E3 2018: Um evento para ficar na memória

Há exatos 7 dias eu estava pela primeira vez pisando em solo norte-americano. Mais do que isso, estava pela primeira vez na cidade de Los Angeles. E mais ainda, estava indo para a maior feira dedicada a jogos eletrônicos do mundo: a E3.

Fui selecionado pela Square Enix*, juntamente com outras nove pessoas de diversos países, a participar da divulgação de Shadow of the Tomb Raider no evento. Oficialmente conhecidos como “embaixadores”, foram selecionados:

  • Emma / Okh Eshivar / USA
  • Junjun / Tomb Raider China / China
  • Laurie / Survivor Reborn / UK
  • Rui / Lara Croft BR / Brazil
  • Vitor / Tomb Raider Place / Brazil
  • Jonathan / Lara Daily / Brazil
  • Quentin / Pilleurs de Tombes / France
  • Hedi / Tombeau Croft & Official Tomb Raider Discord Moderator / France
  • Juan / The New Tomb Raider Stuff / Mexico

Já na segunda feira ao chegarmos no hotel, no distrito de Hollywood, fomos presenteados com um gift bag da Crystal Dynamics contendo a belíssima Library Edition das HQ’s de Tomb Raider, um poster de Rise of the Tomb Raider, um broche, uma skull mexicana e duas artworks autografadas pelos concept artists. Ah, e um boné “Love Califórnia” pra ajudar a suportar o calor de 35 graus de lá. Valeu Crystal!

Gift bag

Na terça feira fomos todos para a E3, que acontece atualmente no Los Angeles Convention Center. Havia uma fila enorme e estava fazendo muito calor, mas para nossa sorte, após pegarmos nossos crachás tivemos acesso VIP (ufa!). Ao adentrarmos no prédio, simplesmente não havia olhos suficientes para apreender todos os detalhes, cartazes, placas, estandes, faixas, pôsteres e tudo o mais que havia ali, logo no hall de entrada, juntamente com o enorme letreiro E3 acima das escadas rolantes.

Los Angeles Convention Center

Depois das escadas, passamos por outra autenticação de segurança nos crachás e então chegamos à área principal, onde todos os expositores exibiam seus jogos e seus novos lançamentos. O estande da Square estava logo à direita. E havia uma tela enorme exibindo os trailer dos jogos a serem lançados pela produtora. A seção de Shadow of the Tomb Raider estava decorada por pilares com entalhes da cultura Maia e cipós que pendiam do teto, que juntamente com uma baixa iluminação e som de pássaros, criava uma atmosfera de selva.

Fomos então apresentados à Meagan Marie, uma das gerentes de comunidade da Crystal Dynamics, responsável por organizar nossa viagem e hospedagem, e por fazer a intermediação da desenvolvedora com os fansites oficiais, juntamente com Morrigan Johnen, e que nos enviam de tempos em tempos, conteúdos para publicação nos sites (deixando claro que a desenvolvedora deste terceiro game é a Eidos Montreal).

Em seguida pudemos conferir e jogar o demo do jogo, que estava disponível para todos os visitantes da E3. Nós jogamos o início da primeira fase do game, que irá se passar em Cozumel. Me agradou o início do game, onde já pude conferir algumas armadilhas e puzzles que lembram um pouco a mecânica da fase Caves, de Tomb Raider Anniversary.

Às 18h30, tivemos o privilégio de participar de uma apresentação a portas fechadas de uma demo exclusiva, com a presença de Jill Murray, Lead Writer de Shadow of the Tomb Raider e ganhadora do Writers Guild Award for Outstanding Video Game Writing pelo jogo Assassin’s Creed III: Liberation. Durante a apresentação da demo, a Jill falou um pouco sobre o processo narrativo do game e respondeu a perguntas (e sim, a Mansão Croft terá um papel na história central deste título).

Jill Murray – Lead Writer da Eidos Montreal

Depois disso retornamos ao hotel e escrevemos nossas impressões sobre o primeiro dia de E3, que foi enviado para o restante dos webmasters dos sites oficiais.

Na quarta feira, retornamos à E3 para uma nova experimentação em outra demo, restrita à imprensa. Essa demo se passava na selva, e pudemos conferir algumas das novas habilidades de Lara, em camuflagem e em modos de ataque furtivo. Agora é possível se esconder no meio da vegetação das paredes para surpreender o inimigo, ou agarrá-lo com o machado preso a uma corda e então pendurá-lo pelo galho de uma árvore. A propósito os gráficos no ambiente da selva estão melhores do que nunca. A vegetação se move de forma fluida conforme Lara passa por ela.

Após essa demo retornamos ao estande da Square, onde acompanhamos a entrevista de Meagan Marie com a atriz Camilla Luddington e do ator Earl, dubladores de Lara Croft e Jonah (você pode conferir o bate papo neste link). Após a entrevista fomos apresentados a ambos e tivemos uma sessão de fotos, afinal não é todo dia que se esbarra com atores de hollywood por aí.

Camilla Luddington
Earl Baylon

Em seguida seguimos para o E3 Coliseum, onde estavam ocorrendo apresentações paralelas à E3, com entrevistas com diversos ícones dos games, entre eles Hideo Kojima, e desenvolvedores de games como Spider Man, Call of Duty, Ghost of Tsushima, entre outros. Acompanhamos então a entrevista da equipe criativa de Shadow of the Tomb Raider, com a presença de Earl, Robert Darryl Purdy, Jill Murray, Camilla Luddington e Meagan Marie (você pode conferir essa entrevista neste link).

Camilla Luddington – E3 2018

Após a entrevista, tivemos o restante da tarde livre, e à noite seguimos para um bar chamado Prank, próximo ao centro de convenções. Alguns dos integrantes da equipe de desenvolvimento foram para lá, entre eles o Earl, três cosplayers oficiais: Jenn, Miranda e Raymond e a atriz que fez a captura de movimentos da Lara Croft para o trailer do game, Stephanie Panisello (e que após esse trabalho também fez a voz e captura de movimentos da Claire Redfield em Resident Evil 2), além da youtuber Melonie Mac, Meagan e Morrigan. Foi o momento para confraternização, para dar os parabéns à Meagan pelo seu aniversário e para a despedida, pois no dia seguinte já estaríamos voltando para casa.

O que eu trouxe dessa viagem? Uma satisfação e orgulho imensos por ter podido iniciar tantas estreias de uma só vez. Primeira viagem internacional, primeira participação em um evento da franquia de que sou grande fã, primeira viagem de avião (demorou um pouco, mas tirei o atraso com 7 vôos tomados) e a primeira E3 da minha vida, o sonho de toda pessoa que goste sequer um pouco de games (com certeza a primeira E3 de muitas). Mas o melhor de tudo, trouxe amizades que vão durar uma vida inteira. Este foi só o primeiro capítulo de novas aventuras que vêm por aí, e com certeza ainda vamos nos encontrar de novo nesse mundo, que agora ficou um pouco menor.

* A Square Enix financiou minha viagem e acomodações para este evento.

** Post atualizado em 07/2019.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Pinterest
Compartilhar no WhatsApp