Locação: Ilha Perdida
Fase 13 – The Great Pyramid (A Grande Pirâmide)
{Nota: Aqueles que jogaram e completaram o Tomb Raider original deverão reconhecer esta fase como Atlântida. Porém a Crystal Dynamics uniu as fases Atlântida e A Grande Pirâmide em uma só. Você reconhecerá esta última ao chegar ao final da fase}.
[Checkpoint] Sala dos casulos: A fase começa onde a anterior terminou. Desça pela rampa e siga pela porta aberta. Prossiga pela passagem e colete a Munição de SMG. O túnel nos levará a uma sala com seis casulos; três em cada lado. Há também uma porta fechada no canto de trás, à esquerda, que se abrirá em instantes. Siga para o outro lado da sala e colete mais dois pares de Munição de SMG à direita (ou aguarde para coleta-los depois da batalha que se segue). Siga pela abertura adiante.
A cut scene mostra Lara entrando na próxima área. Há um poço com lava abaixo, o que significa que não podemos descer. Ela olha para cima e podemos observar que este é um poço bem profundo. No topo, vemos de relance Natla, segurando o Scion. Ela então volta para o interior da sala e nós percebemos um tipo de energia sendo emitida. Toda a área começa a tremer e a câmera nos mostra a parte externa da ilha. As rochas no topo da montanha começam a desabar e a parte superior da pirâmide é revelada. De volta ao interior, Lara retorna para a sala anterior. Um dos casulos eclode e um mutante alado é liberado.
Após a cut scene, quatro mutantes são libertados, entre eles um com asas. Saque uma arma e mate-os. Siga para a entrada da sala (a porta está agora aberta) e observe que a porta da extrema direita (assumindo que Lara está de frente para a entrada) está aberta. Siga por ela e suba a escada. Vire-se e entre na sala acima daquela onde estavam os casulos. Dois deles irão explodir e dois mutantes alados serão libertados. Saque as armas novamente e mate-os. Colete a Munição de SMG e dois Kits Médicos Grandes. Siga pela abertura na extrema esquerda e prossiga pela passagem para a próxima área.
Subindo pelo poço: Você chegará a uma plataforma sobre o poço que vimos antes, mas desta vez a uma altura maior. Nós precisamos chegar ao topo do poço, mas esse processo pode ser um pouco (ou muito) frustrante, então seja paciente. Colete o Kit Médico Grande e a Munição de SMG e Shotgun à esquerda. Observe um botão na parede da direita. Saque uma arma e atire quantas vezes forem necessárias até que todos os símbolos ao redor dele sejam ativados. Isso fará uma argola se estender acima do botão, que ficará lá por aproximadamente 11 segundos, e estenderá uma plataforma do outro lado. Isso fará também um mutante se libertar do casulo próximo e, até que Lara o liquide, a argola terá retornado para dentro da parede. Atire no botão mais uma vez, salte para a fenda no pilar e atravesse para o outro lado. Salte e use o Gancho para se agarrar à argola e atravesse para o outro lado. Se agarre à fenda do pilar, atravesse pela lateral e salte para a plataforma atrás de você. Suba. [Checkpoint]
Segunda plataforma: Atire no próximo botão até que os símbolos sejam ativados. Novamente, uma argola se estenderá da parede e permanecerá lá por 15 segundos, além de uma plataforma que se estenderá a uma altura maior da que estamos atualmente. Um mutante alado será libertado e, desta vez, a plataforma sobra a qual estamos começará a recuar para a parede. Mate o mutante e atire no botão novamente. Salte para a fenda no pilar, e para a próxima em seguida. Atravesse pela lateral e salte, usando o Gancho para atravessar para o outro lado. Salte para se agarrar à fenda adiante e atravesse. Salte para a próxima fenda e em seguida para a plataforma à suas costas. Suba. [Checkpoint]
Terceira plataforma: Atire no terceiro botão como fez com os anteriores. Desta vez ele ativará duas argolas; uma acima do botão e outra na parede oposta. Isso fará também três barras verticais se estenderem; duas do seu lado e uma na parede onde está o botão. Antes de fazer qualquer coisa, mate os dois mutantes alados que saem dos casulos. Você terá cerca de 18 segundos para chegar à próxima plataforma segura, antes que tudo recue de volta à parede. Você terá que saltar para a rampa do pilar à frente, saltar para a primeira barra e para próxima em seguida. Logo após você deve se virar, tomar impulso e saltar para a fenda do pilar (acima da rampa). Atravesse pela lateral, salte para a terceira barra e imediatamente salte e use seu Gancho para se agarrar à argola acima do botão, atravessando para o outro lado e se caindo sobre a rampa no extremo oposto da sala. Antes de chegar à borda, salte para se agarrar à próxima argola e atravesse para o outro lado, chegando à fenda do pilar seguinte. Salte para a fenda acima, atravesse pela lateral e salte para a plataforma à suas costas; suba. [Checkpoint]
{Nota: Se você não conseguir seguir o processo completamente e Lara continuar caindo no poço você pode ignorar as barras horizontais e saltar diretamente para a primeira argola. Para se certificar que Lara conseguirá se agarrar à argola, pressione e mantenha pressionado o botão jump para que ela salte mais longe e mais alto. Ao chegar lá, você terá que subir pela corda e em seguida correr pela parede}.
Quarta plataforma: Atire no quarto botão. Duas barras irão se estender, além de uma rampa na parede, que permanecerão lá por 9 segundos. Novamente, dois mutantes irão sair dos casulos, então liquide-os antes de tentar qualquer coisa. Atire no botão novamente e salte para a rampa no canto da sala. Salte para a primeira barra, tome impulso e salte para a rampa estendida. Salte para a próxima barra, tome impulso e salte para a fenda do pilar no canto seguinte. Salte para a fenda acima e atravesse. Salte para a rampa à suas costas e suba. [Checkpoint]
Quinta plataforma: Atire no quinto botão até que os símbolos sejam ativados. Ela estenderá duas plataformas; uma na parede com o botão e outra na parede oposta. Ambas permanecerão lá por 15 segundos, mas antes de fazer qualquer coisa, mate os dois mutantes alados que aparecem. Atire no botão novamente e salte para a rampa no canto da sala. Salte e use o Gancho para se agarrar à primeira argola, corra pela parede e salte para a rampa no canto oposto. Salte da rampa e use o Gancho para se prender à segunda argola. Corra pela parede em direção à fenda na coluna oposta. Salte para a fenda acima e atravesse para o outro lado. Salte para a plataforma à suas costas e suba. [Checkpoint] Colete o Kit Médico Grande e a Munição de Pistolas.
Artefato: Antes de seguir pela passagem ao lado, observe a alcova do outro lado (assumindo que o corredor esteja à sua direita). Salte para a fenda no pilar, atravesse para o outro lado e entre na alcova. Colete o Artefato e salte para a plataforma novamente. Suba e saque uma arma para matar mais um mutante.
Passagem com armadilhas: A passagem adiante nos leva a uma série de armadilhas. Primeiro, colete a Munição de Shotgun à esquerda. Quando as portas dentadas se abrirem, passe por elas rapidamente. Aproxime-se do lança-chamas e aguarde eles interromperem os tiros. Colete o Kit Médico Grande e recue. Quando os tiros pararem mais uma vez, passe pela armadilha e pare antes das portas dentadas. Passe por elas assim que elas se abrirem e prossiga. Mais uma vez, passe pelo lança-chamas e pare antes de chegar às portas. Passe por elas e prossiga pela passagem para a próxima sala. [Checkpoint]
O Clone: Antes de descer para a área adiante, dê uma olhada no lado oposto para observar alguma coisa que se move quando Lara se movimenta. Tenha cuidado para não atirar acidentalmente nessa coisa durante a próxima batalha. Desça para a área abaixo com armas em punho. Três mutantes irão atacar, então acabe com eles. Aproxime-se do centro da sala e examine seu clone. Ele faz exatamente o que Lara faz e pode até mesmo atirar em você caso você atire contra ele – o que significa que se ele morrer, você morre. Para sair desta sala você terá que matá-lo. Mas, ao invés de atirar contra ele, você terá que atraí-lo para uma armadilha.
Primeiro, colete as Munições de SMG nos cantos direito e esquerdo da sala. A plataforma do clone (onde ele deverá ser destruído) está do lado pelo qual nós viemos (o lado da porta de saída). A plataforma em que você deve subir está do lado oposto. Gire o mecanismo para estender duas pequenas plataformas; uma abaixo de cada escada.Esse mecanismo é temporizado, então corra e salte para a plataforma à direita (assumindo que a entrada esteja à suas costas). Suba e escale a escada. Salte para se agarrar à fenda na parede à direita e, antes que as chamas sejam lançadas pelo orifício, salte para a plataforma à suas costas. Você cairá sobre um alçapão que fechará a porta de saída. Colete o Kit Médico Grande e saque uma arma. Ao se aproximar do final da plataforma, um mutante sairá do casulo, então liquide-o. Colete a Munição de Pistolas e use a alavanca para abrir o alçapão no qual você caiu antes. Esse alçapão é temporizado e você terá cerca de 30 segundos para atrair a criatura para essa armadilha e destruí-la.
Então, salte para o térreo e gire o mecanismo mais uma vez. Corra e salte para a plataforma abaixo da escada à esquerda (assumindo que a entrada esteja à suas costas). Suba a escada, salte para a fenda à direita e em seguida para a plataforma à suas costas para cair sobre a placa de pressão.
Se tiver feito tudo a tempo, a cut scene irá mostrar seu último movimento. Lara salta sobre a placa de pressão e, uma vez que seu clone segue os movimentos, ele saltará para trás também, mas irá cair pelo alçapão aberto, dentro de um poço com lava. Seu clone nada bonito irá morrer, e Lara comenta “Falando sobre ser seu pior inimigo…”.
Colete o Kit Médico Grande e saque uma arma. Um mutante alado surgirá, então acabe com ele. Colete a Munição de Shotgun e use a alavanca para abrir a porta de saída. Desça, gire o mecanismo para estender as plataformas e siga para a que nos leva à saída (a da direita, estando a entrada à suas costas) e suba a escada. Salte para a fenda ao lado e em seguida para o alçapão fechado. Uma vez que a criatura está morta, a porta de saída não se fechará, portanto siga por ela. [Checkpoint]
Poço de lava e cilindros de metal: Siga pela passagem para a próxima sala. Tenha cuidado com o poço com lava à frente. Há duas alavancas na sala e para chegar a elas você terá que passar sobre os dois conjuntos de cilindros metálicos. Para passar por eles, aproxime-se da parede e vire-se para os cilindros. Pressione o botão direcional para cima e comece a pressionar constantemente o botão de salto. A alavanca da direita abre a porta do lado oposto à entrada e a alavanca da esquerda estende uma plataforma para que possamos chegar à porta. Você encontrará também um Kit Médico Grande próximo à alavanca da direita. Cada vez que você acionar uma alavanca um mutante alado irá surgir, então mate ambos.
Relíquia: Atravesse a ponte, mas não siga pela porta. Saque uma arma e atire na rocha acima. Ela cairá, destruindo parte do piso. Desça pela rampa abaixo e salte usando seu Gancho para se agarrar à argola abaixo da ponte. Balance e salte para a alcova do lado oposto, coletando um Kit Médico no chão. Prossiga pela passagem e suba a escada. Colete a Torc of Embitterment (Coroa da Amargura), suba para a abertura e desça do outro lado.
Atravesse a ponte e salte para o outro lado para finalizar a fase.