Locação: Praga
Fase 26 – The Vault of Trophies (A Abóbada dos Troféus)
Você inicia a fase sob a água, então é recomendável que você salve o jogo antes de prosseguir, no caso de não conseguir chegar à superfície da primeira vez. Nade pelo túnel e siga para a esquerda. Para passar pelos espinhos, nade para o topo do túnel e através dos espinhos verticais. Na primeira interseção, o lado esquerdo não possui saída. Adiante está outra armadilha com espinhos, mas se quiser evita-la, siga para a direita.
Você chegará a uma segunda interseção. Se precisar de oxigênio, suba para emergir num pequeno cubículo. À sua esquerda está o túnel com a armadilha de espinhos que você evitou. À direita está uma área sem saída. Então siga pela passagem à frente. Sua saída é através da abertura na rocha, na parede da esquerda, logo antes da esquina que também leva a uma área sem saída. Nade pela abertura nas rochas. A passagem só possui um trajeto, apesar de parecer se ramificar. Então, vire à direita quando chegar à primeira viga de madeira e em seguida à esquerda. Mais uma vez vire à direita para emergir e respirar. Saia da água e recolha as Health Bandages e o Aqua-lung que dará a Lara um forncimento extra de oxigênio que você precisará em alguns instantes.
Hall inundado com estátuas: Desça para a água novamente e siga pela passagem adiante e em seguida vire à direita. No final, pressione action para derrubar a parede. Você chegará a um hall com as estátuas dos Lux Veritatis. [Informações adicionadas] Seu caderno de anotações será atualizado: Rearrange as estátuas – elas são a chave. Há outra parte da parede que você pode derrubar e seguir para emergir e pegar um pouco de ar. Procure por ela do outro lado do hall. Se você for rápido, não precisará usar o Aqua-lung, apesar de ele não ser necessário em mais nenhuma parte do jogo.
O puzzle: Retorne ao hall e aproxime-se da placa. [Informações adicionadas] Lara lê “Os irmãos reunidos vêem os portões abertos”. Para descobrir quais das oito estátuas ela se refere, cheque a imagem. Você verá duas grandes letras: L e V. Ela faz referência ao Lux Veritatis, mas também referencia as iniciais dos nomes de duas das estátuas que você precisa mover: Limoux e Vasiley. Limoux é a terceira estátua à direita da entrada e Vasiley é a terceira à esquerda (considerando que a entrada esteja à suas costas). Puxe a corrente na alcova atrás de cada uma das estátuas para movê-las em direção ao centro da sala.
A cut scene mostra as espadas das duas estátuas liberando uma luz azul em cada uma e se unindo para quebrar uma parte do teto.
Nade pelo buraco.
Uma segunda cut scene mostra Lara saindo da água. Ela tira o traje de mergulho, trocando por sua roupa anterior.
Siga pelo túnel, mas veja onde pisa depois de descer da plataforma. Há uma grande rocha adiante. Não se esqueça que Lara agora pode correr. Para passar por ela, fique em frente a ela e corra quando ela estiver no ponto mais alto ou fique alguns passos atrás dela, corra quando a pedra estiver no chão e acelere (a pedra deve estar subindo nesse momento). Aproxime-se do precipício à frente e puxe a alavanca para elevar algumas plataformas.
Atravessando o abismo: Seu objetivo é chegar ao outro lado, saltando por essas plataformas. Note porém que você não pode saltar sobre qualquer plataforma. Saltar sobre uma plataforma “errada” fará com que o restante delas se quebrem e após alguns instantes, a plataforma em que você está também irá quebrar e cair. Além disso, observe a alcova à direita da área. Você pode ir até lá e obter outro aqua-lung, mas ele não é necessário para o jogo.
Caminhe até a borda do buraco. Você verá quatro plataformas à sua frente. Salte para a segunda à esquerda. Isso fará as outras plataformas se quebrarem, com exceção de duas que permanecerão sólidas exatamente à sua frente. Salte para a plataforma da direita. Outras duas plataformas irão surgir à direita. Se você não quiser o aqua-lung, salte para a plataforma da esquerda e em seguida para a plataforma segura à frente (salte o próximo parágrafo). Se você quiser o aqua-lung, salte para a plataforma próxima à alcova na parede (a plataforma da direita se você estiver voltada para ela). Uma nova plataforma irá surgir à sua frente. Salte sobre ela. Novamente, outra plataforma aparece acima de você. Salte para se agarrar a ela e suba. De lá, salte para a alcova e recolha o aqua-lung. Dê um salto para cair diretamente na plataforma segura abaixo, à direita.
Outras três plataformas irão surgir adiante. Você pode saltar sobre elas ou então saltar diretamente para a terceira. De lá, salte para o túnel. Siga-o para chegar a uma biblioteca.
A Biblioteca: Há dois cavaleiros aqui. Deferentemente dos outros das fases anteriores, você pode matar estes aqui os derrubando duas vezes. Se estiver com pouca munição, salte na mesa e chute a cabeça deles. Você terá que ser paciente porque isso levará certo tempo. Se decidir fazer isso, fique na borda da mesa, com a lareira à suas costas. Há uma pequena plataforma nesse lado da mesa, fazendo cada cavaleiro ficar um pouco mais alto. Do outro lado da mesa não existe uma plataforma assim, o que o impedirá de chutar a cabeça deles. Assim que você os derrubar duas vezes, eles morrerão, ou coisa parecida. Não se preocupe em recuperar sua energia. Não há mais inimigos na fase.
[Informações adicionadas]
Nota: é a segunda vez que a nota específica sobre as Lâminas é adicionada em seu caderno. Ela foi adicionada originalmente no apartamento de Vasiley, pela inscrição na segunda vitrini da sala secreta. A informação foi adicionada novamente para o caso de você ter perdido a inscrição durante a fase no apartamento de Vasiley.
Acione a alavanca à direita da lareira para obter um upgrade de força. Ao puxar essa alavanca, você também moveu uma das estantes do lado esquerdo, revelando o item Health Bandages. Agora que você conseguiu o upgrade, puxe a corrente do outro lado da sala para erguer a pintura da parede e revelar uma parede escalável. Suba por ela, seguindo para a direita e suba mais um pouco. Continue, usando a fenda na parede e suba para a plataforma de madeira à direita. Se Lara se recusar a se agarrar à plataforma, pressione levemente o direcional para cima. Em seguida suba na plataforma.
Vire-se e salte para se agarrar à estrutura de metal acima. Atravesse para o outro lado e desça na plataforma para recuperar sua energia. De lá, atravesse para o centro da sala, descendo sobre uma plataforma de metal quadrada. O peso de Lara fará baixar essa plataforma, movendo outra estante e revelando uma alcova do lado direito da lareira. Desça para o chão, siga para a alcova e recolha a Fifth Obscura Painting (Quinta Pintura Obscura). Ao pegar a pintura você extinguirá as chamas na lareira. Passe abaixado por ela e abra a porta próxima.
Salte na água e siga pelo túnel. Só há um caminho. Vire à esquerda e em seguida à direita onde está o suporte de madeira. Continue nadando pela passagem até chegar a uma piscina circular. Quando você emergir, a fase terminará.
A cut scene mostra Eckhardt congratulando Lara por ter encontrado a quinta pintura, pois eles estavam com dificuldades em entrar no hall. Ele ordena que Lara entregue a pintura, e Lara, não tendo outra escolha, o entrega. Gunderson empurra Kurtis para a arena e Eckhardt ordena que liberem Boaz, que costumava ser um ser humano antes de ela o desagradar. Ele também atira Muller na arena, que se tornou o jantar de Boaz. Kurtis joga Lara sobre uma plataforma e lhe entrega as duas Lâminas. Ele lhe diz para se apressar porque ela não tem muito tempo para encontrar a terceira Lâmina e destruir Eckhardt. Ele diz que pode lidar com Boaz.
<< Fase anterior: Aquatic Research Area | Índice de fases | Próxima fase: Boaz Returns >>