Assim que a fase continuar, você inicia com sua barra de energia completamente cheia. Corra e salte para a água à direita (norte) para evitar os raios de energia de Seth (que, a propósito, você não pode matar). Além disso, nessa parte da fase você encontrará o Amuleto de Hórus, que caiu na água durante o FMV. Assim que você recolher o Amuleto, o portão do lado sul da caverna irá se abrir. Para chegar a esse portão, vire-se para oeste e nade em volta da ilha até chegar ao canto sudoeste. Aqui você verá uma plataforma pela qual você pode subir para sair da água.

{Nota de bug: Quando você mergulhar na água para recolher o Amuleto, você poderá encontrar um bug onde o Amuleto não aparece em lugar nenhum no fundo do lago. Você ainda poderá vê-lo no inventário de Lara, mas não poderá prosseguir com o jogo a menos que você colete esse item do lago. Esse bug parece estar conectado ao bug do Flare mencionado acima – ou seja, se você encontrou o bug do Flare no último puzzle da balança, é altamente provável que, quando você chegar a essa parte da fase, você tenha problemas em encontrar o Amuleto. Portanto, se você não conseguir encontrá-lo, tente acender um Flare debaixo da água. Normalmente ele irá acender, mesmo que o bug do Flare descrito acima ocorra. Quando você acender o Flare, o Amuleto irá aparecer automaticamente na água e Lara poderá coletá-lo e prosseguir com a fase sem problemas. Note que se o Amuleto se recusar a aparecer não importando o que você faça, talvez seja necessário carregar um jogo salvo anteriormente}.

Quando você sair da água, vire à esquerda e salte sobre a plataforma íngreme. Siga pelo caminho, depois pela rampa e através do portão aberto à direita, que foi aberto quando você coletou o Amuleto. Do lado esquerdo, atrás do portão, você encontrará Munição de Uzi. Não tenho muita certeza de onde você vai gastá-lo, já que não é possível matar Seth. De qualquer forma, recolha-o se estiver interessado em todos os itens, ou se quiser apenas dar uns tirinhos em Seth de qualquer forma. Acione a alavanca na parede para abrir o portão do outro lado da caverna (norte).

Saia e prossiga pela direita, tomando cuidado para não cair na água. Tome distância e salte para cair na plataforma do outro lado e siga para a extrema esquerda. Vire-se para o norte e salte para se agarrar à borda da plataforma. Suba e novamente salte para a plataforma seguinte. Salte sobre a rampa adiante e siga pela esquerda. Desça com segurança para a plataforma abaixo e siga para oeste. Entre pela abertura e colete o Kit Médico Pequeno atrás do portão. Acione a alavanca para mover duas barras na abertura pela qual passamos quando estávamos descendo para a caverna. Observe que ela forma o símbolo do Amuleto. Isso também converte uma rampa em um bloco na plataforma de onde descemos há pouco. Então precisamos fazer o percurso novamente para chegar a ela.

Saia e caia na água. Você está próximo ao local onde coletou o Amuleto. Vire-se para oeste e nade em volta da ilha para chegar ao canto sudoeste. Saia da água como antes, salte sobre a rampa e suba a rampa seguinte à esquerda. Dessa vez não é necessário entrar novamente na sala à direita. Salte para a plataforma adiante e siga pelo mesmo trajeto de antes até chegar à plataforma acima da entrada da sala do outro lado da caverna. Dessa vez não desça para a plataforma abaixo. Há um bloco aqui no qual você pode subir dessa vez.

Suba sobre esse bloco e salte sobre a rampa. Há um Kit Médico Pequeno à esquerda que talvez você precise usar agora. Recolha-o e siga para o sul. Salte para se agarrar à plataforma à esquerda da estalactite para cair sobre uma plataforma abaixo. Se você tentar saltar pela direita acabará indo parar na água embaixo, o que significa que você terá que refazer todo o percurso ou carregar um jogo salvo anteriormente. Siga para a direita (oeste) da plataforma e olhe para cima para localizar uma abertura estreita. Salte para se agarrar à abertura e entre. Tempo para tomar fôlego!

Siga pela passagem até o final e desça. Vire-se para oeste e siga através da plataforma, para a direita. No final, e virado para o norte, salte para se agarrar à plataforma oposta. Suba e siga para a direita. Novamente, vire-se para o norte e salte para se agarrar à parede escalável. Desloque-se para a direita em direção à luz azul onde os raios de Seth não podem lhe ferir. Em seguida suba até o topo. Você está sobre a plataforma na qual desceu assim que chegou à caverna. Vire à esquerda (oeste), se agarre à parede escalável, desloque-se para a esquerda e comece a subir.

Quando você chegar à abertura, uma cut scene mostra Lara saltando de costas para a sala e encaixando o Amuleto de Hórus no receptáculo. O alçapão se fecha, selando Seth na caverna. Coitado.

Saindo da Tumba: Vire-se, siga pelo portão e em seguida pela escadaria. Quando chegar ao terceiro degrau, você ativará três blocos móveis. Uma vez que você já possui experiência em passar por esses blocos, escolha sua estratégia e passe pelos três blocos.

Tenha cuidado ao entrar na próxima sala, no topo da escadaria. Se você observar no teto, você verá três ladrilhos diferentes. Para sua informação, blocos de pedra cairão por esses pontos do teto. Se você caminhar com cuidado, os três blocos irão cair e você poderá se mover livremente. Siga para o lado direito da plataforma e se aproxime da borda. Salte para a plataforma oposta e suba (se você saltar e se agarrar à borda da esquerda, um bloco de pedra irá cair assim que você subir).

Se você observar no teto, verá outro ladrilho diferente. Então, siga para entre as colunas, e em seguida pela direita. Salte para se agarrar à fenda do lado oposto e desloque-se para a direita, subindo em seguida (ou salte para se agarrar à plataforma no centro). Evite seguir pelo lado esquerdo, pois alguns blocos de pedra poderão atingir Lara. Caminhe para o lado direito e salte para se agarrar à plataforma oposta. Suba e imediatamente corra para o corredor no centro antes que um bloco de pedra caia sobre você (ou, se você não for rápido o suficiente, desloque-se para a extrema esquerda, suba, caminhe para frente para ativar outro bloco de pedra e então corra pelo corredor). Suba pela rampa para concluir a fase e o jogo.

O FMV mostra Lara chegando à saída da tumba realmente exausta. Uma sombra cobre sua face, e enquanto está olhando para fora, ela vê a silhueta de Werner Von Croy. A tumba começa a desmoronar e Von Croy oferece sua mão para ajudar Lara. A tumba chacoalha mais e Lara recua um pouco. “Você voltou Werner? Seth não existe mais?” Ele responde que não há tempo para isso, e lhe pede que segure sua mão. Lara tenta chegar à saída, mas o chão desmorona e ela consegue apenas se segurar na borda. Ela está feliz por ver que Werner voltou a ser o que era, e Werner lhe diz que não poderia deixá-la. Porém, antes que ele consiga segurar sua mão, o templo entra em colapso, prendendo Lara dentro da tumba. Werner tira seu chapéu e curva sua cabeça.

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