15.000 a.C. | Calendário Lunar

Um calendário lunar é um calendário baseado nos ciclos mensais das fases da Lua, em contraste com os calendários solares, cujos ciclos anuais são baseados diretamente no ano solar. O calendário mais comum utilizado hoje em dia, o calendário Gregoriano, é um sistema de calendário solar que evoluiu originalmente de um sistema de calendário lunar.

Na disputa pelo sistema de calendário mais antigo de que se tem conhecimento, três descobertas merecem destaque. Até meados de 2013, o calendário criado na Mesopotâmia há 5 mil anos atrás era considerado o calendário formal mais antigo já descoberto. Porém, arqueólogos descobriram um calendário lunar em Aberdeenshire, Escócia, que tinha quase dez mil anos de idade. Suas descobertas mostraram que os fabricantes de calendário refletiam sobre o tempo e descobriram um meio de segui-lo em um período da história que ainda pertencia à Idade da Pedra. Os cientista chamaram então essa descoberta na Escócia, que parecia imitar as fases da lua para rastrear os meses lunares, o mais antigo calendário conhecido do mundo, o calendário de Warren Field.

Pintura mostrando os 13 pontos e o quadrado vazio representando o ciclo lunar.

E por último, alguns estudiosos argumentam que o calendário lunar mais antigo já criado fora identificado nas paredes das famosas cavernas pré-históricas de Lascaux, na França, e que datam de cerca de 17 mil anos. Lá dentro, entre representações de touros, antílopes e cavalos pintados nas paredes, um grupo de pontos e quadrados descrevem o ciclo de 29 dias do satélite da Terra. Os animais foram pintados nas paredes da câmara pelo homem de Cro-Magnon, um dos nossos parentes próximos, que prosperou em um vale temperado no Dordogne, enquanto o resto da Europa fora mantido nas garras de uma era do gelo.

Abaixo de uma pintura impressionante de um cervo, há uma fileira de 13 pontos, terminando em um quadrado. Esses pontos representariam metade do ciclo mensal da Lua, sendo um ponto para cada dia que a Lua estava no céu. Na lua nova, quando ela desaparece do céu, temos o quadrado vazio, talvez simbolicamente representando sua ausência.

Os calendários lunares foram amplamente usados em diversas partes do mundo antigo, em observância a ritos religiosos. Contudo, seu uso para a agricultura seria confuso, pois não levava em conta as variações sazonais de temperatura, luminosidade, crescimento das plantas, migração e acasalamento de animais.


Referências:

Oldest lunar calendar identified. BBC News

Scotland lunar-calendar find sparks Stone Age rethink. Phys.org

Lunar Calendar. Wikipedia

Gostou deste artigo?

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Pinterest
Compartilhar no WhatsApp