TR Legend - Header

Fase 02: Return to Paraiso

Locação: Peru

Fase 2: Return to Paraíso (Retorno a Paraíso)

Uma cut scene mostra Lara chegando ao Peru. As pessoas correm para se esconder e Lar comenta que eles não parecem estar entusiasmados com visitantes esses dias. Ela pergunta a Zip se ele tem notícias de Anaya e ele responde que ela está esperando por Lara na estátua do mercado.

Quando Lara conheceu Rutland na Bolívia, ele deu a entender que havia uma conexão entre a Pedra Dais e as ruínas próximas a Paraíso (você saberá em breve o que houve aqui). Lara quer ir até lá com Anaya e checar algumas coisas, mesmo que não encontre nada. Então, você precisa se encontrar com Anaya no mercado de Paraíso e então descobrir o significado da segunda ruína de Tiwanaku.

[Checkpoint] Há um boneco de trapos à frente que você pode usar para praticar seus reflexos e pontaria. Procure usar suas pistolas com munição ilimitada para não desperdiçar sua outra arma. Você pode ver também uma bola à direita que Lara pode chutar. Se você a chutar para trás da bandeira de gol você escutará uns aplausos.

Depois de brincar um pouco, siga para trás da casa à direita e suba sobre a caixa ao lado e de lá para o telhado. Olhe para cima e observe o poste de luz. Você deverá saltar e pressionar o botão de salto novamente para que Lara use o gancho e o prenda ao suporte da lâmpada. Balance então e salte para o telhado do lado oposto. Desça no pequeno quintal e colete a Estátua de Bronze (Bronze Statue) (1/8). Empurre o caixote para a construção mais baixa e suba nele para voltar ao telhado e depois para o chão do outro lado. Siga pela estrada à esquerda. [Checkpoint] Passe pelo portal para chegar à estátua do mercado.

Na cut scene, Lara se encontra com Anaya e elas conversam sobre a deserta cidade e algo que está amedrontando a população. Anaya parece triste, porque se ela soubesse onde tudo isso a levaria, ela nunca teria falado à Lara sobre a Bolívia. Ela também conta que La Paz não está muito longe. De repente um caminhão repleto de mercenários entra no mercado e Lara diz a Anaya para fugir, que depois ela a alcançará (lógico, depois que ela liquidar os mercenários…).

No Mercado: O objetivo de encontrar Anaya foi concluído, mas um novo foi adicionado. Você precisa escapar da emboscada e sair da cidade. Saque suas armas, pois quatro guardas saíram do caminhão. Da posição inicial, você pode atirar no tanque de combustível do caminhão e explodir alguns dos guardas. Depois que você matar todos, quatro outros guardas irão surgir por duas portas. Assim que você tiver acabado com eles também, um carinha com uma Shotgun irá aparecer sobre a sacada. Mate-o. Alguns deles deixam kits médicos. Restabeleça sua saúde e pegue os itens que precisar. Eles também deixam armas, que contarão como munição.

Suba as escadas da igreja e use a parte que não possui corrimão para saltar sobre o estande de alimentos. Ou, suba sobre o estande pelo chão. Salte para a marquise ao lado e salte para as duas barras horizontais adiante para chegar à plataforma do outro lado. Pegue a Estátua de Bronze (2/8). Desça para o chão.

Localize um mastro com uma bandeira. À direita há uma estrada que leva a outra Estátua de Bronze (3/8). Pegue-a e volte para o mastro. Suba por ele e salte para a sacada ao lado. Abra a porta do prédio e pegue a Estátua de Prata (Silver Bronze) (1/2). Saia e siga para a esquerda. Você precisa saltar para o lado oposto usando o gancho. O guarda que você matou deixou uma Granada e sua Shotgun. Siga para a direita e saque suas armas para matar um guarda dentro do edifício. Colete seus itens se precisar e as quatro Granadas sobre a mesa (Lara pode carregar até quatro Granadas).

{Nota: Quando você mata os oito guardas, o capanga com a Shotgun aparece na sacada. Se você não atirar nele do chão e subir para matá-lo cara-a-cara, o segundo capanga na casa não aparece. Isso ocorre nas versões de PC e também Playstation 2}.

Segundo Mercado com Guardas: [Checkpoint] Esteja preparado para uma boa batalha assim que abrir a porta do outro lado da sala. Você sai sobre um telhado e cinco mercenários atiram das sacadas e telhados em volta. Fique sobre o telhado e não desça para o chão. Dois dos guardas atiram granadas que podem matar Lara. Para usar as Granadas, trave a mira e pressione o botão Throw Grenade/ Flare Button (Atirar Granada/ Botão do Sinalizador). Assim que tiver terminado, desça para coletar alguns itens e restabelecer sua energia ou use o Gancho para prender no suporte acima e saltar para o lado oposto, deixando os itens para depois. Se você descer, pode usar a escada à direita para subir. Um guarda irá atacar de dentro do edifício, então liquide-o. Ele deixa uma arma, que contará como munição.

Há outros mercenários do outro lado, então é melhor permanecer sobre o telhado e matá-los daqui. Logo um jipe irá aparecer e parar próximo a um ponto que você pode explodir. Um dos mercenários irá utilizar uma grande metralhadora e um outro irá aparecer da passagem oposta ao estande. Acabe com eles e NÃO se aproxime da motocicleta (ainda), porque você irá ativar uma cut scene.

Depois de liquidar com todos eles, colete os itens que precisar. Se você usou as granadas durante a batalha, irá encontrar mais algumas jogadas no chão. Siga para trás da construção oposta ao estande onde você encontrará uma Estátua de Bronze (4/8). Retorne à estrada principal e siga para a motocicleta.

Zip diz a Lara na cut scene que Anaya fugiu, mas há mercenários em seu encalço. Lara diz a Zip para avisar Anaya que ela está a caminho.

Na Motocicleta

[Checkpoint] Você escapou da emboscada e está pronto para deixar a cidade com a moto. Você agora precisa alcançar Anaya. Lara pega a moto (uma Ducati!!!) e você deve perseguir os mercenários e detoná-los antes que eles cheguem a Anaya. Zip conversa com você durante o trajeto. Ele diz que você deve se apressar porque os mercenários estão na cola de Anaya. Não entre em pânico, mas não freie a moto todo o tempo e não pare, pois você perderá e terá de começar de novo. Evite as rochas no meio da estrada e os obstáculos que surgirem. Você precisará também atirar em algumas barreiras de madeira para desbloquear seu caminho e encontrará alguns kits médicos que deve coletar se precisar restabelecer sua energia (você deve passar por cima deles com a moto para coletá-los).

Em breve você alcançará os mercenários que estão perseguindo Anaya. Eles também estão em motocicletas, mas Lara pode atirar neles. Eles atiram em você também, então fique de olho na sua energia. Quanto mais rápido você matá-los mais rápido esta parte irá terminar. Lá pela metade do trajeto você passará sobre uma ponte. [Checkpoint] Corra sobre ela, tomando cuidado com os buracos. Prossiga adiante e liquide os próximos mercenários que aparecerem. Logo Lara irá passar sob um arco de pedra [Checkpoint] e chegará a três caminhões. Permaneça à esquerda, porque algumas caixas irão ser jogadas pela direita. Há dois mercenários no caminhão da frente que estão jogando os caixotes. Atire neles e quando a porta do caminhão se abrir, suba sobre ele.

Na cut scene, Lara sai da motocicleta e salta sobre o topo do caminhão que persegue Anaya. Ela vê Lara pelo retrovisor e reduz a velocidade para se aproximar do caminhão. Lara salta ao estilo Matrix, atira no motorista e cai sobre o jipe de Anaya. O caminhão tomba e explode… e as duas aventureiras partem para as ruínas de Paraíso.

Lara e Anaya chegam às ruínas. O lugar não mudou muito. Lara confessa que há algo que não contou a Anaya antes. Ela acha que Amanda talvez não tenha morrido lá embaixo. Ela relembra o passado. Nós vemos o mesmo lugar, porém como era anos atrás. Amanda e a jovem Lara estão juntas. Amanda desce por uma corda e diz a Lara para descer com ela porque James (um de seus amigos) avisou que eles estão prestes a entrar (os arqueologistas devem ter encontrado alguma coisa). Lara a segue, mas a corda arrebenta e Lara cai no chão embaixo.

Jovem Lara

Você irá jogar com a jovem Lara e, claro, não tem nenhuma arma no inventário. Porém você tem alguns Flares (Sinalizadores) que pode usar pressionando o botão de atirar granadas.

[Checkpoint] Desça as escadas e passe abaixado pela abertura. Siga pelo túnel e desça pela rampa. Continue pelo túnel e salte para se agarrar à barra horizontal, balançando em seguida acima da abertura. Se você cair, pode subir e tentar de novo. Prossiga pelo túnel. Eva (uma das amigas de Lara) está seguindo Amanda e algumas rochas caem e bloqueiam sua passagem. Amanda parece estar amedrontada. Recue e entre na caverna da esquerda (se as rochas estiverem à suas costas). No final, passe por debaixo das grades.

[Checkpoint] Lara encontra Sarah (uma de suas amigas) morta e se pergunta o que aconteceu. Há uma placa de pressão à direita. Pise sobre ela para ativar algumas barras horizontais acima. Localize o bloco móvel próximo ao corpo de Sarah e puxe/ empurre-o para baixo da barra horizontal. Suba no caixote e salte para a barra acima. Vire-se para a plataforma, se balance e salte para ela. Suba e colete a Estátua de Bronze (5/8) à direita.

Salte para se agarrar à borda estreita na parede e atravesse para a esquerda, saltando em seguida para a alcova acima da rampa. [Checkpoint] Prossiga à frente e desça do outro lado. Lara encontra outro amigo. Alguém chama seu nome e Lara reconhece sua voz. É Kent. Vá para a direita, evitando as barras que podem ferir Lara e siga para o portão para encontrar Kent. Lara pergunta o que aconteceu e ele diz que “aquilo” matou Oscar (o outro rapaz que Lara encontrou no chão). Lara pergunta “Aquilo o quê?”. Kent não sabe e diz que não pode sair porque os portões não se movem e pede a Lara para tirá-lo de lá. Ele também diz a Lara que há um buraco acima dele e eles precisam sair rápido.

Empurre a bola de pedra para fora da placa de pressão para remover as barras acima. Suba na plataforma do lado oposto e salte para se agarrar à corda. Vire à esquerda para a plataforma acima de Kent, balance e salte sobre ela. Passe pelos portões [Checkpoint] e desça do outro lado.

Na cut scene Kent chama por Amanda. Ela responde de volta e Kent reconhece a voz. Ele corre em direção ao som e Lara pede a ele que espere, mas ele não dá ouvidos a ela. Uma criatura sinistra agarra Kent e Lara foge pelo outro lado. A criatura começa a persegui-la.

Assim que você puder controlar Lara, corra para frente e salte sobre as rochas para escapar da criatura. Assim que Lara descer do outro lado, a criatura desaparece pela parede oposta. [Checkpoint] Há algumas caixas aqui. Todas elas com exceção de duas se quebram quando Lara sobre nelas. Há uma placa de pressão do outro lado da sala. Você pode chutar uma das caixas sobre a placa ou subir na plataforma e empurrar a esfera de pedra para rolar sobre a placa. Isso fará uma barra aparecer. Se a esfera rolar para fora da placa, desça e posicione-a sobre a mesma. Suba na plataforma onde a esfera estava e salte para a plataforma acima, com a barra. Amanda, que está atrás do portão, diz a Lara que Jason está morto e não sabe o que aconteceu. A criatura aparece e Amanda se assusta e foge. Um homem corre atrás de Amanda e a criatura persegue ambos.

Salte para se agarrar à barra e depois salte para a corda. Balance e salte para a plataforma oposta. [Checkpoint] Siga para a direita e pegue a Estátua de Bronze (6/8). Siga pelo portal e avance pelo túnel. Tenha cuidado com o buraco com espinhos adiante. Se agarre à barra acima e atravesse. Siga pelo túnel até o final.

A cut scene mostra Lara saindo das ruínas, chamando por Amanda. Amanda mostra a Lara uma pedra e acredita que ela destrancará a porta de saída. Lara diz não gostar da idéia de usar a pedra e pergunta a Amanda se ela leu corretamente (ela se refere à inscrição na parede). Amanda lembra a Lara que a criatura está vindo e pergunta se ela tem uma idéia melhor. Lara sugere que a porta deve conter armadilhas, mas Amanda diz que elas já estão na armadilha. A criatura se prepara para atacar Lara e Amanda retira a pedra. Ao fazer isso, a criatura desapareceu. O lugar inteiro começa a tremer e algumas rochas desmoronam. As garotas correm para a saída, mas algumas rochas caem em cima de Amanda e prendem sua perna. O portão começa a ceder, mas Lara tenta mantê-lo aberto. Ela espera por Amanda, que não consegue se soltar. O lugar começa a se encher de água, mas Amanda ainda está presa. Lara não consegue manter o portão aberto e ele se fecha. Algumas rochas caem sobre Amanda e Lara tem que sair para respirar.

De volta ao presente, Anaya diz que esta é uma idéia terrível e que elas devem deixar o passado para trás. Lara responde que está tentando, mas pelo que Rutland falou, deve haver uma pista lá embaixo sobre o que matou sua mãe, então Lara decide investigar. Anaya diz que ela não pode entrar pelo mesmo lugar, porque ele está bloqueado. Lara responde que a água entrou por algum lugar, então deve haver uma passagem. Ela diz a Anaya que se tiver algum problema ela pode falar com Zip e ele então comunica à Lara.

AS RUÍNAS

[Checkpoint] Siga para trás das caixas à esquerda e colete a Estátua de Bronze (7/8). Siga para o outro lado e procure pela Estátua de Bronze (8/8) entre os suportes de madeira. Salte na água e nade para baixo, através do túnel. Siga pela passagem e fique atento à parte superior para localizar a superfície. Suba para respirar e mergulhe novamente. Prossiga pelo túnel e passe entre as barras quebradas. Novamente você pode subir para respirar. Continue pelo túnel e você chegará a um enorme salão circular inundado. Aqui você pode emergir e tomar fôlego. [Checkpoint].

O Desafio da Água: Esta é a área onde Amanda se afogou. Mergulhe e entre na passagem, que está do lado direito da entrada. Colete a Estátua de Prata (2/2) e retorne para respirar (ou pegue-a depois de resolver o desafio). Você precisa acionar quatro esferas azuis, mas elas precisam ser acionadas em seqüência. Toda vez que você aciona uma, ela permanece pressionada por alguns segundos. Você precisa então nadar em volta dos botões e acioná-los seguidamente. Para evitar se afogar, posicione Lara acima do botão (na superfície) e mergulhe. Acione-o e siga para a esquerda ou direita para acionar os próximos, pressionando o botão de interação constantemente para nadar mais rápido e acionar os outros botões assim que se aproximar deles. Dessa forma Lara conseguirá acionar os botões rapidamente.

Assim que você terminar, uma cut scene mostra Lara emergindo. Uma porta se abre e a água da sala é drenada. Lara encontra um sapato e deduz que ele seja de Amanda. O sapato está desamarrado, mas ela nunca imaginou que Amanda poderia ter sobrevivido.

Há uma abertura em uma das paredes. Salte sobre ela e se aproxime da pedra com inscrições adiante. [Checkpoint].

Na cut scene Lara traduz a inscrição da pedra. Ela fala sobre a última rainha de Tiwanaku. Seu pai era o rei, mas ela estava desaparecida e fora educada por um guerreiro. Ela se tornou rainha quando um sacerdote (chamado Tunupa) descobriu sua verdadeira herança. Alister diz que Tunupa é outro nome para Viracocha, o Deus da Criação daquele povo e, de acordo com o mito, Viracocha vivia no lago Titicaca. Ela governou seu povo em uma era de paz. Após muitos anos de justiça e ordem, houve uma espécie de luta de classes e ela morreu pouco tempo depois. Ela foi levada em um bote para Paraíso. Isso lembrou a Lara a lenda do Rei Arthur, porque as semelhanças são impressionantes. Ele era um jovem, que não estava consciente sobre sua descendência real e se tornou um sábio rei com a ajuda de um feiticeiro e a magia de sua espada. Ele morreu e foi transportado para Avalon.

Siga para a parte de trás da pedra e passe pela sida. Se agarre à plataforma da esquerda e salte para se agarrar à plataforma acima. Salte para a plataforma atrás de você e suba. Salte da borda da plataforma e use o Gancho para atravessar. Balance e salte para o chão cima da rampa. Se agarre à plataforma acima da corrente de água e salte para a alcova acima. Suba e vire-se para observar a próxima rampa. Você precisará usar o Gancho mais uma vez e cair acima da rampa. Depois que chegar lá, prossiga adiante e suba pela escada. [Checkpoint] O chão começa a desmoronar sob os pés de Lara no próximo vídeo interativo. Pressione os botões apropriados para salvá-la.

O Desafio das Esferas: [Checkpoint] Há três placas de pressão e três esferas no pátio adiante: uma no chão, uma sobre a estátua e outra à esquerda, acima de um pilar, onde você precisa usar o Gancho para descê-la. Recue um pouco e use o Gancho para prendê-lo à esfera e jogá-la no chão. Coloque as duas esferas sobre as placas da esquerda e direita. Ao fazer isso, as estátuas correspondentes irão se abrir, revelando algumas escadas.

Lara não pode chegar às escadas da esquerda, então siga para a direita. Suba por uma das escadas e salte para a plataforma central. Em seguida salte para a plataforma da esquerda (a boca da estátua). Salte para a plataforma acima (a cabeça da estátua) e salte para se agarrar a uma das escadas. Suba até o topo e jogue a terceira esfera no chão. Faça o caminho de volta ao chão e posicione a esfera na placa central.

A cut scene mostra uma tumba aparecendo e uma porta se abrindo. Lara se aproxima da tumba e diz que é do sacerdote da rainha. É um sarcófago com uma espada e, neste caso, a bengala de Viracocha. Alister pergunta se é a mesma que Lara viu em Tiwanaku e ela diz que há mais de uma dais, mas possivelmente sim. Zip, comparando as histórias do Rei Arthur e da Rainha de Tiwanaku, responde que neste caso o sacerdote seria Merlin e a espada seria a do Rei Arthur. Alister diz que é uma coincidência.

Suba por uma das escadas próximas à porta que se abriu.

A próxima cut scene mostra Lara passando pela porta e se aproximando de uma espada. Lara observa a estátua da rainha e fica impressionada. Ela pergunta a Zip se ele notou algo familiar na espada e ele responde que essa era a que Rutland estava segurando. Esta, entretanto, é uma cópia cerimonial. Lara encontra uma parte da espada que está quebrada e percebe que já a viu antes, na Universidade Waseda, no Japão. A peça, contudo não está mais lá, porque foi roubada por Shogo Takamoto. Enquanto Lara coleta a peça e se prepara para sair, ela pede a Zip para conseguir um encontro com Takamoto. Zip, contudo, aconselha Lara a não se meter com a Yakuza (a máfia japonesa). Lara quer a peça e insiste neste encontro. Zip irá providenciar isso e diz a Lara que tem uma chamada de Anaya. Ele transfere a chamada e Anaya alerta Lara que os “bastardos” da cidade estão lá, descendo atrás dela. Ela então responde que eles estão em uma tumba, e os fará se sentir em casa.

Retornando à Anaya: [Checkpoint] Depois da cut scene, saia, mas não desça ainda. Suba na plataforma à direita e salte para a próxima, acima. Suba e salte para a escada. Suba até o topo e siga para a esquerda, saltando em seguida para a plataforma de pedra. Salte para se agarrar à saliência e desloque-se para a esquerda, virando no canto. Quando você chegar à parte destruída da saliência, salte para se agarrar a próxima. Faça o mesmo na próxima parte. Continue à esquerda e solte para se agarrar a três outras saliências e chegar à plataforma.

Salte para se agarrar à corda e suba um pouco. Há duas saliências adiante. A da esquerda está um pouco destruída, então mire-se na que está acima. Balance e salte para se agarrar a ela. Siga para a esquerda até chegar à parte destruída. Salte para a próxima parte e prossiga à esquerda. Suba na abertura e prossiga pela passagem à direita, onde você encontrará uma esfera. Empurre-a e ela irá rolar pela descida e destruirá a parede, caindo em seguida no chão. Faça o caminho até o chão e coloque essa esfera na placa central do pátio. A tumba do centro irá se elevar um pouco mais, revelando uma Estátua de Ouro (1/1). Colete-a e faça o caminho de volta à corda.

Balance novamente e desta vez salte para a saliência da direita. Salte na próxima borda e saque suas armas. Dois mercenários estão esperando no chão, então escorregue na rampa e acabe com eles. Colete os itens que precisar e prossiga com armas em punho. Outro guarda estará esperando no final da descida, então liquide-o. Desça na próxima rampa e saia para a sala com a inscrição. [Checkpoint] Há três guardas atrás da parede. Você pode matá-los daqui e depois seguir pela abertura. Restabeleça sua energia e arsenal com os itens que os mercenários deixaram.

Dê uma olhada em volta para localizar uma corda. Agarre-se nela e suba até quase o topo. Balance e salte para a plataforma em frente à abertura. [Checkpoint] Suba pela elevação, passando sobre alguns blocos. No final, suba pela escada. Quando você chegar ao topo, procure por uma borda à esquerda. Agarre-se a ela e salte para a saliência acima. Suba e saque as armas para matar um guarda adiante e colete seus itens. Suba na próxima plataforma e se agarre ao mastro. Suba até o topo e salte para o chão.

Saque suas armas novamente. O lugar está cheio de inimigos e você pode ver dois deles à sua frente. Mate-os e cuide dos outros oito. Assim que liquidar todos, colete os itens deixados rapidamente (Kits Médicos, Munição e Granadas) para prosseguir com a batalha. Depois de liquidar com todos, Lara pede a Zip para avisar Anaya para entrar no jipe porque alguém está se aproximando dela. Assim que você matar o último guarda, uma cut scene aparece.

Na cut scene, Anaya diz esperar que Lara tenha encontrado o que estava procurando, porque ela não voltará àquele lugar novamente. Lara então mostra a Anaya o sapato de Amanda. Isso foi tudo o que ela deixou. Anaya se indaga porque Amanda estivera escondida todos esses anos, mas Lara diz que Amanda não está se escondendo, apenas provavelmente não quer manter contato com velhos amigos. Ou talvez ela tenha encontrado ou aprendido alguma coisa lá embaixo que quer manter consigo mesma.

Lara em seguida pergunta a Zip se ele falou com Takamoto. Zip responde que sim, mas Takamoto não quer se encontrar com ela. Contudo Nishimura (um dos amigos de Lara) realizará uma festa e Takamoto estará lá. E, já que Takamoto não sabe que Nishimura é amigo de Lara, eles se encontrarão lá. Lara retorna à Mansão Croft porque precisa de encontrar algo apropriado para vestir.