TR Legend - Header

Fase 04: Pursuing James Rutland

Locação: Gana

Fase 4: Pursuing James Rutland (Perseguindo James Rutland)

Na cut scene, Lara desce por uma rampa e fala com Zip. Ela diz que não há sinal de Rutland até agora. Ele responde que enquanto estava olhando no mapa, notou que seus pais já estiveram lá e que seu pai trabalhou neste sítio antes de Lara nascer. Lara responde que isto não é algo peculiar; acontece ocasionalmente.

As coordenadas que Zip forneceu sobre a posição de Rutland são no perímetro da floresta de Gana. Lara está certa de que Rutland mantém seu artefato por perto, então você precisará encontrar a expedição dele, capturá-lo e adquirir seu fragmento da espada.

[Checkpoint] Siga pelo caminho à frente e desça pelos degraus.

A cut scene mostra Lara chegando a um penhasco. A paisagem é tão fascinante que Lara comenta que se tudo fracassar ela poderia entrar para o negócio de cartões postais. Ela usa seus binóculos e vê um helicóptero. Zip, a julgar por onde o helicóptero pousou, diz que Lara não poderá chegar por este lado. Lara então responde que é melhor ela PLUG OFF alguns penhascos.

Salte na água embaixo e suba à superfície. [Checkpoint] Vire-se para o mecanismo sobre a terra firme. Há três secrets na água: um à direita – a Máscara de Bronze (Bronze Mask) (1/5); um imediatamente à frente, entre o mecanismo (mas você não poderá pegá-lo agora) e o terceiro à esquerda – Máscara de Bronze (2/5). Você os localizará facilmente, já que eles brilham mesmo se Lara estiver na superfície.

Saia da água em frente ao mecanismo. Suba nas rochas à direita e salte para se agarrar à corda à esquerda. O peso de Lara fará a corda suspender uma trave que segura a plataforma de pedra. Balance na corda e salte na parede de rocha (ou desça e use o Gancho para baixar a plataforma).

A cut scene mostra o mecanismo sendo ativado. A cachoeira se abre e revela um enorme templo. Zip fica impressionado. Rutland aparece sobre uma plataforma no alto. Lara o chama pra baixo para uma conversa, mas ele não está a fim de descer, a menos que Lara possa atirar daquela distância. Quando ele sai, Lara diz a Zip que Alister deveria dar uma olhada em algo. Zip, contudo, responde que é apenas Lara e ele agora, já que Alister foi descobrir de onde as peças originais da espada vieram.

{Nota: Neste ponto, você pode escolher entre dois atalhos, que podem ser úteis durante o Time Trial. Se decidir por isso, você irá saltar a primeira parte da fase, que inclui a área com as rodas de água, o desafio de uma área bloqueada e a passagem com armadilhas. Ambos atalhos irão levar você diretamente para a parte posterior à fuga da grande bola de pedra. Clique para o PRIMEIRO ou SEGUNDO atalho}.

Dentro do Templo: Antes de entrar no templo, salte na água e pegue a Máscara de Prata (Silver Mask) (1/4) abaixo do mecanismo. Saia da água e entre no templo. [Checkpoint] Siga pela passagem e desça as escadas. Você chegará a uma piscina. A parte mais próxima de Lara possui uma corrente que empurra você para trás e a outra metade possui uma corrente que empurra você para frente – onde Lara deve ir. Use o Gancho para prender a balsa e puxe-a para o seu lado. Salte sobre ela, agarre-se à corda adiante e salte para frente. Não importa se você não conseguir se agarrar à segunda corda, pois Lara cairá sobre a segunda metade da piscina e será levada para frente.

Prossiga pela passagem. Lara comenta que já viu esta área antes, no caderno de anotações de seu pai. Então, ele já esteve aqui antes. Suba as escadas e saque as armas. Um guarda está patrulhando a passagem adiante, antão acabe com ele. Siga para a esquerda e salte sobre as barras ornamentadas. Pise sobre a placa de pressão para abrir uma porta no final do corredor. Assim que você sair dela, a porta começará a se fechar. Seja rápido e salte sobre a primeira barra ornamentada, continue correndo e pressione o botão rolar/ agachar para passar por baixo da segunda barra ornamentada. Repita este passo se necessário para passar pela porta. [Checkpoint].

Área da Roda de Água: Aqui está parte da expedição de Rutland. Há três guardas à frente, mais dois sobre a plataforma além. Cuide de todos e esteja preparado para outros três que surgirão por uma porta. Você pode explodir os barris abaixo da plataforma e detonar os dois guardas sobre ela rapidamente. [Checkpoint] Assim que tiver acabado com todos, colete seus itens. Siga para a extrema direita da área e suba na plataforma de pedra. Colete a Máscara de Bronze (3/5) e siga para a esquerda. Você pode usar a grande arma aqui e atirar no pilar à esquerda ou se agarrar à corda e se balançar em direção ao pilar para jogá-lo ao chão.

A cut scene mostra o pilar tombando. Isso fará a roda de água começar a girar, o que acionará as barras ornamentadas pelas quais Lara passou anteriormente. A câmera também mostrará a segunda roda de água da sala imóvel e algumas barras ornamentadas desativadas.

Você precisa se agarrar a uma das barras da roda à frente. Pode usar a corda se quiser, ou saltar do chão mesmo. Aguarde que uma das barras esteja perto e salte para se agarrar a ela. Aguarde ela subir, balance e salte para a corda do outro lado. Balance novamente e salte para a plataforma oposta. Vire à direita e salte para a plataforma metálica. Use seu Gancho e prenda-o no pilar quebrado à esquerda. Puxe a corda para fazer o andaime se mover e salte para a plataforma adiante. A porta à esquerda está bloqueada pelas barras, então salte para a corda. Balance e salte para se agarrar à primeira barra da roda imóvel. Salte para a segunda barra e finalmente salte para a escada adiante. Suba até o topo.

Vire-se e siga para o outro lado. [Checkpoint] Suba pela segunda escada e salte para se agarrar à fenda na parede à esquerda. Salte para a fenda acima e atravesse para a esquerda. Salte para as barras acima. Lara diz que este canal leva diretamente para o topo da roda e Zip responde que a roda precisaria de alguns milhares de galões de água. Lara então responde que isso não está concluído… ainda.

Suba até o topo e continue à frente. [Checkpoint] Um Jaguar está rondando a parte de baixo da sala, então liquide-o daqui ou ignore-o.

Área da piscina bloqueada: Vire-se para a passagem pela qual você veio e siga para o canto esquerdo. Suba na escada quebrada e continue pela direita e acima. Desça pelos próximos degraus e colete a Máscara de Bronze (4/5) atrás das rochas. Suba na rocha à esquerda através da parte quebrada. Você verá dois blocos suspensos, onde o primeiro está suspenso e o outro no chão. Salte para o bloco suspenso e seu peso o fará descer e o próximo subir. Quando o segundo bloco estiver um pouco mais alto que o primeiro, salte para ele e salte para a escada do outro lado. Suba até o topo e prossiga à frente. [Checkpoint].

A cut scene mostra a piscina ao lado, uma porta de pedra que bloqueia a água e um mecanismo que opera essa porta.

Siga para o outro lado da plataforma e salte na água. Há uma plataforma baixa aqui que você pode subir. Depois de subir nela, salte para a escada de pedra quebrada e colete a Máscara de Prata (2/4). Salte para a água novamente.

Você precisa seguir para uma plataforma à esquerda, mas não é possível chegar a ela pela água. Então, nade pela abertura para chegar á outra parte da piscina e localize a balsa à direita. Suba nela e use o Gancho para prender no pilar. Puxe a corda em direção a ele e solte o Gancho. A corrente irá levar a balsa em direção à abertura, para a parte da piscina onde você esteve antes. Usando o Gancho novamente, prenda-o no próximo pilar e puxe a corda para perto dele, que está próximo à plataforma que devemos saltar. Salte para ela.

Suba pela longa escada. Novamente, há dois blocos aqui que transferem seus pesos quando Lara salta sobre um deles. Salte para o primeiro deles e, quando o segundo estiver no mesmo nível, salte sobre ele. Corra e salte para a plataforma oposta rapidamente. [Checkpoint] Siga para o outro lado e colete a Máscara de Bronze (5/5) à esquerda. Corra, salte e use o Gancho para atravessar para o outro lado.

Salte para se agarrar à fenda no pilar e vire no canto. Solte para se agarrar à fenda abaixo. Atravesse novamente e salte para a fenda na parede. Desloque-se para a direita e salte para a próxima fenda. Salte para a fenda acima e atravesse pela direita, saltando em seguida para a plataforma ao lado. Suba. [Checkpoint].

O Desafio das águas: Pise sobre a placa de pressão à esquerda. Ela ativará o mecanismo próximo, que irá girar a plataforma quadrada e lançar um bloco no chão. Isso significa que se Lara cair no chão, você não terá que fazer um longo percurso de volta. Simplesmente suba no bloco e use as fendas na parede. Saia da placa de pressão e deixe o mecanismo girar a plataforma de volta à posição inicial. Salte sobre ela e então para a plataforma com a estátua.

Examine a estátua e observe as algemas metálicas que prendem seus pulsos. Quando você pisou sobre a placa, a algema da esquerda foi aberta, liberando o pulso. Quando você saiu da placa, a algema se fechou novamente. Lembre-se disso. Observe também a estrela brilhante no peito da estátua. Se você usar o Gancho, ele se prenderá à estrela, mas você não conseguirá puxá-la, porque as mãos da estátua ainda estão presas.

Portanto, salte para a próxima plataforma à direita e então para a plataforma com o bloco. Puxe/ empurre o bloco sobre a placa de pressão para abrir a algema da direita e liberar o braço da estátua. Faça o caminho de volta à primeira placa de pressão. Pise sobre ela para abrir a outra algema e liberar o outro braço da estátua e girar a plataforma quadrada duas vezes. Lembre-se: quando Lara sair da placa, a algema começará a se fechar e a plataforma quadrada irá girar duas vezes. Saia da placa, aguarde a plataforma girar e salte. Siga para a plataforma com a estátua e use o Gancho para prender na estrela. Puxe a corda e as mãos da estátua irão girar.

A cut scene mostra a porta de pedra se elevando e milhões de galões de água fluindo pela passagem pela qual Lara veio e descendo pelo canal que leva à roda de água.

[Checkpoint] Salte para a água e suba pela passagem pela qual veio. Desça pela escada e use as fendas na parede como antes, até chegar à próxima escada. [Checkpoint] Desça até o final.

A cut scene mostra a água descendo e ativando a roda e as barras do outro lado da sala.

Espere uma barra se aproximar e salte para ela. Aguarde a roda girar, balance e salte para a corda. Salte em seguida para a plataforma e siga pela porta desbloqueada.

Passagem com armadilhas: [Checkpoint] O caminho adiante foi desbloqueado, mas agora as barras estão se movendo e elas possuem espinhos mortais, então evite tocar neles.

Depois de passar por essas armadilhas, você verá outra à frente. Ela possui lâminas móveis que saem da parede. Use o bloco de pedra à esquerda para passar sem se ferir. Empurre-o pela passagem, pelo canto esquerdo ou direito. A lâmina irá parar na pedra e você poderá atravessar o corredor. Tenha cuidado no final. Se você empurrar o bloco além do limite da armadilha, as lâminas irão atingir Lara por trás. Para evitar isso, empurre o bloco até quase o final, suba sobre ele e salte para o outro lado.

Se você optar por um desafio mais ao estilo Tomb Raider, você pode passar pela armadilha sem usar o bloco de pedra. Há dois pares de lâminas – um sobre o outro, movendo-se em direções opostas. Quando a lâmina mais alta vier em sua direção, corra e role abaixo dela. Em seguida salte sobre a lâmina inferior eu está vindo em sua direção. Ou, quando a lâmina inferior vier em sua direção, salte sobre ela. Em seguida role abaixo da lâmina superior que vêm em sua direção. Siga a passagem para chegar a outra armadilha similar. Você encontrará outro bloco de pedra na parede oposta à armadilha. Siga o mesmo procedimento para passar por ela.

Esfera de pedra/ Exterior do Templo: Siga pela abertura adiante e entre no corredor. [Checkpoint] Suba as escadas e desça os degraus do lado oposto. Quando Lara se aproximar das barras à frente, uma enorme pedra virá rolando por trás. Imediatamente, salte sobre as barras à direita, corra diagonalmente para a esquerda e role sob a próxima barra. Prossiga adiante e salte sobre o buraco com espinhos.

A cut scene mostra Lara saindo pelo portal e saltando para o lado, evitando a pedra que bate na parede. Ela rola para fora e cai na água embaixo.

[Checkpoint] Quando tudo passar, Alister fala com Lara (ele voltou). Ele diz que decifrou as marcações do artefato para ter uma noção melhor sobre como seria o padrão completo, mas antes de finalizar, um problema ocorre e a conexão é perdida. Siga então para a esquerda e desça pela escada. Vire-se e colete a Máscara de Prata (3/4). Suba pela escada novamente. Se você cair na água, procure por uma plataforma coberta por vegetação, onde Lara pode subir. Em seguida suba nas rochas para chegar à plataforma na base da escada.

Salte para a barra horizontal, balance e salte para a fenda no pilar adiante. Atravesse para a esquerda e salte para a borda acima. Desloque-se para a esquerda e salte para fenda atrás. Desloque-se para o final e salte para a fenda acima. Uma rocha está prestes a despencar sobre Lara, então rapidamente salte para a barra atrás de você. Se não puder fazer isso, você pode saltar para a esquerda e cair na água, porém terá que fazer uma longa rota de volta. Balance na barra e salte para a próxima, saltando em seguida para a plataforma. Suba e siga para a plataforma adiante. [Checkpoint] Lara fala com Zip e Alister, porém não há resposta.

Salte para a plataforma de metal suspensa. O peso de Lara irá baixá-la, então corra e salte para a plataforma adiante. Suba e salte para a próxima plataforma suspensa, em seguida para a plataforma abaixo. [Checkpoint] Lara tenta se comunicar com Zip e Alister, mas não há retorno. Vire para a direita e salte para a barra adiante. Balance e salte para se agarrar à rocha à frente. Atravesse para a esquerda e salte para a plataforma acima. A pedra acima irá cair, então rapidamente salte para se agarrar à barra à direita. Salte para a próxima barra, vire-se e salte para a próxima, que está um pouco acima. Balance novamente e salte para a fenda acima, atravesse pelo canto e salte para a plataforma atrás de você.

Dentro do Templo (de novo): Siga pelo portal para entrar no templo novamente. [Checkpoint] Siga pelo corredor.

Na cut scene, Lara encontra algo parecido com uma jóia. Ela o reconhece – era de sua mãe. Seu pai havia lhe dado… Lara tenta se comunicar com Zip novamente, mas não tem sorte.

Prossiga através da escada em direção ao túnel escuro. Ative sua Luz Portátil para enxergar claramente. Tenha cuidado com o buraco com espinhos. Salte e use o Gancho para atravessar. Faça o mesmo no próximo buraco. Em seguida siga pela abertura. Saque uma arma e mate os dois guardas, mais um terceiro que chegará num instante. Se você usar uma Granada nos guardas que estiverem sobre a ponte ou jogar a grande pedra sobre a cabeça deles para matá-los e a ponte desabar, você pode atravessar usando seu Gancho. Os guardas deixarão Kits Médicos, Granadas e armas. Colete o que precisar e prossiga pelo corredor. Siga pela abertura adiante. [Checkpoint].

{Nota: No modo Hard, a ponte já deve estar quebrada e apenas um guarda aparece}.

Cachoeira e Pontes: Vire à direita e corra para se agarrar à trave. Balance e se agarre à próxima barra. Em seguida se agarre à fenda do pilar. Salte para se agarrar ao pilar da esquerda e desça. Desta posição, use uma granada para explodir a porta acinzentada. Siga por ela para encontrar a Máscara de Prata (4/4).

{Nota: Se você não possuir nenhuma granada neste momento, não se preocupe. Um dos guardas que iremos liquidar deixará uma Lançadora de Granadas que você pode usar mais tarde para explodir a porta. Você precisará apenas retornar aqui mais tarde. Se o guarda cair no buraco com a arma e Lara não puder pegá-la, você pode usar um dos barris no topo da cachoeira. Chute o barril que estiver mais próximo das barras pelas quais Lara vier e ele cairá no canal. Ele descerá para a plataforma com a Máscara, explodindo a entrada}.

Se agarre ao pilar e salte para o outro em que Lara estava antes. Salte para a fenda acima e desloque-se pelo canto. Salte para as próximas duas fendas acima, atravesse pela direita e salte para a próxima fenda. Se agarre à barra atrás de você, balance e salte para a próxima. Em seguida salte para a plataforma próxima à cachoeira.

Não pule na água, do contrário ela irá levar Lara para baixo e ela morrerá afogada. Há sete guardas adiante, então armas em punho. O guarda que está com uma roupa diferente carrega a Lançadora de Granadas, então procure matá-lo rapidamente. Assim que eles estiverem mortos, atravesse a ponte e colete os itens que precisar. Se a ponte desabar, você terá que usar o Gancho e prendê-lo nos pontos assinalados acima. Siga pela abertura. [Checkpoint] Um Jaguar irá atacar, então liquide-o. Certifique-se de ter energia e munição suficiente (colete o máximo de itens que for possível), porque Lara irá se encontrar com Rutland num instante. Observe a grande porta adiante. Você irá abri-la num minuto.

Escale a escadaria quebrada à esquerda. Suba um pouco e salte para a corda ao lado, pois uma pedra irá rolar de cima. Uma segunda pedra ira rolar, então evite-a. Salte para a escadaria do outro lado. Outra pedra irá rolar, então retorne à corda ou entre na alcova do lado da escada. Depois que ela rolar, volte à escada e suba até o topo. Pise sobre a placa de pressão para abrir a porta. Não siga por ela ainda. Desça novamente e siga pela porta de cor marrom. Colete a Máscara de Ouro (1/1) e faça o caminho de volta para o topo da escada. Pise sobre a placa novamente e siga pela porta.

Na cut scene, Rutland está esperando por Lara. Ele supõe que ela está procurando pela Ghalali Key (Chave Ghalali), mas Lara não sabe do que ele está falando. Rutland explica que é a chave que restaura a espada, e, de acordo com as pesquisas de Amanda, ela está naquela região. Lara está fascinada sobre o que ele conhece de Amanda e pergunta onde ela está. Ele, porém, não responde, e apenas diz que Amanda acredita que o pai de Lara encontrou a chave. Lara ainda não sabe sobre o que ele está falando. Ela lhe diz para falar sobre o pedaço da espada que ele está segurando. Ele diz que gastou algum tempo com ela e aprendeu algumas coisas… E está prestes a lhe mostrar o que a espada pode fazer. Ele salta sobre uma plataforma e nós vemos que o pedaço da espada emana uma luz verde (novamente).

Lutando com Rutland: [Checkpoint] A primeira coisa que você precisa saber é que Lara não pode destruir Rutland no momento. Ele consegue restaurar sua energia saltando sobre as quatro plataformas que sustentam quatro pedras. Então, sua prioridade é destruir as plataformas, em seguida as pedras que Rutland usa para se regenerar. Até que você faça isso, utilize suas pistolas com munição ilimitada.

Atire em Rutland, saltando para os lados para evitar seu ataque e as granadas que ele atira. Em breve ele irá saltar sobre uma plataforma para restaurar sua energia. Ele precisa saltar pelo menos uma vez para que Lara tenha tempo de destruir as quatro pedras (você pode destruir as quatro de uma vez, porém o botão de interação só irá aparecer quando Lara se aproximar de cada pedra). O poder das pedras fica na base da plataforma, então, quando o jogo indicar, pressione o botão de interação para destruir o invólucro da pedra. Depois use seu Gancho para puxá-la para o chão. Quando Rutland estiver no chão, atire nele. As Granadas funcionam bem, mas espere até que Lara tenha destruído todas as pedras. Quando fizer isso, comece a atirar em Rutland até que sua barra de energia chegue a zero.

Derrotando Rutland em alguns segundos: Esta estratégia é muito eficiente. Quando a batalha começar, Rutland irá saltar da plataforma e vir em sua direção. Atire nele para reduzir sua energia e fazê-lo retornar à plataforma para restaurá-la. Com as armas ainda em punho, espere que ele salte da plataforma, mas certifique-se de tê-lo travado na mira. Enquanto ele estiver no ar, atire uma granada. Ela explodirá quando Rutland chegar ao chão. Isso o fará voar pelos ares, então ele não virá em sua direção. Ainda com a mira travada, atire quantas granadas tiver. Atirar ao mesmo tempo irá acelerar o trabalho.

Quando você derrotá-lo, uma cut scene irá mostrar Lara se aproximando dele e pegando o pedaço da espada. Ela então lhe diz que não é realmente sua inimiga. Ela junta os pedaços da espada e diz que elas não foram quebradas de forma despropositada, mas projetadas para se separarem e reatarem. Ela pergunta a Rutland se a Chave Ghalali faz isso e ele responde que sim. Lara pergunta de onde elas vieram. Das Cruzadas? Rei Arthur? Rutland responde que história não o interessa. Lara o sugere a ficar lá e considerar o futuro sem ela presente, pois ele não apreciará em vê-la novamente. Quando Lara se prepara para sair, ele responde que o pai dela não deve ter encontrado a Chave Ghalali, mas Amanda não sabe disso, e está na Mansão dos Croft naquele momento. 

Na próxima cut scene Lara aparece dirigindo a motocicleta. Zip consegue se comunicar e Lara fica aliviada. Ele lhe diz que Amanda foi à sua casa e Lara responde que está indo pra lá. Alister lhe diz que eles estão bem e que Amanda foi em busca de outro pedaço da espada. Lara pergunta onde e Alister responde que é no Cazaquistão. Ele encontrou uma foto que se compara à peça que Lara possui. Ela então lhe pede para pesquisar sobre a Chave Ghalali e parte para o Cazaquistão.