TR Anniversary - Header

Lara Croft: Um comparativo entre 1996 e 2006

Desde o início Toby Gard, o criador de Lara Croft, tinha um conceito muito bem definido de quem ele queria que Lara fosse. Seu objetivo era o de fazer uma personagem de videogame bem diferente. Uma mulher muito real que estaria em contraste com todas as outras personagens femininas até aquele momento. As mulheres dos games tinham sido limitadas a donzelas em perigo ou vilãs em estilo dominatrix cujo o único propósito era o de provocação. Lara, por outro lado, seria levada muito a sério.

Para começar, o objetivo de Toby era o de transformar essa incrível assassina em uma psicopata, que seria extremamente perigosa e da qual as pessoas correriam, mas ao mesmo tempo ela seria muito educada.

O modelo original do jogo foi feito usando 400 polígonos, e isso havia sido definido pela capacidade limitada do Playstation em desenhar quadros por segundo. Um número decente deveria permanecer para o background e inimigos. Com essa capacidade limitada para desenhar e criar Lara, seus atributos físicos teriam que ser realmente exagerados para deixar claro aos jogadores que se tratava de uma mulher.

À época, não havia polígonos suficientes para se definir as articulações de Lara, então o modelo original não possuía dedos, nem mesmo boca ou mandíbula.

Ela sempre fora concebida para ter um cabelo longo (ela o possuía em algumas cutscenes; o modelo para essas cenas possuía uma resolução de 800 polígonos), mas os cabelos requeriam simulação física avançada e o time de desenvolvimento não tinha tempo suficiente para criar o programa para lidar com isso, portanto durante o gameplay Lara exibia um pequeno coque. As tranças de Lara não apareceram durante o game até Tomb Raider 2 ser lançado.

Lara também começou como uma especialista em munições. Ela havia sido planejada para carregar uma lançadora de foguetes nas costas, além de granadas. Devido a dificuldades técnicas, as granadas nunca entraram no jogo, mas foram uma adição bem-vinda a Tomb Raider: Legend. As armas que deveriam ser a marca registrada de Lara também deveriam ser o par de uzis, mas como estas não estavam disponíveis até o final do jogo, a arma que todos vieram a associar a Lara foram suas pistolas duplas.

A Lara Croft de TR Anniversary

Ela foi construída a partir de 7000 polígonos. A Lara de Tomb Raider: Anniversary pode expressar emoções diversas, tem um conjunto de movimentos realista e amplamente expandido. Seu corpo se move fluido e naturalmente, e seu cabelo tem movimento.

Ela também interage dinamicamente com o ambiente, suas roupas mostram danos e sujeira, seus cabelos e roupas ficam molhadas quando ela nada, sua respiração condensa no ar frio.

Os movimentos que ela pode realizar ainda são baseados em torno do conjunto original, mas ela pode combinar vários movimentos e suas habilidades atléticas foram expandidas.

Ela pode executar saltos para trás e rolar para se esquivar do fogo inimigo, usar parada de mão para escalar bordas, ela também pode subir usando barras verticais, se balançar em torno de barras horizontais e também saltar e se equilibrar, como num poleiro, em pequenas plataformas isoladas.

Lara também tem mais kits à sua disposição. Um gadget que foi mostrado em uma das cutscenes do Tomb Raider original, o gancho, tornou-se agora uma realidade no jogo. Introduzido em Tomb Raider: Legend, Lara pode usar o gancho para se balançar em abismos e puxar objetos para ela. Pela primeira vez, em Anniversary, ela também pode usar o gancho para escalar paredes.