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Fase 05: Project Carbonek

Locação: Cazaquistão

Fase 5: Project Carbonek (Projeto Carbonek)

Na cut scene, Lara desce por uma rampa e informa a Alister que está na base. Alister diz que estava certo: era um projeto Soviético secreto dos anos 50 chamado “Carbonek”. O laboratório estava estudando um antigo fragmento de espada, mas um misterioso desastre causou a queda da KGB e então eles apagaram tudo da história. Lara usa seus binóculos e diz que parece haver problemas lá embaixo – nós então vemos os mercenários de Rutland atacando os soldados da base. Alister responde que eles são provavelmente os capangas de Amanda, já que ela está por trás disso. Ele também diz que o laboratório está de algum modo conectado à base militar, mas não sabe ao certo de que forma. Se Lara pudesse encontrar o centro de comando, eles poderiam ter uma idéia mais clara.

A BASE MILITAR

{Nota de Bug: Há dois bugs nesta fase que podem ser ativados mais tarde. Um deles geralmente aparece nas versões de Playstation e Xbox, e que o torna incapacitado de finalizar a fase. Você será avisado para salvar o jogo antes e depois de usar a motocicleta}.

O fragmento da espada foi levado para um laboratório Soviético décadas atrás, e rumores apontam que era um aparelho para estudar a paranormalidade. Enquanto Lara estiver na rota dele, Alister tentará confirmar os fatos da história. Você precisa encontrar o centro de controle da base militar, localizar e invadir o laboratório Soviético abandonado e adquirir o antigo fragmento da espada.

[Checkpoint] Desça a rampa adiante. Lara irá executar um salto, mas você precisará apertar os botões corretos para acionar o pára-quedas e aterrissar sobre o telhado de um dos edifícios. [Checkpoint] Você verá alguns guardas patrulhando a área adiante e, neste momento, há onze deles. Pegue a arma adiante e mate todos eles. Você pode explodir os barris quando um guarda estiver próximo a um deles para facilitar seu trabalho. Eles deixarão Kits Médicos, Granadas e Armas (que contarão como munição), mas espere antes de descer.

Assumindo que Lara ainda esteja sobre o telhado, suba no próximo telhado à direita e salte para a barra horizontal do mastro. De lá, salte para a caixa adiante e suba no telhado. Atire no caixote e colete o Prêmio de Bronze (Bronze Reward) (1/5). Outros cinco guardas estarão agora patrulhando a área abaixo, então cuide deles daqui ou desça e liquide-os.

{Nota sobre o Prêmio de Bronze: Se você estiver no chão, poderá chegar ao telhado com a grande arma usando os caixotes em volta. Ou, estando Lara voltada para o edifício com janelas – de onde os guardas estavam atirando – siga para a direita e suba na caixa próxima ao prédio. Vire-se para o prédio com o caixote no telhado. Habilite a Mira Precisa, atire no caixote e use seu Gancho para coletar o Prêmio}.

Entre no prédio com as janelas, vire à direita e entre na pequena sala de estoque à esquerda. Colete o Prêmio de Bronze (2/5) à esquerda e saia. Suba na escada do lado oposto à entrada para chegar ao telhado. [Checkpoint] Prossiga adiante e mate o guarda que está no telhado oposto. Salte para lá e suba. Colete os itens que ele deixou e escorregue pela rampa à esquerda. Você pode usar o arame para descer, mas ele o levará para o chão, tornando seu trabalho mais difícil. Mate os quatro guardas no chão. Se quiser, pode explodir os barris em volta para facilitar seu trabalho, e procure matar o guarda que opera a grande arma rapidamente, pois ela tira mais energia de você que as outras.

Desça para o chão (se ainda não o fez) e localize um edifício com uma cruz (é o centro médico). Do lado exatamente oposto há uma cerca com um caixote e um barril. A porta não irá se abrir, então contorne a área e atire nos caixotes próximos à cerca. Há uma abertura na cerca, então entre por ela e atire no barril para explodir a entrada e o caixote (você pode atirar no caixote diretamente). Colete o Prêmio de Prata (Silver Reward) (1/3) e saia. Entre no centro médico.

Na cut scene, Lara arromba a porta, entra no edifício e vê um guarda com dois reféns da base. Ela grita para eles se abaixarem e atira no mercenário. Eles lhe perguntam se ela é americana; Lara responde que é Britânica e diz que eles possuem um inimigo em comum. Lara pergunta onde é o centro de comando. Os dois homens conversam em russo. Um deles não quer contar à Lara, porém o outro diz que se ela abrir o portão com o código ao invés de usar a chave, eles poderão ser resgatados. Então eles contam que o centro de controle fica depois do portão oposto e o código é K1879. Lara – falando em russo – agradece a eles e pede que lhe desejem sorte.

[Checkpoint] Se o guarda deixou sua arma, pegue-a para restaurar sua munição se precisar. Saia então do prédio. Alister diz à Lara que embora ele não tenha entendido do que eles estavam falando, ele acredita que o portão mencionado está bem à frente. Saque suas armas, pois cinco guardas estarão esperando aqui. Mate-os e colete o que precisar. Se preferir, após sair do prédio, siga para a direita e suba sobre um caixote, depois para o telhado do prédio pelo qual você veio. Você pode matar os guardas daqui e recuar para se proteger. Siga depois para o portão e use o teclado na parede para abrir a porta.

Centro de Comando: Há dois guardas no topo da rampa que atiram alguns barris inflamáveis. Então, siga pelo portão. [Checkpoint] Suba a rampa pela esquerda ou direita e mate os guardas. Em seguida, entre no prédio. Você está no centro de comando.

Na cut scene, Lara checa algumas fotos de satélite de um computador. Alister diz a ela que eles têm várias fotos e que não há nada lá. Lara responde que o laboratório não deve ser visível da superfície, então eles precisam de mapas. Lara encontra o laboratório pelo computador e Alister diz que ele fica bastante longe. Lara não está pretendendo caminhar e menciona que há um trem militar que passa sobre o laboratório. Ela responde que os guardas de Amanda estão à sua frente, então é melhor ela se apressar. Alister diz que o trem está prestes a passar e Lara deve ser bem rápida.

Seu objetivo agora é alcançar o trem que irá passar pelo laboratório abandonado. Suba a escada próxima ao painel para chegar ao topo do edifício. [Checkpoint] Salte para a escada da torre e suba até o final. Se agarre ao arame e desça para o telhado do outro lado da área. Se agarre ao outro arame para descer ao telhado adiante. Saque suas armas, desça e atire nos três guardas ao redor. Quando a câmera mostrar o túnel do trem e Alister avisar que ele está partindo, você precisará correr um pouco. A porta do túnel irá se abrir e Lara dirá a Alister para esquecer o trem, já que ela encontrou uma idéia melhor. Ela se referia à motocicleta que está na entrada do túnel. Monte nela e dirija pelo túnel.

NA ROTA DO TREM

{Nota de Bug: Salve seu jogo antes de usar a moto. Há relatos de pessoas que, ao entrar na primeira estrada lateral, caem acidentalmente no abismo e o checkpoint que é carregado para retornar ao jogo acaba colocando Lara no ar, que novamente cai no abismo e morre. Como não há uma solução para este bug, você precisará carregar um jogo salvo anteriormente. Se você é o jogador da versão de console e não possui um jogo salvo, terá que começar o jogo desde o início}.

[Checkpoint] Você terá que dirigir paralelamente ao trem. Como da vez anterior, Lara encontrará alguns guardas aqui, então você terá que matá-los. E novamente, quanto mais rápido eles forem mortos, mais rápido essa parte termina. Evite os obstáculos no caminho (rochas e árvores) e tente coletar os Kits Médicos. Quando o jogo começa, Lara está próxima ao trem. Não fique aí. Dirija para o meio da estrada, onde os guardas aparecem. E não se esqueça dos barris que você pode explodir.

Dessa vez, o trajeto é longo e seu objetivo é alcançar o trem. Você entrará numa estrada lateral, o que significa que Lara não poderá ver o trem. [Checkpoint] Quando você alcançar o trem novamente [Checkpoint] alguns guardas irão aparecer em alguns carros. Quando você chegar à segunda estrada lateral [Checkpoint], terá que saltar sobre o trem duas vezes (usando algumas pontes) e finalmente dirigir paralelamente a ele. Depois, terá que saltar sobre parte plana e avançar até que uma cut scene comece.

Na cut scene, Lara desce da moto e sobe no vagão da frente do trem. Quando ela se aproxima da frente, um guarda atira nela de dentro da locomotiva, mas erra. O trem bate em um barril, que explode, mas Lara se abaixa e não é atingida. Sua jaqueta, porém, pega fogo, e ela a retira.

No topo do trem: Lara está sobre o trem. Você agora precisará apertar os botões apropriados para salvá-la.

O LABORATÓRIO SECRETO

Área do trem em chamas: [Checkpoint] Lara supõe que Amanda está aqui, porque a energia elétrica está ativada. Da posição inicial use o Gancho para prender a haste com a corda e puxe-a. Assim que você soltá-la, ela irá retornar à posição inicial, então salte para a corda. Balance e salte para a plataforma adiante. Suba a escada à esquerda e salte para se agarrar à placa à direita. Atravesse para a esquerda e salte para a barra. Balance e salte para a próxima barra. Salte para a placa atrás do trem e desça para o chão. [Checkpoint] Atire no caixote do canto e colete o Prêmio de Bronze (3/5). Retorne à plataforma usando o caixote próximo.

Novamente, use o Gancho para prender à barra de metal e puxe-a. Salte para a corda e suba até o topo, pois as chamas podem queimar Lara. Balance e salte para a plataforma adiante. Atire no exaustor do lado oposto para quebrá-lo e salte para a borda abaixo dele. Salte para cima e suba. [Checkpoint] (Se você cair acidentalmente, pode usar o caixote próximo para subir de volta).

Descendo pela ventilação: Siga pela abertura circular e prossiga pelo corredor. Lara comenta que está frio. Desça pela rampa e salte sobre os fios elétricos (aperte e mantenha pressionado o botão de salto para saltar mais alto e mais longe). Agache sob os próximos fios e colete o Kit Médico Pequeno no final do corredor. [Checkpoint] Há um homem morto por trás das barras e um pedaço de papel próximo a ele. Alister se pergunta o que esse homem estaria fazendo ali e Lara responde que ele era um cientista e ficou preso lá desde os anos 50, congelando até a morte. Colete o pedaço de papel. Lara lê: “O experimento falhou. A KGB trancou o aparelho”. Lara supõe que ele estava tentando escapar pela ventilação, mas ficou preso.

Siga pela abertura e salte sobre a barra horizontal. Balance e salte para a corda à frente. Suba um pouco, balance e salte para a plataforma adiante. Se você cair, encontrará um caixote que você pode usar para subir e tentar novamente. Desça pela rampa, salte sobre os fios elétricos e siga pelo corredor. Passe sob os próximos fios à frente, atire no exaustor adiante e prossiga pelo corredor à esquerda. Antes de descer, atire no próximo exaustor. Em seguida desça, saltando sobre os fios. Passe abaixado pelo próximo fio adiante.

Desça a rampa à direita e salte sobre mais fios. Salte na borda e se agarre à barra adiante. Desça e atire no caixote para encontrar um Prêmio de Bronze (4/5). Suba no caixote do outro lado, vire-se para o caminho pelo qual veio, salte e use seu Gancho para prender no teto. Suba, vire-se e balance em direção à plataforma. Salte para ela e atire no próximo exaustor no final da rampa. Desça por ela para chegar à próxima sala.

Sala do Gerador: Você acaba de entrar no laboratório Soviético que Lara procurava. Lara diz que Amanda esteve lá, pois as luzes estão acesas. Alister diz que ela entrou pelo portão principal e que não passou por aquela sala, porque há um gerador do outro lado e ela poderia tê-lo acionado. Então, você agora precisa acionar o gerador para ligar o laboratório. Se você se aproximar do lado direito da sala (onde há um grande sinal vermelho) Lara irá dizer que é um mapa do experimento.

Vire-se para o duto pelo qual veio e localize algumas caixas de metal à esquerda. Suba nelas e desloque-se para a esquerda. Suba e siga para a esquerda. Use o Gancho para prender ao cadeado do portão e puxe para abri-lo. Salte para o portão e atire no caixote para coletar o Prêmio de Prata (2/3). Desça para o chão.

Suba na caixa de metal à direita da abertura pela qual Lara veio (se Lara estiver voltada para ela). Salte para a caixa à esquerda e salte para a plataforma acima. Suba e salte para a plataforma adiante. Siga para a direita e salte para se agarrar à corda.

O peso de Lara fará o duto baixar e a cut scene irá mostrar o combustível descendo pelo encanamento e abastecendo o gerador.

Siga para a parte frontal do gerador e use o Gancho para prender à esfera. Puxe a corda para ativar o gerador, que irá iluminar o mapa e destrancar a porta da sala. Siga para essa porta e ela se abrirá automaticamente.

Corredor com dutos de resfriamento: [Checkpoint] Zip supõe que a fumaça verde adiante serve para resfriamento, mas Lara não está curiosa para descobrir. Em todo caso, essa fumaça é nociva, então evite entrar em contato com ela. Salte para se agarrar à grade à direita e salte para a barra. Balance e salte para a plataforma adiante. Salte para a próxima barra, balance e salte para se agarrar à corda. Balance e salte para a plataforma à frente. Siga para a direita e salte para a plataforma quadrada. Salte para a plataforma adiante e suba.

Você precisa se agarrar ao encanamento à direita e se deslocar para o outro lado, porém há uma corrente elétrica que corre pelo cano. Então, espere até ela vir para o seu lado e quando ela começar a se afastar, se agarre ao cano. Atravesse para a esquerda até chegar ao final (use o botão de interação para atravessar mais rápido). Antes que a corrente retorne, salte para se agarrar à caixa atrás de Lara. Desloque-se e solte para se agarrar à grade abaixo. Em seguida salte para se agarrar à grade atrás de você e desça.

Há outra corrente que corre pelo cano adiante, então siga o mesmo procedimento acima. Desça para a plataforma do lado oposto e em seguida para o chão. A porta se abrirá automaticamente. Siga por ela.

A cut scene mostra Lara entrando em uma sala, onde Amanda está examinando uma grande arma. Lara chama por ela, mas Amanda diz que está ocupada. Lara percebe que Amanda mudou sua aparência e descobre que ela era uma das pessoas que estavam com Rutland na Bolívia. Amanda responde que foi a muitos lugares que Lara não pode compreender e que agora é uma das pessoas que foi deixada para trás. Amanda atravessa uma ponte de metal e segue para o outro lado da sala, enquanto Lara lhe pede desculpas, dizendo que se soubesse que ela estava viva, teria feito tudo o que podia para salvá-la. Amanda não se importa mais com isso. Ela se recuperou daquilo há muito tempo. Ela segue por uma porta e ordena ao guarda que não deixe que Lara a siga. Lara começa a atravessar a ponte, quando o guarda lança uma granada. Lara salta para se proteger e a ponte explode.

Sala com Máquina e Arma de Tesla: [Checkpoint] Se você examinar e usar a arma adiante, verá que ela funciona, mas não por muito tempo, porque ela necessita de mais potência. Então, deixe-a por enquanto.

{Nota: Você pode tomar um atalho aqui e saltar uma grande parte da fase, perdendo obviamente muitos inimigos, itens e prêmios. Este atalho irá levá-lo para o lado oposto, do outro lado da plataforma suspensa. Se quiser tentar, cheque esta página}.

Há três guardas abaixo. Desça pela rampa à direita e acabe com eles. Colete os itens que precisar e siga para a máquina elétrica à direita. Localize o Prêmio de Bronze (5/5) à direita da máquina e colete-o. Você precisa agora subir para o nível superior. Siga para a esquerda da máquina e procure por uma barra vertical com uma corrente elétrica subindo por ela. Se agarre à barra quando a corrente começar a subir e siga-a. Salte para a plataforma à direita e suba. [Checkpoint] Suba para a plataforma acima. Vire-se e salte para se agarrar à barra horizontal. Balance e salte para a próxima barra. Salte em seguida para a corda, vire à esquerda, balance e salte para o cano vertical. Aguarde a corrente elétrica subir pelo outro cano e salte para ele. Suba até o topo e salte para a grade. Siga para a esquerda e desça.

Há um Kit Médico próximo ao cientista morto e um pedaço de papel. Colete-o e Lara irá ler: “Eles canalizaram a energia Tesla para o artefato e houve uma enorme descarga de algum tipo de energia. A KGB abortou a operação, removeu o Núcleo, selou o laboratório em seções e deixou para trás os cientistas que não puderam ser removidos”. Aproxime-se da gaiola pela qual desceu e atire no barril para explodir a entrada. Se você tiver problemas em mirar o barril, atire pela abertura na grade. Use o botão de interação ou a Mira Precisa. Entre e colete o Prêmio de Prata (3/3) no final. Saia, siga pelo corredor e a porta se abrirá automaticamente.

Sala do Núcleo: Siga pela passagem com canos e trilhos pendentes até chegar a uma fumaça verde. Suba na grade e salte para a barra adiante. Balance e salte para a plataforma à frente. Salte para se agarrar à barra à frente e solte para cair na sala. [Checkpoint] Há cinco guardas aqui, então mate todos eles. Tome cuidado porque eles atiram granadas. Você pode explodir os barris ao redor para facilitar seu trabalho. Depois que liquidar todos, colete os itens que precisar.

Seguindo para a sala de controle: Siga para a extrema direita da sala e puxe/ empurre o Núcleo para perto da escada. Suba nela e salte para a escada. Em seguida salte para a plataforma à direita.

Na cut scene, Amanda fala com Lara pelo fone. Zip pergunta a Amanda como diabos ela conseguiu invadir o canal de comunicação e Lara responde que ela provavelmente pegou um fone enquanto estava “arrumando” seu escritório da Mansão Croft. Amanda pergunta a Lara se ela sabe por que os Soviéticos nomearam seu projeto de “Carbonek” e Lara responde que era o nome do Castelo em que Lancelot procurou pelo Cálice Sagrado. Ela completa dizendo que esta não é a primeira conexão com a lenda do Rei Arthur (a primeira foi no Peru, onde Lara aprendeu sobre a última Rainha de Tiwanaku). Amanda obviamente acredita que isso não é um mito. Os russos ativaram um poder no artefato que mentes terrenas não podem compreender. Quando ela desconecta, Lara diz a Zip que Amanda está tendo dificuldades em obter o fragmento da espada e não quer explodir tudo durante o processo.

Salte para a caixa de luz e em seguida para a grade adiante. Vire à direita e salte para a corda. Balance e salte para a plataforma acima da esfera. Atravesse para o outro lado e salte para a barra de metal suspensa. Balance e salte para a grade quebrada. Salte para a escada à direita. A segunda parte da escada irá descer, o que significa que você pode começar daqui se cair acidentalmente. Suba um pouco e salte para a grade à direita. Suba e siga para o outro lado. Saque as armas e atire no barril da sala de controle para quebrar as janelas. Salte para a corda, balance e entre na sala de controle. [Checkpoint].

A outro cientista morto aqui, com um Kit Médico e um pedaço de papel. Lara o lê e diz que pelo menos uma dúzia de companheiros do cientista morreram no experimento. O artefato converteu a voltagem Tesla em algo mais… uma onda de choque de algum tipo. Os cientistas se recusaram a repetir o experimento e quando a KGB tentou persuadi-los de uma forma suja, eles entraram em greve. Puxe a alavanca do painel de controle.

A cut scene mostra um dos orbes ativando o Núcleo.

Para ser ativado por completo, o Núcleo deve sofrer ação dos outros dois orbes. Desça e use o Gancho para mover o Núcleo através dos trilhos no chão. Todos os obstáculos serão destruídos pelo Núcleo, portanto continue arrastando o Núcleo. Ao fazer isso, os outros orbes irão transferir energia ao Núcleo. Leve o Núcleo até a porta, que se abrirá automaticamente. O Núcleo passará pelo corredor com os trilhos. Tome cuidado com os dutos de resfriamento ao sair. [Checkpoint] Use as grades e a barra para passar sobre os dutos. O Núcleo irá transferir energia aos trilhos, então não passe pela parte com uma luz azul. [Checkpoint] Use seu Gancho para prender aos trilhos, puxe e solte-os. Os trilhos irão começar a balançar, interrompendo o fluxo elétrico entre elas; passe neste momento. Faça o mesmo com os outros trilhos até chegar à saída, na sala com a máquina de Tesla. [Checkpoint].

{Nota: O Núcleo desce pelos trilhos sozinho. Quando ele chegar à porta que leva à parte de trás da máquina de Tesla, a porta deve supostamente se abrir quando o Núcleo se aproximar. Se a porta permanecer fechada, você deve abri-la. Aproxime-se com cautela do lado esquerdo ou direito do Núcleo e a porta se abrirá}.

Siga para a esquerda da porta de madeira da máquina. [Checkpoint] Use seu Gancho para abrir a porta. Quando o Núcleo deslizar para dentro da máquina, você pode soltar o Gancho. A máquina é ativada pela energia Tesla e algumas caixas são lançadas para longe. Uma delas bate na porta do outro lado, que começa a funcionar. Passe por ela com cautela e entre na próxima sala.

A cut scene mostra Lara entrando em uma sala de controle com outro cientista morto. Há uma caixa com um escudo sobre ela, no meio da sala. Lara se aproxima do escudo e diz que ele é do século X ou XI (entre os anos 900 e 1000 d.C.) e que provavelmente foi descoberto junto com a peça que ela está buscando. Ela diz que ele lembra a marca de Lancelot. Ela identifica alguma coisa semelhante a um mapa na parte de trás do escudo e pede a Alister para dar uma boa olhada e ver o que pode descobrir. Lara deduz que os Cavaleiros precisavam de ajuda para encontrar seu caminho de casa ou então esta peça não era tudo o que eles possuíam. Alister pergunta se o escudo tem a ver com o fragmento de espada que eles estão procurando e Lara responde que ele é inútil sem um ponto de referência. Alister diz que irá trabalhar nisso e então desconecta.

Há um Kit Médico e um pedaço de papel próximo ao corpo do cientista. [Checkpoint] Lara lê o papel e diz que certo número de relíquias foram descobertas com o artefato, mas o cientista não pôde encontrar ninguém para ajudá-lo a estudá-los. Siga para o outro lado da sala, onde há outra porta com defeito.

{Nota de Bug: Neste ponto, a rampa que leva ao fundo da sala da máquina de Tesla não está mais lá. Se Lara cair acidentalmente e sobreviver, poderá fazer o caminho de volta usando as barras da máquina. A porta (próxima à máquina) que estava com defeito está agora parcialmente aberta e você poderá passar por ela e retornar à arma de Tesla. Contudo, você irá encontrar um bug aqui (que costuma aparecer nas versões de Playstation e Xbox), onde a abertura não é grande o suficiente e Lara não pode passar por ela. Então, salve seu game antes de saltar para a plataforma suspensa, no caso de você cair e não poder retornar}.

De volta à arma de Tesla: Quando você retornar à arma de Tesla, três guardas surgem da porta do lado oposto. Entre na arma e use-a para matá-los. Puxe alguns barris da sua esquerda ou direita e atire-os nos guardas para explodi-los. Atirar os barris contra o corrimão é suficiente. Você pode usar também as caixas acima dos guardas ou as caixas de metal móveis do seu lado. Se decidir por isso, NÃO USE a caixa de metal que está na plataforma à sua direita (ou pelo menos deixe uma das caixas no seu lado), porque você irá precisar dela para coletar o próximo secret.

Plataforma suspensa: Mova a plataforma suspensa para o lado direito, onde não há corrimão. Rapidamente comece a pressionar o botão que lança o Gancho antes que a plataforma perca seu impulso. Você precisa empurrar a plataforma para a parte plana na extrema direita do trilho. É necessário gerar um impulso na plataforma, do contrário você não conseguirá levá-lo à extrema direita do trilho.

Se você estiver preso aqui, tente o seguinte: primeiro, mova a plataforma para a extrema esquerda. Não se esqueça: o botão de travar a mira puxa o objeto (no caso, a plataforma) e o botão de atirar lança fluxos magnéticos, que empurram o objeto. Mova a mira da arma de Tesla para o topo da plataforma, e foque no gancho. Pressione e segure o botão de travar a mira e mova a plataforma para a direita. Quando ela chegar à parte onde o trilho se eleva, comece a apertar repetidamente o botão de atirar para empurrar a plataforma. Se você não hesitar, a plataforma irá ganhar impulso e você não terá problemas.

Remova os caixotes da abertura à direita e saia da arma. Siga para a caixa de metal e empurre-a para o final da plataforma. Suba nela e salte para a abertura onde estavam as caixas de metal menores. Atravesse para a esquerda e salte para a borda acima. Prossiga pela esquerda, vire no canto e desça para a grade abaixo. Vire-se e salte para a próxima plataforma. [Checkpoint] Salte para se agarrar à barra, balance e salte para a alcova. Colete o Prêmio de Ouro (Gold Reward) (1/1). Volte à barra, balance e salte para a plataforma adiante. Salte para a plataforma suspensa que você moveu e então salte para a plataforma oposta, onde os guardas estavam.

Corredor com trilhos eletrificados e dutos: Siga pela porta que se abre automaticamente. [Checkpoint] Suba na grade e atire nos canos quebrados à sua frente. Você pode também atirar na direção geral dos canos ou ativar a Mira Precisa. Use o Gancho para prender no mecanismo à direita e mova a plataforma em que você está em direção ao outro lado do corredor. Salte para a próxima grade, use o Gancho novamente, mas desta vez abaixe-se para evitar a barra eletrificada adiante enquanto a plataforma se move. Salte para a próxima plataforma [Checkpoint] e atire no cano que bloqueia o caminho. Novamente, use o Gancho para mover a plataforma, mas desta vez salte sobre a barra eletrificada adiante. Desça [Checkpoint] e siga para a direita. A porta se abre automaticamente; siga por ela.

A cut scene mostra Lara entrando em uma sala com orbes eletrificados. Ela observa em volta e vê Amanda trabalhando em uma sala de controle acima. Lara desculpa-se com Amanda pelo que aconteceu e diz que elas ainda podem trabalhar juntas. Amanda responde que elas não podem fazer isso porque ela estava sozinha lá embaixo (no local onde ficou presa); ela e o artefato que agora carrega no pescoço (a pedra que ela retirou da parede em Paraíso, quando a criatura estava caçando Lara e ela). A criatura então aparece e Amanda diz que ela é uma pequena amiga que estava em Paraíso. Amanda ensinou a criatura a obedecê-la. Lara fica furiosa, porque aquela coisa matou seus amigos. Amanda responde que depois que pôde controlá-la, ela salvou sua vida, e avisa Lara a ficar longe dela.

Derrotando a criatura: [Checkpoint] A primeira coisa que você precisa saber é que não há como matar a criatura. Então, não perca seu tempo e munição atirando contra ela, seja com suas armas ou com a arma de Tesla no centro da sala. Depois da cut scene, corra em volta da sala e use as quatro alavancas entre os pequenos orbes energizados nas paredes. Cada vez que você usar uma alavanca, um gancho se prende ao grande orbe acima da arma de Tesla. Depois que você puxar as quatro alavancas, o grande orbe desce e o fragmento da espada é revelado.

Corra para a arma de Tesla e use-a. Você precisa empurrar os quatro grandes orbes em direção aos pequenos orbes nas paredes. Cada vez que você faz isso, um escudo de energia aparece em ambos os lados do grande orbe, mas por alguns segundos Você precisa empurrar os quatro orbes e fazê-los permanecer na posição descrita ao mesmo tempo. Para empurrar um orbe, você deve pressionar o botão de tiro repetidamente (não o mantenha pressionado). Dois ou três tiros são suficientes. Então vire-se e empurre o próximo orbe. Se a criatura seguir em sua direção, atire um fluxo magnético contra ela para mantê-la afastada. Quando os quatro orbes estiverem ativados ao mesmo tempo, o escudo que protege o fragmento de espada acima irá desaparecer e você terá que saltar da arma e usar seu Gancho para prender ao artefato. Você precisará girar a câmera para cima para localizar o fragmento; de outro modo Lara não conseguirá prendê-lo com o Gancho.

Quando fizer isso, uma cut scene mostra Lara puxando o fragmento da espada com o Gancho. O piso de vidro abaixo da arma se quebra e Lara vê Amanda fugindo. Lara salta pelo piso quebrado e entra em um duto. Em seguida ela pergunta a Alister se ele encontrou alguma coisa sobre o mapa e ele responde que ele leva à Cornwall.