TR5 - Header

Fase 11: The 13º Floor

Locação: VCI – Von Croy Industries

Fase 11 – The 13º Floor (O 13º Andar)

{Nota: Nesses 3 episódios da VCI (Von Croy Industries), você não terá as Pistolas com munição ilimitada, então é melhor ser econômico com a munição que encontrar para a arma que Lara possui agora. Além disso, os guardas e inimigos que encontrarmos usam armas poderosas que podem tirar grande quantidade de energia de Lara. Tentaremos encontrar formas de liquidá-los sem perder muita energia. Por fim, certifique-se de economizar também alguns Medipack’s durante nosso progresso.

Procure salvar seus jogos em diferentes slots a cada vez, no caso de ativarmos algum bug, e lhe asseguro que você encontrará muitos deles nos estágios finais… Por último, acostume-se com seu novo brinquedinho. Ela é chamada de HK e pode atirar em três modos diferentes: Sniper, Burst e Rapid. O modo Sniper atira uma bala de cada vez, o Burst atira duas e o Rapid três. Sendo assim, em situações mais amenas não há necessidade de usar os modos Burst e Rapid}.

Após invadir o Complexo usando uma asa delta (Lara é incapaz de usar a porta da frente como uma pessoa normal!), você irá descer por uma rampa.

A cut scene mostra Lara falando com Zip (seu assistente), que lhe diz que ela está no décimo terceiro andar e precisa seguir pelo duto de ventilação para chegar ao corredor principal. Ele diz também para ela não atrair muita atenção.

Você pode seguir pela esquerda ou direita do duto. Você pode ignorar totalmente a parte esquerda, uma vez que ela não inclui nenhum item essencial para o progresso da fase, mas fazendo isso você perderá alguns itens e um Secret. Se não estiver interessado neles, suba pela escada à direita e prossiga na Rota Comum escrita abaixo. (Importante: Ignorar munições e kits médicos pode tornar você inabilitado para finalizar o game. Veja a nota acima).

Pelos dutos de ventilação: Siga pela parte esquerda do duto. Equipe a única arma que você possui e, usando o botão olhar, atire na grade na parte de baixo. Siga abaixado pela passagem e recolha o Large Medipack. Prossiga adiante e quando estiver passando pelas grades verdes à esquerda, Zip começa a falar com Lara. Ele lhe conta sobre a vestimenta e as armas que os guardas usam. Elas possuem um perímetro de tiro curto, mas são poderosas. Você verá também um guarda pegando uma de suas armas, e a Rosa de Ouro no chão da sala.

Continue à frente, se abaixando para passar pelo duto seguinte. Ao se aproximar do final, você verá lasers se movendo para a esquerda e direita. Mantenha o botão abaixar pressionado e quando chegar à junção dos dutos siga para a direita e recolha um Large Medipack. Ainda com o botão abaixar pressionado, siga para o outro lado, passando em frente à passagem pela qual você veio e seguindo até um buraco protegido também por lasers. Quando o laser de cima se mover para o outro lado, fique se pé e salte para o outro lado. Prossiga até o final do duto.

Sala de estoque: Siga abaixado pelo duto à direita e entre na sala de estoque. Quando você entrar, dois lasers serão ativados lá no corredor do início da fase, mas não se importe com isso agora. Procure nas prateleiras da sala para encontrar HK Clips (munição), um Small Medipack e um Hammer (Martelo). Volte ao duto e retorne onde está o laser.

1º Secret (1-3/ total: 28-36): Antes de voltar, atire na grade do lado oposto ao duto no qual você saiu e entre pela passagem. Siga até chegar a outro duto com um laser. Espere que ele vá para a esquerda e dê uma cambalhota para frente (botão saltar + direcional para frente). Se abaixe imediatamente. Vire-se para a rampa e engatinhe até lá. Espere o laser se afastar para trás de você, fique de pé e corra em direção à abertura adiante. Entre por ela. O portão se abrirá quando você se aproximar. Desça na pequena sala onde o guarda estava anteriormente e colete a Rosa de Ouro no chão. Retorne ao duto.

Para passar pelo laser novamente, espere que ele venha na sua direção. Quando ele se afastar de novo, fique de pé e corra para o outro lado. Se abaixe na metade do corredor e siga em direção à abertura. Espere o laser se afastar de novo, fique de pé e entre rapidamente no duto, saindo na junção dos corredores novamente.

A passagem à sua frente leva de volta à sala de estoque onde encontramos o Hammer. Precisamos agora retornar ao início da fase. Aproxime-se da borda do buraco protegido por lasers e quando o laser se afastar, salte sobre o buraco e se abaixe. Algumas pessoas relatam que quando Lara chega à borda do buraco e tenta saltar, ela fica presa e acaba caindo no buraco. Para evitar isso, gire ela um pouco para a esquerda ou direita, ou siga abaixado até a borda e fique de pé. Aí você conseguirá saltar. Siga abaixado para o duto à direita e prossiga.

De volta ao início: Estamos de volta ao início da fase. Dessa vez, porém, há dois lasers que se movem ao longo do corredor, que foram acionados quando você entrou na sala de estoque – um sobre o outro, se movendo em direções contrárias. Pressione o botão olhar para ver melhor como eles se movem. O laser inferior vem em sua direção, mas não chega tão próximo da escada, do outro lado do corredor. O laser de cima faz o esquema oposto. Ele não se aproxima tanto de você, mas chega o mais próximo possível da escada do lado oposto.

Para passar por ambos, aguarde o laser de cima se afastar e o de baixo começar a vir em sua direção. Quando eles se encontrarem na metade do corredor (um sobre o outro), comece a correr e salte sobre o laser inferior. O laser de cima já terá chegado ao final do percurso durante sua manobra, e estará pronto para retornar em sua direção. Então, se abaixe e siga em direção à escada. Uma vez que você esteja em frente a ela, você pode tomar um fôlego. O laser inferior não conseguirá lhe atingir, e o superior tampouco, desde que você permaneça abaixado. Quando o laser de cima se afastar novamente, fique de pé e suba a escada.

Rota comum: Prossiga adiante.

Na cut scene, Lara pede a Zip para desativar os lasers que protegem a Iris. Ele responde que está trabalhando nisso.

Sala com guarda blindado: Colete os HK Clips no final e siga para a direita. Quando estiver prestes a chegar ao portão, a câmera irá mostrar um guarda em uma sala abaixo do duto em que estamos. O portão está fechado, mas você pode usar o Hammer para abri-lo, evitando assim o guarda mas perdendo um Small Medipack. Se não estiver interessado nesse item, salte o parágrafo abaixo.

Se quiser o Medipack, ou não possuir o Hammer, ou quiser explorar tudo, pegue sua arma e atire no cadeado. Quando mais próximo você estiver do cadeado quando atirar, menor será a chance do guarda notar sua presença quando você descer pelo duto. O duto irá se partir e Lara irá descer de costas. Aqui você pode matar o guarda atirando em sua cabeça, a única parte sensível de seu corpo. Alternativamente, você pode simplesmente ignorá-lo. Para isso, depois de descer role imediatamente e fique contra a parede. Salte de costas para cair no duto pelo qual desceu anteriormente, recue e salte para cair no duto acima. Desça pelo buraco, recolha o Small Medipack e suba para a escada.

Suba na abertura atrás da escada e recolha os HK Clips. Comece a subir a escada. Se você pressionar ação e direcional para cima juntos, do chão, já será suficiente para posicionar Lara no local correto. Desloque-se para a direita o máximo possível e quando o laser se mover para a esquerda, suba até o topo. Atire na parte da parede que está com alguns buracos e entre na passagem revelada. Colete os HK Clips à esquerda e siga para o outro lado do duto.

Estamos prestes a entrar na parte principal do edifício (chega de dutos!). Há um guarda patrulhando o corredor abaixo. Se ele perceber sua presença, irá ativar uma arma automática no duto em que você está. Ela pode tirar muito de sua energia, então é melhor evitar isso. Fique dois blocos longe da abertura que leva ao corredor (ou seja, pare quando escutar a música dramática começar), e atire no guarda daqui, certificando-se de atirar na cabeça dele para que ele morra instantaneamente. Se você não pisar mais à frente, ele não irá notar sua presença. Assim que terminar com ele, desça para o chão.

13º Andar: Os lasers horizontais nos impedem de seguir para a direita. Atire na grade do lado oposto à maquina de latinhas e siga abaixado pela passagem. Quando puder ficar de pé, recue e atire na próxima grade. Saia em seguida.

A cut scene mostra um guarda tirando um cochilo (em pleno expediente…) e foca em seu cartão de acesso, enquanto Zip alerta Lara para não acordá-lo (outro conselho por demais evidente).

Então, pressione o botão caminhar e entre na sala com vidros onde o guarda está dormindo e recolha o High Access Card (Cartão de Acesso de Alto Nível) sobre a mesa. Se você o despertar, outro guarda irá aparecer e a arma automática acima da mesa começará a atirar em Lara. Assim que tiver o cartão, mate o guarda (um tiro na cabeça é suficiente), de oura forma você encontrará os dois guardas mais tarde (ele e um amigo).

[Nota: Para conseguir matar a máxima quantidade de inimigos, você precisa acordar o guarda para que ele chame o comparsa (2 mortes), ou então não o matar agora enquanto ele está dormindo (para posteriormente enfrentar os dois). A primeira opção fará com que a arma automática atire em Lara, então faça sua escolha].

Use o cartão de acesso no slot do lado oposto à mesa do guarda para abrir a porta seguinte e desativar os lasers no corredor. Entre na sala e recolha dois pares de HK Clip’s na prateleira da esquerda e um Small Medipack na prateleira da direita. Saia para o corredor e siga para o elevador. Pressione o botão para chamá-lo e pressione os botões lá dentro para ir ao 16º andar.

16º andar: Quando você tentar sair, a câmera irá mostrar dois guardas do lado de fora entretidos em uma conversa. Para sua informação há um terceiro guarda mais além, em um corredor lateral. Ele notará a sua presença se os outros dois guardas também notarem. Para matar esses dois guardas usando apenas duas balas, siga para a saída do elevador e fique do lado esquerdo. Saque sua arma e use a mira laser. Você conseguirá ver apenas a parte superior das cabeças deles, mas é o suficiente. Atire no primeiro e até o outro perceber o que houve você terá tempo para liquidá-lo também. Assim que terminar com eles, siga até lá para finalizar o terceiro guarda. Fique próximo à parede, com a abertura à sua esquerda. Vire ligeiramente para a direita para que você veja o guarda. Ele está patrulhando uma seção do corredor adiante. Quando ele se virar e voltar para a parte de baixo, atire nele.

Laboratório com cientistas: Siga para a parte de trás das caixas, próximo ao elevador por onde chegamos e use o Access Card para abrir a porta triangular. Entre no laboratório, mas não mate os trabalhadores de uniforme laranja. Eles não são hostis, e se você tentar sacar sua arma, eles ativarão armas automáticas acima da entrada. Pressione o botão sobre a mesa para acionar o holograma do Iris e abrir uma porta próxima de onde o terceiro guarda estava. Saia em seguida, siga novamente para o outro lado do prédio, desça pela rampa e entre na sala com uma estrutura de metal no centro. A porta do outro lado se abre automaticamente.

Há outro cientista nessa sala. Não há armas aqui, mas uma vez que ele não pode lhe ferir, não há razão para matá-lo (a menos que queria eliminar todos os inimigos). Pressione o botão no extremo esquerdo da sala para abrir o compartimento de uniformes. Recolha o Code Disk que caiu no chão. Retorne ao elevador. Acione o botão para voltar ao 13º andar.

De volta ao 13º andar: Saia do elevador. Se você não matou o guarda que estava dormindo antes, você encontrará agora dois guardas aqui (o que estava dormindo e um segundo). Acabe com eles e siga para a direita. Use o Code Disk no painel no final para abrir a grade acima. Suba para o duto.

Uma cut scene mostra uma série de explosões em um poço com um mastro. Se você observar bem irá perceber uma abertura na metade do poço.

Para passar pelas explosões, posicione-se na parte central do duto, e não proceda muito, ou o fogo irá lhe atingir. Mire no mastro e observe as explosões. Após a quarta explosão que se origina da parte superior do mastro, corra e se agarre a ele.

2º Secret (2-3/ total: 29-36): Desça pelo mastro e salte de costas na metade do percurso. Você irá cair em um duto. Recolha a Rosa de Ouro no final e desça para o chão.

Siga abaixado pela passagem até chegar à próxima sala. Quando você caminhar sobre a passarela, Lara irá olhar para um guarda no patamar de baixo.

Na cut scene, Zip alerta Lara sobre o guarda e lhe diz para não atrair sua atenção (dã!). Ele também menciona que a única parte sensível do corpo dele é sua cabeça (“muito obrigado pela informação que nós já sabíamos, Zip!”).

Prossiga adiante. Você pode se mover livremente na passarela porque o guarda não irá notar sua presença. Entre na pequena sala de estoque e recolha um Small Medipack e um Cloth (Tecido) nas prateleiras. Saia e siga para a direita.

Novamente, atravesse a segunda passarela livremente e desça as escadas. Desde que você não se aproxime muito do guarda, ele não irá perceber você. Aqui você tem duas opções: você pode matar o guarda atirando no rosto dele (mas com isso um outro guarda irá aparecer e você terá que matá-lo também), ou completar a próxima etapa matando o guarda de um modo mais “suave” (desse modo o segundo guarda não irá aparecer, mas se você quiser eliminar todos os inimigos, você terá sua chance mais tarde). Para executar a segunda opção, siga para o outro lado da sala. Se você se mover sobre a parte mais elevada do cenário, contornando o perímetro da sala, o guarda não irá notar sua presença. Caso contrário você precisará usar o botão caminhar. Use o Access Card no slot para abrir a porta próxima.

Sala com gaiolas de vidro e insetos: Entre na sala onde há alguns insetos em uma gaiola de vidro e abra o armário da direita para recolher um Large Medipack e um Bottle of Chloroform (Garrafa de Clorofórmio). Não abra o armário da esquerda, pois isso faz uma das gaiolas se quebrar e liberar os insetos. Até Lara recolher os itens, os insetos já terão feito um bom estrago na barra de energia dela. Sair da sala também faz com que a gaiola se quebre, mas até você ter liquidado o guarda eles terão desaparecido. Se você já matou os dois guardas e quiser os itens do armário, corra do lado de fora da sala com os insetos e eles desaparecerão. Então, saia da sala segurando o botão andar e dirija-se em direção ao guarda. Fique atrás dele (mas não muito perto), combine o Cloth com o Chloroform para obter o Chloroform Soaked Cloth (Pano embebido de clorofórmio) e use-o no guarda.

A breve cut scene mostra Lara usando o clorofórmio no guarda.

Retorne à sala com a gaiola de vidro. Colete o Small Medipack e o Bottle of Chloroform no armário de metal e atire na segunda gaiola para liberar os insetos e atrair o segundo guarda do lado de fora (assumindo que você matou o primeiro com o clorofórmio).

Use o Access Card para abrir a porta. Colete os HK Clips na entrada do corredor e saque sua arma. A porta se fecha à suas costas, e após dar uns poucos passos à frente, outro guarda irá aparecer. Atire na cabeça para matá-lo e recolha o Iris Lab Access (Acesso ao Laboratório do Iris) que ele deixa cair. Use-o no painel no final do corredor para abrir a porta.

Área de teste dos lasers: Você acaba de entrar em uma área de teste dos lasers. Observe a porta azul à sua frente; ela nos dá acesso ao próximo secret. Por enquanto, atravesse o corredor, mas sem dobrar na esquina. Há um guarda patrulhando a área à frente, mas ele não segue até o final do corredor. Obviamente precisamos matá-lo para passar, mas você pode decidir se quer fazer isso agora ou mais tarde. Se decidir matá-lo agora, a arma automática no teto irá ser ativada. Isso também acontece se o guarda perceber sua presença, pois ele segue até o final do corredor e ativa a arma através de uma alavanca.

Se quiser matá-lo agora, você precisará ser rápido. Aproxime-se da esquina do corredor (mas não no último quadrado) e fique próximo ao vidro que circunda a sala de testes. Espere o guarda passar, e quando ele se virar e estiver na metade do corredor, dê alguns passos para a esquerda e fique no início do corredor seguinte. Quando você o ver virando à direita, seguindo para o corredor do outro lado, corra à frente para o final do corredor sacando sua arma ao mesmo tempo. Fique um pouco atrás da esquina e espere o guarda retornar. Use a mira laser da arma e quando ele passar, bang! Imediatamente, vire à direita e entre no corredor em que ele estava pois a arma automática foi ativada. Phew! Salve seu jogo e entre na próxima sala.

Se quiser evitar o guarda agora, aproxime-se da esquina e espere o guarda vir. Quando ele voltar e estiver na metade do corredor, corra para a primeira alcova à esquerda e fique no canto da extrema esquerda (considerando que a sala do laser está à suas costas). Espere o guarda passar, saia do buraco e entre na segunda alcova. Dessa vez porém, fique no canto da direita. Você terá uma segunda chance de matar o guarda agora quando ele passar à sua frente, mas então você precisará correr para a esquerda para evitar a arma automática que será ativada. Quando você o vir passando para a direita (considerando que você está de frente para a sala de lasers), saia e siga para a esquerda para a próxima sala.

Na cut scene, Zip adverte Lara para não matar o cientista porque a porta precisa de dois cartões de acesso para ser aberta (a primeira informação remotamente útil que recebemos dele…).

Se você não matou o guarda anteriormente, ele irá aparecer agora após a cut scene. Então você não terá outra escolha a não ser matá-lo. Se você o matou antes, estará livre agora. Faça sua escolha e decida se você quer ser auxiliado pelo cientista e entrar na próxima área sem problemas, mas perdendo assim o secret, ou matá-lo e conseguir o secret.

Com ajuda do cientista: Se quiser ser ajudado pelo cientista, saque sua arma e aproxime-se dele com a intenção de ameaçá-lo. Normalmente você ativa uma cut scene quando faz isso. Se não quiser ajuda dele, mire em sua cabeça e atire.

A cut scene mostra Lara obrigando o cientista a usar seu cartão de passe. Ambos usam seus cartões ao mesmo tempo e a porta se abre.

Quando você entrar na sala a porta à suas costas se fecha. Siga para o topo. A porta se abre automaticamente.

3º Secret (3-3/ total: 30-36): Se quiser o secret você terá que matar o cientista. Não tente matá-lo usando a mira laser porque você ativará a cut scene em que Lara o força a ajudá-la. Ao invés disso, fique atrás dele e atire. Certifique-se de não se aproximar muito, ou você ativara a cut scene. O melhor é selecionar o modo Burst da arma para liquidá-lo. Se não conseguir fazer isso e continuar ativando a cut scene, tente atirar nele do lado de fora da sala.

A breve cut scene mostra outros dois guardas saindo de uma porta próxima à sala de teste dos lasers.

Desde que você não saia da sala em que está, os dois guardas não irão até você. Mude a arma para o modo Sniper, saia da sala e fique um pouco atrás da esquina do corredor. Use a mira laser e espere os guardas aparecerem. Quando eles passarem, atire na cabeça deles.

Não se esqueça da arma automática do outro corredor. Você precisa correr para passar por ela. Se tiver sorte você não será atingido por ela. Se estiver com pouca energia você pode usar as alcovas à direita do corredor para se proteger temporariamente. Siga para o final, mas espere para passar pela porta por onde vieram os guardas. Há um outro guarda de patrulha lá. Se não quiser ser atingido, simplesmente se mostre na frente do corredor para atrair a atenção do guarda e recue. Ele irá sair, então saque sua arma e, usando o laser, atire na cabeça dele quando ele aparecer.

Agora siga pela porta, mas espere antes de passar pela segunda esquina, pois mais um guarda estará à espera. Faça o mesmo procedimento descrito acima. Na interseção dos corredores você precisa seguir para a esquerda para pegar o secret. Para passar pelos lasers, simplesmente se abaixe e corra em direção à Rosa de Ouro quando o laser se mover para o lado oposto. Colete-a e siga para o outro lado, evitando o laser com o mesmo procedimento. Quando entrar na sala seguinte a porta se fechará à suas costas. Siga para o topo e a porta irá se abrir automaticamente.

Roubando a Iris: Você está em uma sala acima do Iris, que está protegida por lasers. Precisamos acionar a alavanca nessa sala para desativar os lasers e pegar a Iris. Contudo não é tão fácil quanto parece, uma vez que essa alavanca é temporizada, e teremos cerca de 20 segundos apenas antes dos lasers serem novamente ativados. Se você quiser testar suas habilidades “Croftianas” e se provar um verdadeiro Tomb Raider, você precisará executar as tarefas a seguir para pegar a Iris antes que o tempo expire. O que torna a situação difícil é o ângulo que a câmera assume enquanto Lara está descendo a escadaria. Você perderá temporariamente a função olhar, o que torna mais difícil controlar Lara.

Acione a alavanca e salte para a direita (você perderá tempo se virar para o lado ao invés de saltar). Saia da sala e decida se você quer seguir pela esquerda ou direita. Se você seguir pela direita, precisará virar para a esquerda em todas as esquinas da escada. Vire para a esquerda no final da escada para chegar à porta que se abriu. Se você seguir pela esquerda, precisará virar para a direita em todas as esquinas da escada. Vire à direita novamente no final para chegar à porta que se abriu. Portanto, mantenha-se virando para a esquerda ou direita dependendo de qual caminho você escolheu após acionar a alavanca. Evite usar o botão correr enquanto estiver descendo pela escada, pois não há espaço suficiente para que Lara vire enquanto estiver descendo. Quando estiver na sala da Iris, e nada ocorreu de errado e você não trombou nas paredes ou na escada, corra em direção à Iris e pegue-a.

Método alternativo: Acione a alavanca e salte para a direita. Salte para frente sobre o corrimão, pressionando rolar. Você irá cair na plataforma abaixo. Decida se você quer seguir para a esquerda ou direita. Se decidir ir pela direita, mantenha-se virando para a direita nas esquinas da escada. Se decidir pela esquerda, mantenha-se virando para a esquerda nas esquinas.

Roubando a Íris usando cheat: Se você não se importar em usar uma trapaça, você pode usar da vantagem de um bug aqui. Acione a alavanca e dê um passo lateral para a esquerda. Salte de costas para cair em frente às janelas (você precisará saltar duas vezes). Se agache e engatinhe de costas, segurando ação, como se fosse se pendurar por uma borda. Lara irá passar através da janela e se agarrar à borda. Solte e role no chão. Corra em direção à Iris e recolha-a.

Assim que tiver de posse dela, siga em direção à saída do outro lado da sala para encerrar a fase.

<< Fase anterior: Old Mill | Índice de fases | Próxima fase: Escape With the Iris >>