TR Legend - Header

Fase 01: Tiwanaku

Locação: Bolívia

Fase 1: Tiwanaku

A fase começa com uma cut scene. A jovem Lara e sua mãe estão em um avião. Lara está segurando um livro e diz à mãe que só porque ninguém jamais viu um, não significa que eles não existam. A mãe de Lara retira um broche da roupa e o coloca sobre o assento. Ela então diz que eles provavelmente não querem ser encontrados. Ambas se referem aos Yetis, como Lara indica em seguida. Lara é repentinamente atraída por uma luz do lado de fora do avião. “Veja!”, ela diz à mãe, ao mesmo tempo em que o avião sofre uma grande turbulência. A mãe de Lara pergunta a Henry – um dos pilotos – o que está acontecendo e ele lhe diz que uma das turbinas está com mau funcionamento. O co-piloto pede ajuda pelo rádio. A mãe de Lara a coloca em um assento e aperta seu cinto. Lara pergunta se elas irão bater e sua mãe diz que não – ela também coloca o cinto – a menos que seja absolutamente necessário. Um alarme é ativado e mãe de Lara lhe pede para fechar os olhos, mas ela não quer. A cabine explode e uma luz ofuscante invade a cena.

De volta ao presente, a próxima cut scene mostra uma Lara adulta escalando algumas rochas. Zip está conversando com ela através do fone. Ele pode ver o que Lara vê e despeja numerosos comentários sobre sentir náuseas cada vez que Lara olha para baixo. Ele então lhe diz que Alister está de volta. Este pega outro fone e pergunta o que Lara está fazendo na Bolívia. Lara não responde. Ela mira em uma pequena saliência e dá um salto para se agarrar a ela. Em seguida responde: “Escalando”. Depois disso, ela sobe e apresenta Tiwanaku à Alister. Segundo Lara, uma adorável civilização pré-Inca, atualmente em ruínas. Ela também lhe diz que está à procura de certos artefatos, especificamente uma Pedra Dais, entre outras coisas.

Você inicia a fase no topo da montanha que Lara escalou durante a última cut scene. Lara está aqui porque Anaya lhe telefonou, falando sobre um antigo templo que guarda uma ornate stone daí. Então, seu objetivo principal é encontrar a antiga stone dais de Tiwanaku.

[Checkpoint] Da posição inicial, siga para frente e entre à esquerda, entre as rochas, onde você encontrará um Bronze Knife (Punhal de Bronze) (1/10). Volte ao início e vire à esquerda (ou à direita, se o penhasco estiver atrás de Lara) e aproxime-se da ponte de pedra. Você receberá instruções de como saltar.

Aproxime-se da borda e pressione jump (saltar). Lara se agarrará à borda automaticamente. Para soltar, pressione crouch (agachar) / roll (rolar). Pressione jump novamente para subir. Faça o mesmo na próxima ponte para subir. À esquerda, você verá uma pequena pedra. Aproxime-se dela e pressione o Interact button (Botão de interação) para chutá-la. Antes de seguir para a “piscina” à esquerda, entre na alcova à direita para coletar outro Punhal de Bronze (2/10). Mergulhe na piscina. Para nadar na superfície, use os direcionais. Se quiser mergulhar na água, pressione crouch/ roll. Use os direcionais para nadar em volta. Para emergir à superfície, pressione jump. Localize a plataforma baixa do outro lado. Quando Lara se aproximar dela, ela subirá automaticamente. Suba na próxima plataforma.

Na cut scene, Zip pede a Lara para checar seu PDA (Personal Digital Assistant, ou Assistente Eletrônico Particular). Lara o faz, e diz que ele ainda funciona, se é isso o que Zip estava esperando. Ele queria checar se o aparelho era à prova d’água, como eles (os fabricantes) disseram.

Continue pela esquerda, onde uma rocha móvel bloqueia seu caminho. Para se agarrar a ela, pressione o botão de interação. Use os direcionais para movê-la em volta. Para soltar, pressione o botão de interação novamente. Lara não pode subir sobre ela, então empurre-a sobre o buraco adiante para revelar uma plataforma à frente. Salte para lá. [Checkpoint].

Aproxime-se dos cipós à direita e Lara se agarrará a eles. Suba até você chegar a um segundo cipó à sua direita (para subir rapidamente, pressione o botão de interação enquanto sobe). Segure o direcional direito e então salte para se agarrar ao próximo cipó. Novamente, pressione o direcional e salte para a plataforma. Vá para a direita. [Checkpoint].

Quando você chegar à borda, salte para se agarrar à corda (salte à frente e Lara se agarrará a ela automaticamente). Quando fizer isso, Zip comentará que ficará com náuseas se Lara continuar a fazer isso. Lara então responde que ele deveria olhar para longe da tela.

Há duas cavernas: uma à esquerda e uma diretamente atrás da cachoeira. Primeiro, siga para a caverna da esquerda. Vire à esquerda e se balance em direção a ela, pressionando jump quando você chegar ao ponto mais alto. Acenda sua PLS (Portable Light Source, ou Fonte de Luz Portátil). Siga pelo túnel e colete o Silver Knife (Punhal de Prata) (1/5). Desça no final (segure o botão crouch enquanto estiver suspenso) para chegar à outra alcova, que está atrás da cachoeira. Saia para o outro lado e salte para se agarrar à plataforma oposta. Se você acidentalmente cair, pode subir na plataforma à frente da alcova e tentar de novo.

Quando você subir, uma cut scene mostrará a área e o rio acima da alcova.

Quando você puder controlar Lara, ela irá olhar para cima e você verá uma fenda na parede, que leva ao rio. Salte para se agarrar a ela e desloque Lara para a esquerda. Zip pede à Lara para ser cuidadosa, mas essa é uma longa jornada, como Lara diz, e será melhor ele tomar fôlego. Zip então comenta que Lara é muito otimista. Continue seguindo para a esquerda, virando na curva. Para se deslocar rapidamente, pressione o botão de interação enquanto está se movendo. Quando chegar ao final, salte para se agarrar à plataforma atrás de você. Suba.

No topo da cachoeira: [Checkpoint] Suba pela correnteza pelo lado direito, pois uma bola de pedra irá rolar do alto. Ou, do início da queda d’água, habilite a Accurate Aim* (Mira Precisa) e atire nos gravetos em volta da pedra para fazê-la rolar. Quando ela passar, continue subindo o rio. Lara focará em uma trave horizontal acima. Pise sobre a rocha abaixo da trave e salte para se agarrar a ela. Mova-se para a esquerda e vire-se para a próxima trave. Pressione o direcional para frente para se balançar e salte para se agarrar a ela. Salte então para a fenda do lado esquerdo da queda d’água. Desloque Lara para a direita e, mantendo o direcional direito pressionado, salte para se agarrar ao lado direito.

* [Nota: A Mira Precisa permite a Lara mirar em vários objetos. Na versão para PC, é o botão Z (padrão). Na versão de Playstation 2, você precisa pressionar o botão analógico direito. Aperte ele para baixo (não o mova para baixo e sim afunde o botão) e você sentirá um “clique”. Para as versões de X-Box e PSP, cheque a configuração do jogo. Você deverá procurar pela opção “Accurate Aim” ou “Manual Aim”].

A cut scene mostra Lara surpreendendo uma conversa de um guarda com alguém através de um rádio. Este “alguém” diz ao guarda que certa pessoa está próxima. O guarda replica que não está vendo nenhum escalador e não pode atirar nele se não o está vendo.

Suba. O guarda ainda está conversando. Trave a mira e atire nele até que ele morra. Zip pergunta a Lara se ela tem alguma idéia de quem ele é, mas Lara diz que ele é um “irreparável”. “Isso é bom ou ruim?”, Zip indaga, e Lara replica, dizendo que isso foi proposital, o que não é bom. O homem deixa um Kit Médico, então o colete.

{Nota: A quantidade máxima de Kits Médicos que você pode carregar é três}.

Use seus binóculos e ative o R.A.D. Mode (Modo …). Olhe em volta para localizar o objeto móvel adiante. Lara diz que aquilo é um mecanismo. Siga para o lado esquerdo do “mecanismo” para encontrar outro Punhal de Bronze (3/10). Dê uma olhada para cima para localizar uma rocha móvel. Você pode fazer o seguinte:

  • Saltar na plataforma de madeira (mecanismo) e rapidamente saltar para se agarrar à plataforma onde está a rocha. Certifique-se de manter o botão jump pressionado para saltar mais alto e mais longe. Suba.

Ou,

  • Se agarre à plataforma abaixo da rocha e desloque Lara para a direita, contornando a curva. Quando você vir outra plataforma acima, salte para cima para se agarrar a ela. Suba.

Segure na pedra e empurre-a para atirá-la à frente da plataforma de madeira. Isso irá levantar o outro lado. Desça, suba na rocha próxima à trave horizontal e salte para se agarrar a ela. Balance e salte para se agarrar à rocha entre as cachoeiras. Suba e continue à frente. [Checkpoint] Use o Grapple (Gancho Magnético) e prenda-o à porta circular adiante e pressione o botão de interação para puxá-la. Para soltar o Gancho Magnético, pressione o mesmo botão usado anteriormente. Siga pela passagem.

A cut scene mostra dois guardas conversando e Lara entrando sorrateiramente.

Mate os dois guardas. Pressione o Combat Lock (Trava de Combate) para travar a mira em um inimigo e atire. Gire o direcional para mirar no outro inimigo. Zip pergunta à Lara quem são estes caras. Ele acha estranho que estas ruínas estejam sendo guardadas desta forma. Suba na rocha à esquerda e salte para se agarrar à fenda adiante. Desloque-se para a esquerda sem parar até chegar ao final. A parte central da borda irá ruir, então se você cair precisará saltar de um lado para o outro. Salte para se agarrar à trave horizontal e salte para a borda estreita do pilar oposto. Contorne o pilar pela esquerda e salte para a próxima plataforma. Pressione jump novamente para chegar à plataforma acima. [Checkpoint].

Salte para a corda e se balance, saltando para o lado oposto, atrás da cachoeira (exatamente acima da borda que ruiu). Siga para detrás da cachoeira e suba na alcova acima, onde você encontrará um Punhal de Bronze (4/10). Você pode coletar este prêmio da plataforma em que Lara estava antes de saltar para a corda: use o Gancho Magnético para coletá-lo, então salte para a corda e depois para o lado direito da cachoeira. Salte para se agarrar à trave horizontal e se balance. Salte para a segunda trave e depois para a plataforma oposta. [Checkpoint] Saque suas armas e siga pela passagem. Um guarda irá surgir atirando pela direita, então acabe com ele.

Aproxime-se da parte quebrada da ponte e olhe para cima para localizar um ponto que reflete a luz. Salte sobre o buraco e rapidamente pressione jump novamente. Lara irá usar o Gancho Magnético para se agarrar à parte metálica que refletia a luz e usá-lo como corda. Balance e salte para o lado oposto (ao saltar, Lara libera o Gancho Magnético automaticamente). Quando Lara saltou da plataforma anterior ela desabou, o que lhe permitirá retornar para cima e tentar novamente, se cair acidentalmente no buraco, sem ter que fazer todo o percurso novamente. Suba pelos degraus e passe pela entrada à frente. Observe o Punhal de Bronze (5/10) à esquerda. Você não pode chegar a ela, então se afaste um pouco e use o Gancho Magnético para coletá-lo. Siga pela passagem à esquerda.

Na cut scene Lara conversa com Zip. Ela comenta sobre o Templo adiante e diz que ele é magnífico e que está caindo de amores por tudo novamente. Zip replica, dizendo que Lara fala a mesma coisa em todas as ruínas. Lara diz ser uma garota de sorte e então usa o binóculo para observar a área ao redor do Templo. Ela vê um helicóptero. Os “turistas” sanguinários estão chegando para, novamente, destruir tudo. Zip pergunta a Lara o que ela está vendo e ela diz “alguns homens, provavelmente mercenários, a julgar pela aparência”. Zip indaga o motivo de eles estarem lá. “Se metendo em problemas”, diz Lara.

[Checkpoint] Há diversos guardas lá embaixo, então fique alerta e não chame muita atenção. Da posição inicial, pressione o botão de trava e depois o botão de interação para atirar as pedras próximas morro abaixo e detonar dois guardas que estão patrulhando o fim da rampa.

Fique de olho no final da rampa e saque as armas para matar um guarda próximo, que deixa um Kit Médico e sua SMG. Colete a arma e, antes de usar a corda, desça pelo outro lado e siga para a direita, onde você encontrará um Punhal de Bronze (7/10). Retorne à corda e suba por ela. Balance em direção à plataforma adiante e salte.

Há seis guardas à direita, mas você provavelmente só conseguirá ver quatro. Use o botão de interação para atirar no pilar em ruínas à esquerda e matar os guardas que estão patrulhando embaixo. Tenha cuidado para não cair quando passar sobre a ponte de pedra. Você pode usar os muros baixos como proteção, mas se os mercenários tirarem muito de sua energia, você pode retornar onde deixou os Kits Médicos. Quando todos os guardas estiverem mortos, colete os itens que eles deixaram se você precisar. Quatro deles deixaram seus Rifles de Assalto RC650, mas se você decidir pegá-los (você pega um e os outros contam como munição) você precisará deixar a arma SMG. Restabeleça a saúde de Lara se precisar e colete os outros Kits Médicos (lembre-se que Lara só pode carregar três kits).

Voltado para as escadas, suba no bloco à esquerda e então suba no próximo. Atire na parede à esquerda e colete o Punhal de Prata (2/5). Suba as escadas do Templo.

A cut scene mostra Lara subindo a escadaria. Dois mercenários atiram contra ela antes de fugir.

{Nota: Esta cut scene pode não aparecer se você subir nos blocos em direção ao Punhal de Prata. Se, depois de pegar o item, você saltar para as escadas e não subir o restante dos blocos, a cut scene irá aparecer. Os mercenários irão então morrer e você estará habilitado a coletar a arma deles (ou munição)}.

No Templo: Entre no Templo e colete o rifle (que conta como munição se você já o possuir). Desça as escadas. [Checkpoint] Chute uma das pedras no chão para ativar a armadilha com espinhos à frente. Observe um sinal que reflete acima. Você irá usar o gancho para saltar sobre a armadilha. Corra à frente, salte da borda e pressione jump novamente para ativar o gancho. Balance para o outro lado e salte. Suba as escadas e passe pela passagem estreita adiante e à esquerda, onde encontrará outro Punhal de Bronze (8/10). Saia e entre na sala com correntes.

A breve cut scene mostra as duas correntes no meio da sala e uma alcova acima.

Sala com correntes: Como deve ter imaginado, você precisa saltar de corrente para corrente. Há apenas uma corrente acessível no momento e é a do lado direito. Agarre-se a ela e suba o máximo que puder. Agora você deve saltar para a próxima corrente (no meio da sala), mas quando você o fizer, a corrente começará a deslizar para baixo. Então, rapidamente, suba (use o botão de interação para subir mais rápido) e salte para a primeira corrente novamente. Salte então para a alcova acima.

Prossiga pelo túnel, salte para se agarrar à corrente adiante e desça para o chão. Ou, pendure-se na borda da alcova e solte. Siga pela abertura na parede e prossiga pela passagem. [Checkpoint] Salte na água e nade pela passagem submersa. Mantenha-se atento à superfície e suba para encontrar uma plataforma com o Punhal de Bronze (9/10). Salte para a água novamente, prossiga pela passagem e saia da água do outro lado. [Checkpoint] Saque sua arma, pois um Jaguar irá atacar quando Lara descer pelas escadas. Mate-o ou ignore-o se preferir.

Armadilha das paredes deslizantes: Prossiga pela passagem, tomando cuidado com as paredes que estreitam seu caminho. Passe por elas para chegar a uma sala com uma gaiola móvel. Observe as outras paredes à esquerda. Você precisa se agarrar à gaiola e passe com ela entre as paredes ao lado. Deste jeito, as paredes irão bater na gaiola e não atingirão Lara. Você precisa ficar atento pois a parede pode esmagar Lara quando você chegar entre o primeiro e o segundo par de paredes. Para evitar isso, você pode empurrar a gaiola até o final do primeiro par de paredes, subir sobre a gaiola e saltar para a saída quando o segundo par de paredes se afastarem.

A cut scene mostra Lara entrando em uma enorme sala. Os mecanismos ao redor são desativados e a porta de pedra do outro lado se fecha. O mesmo ocorre à porta pela qual Lara entrou.

Sala com mecanismos: [Checkpoint] Você pode usar os binóculos e examinar os vários objetos para ver quais são móveis e quais são partes do mecanismo principal. Antes de fazer qualquer coisa, siga para a extrema direita e suba na plataforma para coletar o último Punhal de Bronze (10/10). Um Jaguar está rondando a parte de baixo, então mate-o daqui.

O quebra-cabeça das caixas: Há um caixote móvel próximo ao Punhal de Bronze e outros dois abaixo. Há também três placas de pressão, o que significa que cada caixote deve ser posicionado sobre uma placa. Na verdade, você precisa de dois, pois Lara pode ficar sobre a terceira placa. Puxe/ empurre o primeiro caixote (à direita), que está próximo à placa. Para subir com o outro para o nível superior, você precisará usar a alavanca à esquerda. Posicione o caixote sobre a rampa (do lado mais próximo à entrada). Agora você deve saltar sobre o outro lado da plataforma para lançar o caixote para cima. Você pode usar os degraus no final da plataforma do meio da sala para saltar sobre a alavanca.

Se você quiser o Punhal de Ouro (Gold Knife) você precisará de posicionar o caixote na placa central. A câmera mostrará que a porta de pedra estará pronta para subir. Agora, pise sobre a placa da esquerda (se a entrada estiver à suas costas) e a porta irá começar a se elevar. Quando ela estiver na metade, saia da placa. A porta irá permanecer aberta até a metade, o que lhe dará acesso ao Punhal.

{Nota: Você poderá encontrar um problema aqui. Ao pisar na placa, uma cut scene aparece, mostrando a porta se abrindo e bloqueando sua passagem ao Punhal de Ouro. Neste caso, não pise sobre a placa. Execute um pequeno salto mortal sobre a placa ou corra diagonalmente sobre ela. Desta forma, a porta não se abrirá na cut scene. Então você poderá pisar sobre a placa e sair dela quando a porta estiver aberta até a metade}.

Método Alternativo 1: Se o método acima não funcionar, aqui há uma outra maneira. Traga os dois caixotes para o nível superior. Posicione os dois primeiros caixotes sobre as placas da esquerda e direita e posicione o terceiro caixote sobre a placa central (a placa central deve ser acionada por último). A cut scene irá mostrar a porta se abrindo. Agora, voltado para a porta de saída, puxe o caixote central para fora da placa e a porta de saída irá se fechar. A próxima parte deve ser feita rapidamente. Empurre o caixote de volta à placa e rapidamente vire-se e corra em direção a um dos caixotes laterais. Retire-o de sobre a placa e aporta irá permanecer aberta até a metade.

Método Alternativo 2: Se os dois métodos acima não funcionarem, você pode tentar o seguinte (este método para pegar o Punhal funciona mesmo se você já posicionou os três caixotes sobre as placas): Primeiro, traga os dois caixotes para o nível superior e puxe/ empurre-os sobre as placas (não importa a ordem) para abrir a porta totalmente. Agora puxe o caixote de uma das laterais e então puxe o caixote do meio. A porta irá continuar aberta. Siga para a placa em que você removeu o caixote e pise sobre ela, observando a porta ao mesmo tempo. A porta começará a se fechar, então saia da placa e ela ficará aberta pela metade.

Se você não foi suficientemente rápido e a porta se fechou totalmente ou está aberta até a metade, mas a corrente (na extrema esquerda) que você precisa usar bloqueou seu caminho, empurre o caixote de volta à placa central e novamente siga para a placa de uma das laterais e pise sobre ela. A porta irá se abrir (devagar, desta vez), então saia quando ela estiver na metade. Na verdade, você pode usar o truque dos caixotes do centro e da lateral até que a porta esteja aberta pela metade. Quando o caixote do meio está sobre a placa, a porta se abrirá quando você pisar na placa lateral. Quando o caixote do meio não está sobre a placa, a porta irá se fechar quando você pisar na placa lateral. Você pode abrir e fechar a porta quantas vezes quiser, até que consiga seu objetivo.

{Nota: Um dos caixotes laterais deve ficar em sua posição todo o tempo}.

Assim que você tiver resolvido o quebra-cabeça: Siga para a extrema esquerda (se a entrada estiver à suas costas) e suba na plataforma. Salte para se agarrar à corrente e salte para a borda da plataforma adiante. Atravesse para a direita e, quando vir outra plataforma acima de você, salte para se agarrar a ela. Suba e se agarre à corrente horizontal. Atravesse para o outro lado e desça. Pendure-se na borda da plataforma à direita, solte e se agarre à plataforma abaixo. Desloque-se para a direita e salte para a barra ao lado. Balance e salte próximo da porta de saída. [Checkpoint].

Siga para o outro lado, passando em frente à porta de saída, e salte para se agarrar à plataforma do outro lado. Desloque-se para a direita e salte para a plataforma acima. Use a corrente para chegar ao lado oposto, onde está o Punhal de Prata (3/5). Colete-o e faça o caminho de volta. Antes de sair pela porta de pedra, se agarre à fenda do lado direito ou esquerdo do portal. Salte para a fenda acima e então para a porta. Salte para o topo da porta e suba na plataforma acima. Entre na alcova e colete o Punhal de Ouro (1/1). [Checkpoint] Faça o caminho de volta à saída e passe pela porta. A passagem adiante esconde algumas armadilhas e você precisa usar os botões corretos quando eles surgirem na tela. Você provavelmente notará outro Punhal de Prata no buraco, mas nós o pegaremos mais tarde. Siga pela passagem em direção à saída. [Checkpoint].

Sala com postes giratórios: Há um Jaguar rondando a área embaixo e você deve matá-lo daqui. Pendure-se pela borda da plataforma e siga para a direita. Solte e se agarre a cada borda até chegar ao chão. Localize uma rocha móvel quase embaixo da entrada e empurre-a até o final da passagem. Siga pela passagem revelada à direita para chegar ao fundo do buraco pelo qual você saltou anteriormente. Colete o Punhal de Prata (4/5) e retorne à sala anterior.

Suba na plataforma do canto e salte para se agarrar ao poste mais próximo. Ele irá girar e lhe dará acesso ao segundo poste. Salte para ele e este irá girar também. Depois que você saltar para o terceiro poste e ele girar, salte para se agarrar à borda na parede. Desloque-se para a direita e salte para se agarrar à próxima borda. Prossiga pela direita até que um poste esteja à suas costas. Salte para se agarrar a ele. Depois que ele girar, salte e se agarre à borda da alcova. Suba e pegue o Punhal de Prata (5/5).

Salte de volta ao último poste. Ele irá girar em direção à parede. Se Lara cair, você precisará retornar ao primeiro poste e fazer todo o percurso novamente. Quando Lara retornar à fresta na parede, prossiga pela direita e salte para a borda acima. Novamente, siga para a direita e se agarre à próxima fresta acima. Agora salte para a borda à esquerda e desloque-se até poder subir. Siga pela passagem e suba na plataforma adiante. Vá para a direita e passe pelas rochas. [Checkpoint] Siga pelo caminho até o final.

Na cut scene, Lara usa seus binóculos e observa alguns mercenários além. Quando ela foca na Pedra Dais, ela tem um flash-back de quando era criança, pois já esteve em um lugar similar. O flash-back mostra Lara entrando em um salão. Um homem jaz morto em frente a uma espada. Lara se aproxima da espada e se prepara para tocar nela, quando sua mãe a interrompe. Lara toca na espada e esta afunda sobre a pedra que a segura. Uma luz verde surge e um grande círculo de metal se eleva do chão. A mãe de Lara aparece e a afasta do perigo iminente. Lara diz que há alguém na luz e sua mãe se aproxima do círculo de metal. Ela pergunta quem está falando. A pessoa do outro lado diz alguma coisa sobre Lara (provavelmente porque ela ativou o mecanismo) e sua mãe responde que Lara não tinha intenção de fazer mal. A voz então diz algo para a mãe de Lara, que se assusta e, num ímpeto, retira a espada do pedestal. Uma explosão ocorre e a mãe de Lara desaparece! Lara vê um livro no chão e o leva com ela.

De volta ao presente, os mercenários atiram contra Lara, mas um homem ordena que eles parem. Ele fala com Lara que queria muito conhecê-la. Lara ainda está com suas armas em punho e o homem diz que quer apenas conversar com ela. Ele mostra a Lara o pedaço de uma espada e pergunta se ela encontrou um pedaço como aquele. Um rápido flash-back lembra a Lara que a peça era parte da espada que ela encontrou quando criança. Lara pergunta onde ele encontrou aquilo e ele retruca dizendo que não importa onde o encontrou, apenas o que ele faz. Ele pergunta a Lara se ela sabe o que aquilo faz, mas ela responde que o que ela sabe é problema dela. O homem então supõe que ela não sabe e, portanto, não tem nenhuma peça. Ele lhe dá as costas e diz que Amanda falou que Lara era muito negligente, e que deveria ter prestado mais atenção em Paraíso. Lara fica surpresa por ouvi-lo falar sobre Amanda. Ela responde que Amanda está morta e pergunta o que ele sabe sobre Paraíso. Ele diz que não há mais nada para conversar.

Quando você retomar o controle de Lara, você estará sobre a ponte. Imediatamente corra à frente porque a ponte será destruída. Salte sobre os buracos para chegar à terra firme. Esta é a Pedra Dais ornada que você estava procurando. O objetivo principal foi completado, porém há oito mercenários em volta, então você precisará matá-los. Alguns deles deixam kits médicos e armas (que contam como munição). [Checkpoint] Quando todos estiverem mortos, a fase termina.

A cut scene mostra Lara se aproximando da pedra. Ela ajoelha e fala consigo mesma. “Há mais de uma”. Seu pai estava certo. Zip pergunta a Lara sobre o que ela está falando e Lara diz que eles têm muito trabalho pela frente.

Lara volta à Mansão Croft. Ela entra no escritório de Zip e pergunta quem era o homem com quem tinha conversado na Bolívia. Zip põe a foto do homem no PC e diz que ele era um dos Rutlands, dos Estados Unidos. Ele é o filho mais novo do senador e se chama James Rutland. Lara pede a Zip para carregar as gravações, enquanto Winston dá as boas vindas a ela. Ela pede para ele se aproximar do computador e dar uma olhada no lugar em que Lara estava. Ela diz que é quase idêntica (ao que ela visitou quando era jovem), mas estava configurada diferentemente. Alister entra na conversa e pergunta “Idêntica a quê?”. Lara responde que é algo que ela viu há muito tempo atrás no Nepal. Winston pergunta se Lara acredita que aquilo era um fragmento da espada, as antes que ela possa responder, Alister indaga sobre a espada. Lara responde que é provável que seja do mesmo tipo.

Lara pede a Zip para descobrir tudo que puder sobre Rutland, particularmente o que ele está fazendo no momento. Zip aconselha a Lara tentar o Peru, já que ele falou sobre Paraíso e mencionou que há informações sobre o artefato lá. Alister (que obviamente não tem idéia do que está havendo) pergunta sobre Paraíso, o que aconteceu lá e quem é Amanda. Lara pede a ele para pegar as fotos e ver o que pode descobrir e pede a Zip para ligar para Anaya e dizer a ela para se encontrar com Lara em Paraíso no sábado de manhã.