As ferramentas de pedra podem ser consideradas as primeiras invenções do homem. Estudos sugerem que elas começaram a ser desenvolvidas por volta de 2.600.000 a.C. no período conhecido como Paleolítico. Os primeiros seres humanos viviam em pequenos grupos e eram nômades. Eles ocupavam uma região e utilizavam os recursos naturais disponíveis para sua sobrevivência. Quando os recursos do local se esgotavam eles então se mudavam para outra região. Devido às baixas temperaturas do planeta na época, eles viviam em cavernas.
A subsistência do homem nessa época era obtida através da caça de animais, da pesca, da coleta de frutos silvestres e raízes, e da extração de substratos vegetais, daí eles serem conhecidos como caçadores-coletores. Em muitas dessas atividades o homem utilizava de pedras e rochas encontradas na natureza, principalmente de sílex, para auxiliar no trabalho. Além das pedras, eles utilizavam também ossos, madeira e marfim. As lascas de pedra também eram utilizadas para confeccionar objetos cortantes, daí o Paleolítico ter ficado conhecido também como Período ou Idade da Pedra Lascada.
A evolução das ferramentas possibilitou a execução de tarefas antes impossíveis ou feitas de modo rústico. Podia-se esfolar e retalhar animais, e as vestimentas eram feitas de peles de animais limpas com raspadeiras rústicas e depois perfuradas. A caça também se tornou mais eficiente com o emprego de lascas de pedra nas pontas de lanças.
Com o emprego de machados de pedra era possível cortar e esmagar alimentos, fazer furos, utilizá-los para defesa e iniciar a construção de abrigos.
Os instrumentos deste período podem ser divididos em quatro tipos:
- Instrumento Biface: machado de mão, feito por golpes dados no núcleo da pedra; possui duas bordas cortantes opostas.
- Trinchante: instrumento com uma só borda; feitos de seixos (semelhante a um cascalho, porém pouco menor) que são lascados em um lado, ou nos dois lados da borda de corte.
- Ferramenta de Lasca: instrumentos de corte, grande, alongado e em forma oval; produzidos com martelo de pedra ou madeira.
- Instrumento Laminado: lascas muito bem preparadas, possuindo uma lâmina muito fina e, por isso, muito afiada.
O conhecimento sobre este período é, contudo, incompleto, pois não se pode chegar a uma conclusão da totalidade dos objetos utilizados. Objetos deterioráveis (madeira, pele, etc.) já estão decompostos, assim, praticamente, os únicos meios para se estudar o desenvolvimento neste período é através de objetos com demorada decomposição, como a pedra, o sílex, ossos e restos de animais.