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Fase 06: King Arthur’s Tomb?

Locação: Inglaterra

Fase 6: King Arthur’s Tomb? (Tumba do Rei Arthur?)

Na cut scene, Lara se encontra com Zip e Alister, que estão esperando na van. Zip pergunta a Alister se ele está certo sobre a localização no mapa. Alister confirma e comenta que houve certos boatos sobre a descoberta da verdadeira tumba do Rei Arthur, mas eles foram rapidamente abafados, e então outra atração de beira de estrada havia surgido (ele está se referindo ao Museu do Rei Arthur, do professor Worth). Lara escala um cano e entra no local usado como atração turística.

{Alerta de Bug: Certo bug pode ser ativado mais tarde na fase, quando você lutar com o chefe. Você será avisado para salvar seu jogo durante a fase}.

O mapa no escudo do Cavaleiro que Lara encontrou no Cazaquistão leva a um local que parece ser a sepultura do Rei Arthur. Se este lugar significou alguma coisa para um Cavaleiro mil anos atrás, então provavelmente significará alguma coisa para Lara também. Portanto, você precisa descobrir se as ruínas deste lugar guardam um fragmento da espada.

[Checkpoint] Lara está olhando para uma grade reluzente acima, que esconde uma abertura. Use seu Gancho e puxe-a para baixo. Há uma espada presa a uma pedra na sala próxima, porém Lara não pode puxá-la. Ela responde que a espada provavelmente necessita que se ligue a energia primeiro. Portanto, você precisa ligar a energia para entrar nas galerias do museu que se encontram do outro lado da porta.

Entre na sala debaixo da abertura que estava oculta pela grade e puxe o bloco móvel para baixo da abertura. Suba no caixote e entre na abertura. Alister diz à Lara que este local pertencia ao Professor Worth, que tinha muitos estudantes. Atire na caixa e colete a Cruz de Bronze (Bronze Cross) (1/9). Use o Gancho para remover a grade à direita e desça pela abertura. [Checkpoint].

O Pátio: Siga para o outro lado e salte para o peitoril da terceira janela. Salte para a fresta acima e atravesse para a esquerda, passando acima do portão. Desça e use a alavanca para ligar a energia elétrica. Suba pelo cano no final do beco e se agarre ao peitoril abaixo. Não desça para o chão, pois há corrente elétrica circulado pela água. Salte para os próximos peitoris e em seguida salte para a parte do chão que não está molhada.

Sala com piso destruído: Abra a porta do edifício e siga para a sala com a espada. [Checkpoint] Puxe a espada para abrir a porta próxima. Entre na sala com piso em ruínas. [Checkpoint] Se você cair acidentalmente encontrará algumas vigas de madeira para poder voltar ao topo. Siga para a direita e salte para a pequena janela. Entre na sala e atire no caixote para coletar uma Cruz de Bronze. Saia de volta pela janela, pendure-se pelo peitoril e salte de volta ao piso.

Observe a barra horizontal próxima à janela. Salte para ela, balance e salte para a segunda barra. Ela irá girar 90 graus, mas voltará à posição inicial depois de alguns segundos. Antes que ela faça isso, salte para a terceira barra atrás de você. Balance e salte para se agarrar à barra na porta adiante*. O peso de Lara fará a porta baixar, então rapidamente salte de volta à barra anterior. A porta irá se abrir por completo, mas começará a se fechar. Então, rapidamente balance e salte por cima dela.

{*Nota: Na maioria das vezes, Lara se agarra à barra com apenas uma mão. Neste caso, um ícone irá aparecer, indicando que você deve pressionar o botão de interação para fazer Lara se agarrar à barra com ambas as mãos antes que ela perca o equilíbrio. Este ícone varia dependendo da versão do jogo – PC, Playstation, Xbox, etc.}.

Segunda sala com piso decrépito: Você chegará a uma segunda sala com o piso em ruínas. Novamente, se você cair no buraco, há algumas vigas que você pode usar para subir. Use a Mira Precisa para atirar e quebrar o gancho que sustenta o bote. Salte sobre ele e salte para o lado oposto. Siga para a direita e passe abaixado pelo duto para chegar a uma pequena sala. Atire no caixote e colete a Cruz de Bronze (3/9). Retorne à sala anterior e puxe a outra espada. Isso fará algumas tábuas caírem, revelando um mecanismo. Recue um pouco e use seu Gancho para prender ao mecanismo e puxe a corda para levantar a porta ao lado. Solte o Gancho e passe pela porta antes que ela se feche. [Checkpoint].

O Depósito: Você chegará a uma sala com alguns caixotes e uma máquina transportadora. Há também uma grade no canto superior da extrema direita da sala que leva a outro secret. Então, use seu Gancho para puxar a grade. Use a transportadora e posicione um caixote abaixo da abertura. Coloque um segundo caixote sobre o primeiro, deixando um pequeno espaço no lado esquerdo ou direito para que Lara escale os caixotes e entre na sala acima. Você chegou ao escritório do professor. Lara lê alguns papéis que dizem que a tumba do Rei Arthur – sobre a qual foi erguido o Museu – é uma farsa. Colete a Cruz de Prata (Silver Cross) (1/5) e retorne ao depósito.

Suba na transportadora e desça pela rampa atrás dos caixotes. Lara comenta que esta definitivamente não é a tumba do Rei Arthur. Ela já viu muitas tumbas, portanto sabe quando são autênticas. Ela também comenta que este local está escondendo alguma coisa. Agora você precisa encontrar as ruínas que estão ocultas. Dirija com a transportadora em direção à cripta do lado oposto à rampa para quebrá-la. Colete a Cruz de Prata (2/5) e volte ao veículo. Dirija agora em direção aos caixotes do lado direito da sala (se a rampa está à sua frente) e jogue o veículo contra a parede para acessar as ruínas ocultas. Siga pela abertura. [Checkpoint] Permaneça no veículo e dirija através dos espinhos. Use a base da transportadora para levantar o portão. Posicione os ganchos abaixo da grade e levante-os. Dirija através dos próximos espinhos e destrua a parede adiante.

Na cena interativa a seguir você deve pressionar os botões corretos para salvar Lara e impedir que ela caia no precipício adiante.

{Nota: Salve seu jogo aqui. Para detalhes, cheque a nota abaixo}.

Descendo as ruínas: [Checkpoint] Como você pode ver, é uma grande descida, portanto fique alerta. Antes de descer, dê uma olhada à sua direita e localize a Cruz de Bronze (4/9) na alcova. Use seu Gancho para capturá-la. Desça as escadas à esquerda e novamente use seu Gancho para coletar a Cruz de Bronze (5/9) na alcova do lado oposto. Salte para se agarrar à saliência à esquerda e então salte para a borda à direita. Atravesse rapidamente para a direita e desça. A escada estará prestes a ruir, portanto desça por ela e salte para a escadaria abaixo. Novamente, elas começarão a estremecer, então salte para a barra. Balance e salte para cair na alcova adiante.

Pendure-se na borda e salte para a saliência à direita. Ela estará prestes a ruir, então rapidamente atravesse para a direita. [Checkpoint] Entre na abertura e siga pela passagem à esquerda para coletar a Cruz de Bronze (6/9). Retorne e desça.

{Nota importante: O jogo cria um checkpoint enquanto Lara está pendurada pela borda da abertura que leva ao secret. Se você falhar no próximo passo e matar Lara, o game irá carregar, porém Lara estará sobre as escadas abaixo da abertura sem a Cruz em sua mochila. Portanto, tome cuidado, pois você não poderá retornar à abertura}.

Salte para se agarrar à corda e balance para a direita para cair nas escadas que estão prestes a despedaçar. Salte rapidamente para a escadaria adiante. Desça por ela e salte para a pequena abertura à esquerda. Atravesse e desça. Pendure-se na borda e caia no chão.

Térreo: Há uma rocha móvel com um sinal de III entalhado na frente. Se você empurrá-la, ela retornará à posição inicial. Esta rocha e outras duas similares abrem uma porta de pedra que leva a um secret (a Cruz de Ouro), então deixe-a por enquanto.

Suba pela escadaria do outro lado. [Checkpoint] Siga pelo corredor à esquerda e salte sobre a piscina de lava. Prossiga pela direita para chegar a uma armadilha com fogo. Use seu Gancho para puxar a caixa de metal para perto de você. Posicione a caixa sobre a primeira grade (você pode puxá-la ou empurrá-la). Suba sobre ela e observe o fogo que surge na segunda grade adiante. Quando ele aparecer, salte para lá. Até que Lara caia, o fogo terá se extinguido. Salte sobre o último fogo. Puxe a caixa de metal para perto de você e use-a para o próximo grupo de fogos. Depois que passar por ele, traga a caixa novamente. Empurre-a para próximo da porta de pedra e suba sobre ela. Suba na porta e desça do outro lado. [Checkpoint] Use a alavanca para abrir a porta.

Armadilha das Lâminas: Traga a caixa para dentro [Checkpoint] e coloque-a para travar as lâminas da esquerda (se a entrada estiver à suas costas). Não é necessário levá-las para o outro lado da sala, apenas deixa-a abaixo da lâmina. Entre e colete a Cruz de Prata (3/5). Saia e puxe a caixa de volta. Posicione-a abaixo das lâminas do lado oposto (do lado direito) e traga a segunda caixa para fora. Coloque uma das duas caixas abaixo do terceiro conjunto de lâminas (do lado oposto à entrada). Pegue a outra caixa e leve-a para a sala seguinte à lâmina central.

Se você quiser a Cruz de Ouro, terá que empurrar a caixa para os lados esquerdo e direito para acionar as duas portas móveis, que juntamente com a terceira porta abrem a sala secreta. Primeiro, siga para a esquerda e empurre a rocha com o sinal I entalhado na superfície. Em seguida, siga para o outro lado e empurre a rocha com o sinal II entalhado na superfície. Você usará a última rocha quando nós retornarmos para o início.

Traga as duas caixas para dentro desta sala ampla. Empurre uma delas para travar o quarto conjunto de lâminas do outro lado da sala e passe com a segunda caixa para o outro lado. Posicione a caixa acima do fogo. Agora empurre a primeira caixa por trás da segunda e continue empurrando as duas até que elas estejam sobre o fogo. Dessa forma você terá feito uma passarela sobre o fogo, comprida o suficiente para Lara poder saltar para o outro lado. Suba nas caixas e salte sobre o fogo. Prossiga pelo corredor e acione a alavanca para abrir a porta.

Área com piscina e caixões: Siga pela porta e prossiga pela passagem que levará Lara a um local com uma placa de pressão no chão. [Checkpoint] Se você pisar sobre ela uma porta do outro lado se abrirá. Se Lara sair da placa, ela se fechará. Então, você precisa de algo para colocar sobre a placa. Salte para a piscina e nade para o outro lado. Saia da água e use seu Gancho para mover o candelabro acima de você. Ele irá quebrar algumas barras e um caixão será revelado. Use seu Gancho para puxá-lo para a água. Agora mova o outro candelabro para quebrar as barras do outro lado. Use seu Gancho e colete a Cruz de Bronze (7/9).

Suba sobre o caixão e use seu Gancho para prender na arandela próxima à entrada do canal. Mova o caixão (e você) para ela. Agora prenda o Gancho à arandela acima da placa de pressão e mova o caixão para a plataforma. Agora posicione-o sobre a placa e passe pelo portão aberto.

Canais de água: Siga pela passagem para chegar a um canal com água. [Checkpoint] Salte para a água e nade pela abertura abaixo da entrada. Colete a Cruz de Bronze (8/9) e saia. Acione a alavanca para abrir o portão próximo. A corrente irá empurrar você e o caixão através do portão. Suba rapidamente sobre o caixão e vire-se de forma a ter o caminho pelo qual veio à sua direita. Há uma abertura na parede no meio do canal, então salte para ela. Se você perder a oportunidade, suba sobre o caixão e use seu Gancho para prender à arandela na parede. Puxe o caixão – e você – para a luminária e assim que o caixão passar pela abertura salte para ela.

Salte na água e nade para frente (observe a Cruz na alcova à direita). Nade pelo canal à esquerda e vire para este lado. Use a alavanca para abrir o portão próximo e aguarde o caixão entrar no canal. Suba sobre ele e use seu Gancho para prender às arandelas nas paredes e mova o caixão para perto da alcova com a Cruz de Prata (4/5). Salte na alcova e colete seu secret. Salte para a água novamente e suba no caixão. Há uma abertura exatamente oposta à alcova onde estava a cruz. Mova o caixão para lá e salte pela abertura. Desça na água e ela levará Lara para uma enorme piscina.

O Templo: Lara não pode submergir nessa água, então nade para o outro lado e saia da piscina. Lara fica deslumbrada com o templo à frente. A porta está fechada, então você precisa encontrar outra maneira de entrar – nossa especialidade. Observe os dois suportes para fogo adiante. Siga para o da direita e use seu Gancho para girá-lo – o pote deve estar voltado para a piscina. Siga para o suporte da esquerda e gire-o de forma que ele fique voltado para a parede da esquerda (se a piscina estiver à suas costas).

{Nota: Você não pode girar os suportes em outras direções, a não ser as corretas}.

Suba nas plataformas estreitas à esquerda para chegar à plataforma superior. [Checkpoint] Salte para a barra, balance e salte para a rampa à frente. Escorregue por ela e salte para se agarrar ao suporte de fogo. Ele irá girar, então se balance, salte e use seu Gancho para prender no suporte do alto. Balance e salte para se agarrar ao outro suporte de fogo. Ele também irá girar então se balance e salte para se agarrar às rochas adiante. Suba e escale a segunda rocha. Em seguida salte para a plataforma ao lado. Salte para o peitoril da janela e para o próximo à direita. Salte agora para a corrente e suba até o topo. Salte para o topo do templo [Checkpoint], siga para o outro lado e colete a Cruz de Prata (5/5). Retorne à metade do telhado e salte para se agarrar à corrente. Desça por ela para acessar o templo.

Na cut scene nós vemos Lara entrando no Templo. Alister pergunta o que ela está vendo e ela responde que é um mito, exceto que é real. Enquanto Lara passa pelas tumbas, ela diz que todos eles estão lá – a Corte de Camelot. Alister lhe pergunta se ela tem certeza e Lara responde que não há dúvida quanto à autenticidade dessas tumbas. Ela se aproxima de uma estátua envolta em um escudo de luz. Lara responde que não existe apenas uma Excalibur ou um Merlin. Eles têm visto espadas e pedras Dais por todo o planeta, simplesmente porque eles estão em todos os lugares. Neste caso, o Merlin deles foi morto e a espada deles fora deixada em pedaços.

Você precisa agora encontrar o sarcófago do Rei Arthur. Siga para a esquerda (se a entrada principal estiver à suas costas) e localize a tumba de Bedivere.

Na próxima cut scene, Lara lê que Bedivere retornou com um fragmento da Excalibur para o Rei Arthur depois que as outras peças foram levadas pelos Cavaleiros. Este fragmento foi deixado com Arthur para ajudá-lo a manter este Mausoléu quando sua hora chegasse.

Puxe o pedaço da tumba e posicione-o próximo ao pilar do outro lado da sala. Observe o sino e a pedra suspensa. Se você se agarrar à corrente que sustenta a pedra, esta irá descer e o sino irá subir. Então, use o Gancho para agarrar o candelabro. Recue o quanto puder (na direção da estátua) e puxe o candelabro. Solte-o e ele começará a balançar. Rapidamente suba na tumba quebrada e escale o pilar adiante. Salte para a corrente ao lado para baixar a rocha e levantar o sino. Se o candelabro ainda estiver balançando, ele baterá no sino.

A cut scene mostra o escudo da estátua explodindo. Lara se aproxima e ALGUMACOISA fragmento da Excalibur. Lara não o pegaria se não precisasse tanto dele. Zip conversa com Lara e diz que alguma coisa está acontecendo lá em cima. Eles começam a gritar enquanto Lara pergunta o que está havendo. Ela, porém não tem resposta.

Você acabou de adquirir o fragmento da espada, contudo as vozes de Zip e Alister deixaram Lara atônita. Você precisa retornar à superfície e resgatar Zip e Alister. [Checkpoint] Saia do Mausoléu.

A cut scene mostra uma enorme criatura emergindo da água.

Derrotando a Serpente Aquática: Não é possível matar a criatura inicialmente (atirando nela), então não perca tempo e munição. Não se aproxime demais e nem deixe o veneno dela tingir Lara! Há quatro tanques na água com uma alavanca em cada uma. Você deve se aproximar de cada tanque e atirar nele (por isso o alvo aparece). O monstro irá ouvir o som, ficar hipnotizado e virar a cabeça em direção à gaiola suspensa. Você deve em seguida usar seu Gancho, prendê-lo à alavanca e puxá-la para baixar a gaiola e atingir o monstro. Você saberá que agiu corretamente quando uma breve cut scene mostrar o monstro destruindo o tanque. Uma vez que existem quatro tanques, você precisa repetir o mesmo procedimento outras três vezes.

O monstro não ataca apenas com a cabeça, mas também lança uma substância tóxica. Isso retira um pouco de sua energia e lança Lara no ar. Se você estiver próximo ao lago, Lara cairá dentro dele. O monstro irá então pegar você e atirá-lo ao chão, o que lhe fará perder ainda mais energia. Portanto, fique longe do lago o quanto puder (não tão longe, entretanto, do contrário seu trabalho ficará difícil). No caso de você baixar a gaiola sem atingir a criatura, não fique parado e não atire no tanque. O monstro não escutará o barulho enquanto a gaiola estiver subindo. Melhor você se dirigir para outro tanque.

{Alerta de Bug: Muitas pessoas têm encontrado um bug nas duas jaulas frontais (aquelas no meio do lago), onde elas não descem quando a alavanca é puxada. Então, comece pelos tanques frontais no caso de você não poder baixar as jaulas após já ter baixado as jaulas de trás}.

Depois que você derrotar o monstro, uma cut scene irá mostrá-lo morrendo. Parte de seu corpo permanecerá na superfície.

Salte para a água e suba na plataforma próxima ao monstro. Suba para o corpo dele e caminhe em direção à plataforma adiante. Siga pela passagem para chegar a um buraco. [Checkpoint] Salte na borda da plataforma e use seu Gancho para atravessar para o outro lado. Salte para a barra horizontal e se balance para cair do outro lado. Salte sobre o buraco.

Ih, outro bichão para matarmos… Pressione rapidamente os botões corretos como mostra a cena para salvar Lara e prender a criatura atrás do portão.

Vire-se e habilite a Mira Precisa. Atire na argola no topo do portão para liberar a corda. Se agarre ao escudo no portão e salte para o topo dele. Salte para a corda acima, se balance e solte para cair do outro lado. Colete a Cruz de Bronze (9/9). Escale o portão como antes e salte para a corda novamente. Vire-se, balance e salte para a plataforma no alto. [Checkpoint] Puxe a alavanca para abrir o portão e desça pela rampa. Você está de volta à área próxima à armadilha de fogos.

Voltando à superfície: Saque sua arma, porque não estamos sozinhos agora. Dois guardas estão esperando no corredor, então acabe com eles. Mantenha as armas em punho. Eles têm companhia. Outros dois guardas irão atacar no final do corredor, então mate-os também. Em seguida, colete os itens que precisar. Um deles estava atirando sobre uma plataforma, então você terá que subir até lá para coletar o item dele.

{Nota: Certifique-se de ter empurrado as duas rochas entalhadas desta sala para conseguir o secret final}.

Use uma das caixas para parar as lâminas. Passe por elas e prossiga adiante em direção à armadilha de fogos. [Checkpoint] Um guarda irá atirar por detrás das barras e o outro irá atirar do outro lado dos fogos, então aniquile-os. Você pode atirar no guarda através das barras e atirar uma granada no outro que está depois dos fogos. Salte sobre os dois grupos de fogos e colete os itens que precisar (você irá querer pegar a SMG que o guarda deixou, uma vez que todos os próximos inimigos usam este tipo de arma). Siga pelo corredor e mate outro guarda do outro lado da piscina de lava. Salte sobre ela e desça os degraus. [Checkpoint] Mate outro guarda que surge.

Empurre a rocha com um III entalhado na superfície. Esta rocha, juntamente com as outras duas irá abrir uma porta de pedra aqui. Siga por ela e colete a Cruz de Ouro (Gold Cross) (1/1).

Estes mercenários chegaram através de um andaime mecânico que você pode ver no centro da sala. Entre nele e aperte o botão para subir. Um guarda começará a atirar do topo, então acabe com ele. Use seu Gancho para prender nas barras adiante. Puxe a corda para começar a se balançar. Salte para o peitoril da janela acima das barras e salte para a escada à esquerda (ou salte do andaime diretamente para as escadas).

Um cachorro e dois guardas irão atacar, então mate todos. Um terceiro guarda com mais um cão estará esperando por trás de um caixote adiante, então mate ambos. [Checkpoint] Quando você chegar à sala circular, outros dois guardas irão atacar. Eles carregam um escudo, então uma granada fará um belo estrago… Assim que matar os dois, uma cut scene inicia.

Na cut scene, Lara escuta um homem chamando o último par de mercenários que ela matou. Nós então vemos o guarda segurando uma arma que aponta para Zip e Alister. O guarda não recebe uma resposta, então ele se prepara para checar. Quando o portão do depósito se abre, não há ninguém lá dentro. O guarda entra e a câmera mostra Zip e Alister. Nós então vemos o guarda que deve ter levado uma surra daquelas… Lara então aparece e pergunta se está tudo ok. Os dois homens confirmam, e Lara sugere retornarem para casa. 

De volta à Mansão Croft, nós vemos Lara, Winston, Zip e Alister observando a espada. Alister está impressionado que o Rei Arthur, os Cavaleiros e a Távola Redonda são reais. LARA… Zip lembra a todos que a espada ainda está em pedaços e Lara lhe pergunta se ele encontrou alguma coisa sobre a Chave Ghalali. Winston diz que ela não estava na coleção de seu pai, mas Lara diz que ela não estava em Gana também. 

Lara junta duas peças e reconhece um símbolo familiar. Em seguida ela observa a pintura acima da lareira. É um quadro de seus pais, e Lara pode ver que sua mãe possui um pingente na lapela de sua roupa, com a mesma forma da figura na espada. Winston diz que foi um presente de seu pai, mas ele (Winston) nunca soube de onde veio… até agora. Alister pergunta onde o pingente está agora e Lara responde que está no Himalaia, porque sua mãe o carregava com ela (quando o avião bateu. Lembra-se da primeira cut scene do jogo, quando a mãe de Lara retirou o pingente e o colocou sobre o assento?). Lara informa a Zip e Alister que está partindo para o Nepal e pede a eles para fazer os arranjos necessários. Enquanto Lara sobe as escadas, Winston lhe pede que não tente usar a espada, devido ao que houve com sua mãe. Lara responde que sua mãe morreu porque retirou a espada, mas ela não tem intenção de fazer o mesmo.