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Fase 13: Red Alert

Locação: VCI – Von Croy Industries

Fase 13 – Red Alert! (Alerta Vermelho)

{Nota: Você talvez queira dar uma olhada na nota do início da fase 13º Floor, a respeito de sua arma, munições e Medipacks. Além disso, é altamente recomendável que você salve seu jogo em um slot diferente a cada vez, dado a quantidade de bugs existentes nesses últimos capítulos do jogo}.

A breve cut scene mostra um helicóptero sobrevoando os edifícios da VCI e atirando foguetes.

Escadas de emergência: Você inicia a fase sobre as escadas de emergência. Não se mova, e use o botão olhar para localizar o segurança armado acima e à direita. Por isso, contanto que você não se mova, ele não notará sua presença. Saque sua arma e dê um headshot nele. Ele irá cair e quebrará uma parte do corrimão. Se você tentar descer daqui, as escadas irão desabar e Lara cairá para a morte. Então, suba até chegar à plataforma onde o guarda estava.

Vire à direita e dê um salto para se agarrar à plataforma oposta. Suba e prossiga à direita. Quando você chegar à plataforma seguinte, você conseguirá escutar e ver as explosões do helicóptero. Prossiga subindo para a direita. Quando estiver na metade do percurso as escadas irão desabar. Imediatamente, pressione ação para se agarrar à borda.

1º Secret (1-3/ total: 34-36): Suba (ou desça caso tenha se agarrado ao topo da escada) e entre na alcova à esquerda. Recolha a Rosa de Ouro. O fogo aqui não irá lhe ferir. Com isso em mente, fique próximo a ele e dê um salto para se agarrar às escadas novamente, subindo em seguida para o topo. Se não conseguir se agarrar a ela, desça e faça o caminho para o topo novamente.

Quando você chegar ao topo você ouvirá outra explosão do helicóptero (quem é este infeliz que está gritando?). Suba mais um pouco e salte para a próxima plataforma. Vire à direita, salte para se agarrar à plataforma oposta e suba. A escada seguinte desaba quando você se aproxima, e Lara parece incapaz de se agarrar à borda dela. Portanto, comece a correr. Salte quando estiver na metade dela. Não se preocupe com as chamas aqui, pois como a anterior, ela é inofensiva.

Sala com grades no topo: Você deverá ver uma seção da parede que está rachada. Fique em frente a ela e pressione ação para destruí-la. Entre abaixado e siga pela passagem. Quando puder ficar de pé você notará que o botão olhar ficará desabilitado. Dê alguns passos à frente para ter uma visão melhor da sala. Você verá algumas grades na parte de cima e um guarda patrulhando a área. Uma das grades é uma porta de alçapão. Siga para o lado direito da sala e espere que o guarda se afaste. Em seguida salte para abrir o alçapão pela extremidade da grade.

Saque uma arma e certifique-se de ter configurado a arma para o modo Burst e a mira para o modo automático nas opções de jogo. Isso se deve ao fato de você ter ficado sem ela e depois a recuperado na fase anterior. Durante esse tempo em que você estava desarmado, o jogo retornou automaticamente as opções de jogo para os valores padrão. Atire no guarda quando Lara mirar nele. Também há a possibilidade do guarda cair pelo alçapão. Depois de liquidá-lo, suba pelo alçapão. Lara só consegue subir por um dos lados.

Corredor com lasers: Siga para o lado direito do corredor em direção às caixas. Zip diz a Lara para usar os óculos infravermelhos. Antes de atravessar o corredor à direita, colete o Grappling Gun Ammo (Munição de Arma de Gancho) sobre a caixa mais baixa e HK Clips sobre a caixa mais alta. Agora estamos prontos para a próxima etapa.

Siga o conselho de Zip e use seu infravermelho. Pressione ação para ativar a visão laser e poder ver os lasers se movendo. Observe a válvula no encanamento do lado esquerdo. Saque sua arma e configure-a para o modo Sniper, mire nesta válvula e atire. Ao fazer isso você irá liberar um gás que nos ajudará a ver os lasers mais nitidamente.

Aproxime-se do corredor e fique do lado direito. Para passar pelos lasers, preste atenção no padrão deles. Todos eles usam o mesmo padrão: eles ficam ligados, desligam, ligam e tornam a se desligar, ficando assim por um tempo maior. Esse é o melhor momento para passar por eles, um por um. Há um pequeno espaço para você ficar entre um laser e outro, mas se estiver com problema em localizá-los, observe as linhas brancas sobre o piso. Esse é o local onde cada laser está posicionado.

Depois que tiver atravessado, recolha um Large Medipack sobre o caixote mais alto à esquerda e siga para o outro lado do corredor. As portas do elevador se abrirão quando você se aproximar. Há um guarda lá dentro, então acabe com ele usando o modo Burst ou o modo Sniper, mirando na cabeça dele. Pressione o botão dentro do elevador e iremos descer. As portas se abrirão do outro lado agora. Você atrairá um guarda quando pisar no último bloco antes da saída. Fique do lado esquerdo do último bloco antes de sair do elevador e espere ele surgir pelo canto. Então, acabe com ele usando o modo Burst ou Sniper de novo.

Você deverá ver duas portas de vidro do lado oposto ao elevador. Ambos são locais de treinamento de tiro, mas a porta da direita não abre por enquanto. Então, siga pela porta da esquerda e recolha as HK Clips sobre a bancada. Dependendo de quão rápido você for aqui, você poderá conseguir o segundo secret. Se não estiver interessado, simplesmente pressione o botão e tome o tempo que quiser para atirar nos cinco alvos que aparecem. Mesmo que eles tenham chegado ao final e parado de se mover, atire no restante deles e estará terminado. Saia para o corredor, siga para o outro lado e siga a Rota Comum abaixo.

Primeira área de tiro: Se estiver interessado no secret, você precisa atirar nos cinco alvos antes que eles passem pela grossa linha no chão próxima à janela. Se você o fizer a tempo, a porta para a segunda sala de tiros se abrirá. Então, você talvez queira salvar seu jogo antes de pressionar o botão aqui, pois você só terá uma chance de fazer isso. A ordem na qual você precisa atirar nos alvos depende de qual deles está mais próximo de você. Numerando os alvos da esquerda para direita, você precisa atirar neles nessa ordem: 3, 2, 1, 4, 5; (ou seja, centro, esquerda, extrema esquerda, direita, extrema direita). Em algumas versões do jogo porém, você precisa atirar na ordem a seguir: 3, 2, 4, 1, 5 (centro, esquerda, direita, extrema esquerda, extrema direita). Por fim, certifique-se de usar a arma no modo Sniper, uma vez que não precisamos de muito poder de fogo aqui.

Segunda sala de tiro: Se você executar os passos a tempo a segunda porta de vidro irá se abrir. Salve seu jogo antes de entrar por ela, porque a porta se fechará depois que você passar e não irá se abrir até que você termine sua tarefa. Recolha as HK Clips sobre a bancada e tome bastante fôlego, porque a próxima parte é bem difícil. Assim que você pressionar o botão, um gás venenoso começará a se infiltrar na sala. Há dez alvos que você precisará atirar antes que eles passem pela linha no centro da sala à frente, e cada um deles vem em sua direção por uma das cinco linhas perpendiculares a você (de acordo com a nossa versão do jogo) e eles não sobem todos de uma vez. O esquema é o seguinte:

O primeiro grupo possui três alvos que saem um de cada vez. Atire na ordem: 3, 2, 5 (centro, esquerda, direita). Se você atirar em todos antes que eles passem pela linha central no chão, o segundo grupo que possui dois alvos irá sair.  Atire neles na ordem: 4, 1 (direita, extrema esquerda). Se atirar neles antes que eles passem pela linha central, o terceiro grupo irá sair, que também inclui dois alvos que saem ao mesmo tempo. Atire na ordem: 1, 5 (estrema esquerda, extrema direita). Se, mais uma vez, conseguir atirar antes que eles passem pela linha central, o último grupo irá sair, que inclui três alvos que saem ao mesmo tempo. Atire na ordem: 3, 2, 4 (centro, esquerda, direita). Se após atirar em cada grupo de alvos você não ver o próximo grupo aparecer, isso significa que você fez errado e não atirou em cada alvo antes dele ter passado pela linha central. Adivinhe… você precisará carregar um jogo anterior ou você morrerá por causa do gás.

2º Secret (2-3/ total: 35-36): Se você se saiu bem nas duas salas de tiro, você deverá ter liberado o acesso à sala que leva ao secret. Siga para o outro lado do corredor e pela porta da esquerda. Recolha as HK Clips e a Rosa de Ouro no centro da sala. Não tente pegar uma das armas do estoque porque você será morto pelos lasers. Saia de volta para o corredor.

Rota Comum: A outra porta de vidro (à direita do corredor) está aberta agora. Siga por ela e recolha as HK Clips no chão. Aproxime-se do estoque de armas com luz verde e pegue a Grappling Gun (Arma de Gancho). Assim que o fizer, um guarda irá entrar na sala. Mate-o e recolha um gancho para a Grappling Gun sobre a bancada na extrema esquerda da sala. A porta próxima irá se abrir quando você se aproximar.

Armazém com caixotes: Entre no armazém adiante. Um guarda irá surgir por trás de uma das caixas. Se você quiser você pode matá-lo usando sua arma (no modo Sniper), porque ele aparece sorrateiramente, e você terá algum tempo até que ele comece a atirar em você. Apesar de ele estar com um capacete você poderá matá-lo atirando em sua cabeça. Suba no caixote na extrema direita da sala e salte para se agarrar à borda do caixote mais alto do lado. Suba e recolha as HK Clips no chão.

Desça para o caixote baixo e saque sua Grappling Gun. Use a mira para focar na grade no centro do teto e atire um gancho, que libera uma corda. Caminhe até a borda do caixote e salte para se agarrar à corda. Balance em direção à parede oposta onde há uma textura escura, à direita da entrada. Ela é supostamente uma fenda. Salte e pressione ação para se agarrar a essa seção da parede. Desloque-se para a direita e suba para o duto.

De volta ao corredor: Antes de descer pelo buraco você talvez queira sacar sua arma, porque dois seguranças blindados e com lasers virão em sua direção pelo outro lado. Uma vez que apenas a cabeça deles é sensível a tiros, configure sua arma para o modo Sniper e esteja preparado para o confronto. Desça e use a sua mira imediatamente quando chegar ao chão, porque os seguranças já terão notado sua presença e estão a caminho. Atire na cabeça deles (um tiro em cada é suficiente) e siga para o outro lado do corredor.

De volta às escadas de emergência: Entre no elevador novamente e pressione o botão para retornar ao andar anterior. Há outro guarda parado do lado de fora, esperando por você no final do corredor onde estão os caixotes (ele está escondido no canto). Saque sua arma, fique colado à parede da esquerda e comece a caminhar, eventualmente observando através de sua mira até que tenha a cabeça dele na mira. Bang!

Precisamos agora passar novamente pelos lasers. Depois que o fizer, desça de volta pelo alçapão e entre pela passagem baixa para voltar às escadas de emergência.

De volta às escadas: Observe a escada destruída acima. Saque sua arma com gancho e mire na parte mais baixa da escada. Você deverá ver uma mira verde quando encontrar a posição correta. Atire. Você precisa se agarrar à corda e se balançar em direção à abertura do outro lado, onde metade da grade está destruída. Portanto, fique na borda da escada e posicione Lara de forma que ela fique voltada para essa abertura. Salte para a corda e se balance para o outro lado. Salte e desça pela rampa. Salte quando estiver quase no final da rampa para evitar as chamas, e se agarre à borda da plataforma do outro lado (essas chamas são perigosas).

Sala com caixotes e um guarda: Entre abaixado pela passagem e siga pelo duto até o final. Você ouvirá um guarda rondando a área abaixo. Se quiser vê-lo, pressione o botão de sacar armas para ficar de joelhos e use o botão olhar. Observe também a parte escura no teto acima. Se o guarda notar sua presença, ele acionará um botão que irá liberar uma arma automática. Ela tira muito de sua energia, então se mova com cautela. Posicione Lara no canto direito do duto e gire-a um pouco para a direita (cerca de 45º). Há um caixote aqui onde você pode cair dando uma cambalhota ao pressionar o botão saltar. Daqui você pode matar o guarda atirando em sua cabeça. Se não conseguir atingi-lo daqui, você pode saltar para o outro caixote no canto esquerdo da sala.

Assim que liquidá-lo, desça e recolha o Large Medipack. Acione a alavanca para abrir a porta (NÃO pressione o botão, ou você ativará a arma automática contra você mesmo!). Saia para o corredor e siga para a direita. Pressione o botão para abrir o elevador, e pressione o botão lá dentro para descer. As portas se abrirão automaticamente quando você se aproximar.

{Nota de Bug: Você talvez não consiga sair do elevador porque as portas não se abrirão. Nesse caso você precisará carregar um jogo salvo anteriormente, um onde você ainda não tenha entrado na sala com os caixotes, o guarda e a arma automática. Se possível, tente completar essa parte sem salvar ou carregar um jogo. Você terá mais chances de evitar o bug}.

Átrio com saída para heliporto: Quando você pisar fora do elevador, dois caras irão descer por cordas com intenções nada amigáveis. Se você não quiser perder energia aqui, primeiro fique junto à parede da esquerda do elevador e pise do lado de fora para atraí-los. Então, imediatamente salte para trás duas vezes para entrar no elevador novamente. Ao fazer isso você dará uma boa distância do segurança da direita, e ao ficar junto à parede se esconderá do segurança da esquerda. Esse último não conseguirá lhe atingir até que você tenha acabado com o outro segurança. Use a mira e mate esse segurança, atirando cerca de quatro vezes. O da esquerda irá se aproximar mais cautelosamente, então você terá tempo suficiente para mirar e atirar em sua cabeça.

{Nota de bug: Se você abriu com sucesso a porta do elevador e salvou seu jogo antes de sair, carregar esse save específico fará com que os seguranças não apareçam. Isso é aparentemente bom, MAS você ficará preso nessa sala porque você precisa da corda de um deles para prosseguir com o jogo. Nesse caso, você precisará carregar um jogo salvo anteriormente, e NÃO SALVE ou carregue antes de sair do elevador}.

Há uma porta fechada que leva a um heliporto, mas precisamos inserir uma chave para abri-la. Se você não ativou nenhum bug, ao ficar abaixo da corda da esquerda Lara irá olhar para uma porta de metal acima de um caixote. Isso não é essencial para o jogo, mas significa que precisaremos chegar a essa porta usando a corda. Fique sobre o degrau mais alto, com o receptáculo à suas costas. Aproxime-se da borda e use o botão olhar para se alinhar com a corda. Tome distância e salte para se agarrar à corda. Alternativamente, você pose subir no vaso de plantas ao lado e saltar de lá para se agarrar à corda. Balance na corda e salte para cair sobre o caixote.

Fique no centro do caixote e salte para se agarrar ao cabo da porta de metal acima. Outros dois guardas irão aparecer, um diretamente acima de você e outro abaixo próximo à porta do heliporto. Role imediatamente e fique junto à parede abaixo da porta de metal. O guarda acima de você não conseguirá lhe atingir, então você poderá liquidar primeiro o guarda que está no chão. Assim que acabar com ele, vire-se, recue e liquide o segundo guarda.

{Nota de bug: Se você salvou seu jogo depois de matar os dois guardas que desceram pela corda e carregou esse save específico, você não conseguirá se agarrar ao cabo da porta de metal para abri-la. Nesse caso, o ultimo par de guardas não irá aparecer. Contudo, de acordo com várias pessoas, você pode subir pela passagem passando através da porta de metal (!). Simplesmente fique junto à parede e abaixo da porta, e pressione para cima e ação juntos. Se isso não funcionar para você, você terá que carregar um jogo salvo antes de ter matado os guardas que descem pela corda. Esse bug porém não afetará o restante do jogo}.

Siga pelo duto até o final. Salve seu jogo aqui. Esse será seu save de segurança. Você terá que completar a próxima parte com cautela. Quando você estiver próximo ao botão, o alçapão abaixo de você irá se abrir e Lara descerá por uma rampa. Vire-se, mas antes de descer pelo buraco, observe a escada adiante. Se você sobreviver lá embaixo (dos guardas e dos bugs) esse será seu caminho de saída. Agora desça pelo buraco.

{Sério alerta de bugs: Você poderá encontrar sérios bugs nessa parte final do jogo. É altamente recomendável que você salve seu jogo em diferentes slots porque a próxima parte é bem complicada e você poderá ter que carregar um jogo salvo anteriormente no caso de falhar em alguma parte do processo. A maioria das áreas é sensível a bugs, e você poderá ativar alguns deles inadvertidamente. Salvar em diferentes slots poderá lhe auxiliar a completar o jogo. Alternativamente, há alguns conselhos abaixo de como você pode se livrar de um bug no caso de você não ter um save “limpo” e livre de bugs. Note que esses conselhos não funcionam para todos os bugs}.

Obtendo a chave para a saída: Prossiga adiante para chegar a uma pequena sala com três portas: Caution à esquerda, Dangerous à frente e Helipad à direita. Uma vez que as duas primeiras portas estão bloqueadas por lasers, siga pela porta do Helipad. Na junção dos corredores, o lado esquerdo também está bloqueado por lasers, e além dele você deverá ver alguns tanques de combustível amarelos. À direita há uma passagem baixa.

{Nota de bug: Se você não conseguir ver os tanques de combustível significa que você ativou um bug ao salvar um jogo após descer pela rampa e carregar esse jogo específico. Para “resetar” a área, retorne à rampa na qual descemos, salte em direção a ela novamente para escorregar e retorne à junção dos corredores. Agora você deverá ver os tanques de combustível. Caso contrário, você deverá continuar com o jogo porque esse bug não nos impede de finalizar o game.

Além disso, de acordo com a estratégia normal do jogo, os lasers são desativados depois que você destrói o primeiro andróide. Se você tentar matá-lo, mas não conseguir, e decidir retornar e os lasers estiverem desativados, não prossiga. Não deixe a área até que tenha destruído o primeiro andróide}.

Destruindo o primeiro andróide: Entre abaixado pela passagem à direita e suba a escada. A grade adiante se abrirá quando você se aproximar. Você ouvirá o som de alguém patrulhando a área abaixo. O objetivo aqui é destruir o andróide e coletar a chave que ele carrega. Para fazer isso você precisa inundar a sala com água e eletrocutar o infeliz. Em seguida você precisa drenar a água, pegar a chave e sair. Há duas maneiras de derrotar o andróide:

{Nota de bug: A sala deve estar seca quando você entrar na área pela primeira vez. Se ela estiver inundada, você ativou um bug ao carregar um jogo salvo após descer pela rampa. Para resetar a área, retorne à rampa pela qual desceu, salte para ela e retorne ao duto. A sala deverá estar seca agora}.

Primeira opção: Salte para o caixote (ou role, o que economiza algum tempo. Você pode também seguir direto em direção ao caixote. Lara cairá sobre ele). Se você não tiver muita munição, colete as HK Clips ilimitadas, o que significa que elas aparecerão toda vez que você ficar sem munição. Vire-se, e, tendo configurado sua arma para o modo Sniper, atire na válvula vermelha localizada abaixo e um pouco à direita do duto. A câmera irá mostrar água jorrando dos canos e inundando o chão da sala. Isso também abre a porta para um corredor no alto da sala, do lado oposto ao duto.

{Nota de bug: Se você não puder ver a válvula vermelha, ou a porta acima não se abrir, você terá que resetar a área. Veja a nota de bug acima}.

Assim que tiver atirado na válvula, dê um passo para trás e salte para entrar no duto novamente. Você pode salvar seu jogo aqui, mas procure salvar em um slot diferente por precaução. Você pode também matar o andróide daqui. Aproxime-se da borda duo duto, e com sua arma no modo Sniper (ou Burst, se tiver muita munição), use a mira para atirar no andróide cada vez que o vir passando abaixo de você. Quando o vir olhando para você, recue para evitar ser atingido. Siga para a borda do duto novamente e repita o processo. Em breve você verá suas partes mecânicas aparecendo. Por fim, você verá sua perna e braço. Depois disso você só precisa de mais alguns tiros para eletrocutá-lo.

No caso de você não se importar em gastar alguns kits médicos, você pode atirar nele de cima do caixote na sala.

Segunda opção: Ao invés de descer para o caixote, fique no duto e comece a atirar no andróide como descrito acima. Quando você ver o braço e a perna mecânica dele aparecendo, desça para o caixote, recolha as HK Clips se precisar delas, vire-se e atire na válvula. Se ele não for eletrocutado pela água, você precisará dar mais alguns tiros. Você pode fazer isso sobre o caixote ou então de dentro do duto (dependendo de quanta energia você está disposto a perder).

Assim que tiver destruído o andróide, você talvez queira salvar o jogo. Use um slot diferente. Agora, não pise na água ou Lara será eletrocutada. Independente da forma que você escolheu para matar o andróide, desça para o caixote. Daqui você precisa saltar para a plataforma de metal escura próxima ao duto. Para isso, fique na borda direita da parte de trás do caixote (considerando que o duto está à sua esquerda) e salte SEM pressionar ação ou Lara não conseguirá. Você terá que girá-la no ar para a esquerda.

Alternativamente, você pode fazer o seguinte: saltar de duto em duto usando os dois que estão no canto da sala do lado oposto ao caixote. Se quiser fazer isso, salte do caixote em direção ao duto inclinado à direita. Mantenha o botão saltar pressionado sem pressionar nenhum outro botão e Lara fará uma série de saltos de duto em duto, caindo por fim sobre uma plataforma plana próxima à grade de metal.

Recolha o gancho sobre a plataforma de metal e suba para o duto à esquerda. Saque sua Grappling Gun e mire na grade no centro da sala no teto. Atire o gancho para liberar uma corda. Aproxime-se da borda do duto, e usando o botão olhar, alinhe-se com a corda. Dê um passo para trás e um salto para se agarrar à corda. Balance em direção à entrada acima e salte da corda para se agarrar à borda. Suba e acione a alavanca para drenar a água na sala abaixo e fechar a porta do duto pelo qual viemos.

{Nota de bug: Não salve seu jogo depois de usar a alavanca. Se você carregar esse jogo específico, a sala estará inundada e você não conseguirá coletar a chave que o andróide deixa cair. Nesse caso, acione a alavanca novamente, e se não funcionar, carregue um jogo salvo anteriormente. Não é possível resetar essa área agora porque ao acionar a alavanca você fechou a porta que dá acesso ao duto}.

Não desça para o chão porque a queda é muito grande. Ao invés disso, corra e salte para se agarrar à corda novamente e salte para o duto. Outro gancho terá aparecido magicamente sobre a plataforma escura. Colete-a e desça para o chão. Recolha a Key Bit que o andróide deixou cair e o Large Medipack próximo.

Agora você precisa fazer o caminho de volta até o topo e usar a alavanca novamente para abrir a porta de saída do duto. Não se esqueça que você irá inundar a sala novamente e Lara não poderá pisar no chão. Você já sabe como chegar à alavanca. Assim que usá-la novamente, salte para se agarrar à corda e salte para o duto. Para sair, pendure-se na borda dele, solte ação e pressione novamente para se agarrar à borda inferior. Suba. Ou, salte para o caixote e de lá salte para o duto. Desça pela escada e retorne à intere seção dos corredores.

Corredor e helicóptero: Os lasers agora estarão desativados. À esquerda você pode ver uma passagem – aqui é onde você precisa prender o segundo andróide e pegar sua chave. Você verá ou não alguns tanques de combustível no corredor adiante. Isso depende se você ativou ou não o bug. Normalmente você deverá ver os tanques e o piso à frente estará intacto. Se você tiver ativado o bug, porém, você não verá os tanques e o piso à frente estará com alguns buracos.

Qual o problema com os tanques? Quando você tentar atravessar o corredor, um helicóptero vindo pela direita tentará atirar em você, e os tanques estarão na linha de fogo. Se eles forem atingidos irão explodir, criando grandes buracos no chão quando você estiver passando (use o botão de correr ao passar sobre os pisos frágeis para evitar cair). Eles podem lhe ferir e fazer você pegar fogo. Além disso, não atire nos tanques antes de começar a correr, pois eles criarão chamas onde estavam anteriormente. Se você tiver ativado o bug, você não conseguirá ver os tanques, mas os buracos no chão estarão lá. Nesse caso você terá que saltar com atenção sobre eles. Você pode resetar a área se quiser retornando à área em que desceu pela rampa e retornando em seguida aqui. Contudo, esse bug não nos impede de finalizar o game.

{Nota: Se você quiser, você pode salvar o jogo antes de atravessar o corredor. O único bug que você ativará e fazer os tanques desaparecerem. Também é recomendável que você não salve ou carregue um jogo até completar a próxima etapa (prender o andróide), apesar de haver um local seguro para você salvar o jogo no caso da versão em PC.

Além disso, há dois Large Medipacks dentro dos buracos. Recolha-os apenas se estiver seriamente precisando deles, pois um movimento errado e Lara será morta pelo helicóptero. Se precisar deles desesperadamente, faça isso agora ou você não terá outra chance (pois o andróide irá providenciar para que você não os consiga), além de que pegá-los no final do jogo é inútil de qualquer forma. Cheque no final da página como você pode obtê-los}.

Passando pelo helicóptero: Se você não tiver ativado o bug ou tiver resetado a área, corra através dos tanques. Se você for rápido, estará à frente do helicóptero e das explosões.

Se você tiver ativado o bug e não puder ver os tanques mas apenas os buracos, simplesmente corra normalmente pelo lado esquerdo e salte sobre os buracos. Salte pelos dois primeiros buracos dando saltos longos: salte da borda do primeiro e salte logo antes de chegar à borda do segundo para dar à Lara espaço suficiente para saltar pelo terceiro. Para o quarto buraco, dê um salto sem tomar distância (algumas pessoas mencionam que não conseguem ver os tanques mas podem ver chamas entre o primeiro e o segundo buracos).

Após passar pelo helicóptero: Phew! Tome fôlego, mas não salve o jogo ainda (ou faça isso em um slot diferente). Aproxime-se da próxima abertura, mas não passe por ela ainda. Use o botão olhar para observar adiante. O local parece bem tranqüilo, mas não por muito tempo. Assim que você pisar dentro da sala, o helicóptero começará a atirar novamente pela direita. Há um botão no canto esquerdo da sala atrás do bar. O que torna a situação complicada é que não apenas o botão olhar está desabilitado, mas também a câmera mostra nossas ações de um ângulo não muito adequado. Entre no saguão e siga para a esquerda. Entre atrás do bar e se abaixe, ou corra e salte para detrás dele, se abaixando em seguida. Siga engatinhando para o final da passagem, onde está o botão. Aqui você pode ficar de pé.

Se você quiser você pode salvar seu jogo aqui, mas certifique-se de salvar em um slot diferente e ANTES de acionar o botão. Até onde sabemos, salvar o jogo aqui não causa nenhum bug. Esse botão, como mostrado pela câmera, abre a porta do heliporto na mesma sala em que estamos agora. Infelizmente, essa porta possui avarias e sendo assim não podemos seguir por ela. E por Lara ter sido uma menina má e tentado fugir, um segundo andróide irá aparecer e estará agora nos esperando do lado de fora da sala. Então, a única alternativa que nos restou é passar de volta pelo longo corredor do lado de fora. O andróide irá nos seguir, mas se você salvou seu jogo depois de ter acionado o botão, você não terá uma chance de completar a próxima etapa se você falhar. Ao carregar esse jogo salvo você ativará um bug que faz com que o andróide não lhe siga. Ao invés disso, ele cairá no buraco. Você terá que carregar um jogo salvo antes de ter acionado o botão.

Portanto, acione o botão. Você ouvirá Zip falando com Lara. É um pouco difícil escutá-lo por causa do barulho do helicóptero. Ele diz que encontrou uma saída, mas então a conexão cai antes que ele tenha tempo de lhe dizer onde fica (ótima hora pra dizer isso!!). Faça o caminho de volta ao corredor, se abaixe, fique de pé na abertura da bancada e corra em direção à passagem à direita, por onde viemos. O andróide estará nos esperando do lado de fora.

Passando pelo helicóptero (2ª vez) / prendendo o andróide: Depois de passar pela saída, continue correndo e salte antes de chegar ao final para passar pelo primeiro buraco. Salte sobre o próximo buraco e se agarre na borda da plataforma. Suba e dê outros dois saltos longos para passar pelos dois últimos buracos. Enquanto você prossegue irá notar que a entrada pela qual veio foi bloqueada por lasers. Isso aconteceu porque você acionou o botão no saguão com o bar.

Entre na passagem à direita e corra para o corredor. Enquanto você avança você notará uma grade no chão e uma alavanca abaixo dela. Quando chegar à pequena sala à frente, vire à esquerda, esquerda novamente e mais uma vez siga para a esquerda para chegar à alavanca. Se fizer tudo a tempo você verá o andróide passar sobre a grade e entrar na pequena sala adiante. Acione a alavanca para prendê-lo lá dentro. Yes! Salve seu jogo aqui se quiser. Até onde sabemos, salvar nesse ponto não causa nenhum bug, mas por precaução continue com o método de salvar em slots diferentes a cada vez.

Se você não conseguiu fazer o procedimento acima a tempo e o andróide veio atrás de você, é melhor carregar um jogo salvo e tentar novamente. Se você estiver em frente à alavanca e o andróide não aparecer, então você ativou um bug em que ele caiu em um dos buracos no corredor do lado de fora. Você precisará carregar um jogo salvo anterior a essas circunstâncias. No caso de você não possuir um jogo limpo salvo anteriormente, há a possibilidade de você corrigir esse bug resetando a área, mas dado que a parte onde isto acontece é bloqueada por lasers, você precisa fazer o que você faria se você tivesse prendido o andróide. Há algumas opções na próxima parte do jogo (sala com gás) que desativa os lasers, através da entrada. Acione o interruptor, como você faria de se você tivesse prendido o andróide para que você possa entrar na sala com gás. Agora siga a próxima parte, ignorando o que é mencionado sobre o andróide.

Sala com gás: Depois de ter prendido o andróide, suba a rampa e vire à esquerda. Por causa da porta que leva ao Heliporto e a porta pela qual chegamos nessa área estar bloqueada com lasers, siga para a esquerda onde está escrito Danger. Você entrará em uma sala cheia de gás. No topo da tela à direita você poderá ver a barra de fôlego, que gradualmente decresce à medida que Lara segura sua respiração por mais e mais tempo. Você também perde um pouco de energia durante o percurso, porque Lara acidentalmente respira o gás de vez em quando. Se você se abaixar você irá restaurar sua barra de fôlego.

Na primeira sala você pode ver uma porta à frente e outra à sua esquerda. A da esquerda não abre (você irá destrancá-la daqui a pouco), para prossiga em frente. Na segunda sala com a caixa baixa, o único caminho é para a esquerda. Então, vá até a porta da esquerda agora para chegar à terceira sala. Aqui você pode ver um interruptor à frente, uma porta à esquerda que você não pode abrir, e uma passagem baixa à direita.

3º Secret (3-3/ total: 36-36): Entre abaixado pela passagem à direita e recolha a Rosa de Ouro. Restaure sua barra de fôlego e saia novamente.

Acione a alavanca para destrancar a porta dos fundos na primeira sala. Role e saia da sala pelo mesmo lugar que veio. Em seu caminho de volta, ao entrar na segunda sala com a caixa baixa, você atrairá um guarda próximo à porta. Mate-o. Isso faz com que apareça outro guarda por trás de você e ao lado do caixote (algumas pessoas têm dito que o segundo guarda não aparece. Nesse caso, basta continuar seu caminho. Este bug não afeta o jogo). Continue e entre na primeira sala. À sua direita está a porta que você destrancou, por ter acionado a alavanca. Esta porta estava trancada quando você entrou pela primeira vez nesta sala. Passe por ela e acione o interruptor na sala. Isso irá jogar o gás dessa sala para a sala onde está o andróide. Aprecie a cena através da janela que liga essas duas salas. Quando o andróide morrer (morrer?), ele deixa a sua chave. Use o botão para novamente trocar o gás (senão, você não poderá sair) e deixe a sala.

Saia da sala de gás e vá para a direita. Novamente vá para a direita para chegar à alavanca usada para prender o andróide (se você chegou até esta parte do passo a passo, porque você está tentando consertar o bug em que o andróide caiu no buraco, continue a segui-lo). Use a alavanca novamente para abrir as portas. Agora que você usou as duas alavancas nas salas de gás, você desativou os lasers que bloqueavam a entrada. Suba a rampa, vire à direita para entrar na sala onde prendemos o andróide, e colete a Right Key Bit que ele deixou. Saia através do corredor e imediatamente siga para a direita para evitar o helicóptero. Entre pela passagem à sua direita (um pouco antes da passagem baixa), siga pela porta da esquerda que não tem avisos, e suba na plataforma acima.

{Nota: Se você chegou até essa parte do passo a passo porque está tentando consertar o bug em que o andróide cai pelo buraco, siga à frente e salte sobre a rampa novamente. Agora você resetou a área do corredor com o helicóptero. Retorne para lá e você verá os tanques de combustível. Atire neles usando sua HK para explodi-los. Isso fará o andróide se mover novamente. Imediatamente, corra para a esquerda e tente prendê-lo na sala como descrito acima. Você precisará passar pelas salas de gás novamente}.

O caminho de fuga: Vire-se e salte para se agarrar à escada. Suba até o topo e para a esquerda o máximo que puder. Solte para cair sobre o duto. Se você não tiver ativado o bug antes, as portas de metal deverão estar abertas. De outro modo, você pode descer atravessando-as. Você ouvirá Zip congratulando Lara, e em seguida ele diz para ela dar o fora de lá. Desça para o chão e siga em direção ao receptáculo na parede. Se ainda não o tiver feito, combine o Left e Right Key Bits para obter o Helipad Access Key (Chave de Acesso ao Heliporto) e use-o no receptáculo. Siga pela porta do heliporto e suba a rampa para encerrar a fase e o jogo.

Descanse e aprecie o FMV em que Lara escapa do complexo VCI.

Se você encontrou todos os 36 secrets do game, você agora pode acessar o Special Features, uma seção de bônus, nas opções do game depois de ver os créditos finais.

Obtendo os Medipacks nos buracos: Corra e fique atrás da coluna em frente ao primeiro buraco. Dê alguns passos para a esquerda para se aproximar da parede, execute um salto à distância saltando sobre o primeiro buraco, e corra um pouco para se proteger. Desça para a caixa à sua direita e então para o espaço entre a caixa e a parede da esquerda. Observe a passagem baixa na parede da esquerda. Dê um salto para frente dela e entre imediatamente. Recolha o Large Medipack e saia novamente. Corra para trás da caixa e suba para a plataforma acima. Salte sobre o próximo buraco e desça para a caixa abaixo. Recolha o outro Large Medipack entre a caixa e a coluna e suba para o caixote novamente. Aproxime-se da borda da caixa e salte para cair diretamente sobre a plataforma acima (não se agarre a ela). Agora salte e rapidamente corra para a sala adiante.

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