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Fase 14: The Midgard Serpent

Locação: México

Fase 14 – The Midgard Serpent

{Alerta de bug: É aconselhável salvar manualmente pelo menos duas vezes em cada parte. Essa fase pode ser realmente muito problemática e pode impedi-lo de terminá-la. Se você não baixou o patch de correção faça isso agora. Entre outras correções, o game salvará automaticamente no início de cada parte. Assim, no caso de você ativar um bug, você poderá carregar um jogo salvo e começar do início de cada parte ao invés de ter de começar todo o jogo novamente}.

Há uma alavanca à direita do buraco, mas ela não faz nada ainda porque falta fazermos uma coisa.

Corredor de buracos com espinhos: Pegue sua motocicleta e dirija para a esquerda através da passagem. Desça pela escadaria e vire à esquerda. Em seguida vire à direita duas vezes e pare na próxima curva. Desça, quebre o vaso retangular e recolha o Tesouro (29/50). Pegue sua motocicleta novamente e desça pela escadaria seguinte. Tome distância e salte sobre o primeiro buraco com espinhos usando a rampa de madeira.

{Nota de bug: Se você chegou a esse ponto e a rampa de madeira estiver abaixada, você encontrou um bug que foi ativado na primeira parte desse episódio, The Unnamed Days. Cheque no final da página uma solução possível}.

Há algumas barras horizontais na parede, mas não se incomode com elas agora. Salte sobre o segundo buraco com espinhos e desça. Recolha a Health Potion e observe que as rampas do terceiro buraco estão abaixadas. Você deve levantá-las antes:

Salte para a barra horizontal à esquerda e suba sobra ela. Volte-se para o caminho pelo qual você veio e salte em direção ao pilar. Imediatamente pressione saltar para saltar do pilar e se agarrar à barra horizontal acima da primeira. Balance e salte para a borda do pilar oposto. O peso de Lara baixará um mecanismo e elevará a rampa de madeira sobre o terceiro buraco.

Desça e saque uma arma. Duas aranhas gigantes irão sair do segundo buraco, então acabe com elas. Você pode se pendurar no mecanismo acionado anteriormente e atirar com uma mão, mas você terá apenas alguns segundos, porque as aranhas ainda podem chegar até Lara. Ou você pode matá-las estando sobre a barra horizontal. Quando as duas forem liquidadas, uma terceira aranha virá do terceiro buraco. Acabe com ela também.

Pegue sua motocicleta e salte sobre o terceiro buraco. Siga pelo corredor virando à direita e pare na próxima curva. Desça e recolha uma Health Potion. Pegue a motocicleta novamente e dirija pelo corredor descendo o próximo lance de escadas. Desça no final das escadas e recolha uma Health Potion. Em seguida dirija pela passagem em direção à próxima sala. Prossiga adiante para acionar a cut scene.

Na cut scene, Lara caminha no centro do pátio e observa as estátuas. Gravando com sua câmera, ela diz: “Dizem que os Lordes de Xibalba matavam os visitantes por esporte enviando-os para salas cheias de armadilhas”.

Pátio com estátuas dos lordes de Xibalba: Depois da cut scene, a porta pela qual você chegou se fecha e Lara estará presa a esse salão. Saque uma arma para acabar com duas aranhas gigantes e várias aranhas pequenas. Dessa vez você terá espaço suficiente para lidar com elas, então mantenha distância das aranhas gigantes, porque, como talvez já tenha notado, elas saltam sobre Lara.

Primeiro, recolha alguns itens na sala. Voltado para a entrada, localize uma Health Potion e um vaso contendo um Tesouro (30/50) do lado direito. Após recolhê-los, aproxime-se do lado esquerdo da entrada e salte para se agarrar à parede. Salte para cima duas vezes para se agarrar à parte mais alta e atravesse para a direita. Salte em seguida para a direita para se agarrar à próxima parte, em seguida salte para cima. Por fim, salte para se agarrar à plataforma da esquerda e suba. Recolha o Tesouro (31/50) e faça o caminho de volta para o chão. Se você observar atentamente verá que esse salão possui dois lados (um oposto ao outro) com pilares e esqueletos pendurados neles. Estando voltado para a entrada, siga para os pilares à esquerda e localize três Health Potions.

Visão global do salão: Há sete estátuas no salão, mas apenas quatro delas estão sentadas em frente a um canal onde cada um leva a um nicho no centro da área. Observe que duas estátuas estão sem seus cetros. O primeiro cetro está no chão, bem próximo a sua estátua. O outro cetro está no topo da escadaria que está intacta. Para posicionar cada cetro, fique em frente à mão direita de cada uma das estátuas e pressione o botão de interação. Quando os dois cetros estiverem posicionados, uma plataforma octogonal irá se elevar no centro da sala. Além disso, as quatro estátuas que estão sentadas em frente aos canais colocarão seus cetros sobre os joelhos.

O objetivo é encontrar quatro chaves e colocá-las nos nichos. Essas chaves juntamente com duas placas de pressão que estão em frente à entrada abrem a saída. As chaves estão escondidas em quatro salas com armadilhas, mas você deve primeiro abrir essas portas. Para isso, você deve girar as quatro estátuas que colocaram os cetros sobre os joelhos. Se agarre a cada estátua e gire-a 180 graus em sentido anti-horário. Quando o fizer, a porta correspondente (atrás da estátua) irá se abrir. Você pode abrir uma porta de cada vez ou todas elas de uma vez. Também não faz diferença por qual caminho você irá primeiro, desde que você visite as quatro salas. Começaremos pela porta no topo da escadaria intacta e nos moveremos em sentido horário.

Primeira sala – paredes de rocha: Suba pela escadaria e siga pela porta aberta. Prossiga pelo corredor para chegar a uma sala com seis pares de grandes paredes de pedra. Para passar por elas, aproxime-se do primeiro par e comece a correr quando elas se abrirem. Enquanto se move para o outro lado, o restante delas irá se abrir, então corra para passar entre elas. Recolha a Rattling House Key do pedestal e vire-se. Três aranhas gigantes irão em sua direção vindas da entrada, mas elas não conseguirão atravessar a passagem a tempo (ouch!). Mas fique alerta para o caso de alguma delas ter sucesso.

Para voltar, você terá que encontrar outro caminho. Localize um bloco de pedra acima da entrada. Quando as paredes se abrirem, use seu Gancho para prender à argola de metal do bloco e puxe-o para baixo. Agora puxe-o em sua direção. Se a corda se soltar, espere as paredes se abrirem novamente e tente de novo. O bloco irá para na pequena depressão entre o primeiro par de paredes.

Suba sobre o bloco e quando a parede se fechar, execute um salto de parede em parede para se agarrar ao topo de uma delas. Suba e corra para o outro lado. Antes de descer, salte para alcova acima da entrada e recolha o Tesouro (32/50). Caminhe até a borda do buraco e espere as paredes começarem a se abrir. Pendure-se pela borda, desça e corra rapidamente. Siga pela passagem para retornar ao pátio principal.

Quando voltar, uma aranha gigante e algumas pequenas estarão à sua espera. Você pode matá-las da escadaria, ou pode descer e enfrentá-las. Certifique-se de liquidar todas para que elas não lhe atrapalhem durante a escadala a seguir.

Escalando até o sala das chamas: Suba a escadaria que leva à sala das paredes de rocha. No topo, vire à direita e suba sobre a plataforma com a cabeça de um animal. Salte para se agarrar à borda adiante e suba. Salte para se agarrar à plataforma que circunda a coluna ao lado e desloque-se para a esquerda. Suba e salte para o pilar cilíndrico ao lado.

Vire à esquerda e salte para a parede. Desça e desloque-se para a direita. Salte para a barra horizontal atrás de você, balance e salte para a próxima. Suba sobre ela, caminhe para a direita e salte para se agarrar ao outro pilar (alternativamente, do topo da segunda barra você pode saltar para a borda da parede adiante e atravessar para a direita, pela lateral. Em seguida salte para se agarrar ao pilar.).

Salte para a plataforma que circunda a coluna quadrada e atravesse para a esquerda. Suba e salte para se agarrar à barra horizontal. Desloque-se por ela até o outro lado (Lara se agarrará automaticamente à segunda barra). Solte-se da barra para se segurar à borda da plataforma abaixo. Atravesse pela esquerda e suba. Você não deve ter notado, mas há uma viga adiante. Posicione Lara no centro da plataforma e salte sobre a viga. Em seguida salte para a entrada da sala.

Sala das chamas: Antes de entrar, quebre os dois vasos à frente da entrada e recolha os dois Tesouros (33 e 34/50). Siga pela entrada e assim que passar por ela, quebre outro vaso à esquerda e recolha mais um Tesouro (35/50).

Você deve chegar ao outro lado da sala, usando as barras como suporte e evitando as chamas lançadas pelas estátuas. Aproxime-se do lado direito da sala e aguarde que a estátua pare de cuspir fogo. Corra e salte para se agarrar à barra horizontal pelo lado direito. Aqui você está seguro. Antes de prosseguir, vamos recolher um tesouro. Suba sobre a barra e vire-se para a entrada. Salte para a próxima barra e suba sobre ela. Salre para a borda da alcova e suba. Recolha o Tesouro (36/50) e desça para o chão.

Novamente aproxime-se da barra do lado direito da sala e espere a estátua interromper as chamas. Corra e salte para se segurar à barra como antes. Suba, mova-se um pouco para a esquerda e observe as duas estátuas que estão suspindo fogo do chão. Quando ambas pararem, salte para a barra acima da segunda estátua à esquerda. Rapidamente suba sobre ela, mova-se um pouco para a esquerda e salte para se agarrar à pequena barra acima. Suba, espere a estátua seguinte parar de cuspir fogo e salte para a próxima barra horizontal. Balance e salte para cair em terra firme adiante.

Recolha a Flame House Key do pedestal e vire-se.

Para voltar, você terá mais uma vez que usar as barras e evitar as chamas. Aproxime-se do lado esquerdo da sala e salte para se agarrar à barra. Suba e salte para a barra seguinte. Atravesse para a direita e Lara se agarrará automaticamente à barra ao lado. Suba e espere que a estátua pare de soltar fogo. Salte para se agarrar à pequena barra adiante. Você está seguro aqui, então permaneça pendurado. Quando a estátua no chão parar de soltar fogo, solte-se e se agarre à barra abaixo. Rapidamente suba e salte em direção à entrada, passando sobre as duas chamas. Siga pelo corredor para voltar ao salão principal.

Subindo para a sala das navalhas: Aproxime-se do lado do pátio onde há quatro pilares cilíndricos e esqueletos pendurados (do lado esquerdo, considerando que a entrada está à suas costas). Há uma alcova na parte de trás dessa parte onde você pode executar um salto de parede em parede e chegar a uma plataforma do lado direito. Suba sobre ela e salte para se segurar nos blocos da parede em frente. Suba para chegar à parte frontal acima e salte para a direita para se agarrar à parede do outro lado.

Desça e siga para a direita. Em seguida salte para a parede ao lado, subindo para a direita. Salte para se agarrar ao pilar e suba até próximo ao topo (não suba sobre o pilar) e salte para a plataforma à suas costas. Recolha o Tesouro (37/50) e salte de volta para o pilar. Suba sobre ele e salte para se agarrar ao próximo pilar, em seguida salte para o terceiro. Desça um pouco e salte para cair no topo do quarto pilar.

Salte para se agarrar à plataforma que circunda a coluna adiante. Atravesse para a direita pelas duas laterais e suba. Salte para a barra horizontal e atravesse para o outro lado. Lara se segurará à outra barra automaticamente, então continue a travessia até chegar à próxima coluna. Solte-se para se agarrar à plataforma abaixo e atravesse para a direita. Suba e salte para a viga adiante. De lá salte para a entrada da sala.

Sala das navalhas: Siga pela entrada e prossiga pelo corredor para chegar à sala das navalhas. Chegar ao outro lado não é tão difícil quanto parece. Aguarde até que o primeiro conjunto de lanças se retraia e caminhe para frente. Nesse ponto, um evento em câmera lenta começará, então imediatamente se abaixe antes que as lâminas gigantes atinjam Lara. Desde que você permaneça abaixado não haverá problemas. Quando as lâminas pararem, fique de pé e se aproxime do segundo par de lanças. Quando elas se moverem para cima, passe por elas. Mais uma vez, um evento em câmera lenta começará, então imediatamente se abaixe para evitar as lâminas. Quando elas pararem, aproxime-se do terceiro grupo de lanças. Quando elas se retraírem, passe correndo por elas.

Recolha a Razor House Key do pedestal e a Health Potion à direita.

Vire-se para as lanças e lâminas e aproxime-se da parede à direita. Salte para se agarrar às rochas e suba para a esquerda. Salte sobre as lanças à esquerda para cair sobre o topo da lâmina. Caminhe para a esquerda e salte para a próxima lâmina à esquerda. Salte para se segurar à terceira lâmina e suba. Por fim, salte para a quarta lâmina que está próxima à entrada. De lá, salte para se agarrar à borda da plataforma acima e suba. Recolha o Tesouro (38/50) e desça. Siga pelo corredor e retorne ao salão principal.

Quando você voltar, uma aranha gigante e algumas aranhas pequenas estarão à sua espera. Liquide-as.

Subindo até a sala do jaguar: Suba pela escadaria curta do lado oposto à entrada e olhe para cima para localizar uma argola de metal em uma plataforma. Use o gancho para prendê-lo e suba. Recolha a Health Potion do lado direito e siga para a esquerda. Salte para se agarrar à parte plana do pilar e suba. Desça pela rampa e salte antes de chegar ao final para se agarrar à plataforma em frente à entrada. Suba e quebre o vaso à esquerda para encontrar um Tesouro (39/50).

Siga pela passagem escura para chegar à Jaguar House. Role pela pequena abertura na parte de baixo das rochas. Quando ficar de pé, olhe para a direita para localizar um Tesouro (40/50). Em seguida siga para o final da sala e recolha a Jaguar House Key do pedestal. Vire-se e recolha a Health Potion à direita. Quebre o vaso próximo e recolha outro Tesouro (41/50) e aproxime-se das rochas desmoronadas.

Ao invés de rolar pela passagem na parte de baixo, suba sobre a rocha à direita. Em seguida escale a plataforma acima. Execute um salto com corrida e mantenha o botão saltar pressionado para saltar mais longe e chegar à alcova com o Tesouro (42/50). Recolha-o e desça. Siga pela passagem escura para voltar à sala com as estátuas, mas mantenha as armas em punho, porque uma aranha gigante estará vindo em sua direção. Acabe com ela e desça para o pátio principal. Há outras duas aranhas gigantes aqui, então fique alerta.

Assim que obtiver as quatro chaves: Agora que temos as quatro chaves, podemos abrir a porta de saída. Aproxime-se de cada nicho (não suba sobre a plataforma octogonal) e pressione o botão de interação. Quando Lara encaixar a Rattling House Key (o nicho de cor branca), uma aranha gigante irá atacar, então liquide-a. A cada vez que você posicionar uma chave, a estátua correspondente será liberada. Assim que colocar as quatro chaves, empurre as quatro estátuas em direção à plataforma central. Agora pegue sua motocicleta e posicione-a sobre uma das duas placas de pressão. Agora pise sobre a outra placa.

A breve cut scene mostra a plataforma octogonal se elevando, revelando uma passagem subterrânea.

Túnel subterrâneo realmente longo: Pegue a motocicleta e dirija pela rampa. Continue descendo pela escadaria até chegar a uma que começa a subir. Desça e quebre um vaso à direita para recolher um Tesouro (43/50). Monte na motocicleta e prossiga subindo pela escadaria. Não pare. Com o impulso que você tomou você poderá subir sobre a rampa de pedra à esquerda e saltar sobre as rochas. Quando o fizer, desça novamente e vire-se. Quebre o vaso à direita e recolha um Tesouro (44/50).

Pegue a motocicleta e dirija pelo próximo lance de escadas para chegar a uma pilha de rochas que nos impede de prosseguir com o veículo. Quando você se aproximar das rochas a câmera irá focar em uma cabeça de jaguar adiante. Esta é a Xibalba Key, então certifique-se de recolhê-la.

Suba sobre a rocha plana e role pela abertura. Desça do outro lado e quebre o vaso à esquerda para recolher mais um Tesouro (45/50). Em seguida desça pela escadaria adiante.

Na cut scene, Lara descobre marcações nas paredes mostrando Jörmungandr e a batalha final de Ragnarök.

Após a cut scene, vire-se e quebre o vaso na base da escada à direita para recolher um Tesouro (46/50). Em seguida siga pelo túnel para a próxima sala.

Como a cut scene mostra, Lara entra em um grande hall com uma piscina cheia de uma água azul brilhante que cai da boca de três serpentes monumentais que representam Jörmungandr, a Serpente de Midgard. Ela deduz que este local, juntamente com o templo mediterrâneo e os remanescentes nórdicos na Tailândia provavelmente inspiraram as lendas mitológicas sobre o submundo, possivelmente por seu ponto em comum; eles eram guardados por criaturas mortas-vivas.

Hall com piscina tóxica/ nível superior: Fique longe da piscina tóxica, porque ela irá lhe matar instantaneamente. Saque uma arma e espere por uma pantera-zumbi que surge da direita. Mate-a e não se esqueça de saltar sobre ela (aproxime-se e pressione interagir) ou ela irá ressuscitar. Se você começar a atirar assim que ela aparecer, ela cairá antes de chegar em você. Quando terminar com ela, recolha a Health Potion à esquerda próximo à entrada. Siga para a direita e vire no fim à esquerda.

{Nota: Há uma pedra no canto à direita. Se você se aproximar dela, você ouvirá o som sinalizando um Tesouro. Não procure por ele, porque você não o encontrará em volta da pedra. O Tesouro está escondido abaixo do bloco e você o recolherá na próxima parte}.

{Nota sobre os zumbis: Você encontrará diversos zumbis nessa sala e na maioria das vezes eles atacarão em grupos. A shotgun pode ser muito útil aqui, então se você tiver munição suficiente, atire duas vezes e o zumbi irá cair. Você poderá então atirar no outro e em seguida saltar sobre os dois para destruí-los}.

Ao se aproximar da parte do piso que está quebrada, um zumbi irá sair da piscina tóxica. Comece a atirar enquanto recua e ele cairá antes de chegar a Lara. Salte sobre a piscina e saque uma arma. Quando virar no próximo corredor, outro zumbi irá sair da água. Se você for rápido e atirar com a Shotgun assim que ele surgir, ele deverá cair na piscina e não irá aparecer novamente. Mais um zumbi irá aparecer por detrás do pilar caído adiante e mais um par irá surgir do mesmo local. Um pouco depois, os dois últimos zumbis irão atacar. Se você estiver em apuros e cercado por diversos zumbis, você pode jogar uma granada e correr. Os zumbis não se movem rapidamente, então a explosão deverá matar alguns deles.

Prossiga pelo perímetro da sala, matando mais zumbis em seu caminho. Quando chegar ao final, você verá que se encontrará atrás de uma das duas estátuas das serpentes.

Revelando parte da estátua de Thor: Suba sobre a plataforma de pedra à direita da serpente e salte para se agarrar à barra horizontal que se projeta de sua narina. O peso de Lara puxará a cabeça da serpente para baixo, fechando sua boca. A água irá parar de cair e com isso o nível da piscina irá baixar, revelando metade da estátua de Thor. Há uma argola de metal sob o queixo da serpente. Não faça nada com ela, porque ela irá abrir a boca da serpente novamente, enchendo a piscina novamente.

Ainda pendurado à barra, vire-se e salte de volta à plataforma de onde veio. Desça para o chão e siga para a esquerda. Suba sobre a rocha e salte para se agarrar à borda na parede. Atravesse para a esquerda pela lateral e prossiga para a esquerda. Salte para trás para cair de volta à entrada.

Descendo para o nível intermediário: Há uma borda reta do lado oposto à entrada (próximo de onde você recolheu a Health Potion). Pendure-se pela borda e solte três vezes para se agarrar à borda inferior. A última queda é bem longa, então pressione o botão de interação para salvar Lara. Essa plataforma está prestes a ruir, então rapidamente atravesse para a direita pelas duas laterais. Para se mover rapidamente, use o botão de interação juntamente com o botão direcional. Salte para se agarrar à borda do pilar seguinte à direita. Essa borda também irá ruir, então rapidamente salte para cair sobre a rocha segura à direita.

Sala com piscina tóxica/ nível intermediário: Vire à direita e suba sobre as plataformas. Salte para se agarrar à viga acima e suba. Comece a caminhar sobre a viga mais longa. Na metade do caminho, a viga começará a ruir e cairá. Você pode se pendurar pela borda antes que ela desabe e atravessar até o outro lado, ou recuar, esperar que a viga caia e saltar sobre o buraco. Quando você atravessar, salte para a próxima seção e caminhe para o outro lado. Desça para o chão.

Siga para a direita. Saque uma arma e mate dois zumbis que aparecem vindos da piscina. Se você for rápido, poderá atirar neles com a shotgun e atirá-los de volta à água. Outros dois zumbis irão surgir, então acabe com eles também.

Aproxime-se da borda da plataforma e salte para a borda o pilar à direita. Atravesse para a esquerda e suba sobre a plataforma estreita. Execute o salto de parede em parede para se segurar à borda do pilar acima. Desloque-se para a esquerda. Salte para a viga atrás d você, caminhe para o outro lado e desça para o chão.

Siga para o final do corredor e suba sobre o bloco à direita. Recolha a Health Potion e prossiga para o outro lado. Olhe para cima, atrás da estátua, para localizar um anel de metal. Use o gancho para prender a ele e atravesse.

Quando você aterrissar sobre o bloco do outro lado, vire-se. Use o gancho para prender à argola de metal no escudo de Thor à esquerda. Puxe em sua direção. Salte para se agarrar à borda do escudo e atravesse para a esquerda. Salte para a borda do pilar à suas costas e desloque-se para a esquerda pelas duas laterais. Pendure-se da terceira quina do pilar e salte para a plataforma à suas costas.

Saque uma arma e mate os dois zumbis que surgem da água. Se você for rápido, poderá atirar neles com a shotgun e jogá-los de volta na água. Quando os dois estiverem liquidados, um segundo par de zumbis irá surgir. Acabe com eles também. Em seguida recolha a Health Potion e quebre o vaso para encontrar um Tesouro (47/50) próximo de onde você desceu..

Revelando a outra parte da estátua: Você está atrás da segunda estátua da serpente. Suba sobre o bloco de pedra à direita e salte para a borda do pilar à esquerda. Salte para a borda acima e desloque-se. Agora salte para a barra horizontal. Mais uma vez o peso de Lara fará a boca da serpente fechar, bloqueando o fluxo de água. Com isso o nível de água irá baixar mais ainda, revelando a outra parte da estátua, além de uma plataforma no centro da piscina.

Ainda pendurado na barra, vire-se. Balance de volta à plataforma de pedra e pendure-se pela borda. Atravesse para a direita para se segurar na borda do pilar. Solte duas vezes para cair sobre a plataforma acima da piscina tóxica. Vire-se e salte para a plataforma.

Nível inferior: Mate os dois zumbis que aparecem. Vire-se para a estátua de Thor e siga para a extrema esquerda da plataforma. Salte para a plataforma quadrada acima da piscina e suba para o bloco acima, onde você encontrará um Tesouro (48/50). Faça o caminho de volta à plataforma central.

Aproxime-se do mecanismo no centro da plataforma. Use o gancho para prender à argola de metal e mova Lara em sentido  horário até que ela chegue ao lado exatamente oposto. Puxe o cabo para girar o parafuso e fazê-lo descer. Com o gancho ainda preso, mova Lara novamente em sentido horário para o outro lado e puxe o cabo para girar o parafuso ainda mais.

Na cut scene, a cabeça de Thor se ergue e seu braço se move, revelando um acesso a uma pequena câmara em seu peito.

Localize o pilar mais baixo próximo ao parafuso. Salte para se segurar à borda do pilar e então salte para o topo. Suba e recolha a Health Potion. Vire-se para a estátua de Thor e salte para a base da escadaria que leva a seu peito. Suba as escadas para entrar na câmara.

Na cut scene, Lara entra na pequena câmara e tenta pegar o cinturão de Thor. Enquanto o ornamento se tranforma em pó, uma pequena pedra permanece intacta, que então emite uma luz semelhante à das luvas.


A rampa de madeira no início da fase está abaixada: Se você chegou a esse ponto e a rampa está abaixada, você encontrou um bug que foi ativado na primeira parte, Unnamed Days. Nessa fase, após recolher a cabeça de jaguar, você se dirige ao primeiro puzzle do calendário. Há uma bifurcação nessa área onde você precisa seguir para a direita para solucionar o puzzle. Se, ao chegar a essa área você seguir para a esquerda, você encontrará um buraco com espinhos e uma rampa de madeira. Um pouco antes disso o game criará um checkpoint. Se você morrer após esse checkpoint (e há o risco de você cair no buraco com espinhos e morrer) e antes do jogo criar outro checkpoint, você ativará um bug na fase Midgard Serpent.

Para evitar esse bug, você terá que prosseguir com a fase como descrita em Unnamed Days, entrar no templo com o primeiro calendário e deixar a cut scene rolar (isso acionará a fase Xibalba). Assim você não ativará o bug mesmo se morrer no local descrito acima.

Se você tiver acionado o bug, terá que carregar o jogo no início de Southern Mexico, ou pelo menos após recolher a Jaguar Head e antes de seguir para a esquerda na bifurcação. Então jogue a fase novamente seguindo inicialmente para a resolução do primeiro calendário.