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Fase 11: Protected by the Dead

Locação: Mansão Croft – Inglaterra

Fase 11 – Protected by the Dead

{Nota: Antes da fase iniciar, você terá a opção de escolher entre três conjuntos de vestes: Casual, Jungle Shorts ou Jungle Pants. Você poderá também selecionar uma arma secundária para carregar, apesar de ser possível trocá-la a qualquer momento através de seu PDA}.

A cut scene mostra Lara de volta à Mansão dos Croft. Ela encontra Zip, Alister e Winston em uma sala equipada. Winston abre uma porta secreta que leva a uma cripta. Lara pega duas lanternas e atira uma para Zip. Todos descem pela escada e quando chegam ao porão, Lara se aproxima do túmulo de seu avô. Ao examiná-lo, ela encontra um botão. Ela o pressiona e a tumba se desloca para o lado, revelando uma passagem no chão.

Túnel subterrâneo: A fase se inicia em um túnel. Vire à direita e quebre o vaso para encontrar um Tesouro (1/13). Prossiga pela passagem e suba sobre as próximas três plataformas. Há outro vaso aqui que você pode quebrar para recolher mais um Tesouro (2/13). Salte para a coluna vertical e suba até ficar sobre ele. Salte para a plataforma de madeira e suba nas duas plataformas à frente. Continue pelo túnel para chegar a uma grande sala.

Sala com andaimes e estátua: Desça para a plataforma de madeira abaixo e em seguida para a próxima. Mate os morcegos que aparecem e vire à esquerda. Salte para a barra de madeira e siga para a direita. Salte para a plataforma, suba e recolha o Tesouro (3/13). Mate as aranhas que aparecem e prossiga para o outro lado da plataforma.

Posicione Lara à direita da plataforma, pois é o ponto mais próximo da barra horizontal. Se você saltar da esquerda, Lara não conseguirá alcançar a barra e cairá. Você poderá subir pelo andaime e tentar novamente. Salte para a barra, fique próximo à parede, gire e salte para a plataforma adiante. Siga para a esquerda e recolha um Tesouro (4/13). Para chegar ao chão, salte de volta à plataforma anterior e use os andaimes para descer.

No chão: Quando você chegar ao chão, várias aranhas irão aparecer, por todos os lados. Para se certificar de ter matado todas elas, suba por uma das escadas para chegar à plataforma atrás da estátua. Nesse ponto você verá também uma placa de pressão. Se você pisar sobre ela, verá que ela acende uma chama e uma sala mais adiante se ilumina. Se você sair de cima dela, as chamas se extinguem e a sala volta à escuridão. Então, precisaremos de alguma coisa para fazer pressão sobre a placa.

Por hora, desça pela escada e se aproxima do andaime da esquerda. Há um vaso aqui que você pode quebrar e recolher um Tesouro (5/13). Você precisa agora subir pelo andaime. Suba na plataforma e use as barras para chegar ao topo. Recolha um Health Medipack e aproxime-se do outro lado da plataforma. Salte para a primeira barra e suba sobre ela. Salte para a próxima, gire e salte para a terceira. Gire e salte para a plataforma adiante.

Pela ala direita: Quando você pisar na plataforma, saque uma arma e mate as aranhas que descem pela parede à direita. Observe a barra horizontal na parede. Salte para se agarrar nela e suba. Salte para a borda da plataforma acima, desloque-se para um dos lados e suba. Entre na alcova e recolha um Tesouro (6/13). Desça de volta à barra. Pendure-se nela, vire para a parede e pressione o botão de interação para remover a barra (você precisará dessa barra apenas para recolher um tesouro, então se não estiver interessado, deixe-a aí mesmo).

Prossiga para o outro lado da área e passe pela abertura. Desça a escada e solte a barra. Quebre o vaso e recolha um Tesouro (7/13), Pegue a barra novamente e desça pela segunda escadaria. Se você estiver portando um par de armas, como as Pistolas, Lara poderá segurar uma pistola com uma das mãos enquanto mantém a barra segura na outra. Então, mate as aranhas que descem pelo teto adiante e entre no corredor no final dos degraus.

Corredor abaixo da ala direita: Este corredor está abaixo da plataforma pela qual passamos há pouco. Vire à esquerda, solte a barra e recolha um Health Pack. Saque uma arma e mate mais algumas aranhas. Se quiser, pode deixar a barra no chão por enquanto; apenas certifique-se de onde a largou.

Recolhendo a Relíquia: Logo na virada do corredor você verá um pequeno bloco. Atrás das barras à direita está a relíquia dessa fase. Aqui está a forma de obtê-la: Pegue o bloco e siga para o final do corredor, onde você encontrará uma placa de pressão. Pise sobre a placa e pressione o botão de abaixar para soltar o bloco. Se você permanecer sobre a placa, verá um portão próximo se abrindo. Se você pisar fora dela, o portão irá se fechar. Isso significa que o peso do bloco não é suficiente para manter o portão aberto. Então precisaremos de mais um bloco.

Retorne pelo corredor e vire no final. Passe em frente a escadaria pela qual desceu mais cedo e entre no grande saguão com um vitral. Assim que entrar, vire à esquerda e você verá um segundo bloco. Recolha-o, entre no corredor novamente e retorne à placa de pressão. Pise sobre ela e pressione abaixar para soltar o bloco. Agora que há dois blocos sobre a placa, o portão permanecerá aberto.

Atravesse mais uma vez o corredor. Além do portão, as barras que guardavam a relíquia estão abertas. Entre na pequena passagem e recolha a Relíquia.

Retorne à placa de pressão e pise sobre ela. Segure um dos blocos e vire-se para o portão aberto. Pressione o botão de lançar granadas para atirar o bloco através do portão para dentro da sala do outro lado. Faça o mesmo com o outro bloco. Em seguida corra em direção ao portão antes que ele se feche.

De volta ao salão com andaimes e estátua: Estamos de volta ao salão com os andaimes e a estátua. Agora que os dois blocos estão aqui, posicione-os sobre a placa de pressão atrás da estátua do anjo. O peso dos blocos manterá a placa abaixada. Quando o fizer, o nicho na parede irá se acender e o grande salão com o vitral atrás das barras irá se iluminar. Com isso dois portões irão se abrir.

Retorne ao corredor por onde veio (pela direita, se estiver voltado para as barras). Recolha a barra que deixou no chão mais cedo e prossiga em direção ao salão com o vitral (onde encontramos o segundo bloco). Não faça nada aqui por enquanto. Siga pela abertura do outro lado do salão.

{Nota: Os próximos dois parágrafos descrevem como obter o próximo Tesouro. Se você não estiver interessado, pule-os e siga para a parte Salão com vitrais/ resolvendo o puzzle. Se você seguir para obter o Tesouro, encontrará mais dois blocos pequenos. Há outro portão no corredor como o anterior, mas você não precisa se preocupar em abrir esse portão}.

Corredor abaixo da sacada da esquerda: Você acaba de entrar em um corredor abaixo da sacada do lado esquerdo (igual ao outro). Você verá um terceiro bloco logo adiante, mas ignore-o. Se você virar no corredor terá que lidar com algumas aranhas que aparecem. Suba pela escada à direita e em seguida as próximas.

Sacada da esquerda: Aqui você encontrará um quarto bloco. Ignore-o também. Mate os morcegos que aparecem pela esquerda. Localize um buraco na parede à direita. Fique contra a parede e abaixo do buraco, e pressione o botão de interação para colocar a barra no buraco. Suba na barra, salte para a borda acima e atravesse para a esquerda ou direita. Suba na alcova acima e recolha o Tesouro (8/13). Faça o caminho de volta à sala com os vitrais.

Salão com vitrais/ resolvendo o puzzle: Agora que o nicho está aceso, você pode solucionar o puzzle da sala. Observe os vitrais coloridos no alto da sala. Cada um representa um anjo. Metade da janela está iluminada enquanto a outra metade está nas sombras. O objetivo aqui é iluminar apenas a figura do anjo e deixar o resto da janela escura.

Aproxime-se da estrutura central com as quatro alavancas tendo as janelas atrás de você. Use a primeira alavanca à direita duas vezes. Cada vez que você faz isso, o painel correspondente de metal no topo da estrutura gira e as sombras do painel são projetadas sobre a janela. Na segunda vez, o anjo será completamente circundado pelas sombras. Quando fizer isso corretamente, uma das duas trancas será removida da porta de saída.

Contorne a estrutura e use a alavanca exatamente oposta três vezes (a segunda alavanca da esquerda se as janelas estiverem à suas costas). O painel de metal correspondente acima irá girar e suas sombras serão projetadas em volta da outra figura do anjo. Quando o fizer corretamente, a segunda tranca irá baixar liberando a porta.

Porta temporizada: Siga para a parte da frente da sala e segure um dos dois braços do mecanismo. Gire-o 180 graus em sentido anti-horário para abrir a porta completamente. Assim que você soltar o cabo, a porta começará a se fechar. Ela se fecha bem lentamente, então não se desespere para não executar movimentos errados. Se você não hesitar durante o processo conseguirá passar sem problemas.

Siga para trás da estrutura da sala e salte para se agarrar à borda do pilar (é possível subir pela esquerda ou direita do pilar). Suba para o topo do pilar até chegar a uma borda que o circunda. Atravesse para a lateral do pilar do lado de fora das grades. Salte para o topo do pilar e suba. Siga para o outro lado e use o Gancho para prender à argola acima. Balance para o outro lado e pressione saltar para soltar a corda e cair no corredor atrás da porta temporizada.

Por trás da porta temporizada: Suba pela escadaria e mate as aranhas que aparecem. Siga pelo corredor à direita e depois à esquerda, matando mais algumas aranhas no caminho. Recolha o Health Pack e quebre o vaso para recolher um Tesouro (9/13). Antes de prosseguir pela escadaria, vire à esquerda no final do corredor para encontrar mais um Tesouro (10/13).

Volte e suba pela escadaria para a próxima sala.

Na cut scene Lara se aproxima de uma mesa no centro da sala. Ela encontra a outra luva e um gravador antigo. Ela o liga e escuta a voz de seu pai. Ele lhe diz que aquela sala contém tudo o que foi descoberto em Bhogavati. Entre outras coisas, ele e sua equipe trouxeram alguns “thralls” que estavam protegendo a luva. Lara percebe então as jaulas quebradas. Os thralls estavam protegendo também um mapa mostrando onde o restante dos tesouros de Thor estavam escondidos. Todos eles são necessários para abrir o caminho para Avalon. A luva está lá, porém o pai de Lara destruiu o mapa original e deixou uma cópia. Como antes, a luva se transforma em pó quando Lara a toca mas um pequeno artefato emitindo uma luz azul permanece intacto. Lara o toma e o coloca em sua mão direita.

Salão principal: Após a cut scene, dois thralls descem por uma plataforma. Saque uma arma rapidamente e comece a atirar. Use alguma arma em par, como as Submachine Guns, pois dessa forma você poderá mover Lara mais facilmente. Tenha cuidado com o precipício no limite do salão quando estiver saltando ao redor. è uma longa queda que matará Lara. Se precisar, há um Health Pack próximo à jaula.

Quando os thralls caírem inconscientes, aproxime-se deles e pressione o botão de interação. Lara saltará sobre o corpo deles, esmagando seus ossos. Se você não fizer isso, os thralls reviverão e você terá que derrubá-los de novo.

Assim que liquidá-los, aproxime-se do pilar com uma plataforma plana no topo. A luva “lhe informará” que o pilar é móvel, então empurre-o para entre as duas colunas próximas à entrada. Suba sobre a plataforma estreita em uma das colunas e salte para a plataforma no topo do pilar móvel. Suba e vire-se para a plataforma acima da entrada. Salte para lá, recolha o Tesouro (11/13) e desça para o chão.

{Nota: Há uma barra horizontal no salão próximo à jaula. Não iremos precisar dela, então não se preocupe em pegá-la}.

Saindo do salão: Empurre o pilar para próximo da coluna quebrada que por sua vez está próxima à jaula. Suba na plataforma estreita da coluna e salte para subir no topo do pilar. De lá salte para o topo da coluna quebrada. Suba e vire à esquerda. Salte para a viga do pilar e se pendure. Atravesse para a direita e contorne o pilar. Antes de chegar à próxima viga, olhe para trás e salte para se agarrar à plataforma à suas costas. Suba e recolha o Tesouro (12/13). Salte de volta à borda da coluna e atravesse para a direita. Suba sobre a segunda viga e salte para a borda da outra coluna. Atravesse para a direita e salte para a plataforma em frente à saída.

A cut scene mostra Lara seguindo em direção à saída. A luva se apaga como fez na outra ocasião.

Túnel com vigas de madeira: Siga pelo túnel, indo para a esquerda, e então direita. Quando você virar à esquerda pela segunda vez, localize um vaso à direita. Quebre-o e recolha o Tesouro (13/13). Siga até o final para entrar em uma pequena sala. Acione a alavanca para abrir a porta próxima e siga por ela.

Na cut scene, uma explosão ocorre e Lara é surpreendida.

Isso soa familiar? Foi assim que o jogo se iniciou. Se você se pergunta como a mansão explodiu, essa é a hora de descobrir. A próxima parte é idêntica ao Prólogo, então recorra àquele passo-a-passo caso tenha problemas. Assim que você atravessar a segunda sacada e descer para o hall principal, a história será esclarecida em detalhes.

A cut scene mostra Winston e Zip tentando sair sa Mansão. Zip apota sua arma em direção à Lara e atira. Lara escapa e Winston tenta contê-lo, mas Zip está determinado a atingi-la. Lara grita “espere!” e se esconde atrás de uma coluna. Quando Zip pára para recarregar a arma Lara sai de detrás da coluna e o ordena a largar a arma. Zip diz a Lara que ela – ou alguém parecido com ela – invadiu o cofreu usando o scanner de retina e roubou a Pedra Espectral de Amanda (Lara a pegou de Amanda em Tomb Raider: Legend). Lara pergunta onde está Alister mas nenhum dos dois sabe. Lara diz aos dois para saírem da mansão antes que o teto desabe e decide pesquisar os registros de segurança.

Após a cut scene, aproxime-se da lareira e salte para se agarrar à borda da plataforma à direita. Suba e vá escalando a lareira até chegar ao topo. Atravesse para a direita e solte para cair sobre a sacada, ou agarre à borda e suba.

Siga para a direita da sacada e salte para se agarrar à barra horizontal. Suba sobre ela e vire à esquerda. Salte para se agarrar ao topo da parede de vidro, suba e se pendure pelo outro lado. Solte para cair no chão.

Quando Lara entrar na sala se segurança, na próxima cut scene, alguma coisa atrai sua atenção do outro lado do vidro. Uma sombra estranha, que se move para perto do vidro. Lara faz alguns movimentos, observando se a sombra a imita. De repente a sombra é iluminada e Lara vê a si mesma, só que com cabelos ruivos.

Alister de repente aparece de algum lugar, tossindo por causa da fumaça. Sem a menor compaixão, o clone de Lara atira contra ele. Lara grita e abre as portas de segurança, mas quando se vira, está face a face com sua cópia, que está sorrindo malignamente. A criatura luta com Lara, evitando que ela socorra Alister. Quando ela foge, é tarde demais, e Alister morre nos braços de Lara.

Carregando seu amigo, Lara se junta a Zip e Winston no estacionamento e coloca o corpo de Alister no chão. Zip quer saber que coisa era aquela e Lara lhe diz que já viu algo parecido antes; uma sósia que Natla enviou contra ela anos atrás (se você jogou o Tomb Raider original ou seu remake, Anniversary, deverá se lembrar da criatura que imitava os movimentos de Lara).

Winston se pergunta se isso é possível, agora que Natla é prisioneira de Amanda. O que parece óbvio a Lara é que as duas estão trabalhando juntas. Lara decide ir ao Sul do México e recuperar o cinturão de Thor. Quando Zip discorda, argumentando que ela deveria parar sua caçada por conta da morte de Alister, Lara deixa claro a ele que para matar um Deus (Natla) ela precisará do martelo de Thor. Para obter o martelo, ela precisa encontrar o cinturão.