TR Underworld - Header

Fase 13: Xibalba

Locação: México

Fase 13 – Xibalba

{Alerta de bug: É aconselhável salvar manualmente pelo menos duas vezes em cada parte. Essa fase pode ser realmente muito problemática e pode impedi-lo de terminá-la. Se você não baixou o patch de correção faça isso agora. Entre outras correções, o game salvará automaticamente no início de cada parte. Assim, no caso de você ativar um bug, você poderá carregar um jogo salvo e começar do início de cada parte ao invés de ter de começar todo o jogo novamente}.

Encaixe a cabeça do jaguar na estátua no centro do calendário. Quando o fizer, o calendário será destravado e você poderá usá-lo.

{Nota: Se você não possui a cabeça de jaguar terá que voltar e recolhê-la no início da fase. Saia dessa sala, monte na bike e dirija para a esquerda. A estrada leva de volta ao primeiro templo, onde você poderá encontrá-la}.

Resolvendo o primeiro puzzle do calendário: O calendário consiste em três rodas de pedra. O mecanismo externo faz girar a roda mais externa enquanto que o mecanismo com a cabeça de jaguar faz girar as outras duas rodas (do meio e central). Observe que cada roda possui um símbolo sobre ela. O objetivo é girar as rodas de forma que todos os símbolos fiquem voltados para o campo abaixo. O procedimento é o seguinte:

  • Segure o mecanismo com a cabeça de jaguar e gire para qualquer lado até que o símbolo da roda central fique voltado para o pátio (ele ficará alinhado com o símbolo da roda externa). Quando o fizer, a roda interna também se moverá, mas não faz diferença no momento.
  • Agora se agarre ao mecanismo externo e gire-o em sentido anti-horário até não poder mais. Essa ação faz a roda interna deslizar para trás, se separando das outras duas rodas (a roda externa foi girada e o símbolo não está mais voltado para o pátio, mas você irá movê-la de volta num minuto).
  • Retorne ao mecanismo interno com a cabeça de jaguar e gire para qualquer lado até que o símbolo da roda interna fique voltado para o pátio (ele ficará alinhado com o símbolo da roda do meio). Dessa vez, a roda central não se moverá.
  • Mais uma vez, segure o mecanismo externo e gire-o em sentido horário para trazer o símbolo da roda externa à sua posição original. Ao fazer isso, todos os símbolos estarão voltados para o pátio abaixo e o puzzle terá sido solucionado.

Quando fizer tudo corretamente, uma cut scene irá mostrar algumas rochas no pátio se reposicionando.

Saia da sala rolando sob a porta por onde veio. Duas panteras estarão à sua espera, então acabe com elas. Pegue sua moto e siga para a direita da estrada (o lado esquerdo leva de volta ao templo onde você recolheu a cabeça de jaguar). Você logo chegará a um buraco com espinhos que pode ser saltado usando a rampa de madeira. Faça isso e prossiga descendo a estrada. Você chegará a um segundo buraco, mas dessa vez você terá que atravessar usando a pequena passagem elevada à esquerda.

Seguindo para a interseção: Após a próxima curva, você verá um túnel. Pare na entrada e desça. Quebre o vaso retangular e recolha o Tesouro (10/50). Monte novamente na motocicleta e dirija adiante. Siga plo túnel até chegar a uma interseção. As escadas à direita levam ao pátio (Ball Court) e a estrada à frente leva ao segundo calendário. Para resolver o puzzle você precisará de um item que obterá seguindo pelo caminho à esquerda.

Recolhendo itens no pátio: Se você quiser obter todos o itens da fase, precisará ir ao pátio agora (caso contrário salte este parágrafo). Na metade da escadaria, olhe à direita e localize um vaso retangular. Quebre-o e recolha um Tesouro (11/50). Desça o restante das escadas para entrar no pátio. Assim que entrar, localize outro vaso à direita. Quebre-o para obter mais um Tesouro (12/50). Vire à direita e aproxime-se da parede. Se você olhar para cima verá que está embaixo do primeiro calendário. Aproxime-se das plantas à direita e quebre o vaso para recolher outro Tesouro (13/50). Fique próximo ao primeiro calendário e siga para o outro lado. Você encontrará o Tesouro (14/50) escondido em um vaso no canto. Agora siga para o lado exatamente oposto, para o que parece ser o segundo calendário. Há outro vaso aqui com um Tesouro (15/50). Volte e saia do pátio.

Estrada oposta ao pátio: Dirija pelo túnel oposto ao pátio. Assim que sair, pare e observe que há um caminho à esquerda (ele segue por um morro). Dirija para lá e na metade do caminho procure por um vaso. Desça e quebre-o para recolher o Tesouro (16/50). Continue descendo pelo caminho, mas não desvie para estrada principal ainda. Na parte onde o caminho desce e se encontra com a estrada, procure por outro vaso escondido em alguns arbustos adiante. Quebre-o e recolha o Tesouro (17/50).

Continue pela estrada principal até chegar ao próximo túnel. As plataformas aqui impedem de prosseguir com a motocicleta, então siga a pé. Suba as duas plataformas e siga pelo túnel. A próxima estrada leva você ao pátio de um templo.

Pátio do grande templo: Não se apresse a entrar na área adiante, pois há uma batalha em curso. Você verá três caçadores lutando contra duas panteras negras. Dois dos homens estão no topo da escadaria (um de cada lado) enquanto o terceiro permanece embaixo. Quando a batalha terminar você pode prosseguir, mas esteja atento a mais uma pantera negra e um caçador que estão vivos provavelmente no topo da escadaria. Eles costumam lutar entre si do lado direito. Há um outro caçador em frente ao templo, mas ele já estará morto quando você chegar na área.

Coletando itens: Quando tudo estiver calmo novamente, você poderá recolher os itens em volta do lugar. Primeiro, recolha a Health Potion sobre a pedra na parte de baixo do jardim. Desça e aproxime-se da área esquerda na base da escadaria onde encontrará um vaso em uma pequena alcova. Quebre-o e recolha o Tesouro (18/50). Agora siga para a direita da escadaria. Há uma barra de madeira contra a parede e uma Health Potion atrás do pequeno muro do lado oposto à barra.

Carregando a barra, suba a escada para o pátio acima. Recolha a Health Potion no topo da escada à esquerda e siga para a direita. Há um vaso na plataforma acima do pátio inferior. Quebre-o e recolha o Tesouro (20/50). Desça e aproxime-se do templo. Há outro vaso na extrema esquerda com um Tesouro (21/50).

Escalando o templo: Agora temos que entrar no templo. Você precisará da barra de madeira para começar; a que pegou na parte de baixo do jardim ou a que está presa a um dos pilares.

Há três pilares com buracos em frente ao templo. Aproxime-se do pilar mais à esquerda e coloque a barra no orifício. Suba sobre a barra e salte para o pilar. Atravesse para a esquerda. Salte para se agarrar à borda acima e em seguida salte para se agarrar ao pilar à esquerda. Atravesse pela lateral e salte para a borda da parede atrás de você. Salte para a parede à direita. De lá, salte para a viga atrás de você e siga para o outro lado.

Vire-se para o pátio. Salte diagonalmente para a esquerda e atravesse pela lateral para chegar à viga. Suba e vire-se para o templo. Salte para a próxima viga à direita e pendure-se por ela. Desloque-se para a esquerda para chegar à próxima viga e suba. Salte para a viga seguinte e salte para a parede à esquerda. Atravesse para a direita e desça para o chão.

Parte inferior do templo: Vire à direita e aproxime-se da parede quebrada. Quebre o vaso e recolha um Tesouro (22/50). Precisamos chegar à plataforma acima de onde está  vaso, então salte para se agarrar à barra junto ao pilar. Suba sobre ela e salte para a próxima barra acima. Balance e salte para a barra mais longa ao lado. Atravesse para a esquerda e suba sobre ela. De lá, salte para se agarrar à plataforma acima. Suba e vire-se. Salte para o topo do pilar e quebre o vaso para recolher o Tesouro (23/50). Salte de volta à plataforma anterior.

Dentro do templo: Siga para a esquerda e desça para a plataforma. Use o gancho para prender à argola de metal e use a corda para descer à plataforma abaixo. Siga para o outro lado e entre em uma pequena alcova. Quebre o vaso e recolha o Tesouro (25/50). Siga pela abertura na parede e suba para a plataforma acima. Salte para a plataforma em L e quebre o vaso para recolher mais um Tesouro (25/50). Suba para a outra plataforma ao lado.

Abrindo passagem para a sala secreta: Você está sobre uma plataforma do lado oposto à passagem pela qual veio. Há um pilar no meio da sala abaixo e sobre ele um grande bloco de pedra. Siga para o lado esquerdo da plataforma e use o gancho para prender à argola do outro lado. Caminhe para a direita ate que a corda do gancho toque no bloco de pedra. Comece a puxar a corda usando o botão de interação para fazer com que ele caia sobre o piso abaixo, revelando uma passagem. Mate os morcegos que aparecem pelo buraco e desça para o chão novamente.

Descendo na sala abaixo: Aproxime-se do lado direito do pilar e pise na parte mais baixo do chão. Pendure-se pela borda e solte para se agarrar à parte de baixo. Lara irá se agarrar com uma mão apenas, então pressione o botão de interação para ajudá-la. Atravesse para  esquerda o máximo que puder e solte para se agarrar à parede embaixo. Desloque-se para a esquerda até que o pilar esteja à suas costas. Salte para se agarrar a ele e desça até o chão.

Suba na plataforma com a Stone Headdress. Recolha o item e vire-se. Você verá o próximo Tesouro (26/50) em uma alcova à frente. Para pegá-lo, desça para o chão e suba sobre o pilar mais baixo e quebrado à direita. Salte para se agarrar à parede e atravesse para a esquerda. Salte para a esquerda para se agarrar à plataforma com o Tesouro, desloque-se para a esquerda e suba. Pegue seu item e desça novamente.

Saindo da sala: Se agarre ao pilar mais alto à direita da alcova onde você recolheu a Headdress e suba sobre ele. Salte para se agarrar à borda adiante, em seguida a próxima acima. Salte para a esquerda e atravesse. Solte para se agarrar à borda abaixo e prossiga para a esquerda. Salte para a parede à esquerda e suba um pouco para a esquerda. Salte para cima e siga para a esquerda.

Salte para a esquerda e suba seguindo para a esquerda. Salte para o pilar pendendo do teto. Salte para a parede, à direita da alcova onde você recolheu o Tesouro. Suba e salte para cima. Lara irá se segurar com apenas uma mão, então pressione o botão de interação. Salte para a esquerda. Mais uma vez Lara irá se segurar com apenas uma mão. Salte para se agarrar à plataforma acima e suba.

Siga para a esquerda e suba pela abertura acima da porta de pedra para sair do templo.

De volta ao pátio do templo: Quando sair, saque uma arma e mate três caçadores que estão rondando pela área. Em seguida retorne ao túnel por onde veio e pegue a motocicleta. Siga pela estrada para voltar à interseção.

Seguindo para o segundo puzzle do calendário: O caminho adiante leva de volta ao pátio (Ball Court), então dirija para a esquerda e siga pela estrada que nos leva a um buraco com espinhos. Salte sobre ele usando a rampa de madeira e prossiga descendo a estrada. Logo você notará que a estrada se divide e se une novamente. Mais adiante você terá que matar uma pantera negra atirando contra ela ou passando por cima dela com a motocicleta. Continue o caminho até chegar a uma construção.

Segundo calendário/ área externa: Você pode deixar a motocicleta no caminho antes de entrar na área com a construção ou pode invadi-la sobre o veículo e atirar contra os caçadores. Há dois caçadores em uma plataforma à direita e uma pantera negra no chão. Você pode primeiro lidar com a pantera, retrocedendo à estrada por onde veio. Desse modo você ficará longe do alcance dos caçadores. Se possuir granadas você pode atirá-las contra eles.

Colocando a motocicleta no local correto: Após resolver o segundo puzzle do calendário, a saída no pátio principal se abrirá. Ela tem um tempo para permanecer aberta, por volta de 80 segundos. Portanto, seria apropriado colocar a motocicleta na posição correta para que ela esteja pronta após você resolver o puzzle. Após entrar nessa área, procure por uma abertura do lado direito do templo. Dirija até lá e posicione a motocicleta abaixo do buraco. Você sairá por ali quando o tempo começar a contar, então você descerá e poderá pegar o veículo imediatamente.

Entrando no templo: Circule o templo e suba pela escadaria quebrada. Vire à direita e recolha a Health Potion no canto da plataforma. Há um terceiro caçador morto embaixo do portão (você não matou este aqui). à esquerda do corpo dele há um Tesouro (27/50).

Observe um buraco na parede à direita do portão. Segure o bloco de pedra e empurre-o para a direita do buraco. Pegue a barra e salte sobre o bloco de pedra. Vire-se para a parede e pressione o botão de interação para colocar a barra no buraco. O peso de Lara fará a barra baixar e abrirá o portão à esquerda. Solte a barra e corra pela passagem aberta, rolando se necessário, antes que o portão se feche. Você também pode girar na barra e saltar em direção à passagem aberta, entrando em seguida.

Segundo puzzle do calendário: Assim que você entrar, verá uma abertura na parede do outro lado da sala. Essa passagem é sua saída, e se você tiver seguido o passo-a-passo, sua motocicleta estará logo abaixo dela. Procure por um vaso à direita da abertura. Quebre-o e recolha o Tesouro (28/50).

{Nota: Você talvez queira salvar seu jogo aqui em um slot diferente caso não consiga chegar à saída na primeira tentativa}.

Para resolver o puzzle do segundo calendário você deverá seguir o mesmo procedimento do primeiro calendário. Primeiro, coloque a Stone Headdress sobre a alavanca (próxima à roda mais externa). Agora faça o seguinte:

  • Segure a alavanca com a imagem do jaguar e gire-a em qualquer direção até que o símbolo sobre a roda central fique voltado para o pátio abaixo;
  • Agora segure a alavanca externa e gire-a em sentido anti-horário o máximo que puder. Essa ação faz a roda interna deslizar para trás, separando as duas rodas;
  • Volte à alavanca com a imagem do jaguar e gire-a para qualquer direção até que o símbolo da roda interna fique voltado para o pátio (ele será alinhado com a roda central). Dessa vez, a roda central não se moverá.
  • Mais uma vez, segure a alavanca externa e gire-a em sentido horário para trazer o símbolo da roda externa para sua posição original. Ao fazer isso, todos os símbolos estarão voltados para o pátio e o puzzle estará solucionado.

Quando fizer os movimentos corretos, uma cut scene mostrará alguns blocos no pátio tomando novas posições. Com os dois puzzles dos calendários solucionados, uma cripta se abrirá e uma estátua gigante com duas cabeças de serpentes se elevará. Os blocos de pedras se transformarão em piras com serpentes expelindo fogo e um caminho entre eles revelará a saída.

Correndo contra o tempo: Quando você recuperar os movimentos de Lara, terá cerca de 80 segundos para chegar ao pátio. Vire-se e corra para a esquerda. Desça pela abertura na parede para cair no chão abaixo. Se você tiver seguido o passo-a-passo, a motocicleta estará aqui, então pegue-a e faça o caminho de volta pelo mesmo pelo qual chegou. Apenas certifique-se de não se confundir quando chegar à interseção e não entrar acidentalmente na estrada que leva de volta ao primeiro calendário.

Se você falhar na primeira tentativa e não chegar a tempo na saída, poderá carregar um game salvo anteriormente, porém você terá que resolver o puzzle novamente. De modo alternativo, você pode retornar ao primeiro puzzle do calendário que terá sido reiniciado. A única coisa que terá que fazer aqui é segurar na alavanca externa e girá-la em sentido horário até que o símbolo da roda externa fique voltado para o pátio. Assim você poderá correr para a saída novamente, mas certifique-se de deixar a motocicleta em frente ao portão.

Correr a partir do primeiro puzzle parece ser mais fácil do que do segundo, porque a estrada não faz tantas curvas. Se você falhar e cair no buraco com espinhos, o game carregará o último checkpoint que foi ativado logo antes do buraco. Não pare! Monte na motocicleta e salte sobre ele de novo, porque a contagem regressiva continua de onde foi interrompida antes de você morrer.

Na cutscene, Lara freia e pára alguns centímetros antes de cair em um buraco cheio de espinhos. Deixando a motocicleta, ela observa Hieróglifos Maias na parede, e menciona “O Lugar do Medo”. Ela percebe que acabou de chegar a Xibalba, a terra maia dos mortos.