Locação: Mar Mediterrâneo
Fase 02 – The Path to Avalon
Uma semana antes, Lara estava em seu barco no Mar Mediterrâneo, como mostra a cut scene. Usando seu laptop enquanto fala com Zip e Alister, Lara diz que está próxima de encontrar Avalon. Seu pai estava convencido que o caminho para a ilha não descoberta estava ali, como o professor Eddigton* lhe disse. Apesar de Alister duvidar que a mãe de Lara esteja viva, ela quer descobrir a verdade.
[*Nota: Underworld segue a história iniciada em Legend (no final do jogo Lara pede a Zip para contatar o professor Eddigton e arranjar um encontro) mas também possui elementos de Anniversary (o remake do game original Tomb Raider). Se você não jogou estes jogos, poderá ter problemas para seguir a história. Para ter uma ideia do que aconteceu, você pode selecionar Extras pelo menu principal, Trailers & Credits e então Previously on Tomb Raider.]
Você inicia a fase no barco de Lara. A parte seguinte da fase é sob a água, mas não há com o que se preocupar porque Lara está usando um tanque de oxigênio.
No fundo do mar: Salte na água e nade para baixo. Continue nadando até chegar ao fundo, onde você verá algumas estruturas feitas com rochas. Ao explorar a área você encontrará três tubarões. Eles não lhe atacarão juntos, então mantenha os olhos abertos.
[Nota sobre as armas: Lara pode usar suas Pistolas sob a água, mas será mais útil aqui se você usar a Spear Gun (Arpão). Acesse seu PDA, selecione Weapon Selection e escolha a Spear Gun. Lara terá acesso agora a duas armas: as Pistolas (Pistols) e a Spear Gun. Se quiser outra arma, você poderá acessá-la pelo PDA e ela então acompanhará as Pistolas.]
O puzzle das portas: Nade em direção à grande estrutura de rochas. A entrada é por baixo, então nade por ela. Tenha cuidado com as águas-vivas, porque elas podem lhe ferir. Continue pela sala abaixo onde você encontrará o primeiro puzzle. É uma porta que possui três mecanismos. Cada um precisa de uma manivela para funcionar e o mecanismo central já possui a manivela posicionada, então ainda faltam duas. A primeira está em um pedestal no fundo da sala. Pegue-a e aproxime-se do centro de um dos dois mecanismos. Pressione Interact para encaixar a manivela no lugar. Não gire nenhuma das manivelas ainda, para facilitar as coisas mais tarde.
Vire-se para a entrada e localize um túnel acima, à esquerda. Nade por ele até chegar quase ao topo. Olhe em volta e você encontrará um Treasure [1/26] (Tesouro) sobre uma rocha. Continue até o topo do túnel para chegar ao mar aberto. Vire à direita e nade para a parte frontal da estrutura alta. Com a entrada à suas costas, localize uma pequena caverna com uma entrada retangular à esquerda. Nade por ela e novamente evite as águas-vivas. Siga pela caverna, seguindo pela direita e nade por uma abertura. A segunda manivela está à direita, enquanto que à esquerda está um caminho sobre rochas que leva a um Treasure (2/26).
Resolvendo o puzzle: Faça o caminho de volta à estrutura alta e retorne ao puzzle. Encaixe a segunda manivela em seu local e examine a porta. Cada mecanismo possui três formas divididas. Observe que o mecanismo central possui uma parte em comum com o mecanismo da esquerda e uma parte em comum com o mecanismo da direita. Você deve girar os mecanismos de forma que o do meio mostre as três partes com a forma de um olho “aberto”. Se ainda não tiver usado as manivelas, essa é a forma que você deve usar para abrir a porta: use a manivela do centro uma vez, a da esquerda uma vez e a da direita duas vezes. Assim que fizer corretamente, a porta se abrirá.
Se quiser recolher todos os Tesouros, não siga pela porta ainda (se não tiver interesse, salte para a parte do passo-a-passo Passando pela porta do puzzle). Vire-se e saia da estrutura alta. Nade para a esquerda (tendo a entrada à suas costas) e procure por algumas rochas caídas que criaram um arco. Nade em direção a ele e você verá uma abertura. Siga pelo túnel e você encontrará o Tesouro (3/26) abaixo de uma água viva. Recolha-o e volte ao mar aberto.
Estando voltado para a estrutura alta, há uma caverna à esquerda, mas a entrada está oculta atrás de algumas algas. Nade por elas e siga pela caverna que vira para a direita. Na próxima sala, você verá um pedestal vazio à direita. À esquerda está uma passagem sobre rochas que leva ao Tesouro (4/26). Assim que o recolher, volte à área externa.
Há mais rochas caídas na extrema esquerda da estrutura alta (atrás da caverna do quarto tesouro). Nade para trás das rochas e você verá a abertura. Entre na caverna e siga pelo túnel para chegar ao Tesouro (5/26). Retorne à área externa.
Aproxime-se da parte frontal da estrutura alta e nade para cima. Quase na metade, procure por uma plataforma plana do lado esquerdo onde está o Tesouro (6/26).
Passando pela porta do puzzle: Depois que tudo estiver em sua mochila, nade pela porta do puzzle e siga pelo túnel, tomando cuidado com as água-vivas. Quando você dobrar no túnel pela terceira vez, vire-se para observar a passagem pela qual você veio. Olhe para baixo e você verá outro Tesouro (7/26) à direita. Prossiga até o final do túnel, que parece não ter saída. Quando você se aproximar do tentáculo gigante, ele irá se mexer e desobstruir a área. Nade pela passagem e suba à superfície.
Saia da água pela plataforma baixa e suba para a abertura. Quebre os vasos à direita; um deles contém um Tesouro (8/26). Continue pelo outro lado da caverna e suba sobre as plataformas. Desça do outro lado e siga pela passagem. Salte na água e mergulhe para recolher mais um Tesouro (9/26) atrás da rampa. Agora suba pela rampa para chegar ao chão. Você precisa chegar ao outro lado da sala, onde está a porta de saída. Pelo caminho você recolherá um Tesouro e há duas formas de se fazer isso, mas primeiro recolha a Health Potion – Poção de Saúde na plataforma à esquerda (se a piscina estiver à suas costas).
Primeira rota: Da plataforma na qual você recolheu a Health Potion, salte para se agarrar à saliência acima e em seguida salte para se agarrar à plataforma acima. Suba e siga para a direita (lado esquerdo de Lara). Salte para se agarrar à saliência do pilar a atravesse para o outro lado. Salte para a saliência acima e em seguida salte para a barra horizontal atrás de você. Se balance e salte para a próxima barra adiante, em seguida para a terceira. De lá, salte para a plataforma quadrada adiante onde você poderá quebrar os vasos e recolher o Tesouro (10/26).
Segunda rota: Da plataforma onde você recolheu a Health Potion, desça e suba a rampa pelo outro lado. Suba na plataforma à esquerda e salte para se agarrar à saliência no pilar. Atravesse para a direita pelas três bordas. Salte para se agarrar à saliência acima e salte para a plataforma quadrada atrás de você. Suba, quebre os vasos e recolha o Tesouro (10/26).
Vire-se e salte para se agarrar à saliência no pilar. Atravesse para a direita pelas duas bordas e salte para a barra horizontal. Balance e salte para a saliência do pilar adiante. Atravesse pela borda e se solte duas vezes do pilar para se agarrar às saliências abaixo. Em seguida desça para o chão.
O puzzle da serpente: Se você usar a alavanca na plataforma agora, nada acontecerá. Você verá apenas faíscas nos dois recessos, indicando que chamas irão se acender. Para fazer isso, você precisa utilizar as plataformas de pressão no chão.
Localize dois pequenos blocos entre as placas. Pegue o primeiro bloco (fique em frente a ele e pressione o botão Interagir), siga para a placa da esquerda e pressione Agachar para soltá-lo. Faça o mesmo com o segundo bloco, colocando-o sobre a placa da esquerda. Ambos manterão a placa abaixada com o peso.
Agora se posicione voltado para a serpente da direita e use seu gancho para prendê-lo à argola na cabeça dela. Pressione o botão Interagir para puxá-la e fazê-la cair sobre a placa de pressão. Agora use a alavanca na plataforma para operar o mecanismo.
A porta de pedra irá se abrir na cut scene e Lara fica impressionada. Ao examinar as gravações, ela acredita que sejam parecidas com padrões Germânicos antigos, mas anteriores ao século V. Ela observa as runas acima da porta e lê: “Mundo de Névoa” e ela acredita ser Niflheim, o reino dos mortos, mas não Avalon e sim seu equivalente nórdico.