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Gameplay e Dicas

CONTROLES

Você pode alterar os controles do game na versão para PC de acordo com seu estilo de jogo. Escolha Opções> Teclado e mouse> Configuração das teclas.

Não há manual impresso ou em PDF, mas os controles são listados dentro do jogo no menu Opções. Há também um Guia de Sobrevivência útil que explica a mecânica básica do jogo. Para acessá-lo durante o jogo, pause o jogo e escolha Guia de Sobrevivência no menu.

CAMPANHA PRINCIPAL E EXPEDIÇÕES

Além da campanha principal (ou modo história), há uma trilha de jogo paralela chamada Expedições, acessada a partir do menu principal. O Expedições amplia sua jogabilidade, permitindo que você jogue de novo as fases, tente vários desafios e dispute os primeiros lugares nas tabelas de classificação de Rise of the Tomb Raider.

Meta de Pontos – Termine os níveis rapidamente para ganhar um bônus de tempo. O encadeamento de pontuações incrementa seu medidor. Complete desafios e colete medalhas para ganhar créditos.

Repetir Capítulos – Jogue novamente os capítulos anteriores da história. Complete desafios para ganhar créditos.

Repetir Capítulos – Elite – Jogue novamente os capítulos anteriores da história com suas habilidades e equipamentos aprimorados. Complete desafios para ganhar créditos.

Resistência Remanescente – Ajude na luta dos Remanescentes para retomar o vale. Crie ou jogue missões personalizadas. Competir com amigos adiciona créditos.

Certos conteúdos para download (DLC) são acessados por meio do menu Expedições:

Modo Endurance – Sobreviva aos elementos, encontre comida e abrigo, defenda-se contra inimigos e animais selvagens hostis, explore e invada criptas. Desafie seus amigos na corrida pela sobrevivência e lute pelo topo da classificação.

Cold Darkness Awakened – Supere ondas de inimigos infectados enquanto tenta fechar uma instalação de armas químicas da era soviética. Este DLC combina matança de zumbis com táticas de survival-horror.

Lara’s Nightmare – Este é parte do pacote de DLC Blood Ties / Lara’s Nightmare, disponível para PS4, Xbox One e PC em 11 de outubro de 2016. Neste modo, Lara deve defender sua casa ancestral de hordas de mortos-vivos.

Os Créditos de Expedição mencionados acima podem ser ganhos completando Expedições, bem como vários desafios na história principal (incluindo invasões de Criptas e Tumbas de Desafio, conclusão de missões e desafios opcionais, etc.). Você também pode ganhar créditos pegando as mochilas deixadas para trás no jogo onde os jogadores de sua lista de amigos do Steam / Xbox / PSN pereceram. Cada mochila dá a você 3.000 créditos.

Os créditos podem ser usados ​​para comprar Cartões de Expedição. São cartas colecionáveis ​​virtuais que modificam a jogabilidade durante as Expedições. Os cartões não podem ser usados ​​no modo de campanha / história principal. Eles variam de armas e roupas a habilidades e modificadores bobos como inimigos cabeçudos e Galinhas-bomba.

Alguns cards tornam o jogo mais fácil, mas subtraem pontos de sua pontuação geral. Alguns tornam o jogo mais difícil e dão bônus de pontuação. Alguns cartões são descartáveis, outros são permanentes. Você pode comprar pacotes de cartas com dinheiro real, mas se jogar bem, terá muitos créditos para gastar.

NÍVEIS DE DIFICULDADE

Ao iniciar um novo jogo, você será solicitado a escolher entre várias configurações de dificuldade, detalhadas abaixo. Se você escolher a configuração mais difícil, ‘Sobrevivente’, não poderá alterá-la, exceto ao iniciar um novo jogo. Você pode alternar entre ‘Aventureiro’, ‘Tomb Raider’ e ‘Experiente’ a qualquer momento pausando o jogo e escolhendo Opções> Jogabilidade.

Aventureira

  • Assistência de mira no combate é habilitada
  • Lara cura automaticamente mesmo durante o combate
  • Inimigos têm menos vida e causam menos dano

Desbravadora

  • Assistência de mira é desabilitada
  • Lara cura automaticamente mesmo durante o combate.
  • Inimigos têm pontos de vida e danos normais

Desbravadora Veterana

  • Assistência de mira é desabilitada
  • Regeneração de vida disponível somente fora de combate
  • Inimigos aumentam pontos de vida, danos e sentidos

Sobrevivente

  • Assistência de mira é desabilitada
  • Regeneração de vida é desabilitada
  • Inimigos aumentam pontos de vida, danos e sentidos
  • Mais inimigos difíceis estarão presentes
  • Melhoria e equipamentos são mais caros
  • Usar acampamentos requer recursos
  • A Conquista / Troféu Ultimate Survivor envolve vencer o jogo com essa configuração

Sobrevivente Extrema

  • Sobrevivência Extrema está disponível apenas na campanha principal, não nas Expedições
  • Todas as características do nível Sobrevivente acima
  • Sem checkpoints. A única maneira de salvar o jogo é buscar recursos suficientes para acender fogueiras.
  • Disponível na edição Rise of the Tomb Raider 20 Year Celebration para PS4 ou como parte do DLC Laços de Sangue para PC e Xbox One.

OPÇÕES DE IDIOMA E LEGENDA

Para alterar o idioma na versão para PC, abra sua Biblioteca Steam, clique com o botão direito em Rise of the Tomb Raider na lista de jogos e escolha Propriedades. Em seguida, na janela pop-up, clique na guia Idioma. Escolha o idioma desejado e clique em Fechar. O jogo deve então baixar e instalar o pacote de idioma correto, então você precisa estar conectado à Internet com o Steam no modo Online para que funcione. Assim que a atualização for instalada, você poderá jogar no modo offline.

Ative e desative as legendas ou mude o idioma em que as legendas são exibidas, no menu Opções do jogo.

SALVANDO O JOGO / CHECKPOINTS

Conforme você avança, o jogo salva seu progresso automaticamente cada vez que você chega a um checkpoint ou recolhe um item importante, como um documento ou relíquia. Você verá o logotipo TR no canto inferior direito da tela sempre que isso acontecer. Se Lara morrer, o jogo recarrega no checkpoint anterior, mas você ainda terá todos os principais itens colecionáveis encontrados até aquele ponto. Se você sair do jogo e retornar mais tarde, basta clicar na opção Continuar no menu principal para retomar do checkpoint mais recente.

Você não pode salvar manualmente nos jogos de console. Cada vez que o jogo é salvo automaticamente, ele substitui o salvamento automático anterior. Para manter mais de um arquivo salvo, use a opção de alterar slot de salvamento, acessada pressionando o botão Menu / Start / Options no controle. Existem 3 slots disponíveis para salvar. É recomendável alterar os slots de salvamento pelo menos uma vez por fase. Então, se você encontrar um bug, poderá recarregar um de seus saves alternativos em vez de ter de jogar desde o início. O jogo Xbox One tem a opção de restaurar um backup salvo. (Presumo que a versão PS4 também o tenha).

O jogo para PC permite que você salve manualmente, mas recarregar um save ainda coloca Lara no último checkpoint. (Existem alguns checkpoints com bugs onde o reload coloca Lara mais longe, mas esses são raros.) Não sei o número máximo de slots para salvar no PC. Suponho que seja pelo menos 99, que era o número em TOMB RAIDER (2013). O jogo para PC também armazena Último salvamento automático, Último Acampamento salvo e Último Backup, caso você tenha problemas e não salve por um tempo.

MAPA / OBJETIVOS / TELAS DE INVENTÁRIO

Se você ficar desorientado ou esquecer seu objetivo atual, abra o mapa do jogo pressionando Tab no teclado, Select ou Start no controle do Xbox ou na tela sensível ao toque no PS4. A posição de Lara é indicada por uma seta branca cercada por anéis concêntricos. A seta aponta na direção em que Lara está voltada. Seu objetivo atual é mostrado por um ícone de diamante rodeado por um anel amarelo. Ativar os Instintos de Sobrevivência mostra a sinalização de objetivo, uma coluna de luz que mostra onde você precisa ir em seguida na história.

Assim que Lara se aproximar deles, os acampamentos-base, os itens colecionáveis principais ​​e outros pontos de interesse – como as entradas da cripta e da tumba de desafio – serão marcados em seu mapa. Desbloquear certas habilidades e encontrar certos objetos marcará alguns desses itens no mapa com antecedência, tornando sua localização muito mais fácil.

O mapa do jogo para cada área inclui um Resumo de Região no lado esquerdo, mostrando a porcentagem de conclusão para aquela área e quantos dos vários itens colecionáveis ​​você encontrou até o momento.

Há também uma legenda de mapa com uma representação para os diferentes ícones que podem aparecer em seu mapa. Para ativá-lo, use o mouse para clicar em ‘Legenda do mapa’ ou pressione o botão indicado em seu controle. Você pode então mostrar / ocultar diferentes tipos de itens para ajudar a localizar aqueles que você perdeu.

Os itens colecionáveis ​​que você ainda não encontrou são sinalizados com ícones brancos. Os que você já encontrou têm ícones acinzentados. Mas há também uma terceira possibilidade: se você acabou de entrar em uma área ou ainda não a visitou, os itens lá não aparecerão no mapa até que Lara chegue perto o suficiente para vê-los ou você encontre um item como a Bolsa do Explorador ou Mapa de Arquivista que revela suas localizações no mapa (itens de desafio, como as lanternas que você pode atirar na Tumba do Profeta, nunca são mostrados no mapa do jogo).

Enquanto examina o mapa do jogo, você pode navegar ao redor usando o mouse ou o analógico direito, e aumentar e diminuir o zoom com os botões de mirar/atirar (controle) ou usando o scroll do mouse. Isso permite que você veja todo o mundo do jogo ou apenas uma área.

Para definir um ponto para ir no mapa, centralize a mira no ícone de um objeto ou acampamento e pressione A (controle) ou Enter (teclado) ou clique no botão “Marcador” com o mouse. O local será então marcado em azul no mapa. Quando você retornar ao jogo e usar o Instinto de Sobrevivência, um ícone com um anel azul mostra a localização daquele ponto no mundo do jogo. Para remover o marcador, selecione-o no mapa e pressione A / Enter ou clique em “Marcador” novamente, ou apenas defina um novo ponto no mapa e ele substituirá o anterior.

A tela do mapa também inclui várias subtelas – Documentos, Relíquias e Recursos – acessadas por paginação à esquerda ou à direita usando os botões indicados na tela. Essas telas permitem que você examine novamente cada item encontrado. Elas também dão dicas sobre onde certos documentos e relíquias podem ser encontrados. Há uma pequena barra no canto superior direito da tela que fornece uma contagem rápida dos ingredientes para criação de itens usados ​​com mais frequência.

Uma subtela detalhando Missões e Desafios é acessada clicando em um botão ou pressionando Y no controle.

EXPERIÊNCIA E PONTOS DE HABILIDADE

Ao longo do jogo, sempre que você atingir um objetivo, encontrar um colecionável importante, matar um inimigo ou uma presa, etc., você receberá pontos de experiência. Um medidor em forma de escudo no lado esquerdo da tela aparece e mostra quantos pontos você acabou de ganhar. Quando este medidor se enche, você ganha um Ponto de Habilidade.

Os pontos de habilidade podem ser gastos para aprimorar as habilidades de Lara. Isso só pode ser feito em um acampamento.

ACAMPAMENTOS E VIAGEM RÁPIDA

Conforme você explora o mundo do jogo, você encontrará diversos acampamentos. Quando você descobrir um acampamento, ele será automaticamente marcado no mapa do jogo. Aproxime-se da fogueira e pressione o botão de interagir para descansar lá. Isso abre o menu Acampamento, que tem quatro subseções: Habilidades, Inventário, Armas e Viagem Rápida.

Habilidades – Essa seção é tratada na página Habilidades.

Inventário E Armas – Estes submenus são usados ​​para várias coisas: confecção de equipamentos como bolsas de munição e recipientes de recursos, aprimoramento de armas e troca de roupas. É importante salientar que você só pode trocar de armas em acampamentos. Ou seja, você pode alternar entre (até) quatro armas equipadas – arco, revólver, rifle e espingarda – a qualquer momento, mas você só pode alterar o tipo de arco, pistola, rifle ou espingarda que Lara está carregando em um acampamento. Consulte as páginas de Armas e Criação para obter detalhes.

Viagem Rápida – Este recurso não está disponível no início, mas após a fase Caverna Glacial, você poderá mover-se rapidamente entre os acampamentos que já visitou.

Para usar a viagem rápida, aproxime-se de um acampamento e pressione o botão de interagir para descansar lá. Selecione a opção Viagem rápida. Isso abre o Mapa de Viagem Rápida. Use o mouse ou o analógico esquerdo para percorrer o mapa e selecionar o acampamento desejado. Em seguida, clique em ‘Viagem rápida’ ou pressione o botão indicado no controle para ir até lá. Quando terminar de explorar, volte ao acampamento base e repita o processo para voltar ao acampamento de onde parou e continuar a história.

OBSERVAÇÕES: Na maioria dos níveis, você não conseguirá obter 100% de conclusão na primeira vez que estiver na região. Planeje voltar mais tarde com equipamentos e habilidades aprimoradas se quiser todos os itens colecionáveis. Os primeiros dois níveis, Topo da Montanha e Tumba do Profeta (Síria), não têm acampamentos. O Topo da Montanha não tem itens colecionáveis, então você não precisará voltar lá. Você poderá viajar de volta para a Síria depois de completar a história principal.

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS

Ao longo do jogo, Lara também aumenta sua proficiência em três idiomas – grego, mongol e russo – encontrando e examinando murais, documentos e relíquias. Nem todos os itens colecionáveis ​​melhoram as habilidades de tradução de Lara, mas sempre que ela tiver que traduzir algo no mundo do jogo, você verá sua proficiência aumentar gradativamente, conforme indicado pelo ícone de habilidade de linguagem no canto superior esquerdo da tela. Quando o medidor para grego, mongol ou russo for preenchido, ela ganhará um novo nível nesse idioma.

O domínio da linguagem permite que você decifre as esculturas em pilares de pedra especiais, ou monólitos. A leitura de monólitos indica o caminho para esconderijos enterrados com moedas bizantinas, que você pode desenterrar e usar para comprar itens da Barraca de Suprimentos na Instalação Soviética.

Quando você se aproxima de um monólito e interage com ele, pode descobrir que ainda não tem habilidades suficientes para decifrá-lo. Conforme você continua jogando, encontrando e examinando itens colecionáveis, sua habilidade aumentará e você eventualmente será capaz de ler todos os monólitos.

SAÚDE E CURA

Ao contrário dos jogos Tomb Raider anteriores, não há barra de saúde neste jogo. O nível de saúde / danos de Lara é indicado por sua aparência e movimento, bem como pela sujeira / respingos de sangue na tela durante as sequências de ação e combate. Quando ela está gravemente ferida, a tela fica preta e branca. Se Lara sofrer mais danos depois disso, ela morrerá.

Nas configurações mais fáceis do jogo (Aventureira e Tomb Raider), a saúde de Lara se regenera automaticamente com o tempo. Então, quando ela parar de sofrer danos, ela se recuperará depois de um tempo (veja Configurações de Dificuldade, acima). Portanto, é importante procurar cobertura em situações de combate pesado para sobreviver.

Você também pode se curar durante o combate aplicando bandagens. Para fazer isso, primeiro você deve coletar tecidos e ervas. Se você tiver esses ingredientes em seu inventário, apenas segure o botão para se curar (V / L1 / LB) para enfaixar as feridas de Lara. Várias habilidades permitirão que você se recupere mais rápida e efetivamente conforme o jogo avança. Há uma breve visão geral sobre mecânicas de combate mais abaixo.

ARMAS E MUNIÇÃO

No início da aventura, Lara não tem armas. Durante a sequência de flashback ambientada na Síria, ela tinha uma pistola com munição ilimitada. Então, quando ela está presa na Sibéria, ela deve começar de novo do nada. Ela fabrica sua primeira arma, o Arco Improvisado, logo no início e gradualmente adquire uma pistola, rifle e espingarda também. Todas as quatro armas podem ser aprimoradas durante o jogo.

Exceto pelo nível inicial na Síria, Lara não tem mais munição ilimitada para nenhuma de suas armas. Você deve encontrar ou CRIAR flechas, munições e armas improvisadas enquanto explora as regiões. Quando você encontrar um pacote de flechas ou uma caixa de munição, fique próximo a ele e pressione o botão de interagir para adicioná-lo ao seu inventário. Revistar os corpos de inimigos mortos geralmente renderá munição também. A capacidade de transporte de Lara para cada item é limitada, mas aumenta conforme você aprimora várias bolsas e recipientes em seu inventário.

Há mais informações em Caça e Combate, abaixo, e nas páginas de Armas e Criação.

CAÇA E COMBATE

Em Rise of the Tomb Raider, Lara não mata por comida, mas sim caça e coleta para armazenar ingredientes para criações diversas. Depois de matar um animal ou pássaro, fique sobre ele e pressione o botão de interagir para reunir recursos como pele ou penas. Os recursos obtidos por caça e coleta são abordados na página Criação separada. Algumas dicas de caça:

  • Certas áreas são melhores para a caça do que outras, e certas presas só aparecem em determinados locais, em horas específicas do dia ou em certas condições climáticas. As áreas frequentadas por animais exóticos, como ursos e grandes felinos, costumam ser marcadas no mapa do jogo.
  • Depois de desbloquear a habilidade Instintos Animais, os animais selvagens brilham na visualização Instintos de Sobrevivência e animais exóticos deixam rastros, permitindo que você os encontre mais facilmente.
  • Depois de desbloquear a habilidade Recuperação de Flechas, você pode recuperar a maioria das flechas que usa para caçar, saqueando suas presas.
  • Existem algumas Conquistas / Troféus relacionados à caça. Estes itens são abordados na página em questão.

O combate básico funciona da mesma maneira, embora naturalmente seja muito mais desafiador quando sua presa revida. Conforme você avança no jogo e começa a encontrar inimigos mais difíceis, você também desbloqueará habilidades de luta avançadas e armas mais poderosas. O jogo faz um ótimo trabalho ao fornecer tutoriais quando novas mecânicas de jogo são introduzidas, então segue aqui apenas uma pequena recapitulação:

Combate Básico à Distância – Para atirar em um inimigo à distância, primeiro selecione uma arma. No início, você não tem muitas opções, mas, eventualmente, você preencherá todos os quatro slots de armas: arco, pistola, rifle e espingarda. Pressione Cima, Baixo, Direita ou Esquerda no D-Pad para alternar entre as armas. Ou, se estiver jogando com teclado e mouse, pressione 1, 2, 3 ou 4 para selecionar uma arma. Segure Mira (Botão Direito do Mouse / L2 / LT) e use o direcional direito ou mouse para apontar o retículo para seu alvo. Se houver tempo, você pode pressionar Zoom (botão Z / R3 / analógico direito) para obter uma visão mais próxima. Pressione novamente para diminuir o zoom, se necessário. Em seguida, pressione para atirar (botão esquerdo do mouse / R2 / RT).

Se estiver usando o arco, você pode segurar brevemente o botão de atirar para realizar um tiro carregado. Lara não atirará até que você solte o botão, mas ela só consegue segurar um tiro carregado por algum tempo antes que seu braço canse e ela seja forçada a deixar a flecha ir. Para cancelar um tiro carregado sem disparar, basta soltar o botão de mira. Tiros carregados causam mais danos do que os normais, então aprenda a usá-los.

Desbloquear novas armas e habilidades do conjunto de Habilidades do Caçador irá melhorar suas opções de combate à distância.

Combate corpo a corpo básico – as habilidades de combate corpo a corpo de Lara também começam em um nível muito básico e melhoram com o tempo. No início, você pode usar seu machado de escalada para atingir os inimigos que se aproximam demais, pressionando o botão Atacar (F / Triângulo / Y). Você também pode pegar objetos como garrafas e usá-los para acertar os inimigos aproximando-se e pressionando Atacar.

Escolher atualizações da árvore de Habilidades do Combatente irá desbloquear ataques corpo a corpo cada vez mais poderosos.

Manobras de Esquiva – Mesmo antes de desbloquear qualquer habilidade especial, Lara é capaz de se esquivar de inimigos de uma forma rudimentar. Basta pressionar o botão Esquiva (Shift / Círculo / B) enquanto se move para fugir dos ataques dos inimigos. Se você fizer isso com uma arma em punho, é ainda mais eficaz. Segure Mira para manter o inimigo como alvo. Então, quando ele se lançar em direção a Lara, pressione Esquivar para fugir e mirar automaticamente no inimigo, permitindo que você dê um ou dois disparos rápidos.

Mais tarde, você poderá desbloquear a habilidade Contra-ataque na Esquiva. Isso não é tão crucial em Rise of the Tomb Raider quanto era no jogo anterior, mas se você continuar a investir nele, desbloqueando as habilidades avançadas Esquiva Mortal, Maestria em Esquiva Mortal e Reflexos de Duelista, Lara será mais do que mera diversão para os inimigos blindados e difíceis que você encontrará nos níveis posteriores. (Consulte Habilidades de Combatente para obter detalhes.)

Para usar o Contra-ataque na Esquiva, segure Mirar para manter sua arma em punho. Espere um inimigo atacar Lara e então pressione o botão Esquivar (C / Círculo / B) para se esquivar e sair do caminho. Pressione Atacar (F / Triângulo / Y) em sincronia com o prompt na tela para atordoar o inimigo. Então você poderá acabar com ele com um ataque corpo a corpo ou a arma de sua escolha.

Finalizações – Depois que um inimigo próximo sofrer algum dano, mas ainda não estiver morto, o ícone Atacar aparecerá acima de sua cabeça. Isso indica que ele está atordoado e vulnerável a um ataque final. Aproxime-se e aperte Atacar. Ao lutar contra inimigos mais fracos, Lara desferirá um golpe mortal. Inimigos mais fortes podem exigir ataques repetidos. Quando você mata um inimigo usando um movimento de finalização, você ganha XP de bônus.

Mais tarde, conforme você desbloqueia habilidades de combate mais avançadas, você adquire movimentos finais mais elaborados.

Mortes Furtivas e Headshots – Lara é menor e mais fraca do que a maioria de seus oponentes e muitas vezes acaba lutando sozinha contra vários inimigos. Em vez de força bruta, ela usa sua inteligência e agilidade para sobreviver. Discrição é um aspecto disso.

Lara se agacha automaticamente quando os inimigos estão por perto. Contanto que ela fique fora da linha de visão e não faça barulho (como disparar uma arma), os inimigos geralmente não a notarão. Ela pode então abatê-los um por um ou pelo menos eliminar alguns antes de enfrentar um grupo maior.

Para executar uma morte furtiva básica, primeiro certifique-se de que o inimigo esteja de costas para você, para que ele não veja Lara se aproximando. Ative os Instintos de Sobrevivência (Q / Analógico Direito) e verifique se o inimigo que você está mirando brilha em amarelo e não em vermelho, indicando que ele está longe o suficiente de outros inimigos para que não seja notado caso ele morra. Agora se aproxime furtivamente dele. Quando você chegar perto o suficiente, você verá o ícone Atacar acima da cabeça do inimigo. Pressione Atacar (F / Triângulo / Y) para estrangular o cara com seu arco. Em seguida, siga o prompt na tela – geralmente Atacar ou Interagir dependendo do contexto – para acabar com ele. Você ganhará bônus de XP por uma morte furtiva. À medida que suas habilidades melhoram, Lara será capaz de lançar ataques furtivos mais poderosos.

Para eliminar um inimigo com um tiro silencioso na cabeça, mantenha uma distância segura ou se esconda atrás de uma cobertura para que o inimigo não perceba Lara. Mais uma vez, use os Instintos de Sobrevivência para garantir que o inimigo não alertará seus amigos quando for atacado. Selecione o arco. Até que você desbloqueie certas atualizações, as outras armas fazem muito barulho para um ataque furtivo. Segure o botão de mira. Pressione Zoom e ajuste seu alvo, se necessário. Em seguida, segure brevemente o botão de disparo para criar um tiro carregado e solte o botão para disparar. (Observe que os inimigos usando capacetes não podem ser mortos com um único tiro na cabeça, pelo menos até que você desbloqueie munição mais poderosa.)

Claro que você também pode usar a pistola e o rifle para matar os inimigos com tiros na cabeça, e você pode realizar tiros na cabeça em inimigos que brilham em vermelho com os Instintos de Sobrevivência. Você receberá bônus de XP para ambos, mas outros inimigos próximos provavelmente perceberão o som e virão correndo.

Usando cobertura – Quando os inimigos estão próximos, Lara adota automaticamente uma postura defensiva ligeiramente agachada. Se você se aproximar de uma parede baixa ou outro objeto sólido, ela o usará como cobertura. A cobertura sólida oferece proteção contra balas inimigas. Coberturas destrutíveis, como paredes de madeira, barris e outros, fornecem proteção apenas temporária e podem ser destruídas pelo fogo inimigo. Quando isso acontecer, você precisará se afastar rapidamente.

Para atirar por trás da cobertura, segure Mirar. Lara então espiará, permitindo que você mire e atire normalmente. Espreitar desta forma torna Lara vulnerável ao fogo inimigo. Se ela começar a sofrer danos, solte o botão de mirar para se abaixar de novo.

Quando Lara está usando um objeto mais alto como cobertura, em vez de uma parede na altura da cintura, você pode ajustar a maneira como ela segura sua arma pressionando a Troca de Ombro (botão Shift / analógico esquerdo) enquanto mira. Isso permitirá que ela se incline e atire, mantendo a maior parte do corpo protegida.

Os inimigos também podem usar cobertura. Você pode eliminá-los usando explosivos ou colocando fogo em seus arredores (assim que desbloquear essas habilidades). Frequentemente, é possível mirar apenas no topo de suas cabeças, mesmo quando eles estão agachados atrás de uma cobertura. Você pode não conseguir acertar um headshot completo, mas pode causar algum dano e possivelmente fazer com que eles deixem a cobertura, para que você possa finalizá-los.

Distração – Quando Lara se depara com um par ou um pequeno grupo de inimigos conversando, geralmente é possível usar a distração para separá-los. Assim você não precisará lutar contra todos de uma vez. Mais uma vez, selecione o arco, já que dispará-lo não revelará imediatamente sua posição. Fique protegido enquanto atira uma flecha em uma parede ou outro objeto sólido a uma curta distância dos inimigos. Normalmente, um deles irá investigar o ruído. Então você pode atirar no outro com um tiro na cabeça, como descrito acima. Com um pouco de sorte quem foi verificar o som não vai notar imediatamente e você poderá eliminá-lo também.

Alternativamente, você pode pegar pequenos objetos como garrafas ou latas e jogá-los para criar uma distração.

Tipos de munição – Embora isso não seja muito realista, todas as versões das armas usam o mesmo tipo de munição, assim como todas as versões do rifle e todas as versões da espingarda. Portanto, ao atualizar uma arma específica, você ainda pode usar a munição que coletou.

Conforme você avança no jogo, você desbloqueará a capacidade de criar tipos especiais de munição usando componentes encontrados no mundo do jogo. Isso é abordado na página Criação separada.

Contador de munição, Cartuchos e Recarga – A quantidade de munição que você tem para uma arma específica é mostrada no canto superior direito da tela quando você seleciona essa arma. Esta exibição permanece na tela se você segurar o botão Mirar, para que você possa acompanhar seu suprimento de munição durante o combate.

Quando você chega ao final de um cartucho, as últimas munições são destacadas em vermelho no contador de munição e você vê um aviso na tela para recarregar. Toque no botão recarregar (R / Quadrado / X) para recarregar manualmente ou apenas continue disparando e Lara irá recarregar automaticamente. Observe que Lara estará vulnerável enquanto ela está recarregando, então tente fazer isso escondido.

Os aprimoramentos aumentarão a capacidade de munição de cada arma e a velocidade de recarga, e o aprimoramento do equipamento de Lara permitirá que você carregue mais munição extra para cada arma.

Quando Lara fica sem munição para a arma que está usando, ela muda automaticamente para outra arma, geralmente uma arma de mão, a menos que ela também esteja sem munição para aquela arma. Se ela ficar sem flechas, ela não mudará de arma automaticamente, então você precisará selecionar outra arma ou criar flechas rapidamente para reabastecer seu estoque.

Tipos de munição e modos de disparo – À medida que avança no jogo, você gradualmente irá desbloquear novos tipos de munição e modos de fogo alternativos para as várias armas. Aqui está coberto o básico. Para maiores detalhes, verifique as páginas de Armas e Criação.

Depois de desbloquear a capacidade de usar e criar flechas especiais, pressione o botão de seleção de arco (1 no teclado ou Up no controle) várias vezes para percorrer os diferentes tipos de flechas especiais. Mire e pressione o botão de tiro alternativo para atirar flechas especiais. Para criar mais daquele tipo especial de flecha, pressione o botão de tiro alternativo sem segurar a mira.

Conforme você joga, você também desbloqueará flechas com corda e flechas de escalada de ponta larga. Flechas de corda funcionam de maneira um pouco diferente em Rise of the Tomb Raider do que no jogo anterior. Desta vez, elas são sensíveis ao contexto. Quando você aponta o arco para um objeto enrolado em uma corda, o retículo de mira ficará vermelho e exibirá um ícone de corda. Pressione o botão de tiro (botão esquerdo do mouse / R2 / RT) e Lara atirará automaticamente uma flecha de corda em vez de uma flecha normal. Setas de escalada funcionam da mesma maneira. Mire em uma parede de madeira macia e segure o botão de tiro para carregar seu tiro. Em seguida, solte para atirar uma flecha escalando na parede. Atirar flechas de corda e flechas de escalada não consome munição.

Em Rise of the Tomb Raider, a pistola, o rifle e a espingarda têm, cada um, apenas um tipo de munição alternativo. Depois de desbloquear esta munição especial, selecione a arma usando o D-Pad do controle ou as teclas numéricas. Em seguida, pressione o botão Tiro Alternativo (Botão do meio do mouse / R1 / RB) para atirar munição especial em vez da regular.

Revistando corpos inimigos – Sempre que possível, você deve revistar os corpos dos inimigos mortos. Quando você se posiciona sobre um corpo e pressiona Interagir para saqueá-lo, pode encontrar alguma munição ou ingredientes de artesanato. Certas habilidades aumentam a quantidade de vários itens que você recupera.

Quando você saqueia um corpo, pega uma caixa de munição ou um pacote de flechas ou pesquisa um contêiner (também pressionando Interagir), o número e os tipos de itens que você acabou de recuperar são mostrados no canto superior direito da tela. Se você já tiver um estoque completo de um item específico, ele será mostrado em vermelho. Criar bolsas maiores na seção de inventário do menu do acampamento permitirá que você carregue mais munição e outros recursos.

ITENS COLECIONÁVEIS

Rise of the Tomb Raider contém ainda mais itens colecionáveis ​​do que o jogo anterior. Além de armas e peças de armas, munições e ingredientes para criações, que são abordados em suas próprias seções, os principais colecionáveis ​​incluem o seguinte:

Documentos – esses livros, pergaminhos e gravações de áudio revelam mais informações sobre o mundo do jogo e seus personagens. Alguns documentos também ajudam a melhorar as habilidades linguísticas de Lara.

Relíquias – Esses itens colecionáveis ​​exclusivos são encontrados em pequenas caixas escondidas em todo o mundo. Algumas relíquias podem ser examinadas mais de perto (girando e ampliando e diminuindo o zoom) para aprender mais sobre elas e ganhar XP extra.

Mapas de Arquivista – Esses itens não essenciais revelam a localização de alguns dos Documentos e Relíquias do jogo no mapa do jogo.

Murais – Essas pinturas e esculturas antigas não são realmente adicionadas ao seu inventário, mas examiná-las dá vida à história e aumenta a proficiência de Lara no idioma.

Monólitos – Essas estelas de pedra só podem ser decifradas quando Lara adquire habilidade suficiente em determinados idiomas.

Moedas bizantinas – podem ser encontradas espalhadas pelo mundo em pequenas pilhas, dentro de contêineres e em esconderijos de moedas enterradas que são revelados no mapa do jogo após decifrar os monólitos. As moedas podem ser usadas para comprar itens especiais da Barraca de Suprimentos, que você descobrirá no meio da fase da Instalação Soviética.

Baús de Emergência – Baús ocultos com ingredientes para criações aleatórios podem ser encontrados com uma pesquisa cuidadosa ou descobrindo mochilas deixadas para trás por outros aventureiros. (NOTA: as Mochilas do Explorador são diferentes das mochilas deixadas por seus amigos no jogo. Veja Expedições, acima.) LINK

Caixas-fortes – Esses baús de metal contêm várias peças de armas. Alguns cofres podem ser abertos com o machado de escalada de Lara. Outros requerem equipamento especial para abrir.

Códices – Cada Tumba de Desafio contém um Códice que, quando lido, concede a Lara uma habilidade especial que não pode ser desbloqueada de outra forma. (Veja Tumbas de Desafio, abaixo.)

Tesouros da Cripta – (ver criptas, abaixo).

A seção Resumo da região do mapa do jogo mostra quantos itens de cada um você encontrou em uma determinada área. Enquanto visualiza o mapa, você pode diminuir o zoom para ver o mapa do mundo para verificar sua conclusão geral e deslocar-se para as diferentes regiões para ver quais você completou.

TUMBAS DE DESAFIO E CRIPTAS

Existem nove Tumbas de Desafio opcionais espalhadas pelo jogo. Estas são missões secundárias nas quais você deve resolver algum tipo de quebra-cabeça baseado na física para chegar a uma sala do tesouro. Explorar as Tumbas de Desafio não é necessário para vencer o jogo, mas é necessário para completar 100%. As Tumbas de Desafio também contêm Documentos, Relíquias e outros itens colecionáveis; e eles geram pontos de experiência, créditos de expedição e habilidades especiais que não podem ser desbloqueadas de outra maneira.

As criptas são tumbas menores e menos elaboradas. Existem cinco delas no jogo. As entradas das criptas geralmente são bem escondidas, mas as próprias criptas são bastante fáceis de navegar. Ao abrir o sarcófago dentro de cada cripta, você encontrará um Tesouro da Cripta – uma peça de arma ou outro equipamento. Explorar as criptas também é necessário para 100% de conclusão.

BARRACA DE SUPRIMENTOS

No meio do nível da Instalação Soviética, você descobrirá a Barraca de Suprimentos, onde você pode comprar armas, equipamentos e outros bens usando as moedas bizantinas que você coletou. Depois de encontrar a barraca, você pode voltar para lá mais tarde no jogo via Viagem Rápida. (A Barraca de Suprimentos fica ao lado do acampamento da Torre de Comunicações e é marcado com um ícone de sacola de compras no mapa do jogo.)

DESAFIOS E MISSÕES

Além dos objetivos principais da história, existem desafios menores e missões paralelas que você pode realizar para ganhar XP adicional e outras recompensas.

  • Os Desafios serão familiares aos jogadores que concluíram o TOMB RAIDER (2013). Isso geralmente envolve a localização e destruição de vários objetos idênticos. Todos os itens de cada desafio estão contidos no mesmo nível. Você pode ter problemas em localizar alguns deles, o que é como deveria ser, mas se você desbloquear a habilidade Olho para Detalhes, os itens de desafio brilharão quando você ativar o Instinto de Sobrevivência.
  • Missões são pequenas missões secundárias dadas por personagens do jogo. Lara pode falar com a maioria dos NPCs no jogo, mas alguns personagens especiais oferecem missões. Quando você se aproxima de um desses personagens, você será notificado de que há um “Aliado Próximo” com uma missão opcional. Fale com o personagem (ficando perto e pressionando Interagir) e siga as instruções na tela para aceitar a missão. Se você recusar acidentalmente, você sempre pode falar com o personagem novamente para ter outra chance de aceitar.

Existem nove missões no jogo, cinco na Instalação Soviética e quatro no Vale Geotérmico. Eles não estarão todos disponíveis ao mesmo tempo, mas serão desbloqueados conforme você avança.

É possível ter várias missões ativas. Para alternar entre elas, abra a tela do mapa e selecione “Missões e desafios”. Isso mostra uma descrição de sua missão atual, mas você também pode rolar para baixo e alterar a missão ativa. Depois de aceitar uma missão, você sempre pode retornar a ela, mesmo depois de completar a história principal.