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Fase 13: Natla’s Mines

LOCAÇÃO: MAR MEDITERRÂNEO

FASE 13 – NATLA’S MINES (MINAS DE NATLA)

Você inicia a fase sob a água e em seu inventário há somente as munições e kits médicos que foram encontrados até o momento. Os capangas de Natla desarmaram Lara no último FMV, portanto, além de encontrar o caminho de saída, teremos também que recuperar nossas armas.
Nade para frente e através do túnel até poder emergir. Enquanto estiver nadando você verá uma plataforma com alguns caixotes à esquerda. A plataforma é alta e não podemos subir no momento. Mais adiante você verá uma cachoeira à direita e uma plataforma com barris e caixotes no final (observe o bote aqui).

Por detrás da Cachoeira: Primeiramente, mergulhe e siga para a parte de trás da cachoeira. Suba pela passagem e prossiga adiante. Acione a alavanca para abrir um portão em algum lugar e revelar outra alavanca oculta. A passagem acima leva a outro portão que abriremos num instante. Retorne pelo mesmo caminho e caia na água.

Plataforma com barris e caixotes: Suba na plataforma com barris e caixotes e siga para a direita até chegar a uma caverna com um vagão de mina bloqueando o túnel. Por enquanto, siga para detrás das rochas do lado oposto à entrada e puxe o caixote para revelar uma abertura. Suba sobre a caixa e desça do outro lado. Siga pelo túnel para encontrar o portão que foi aberto anteriormente. Use a alavanca para abrir o portão na passagem acima da primeira alavanca.

De volta à cachoeira: Retorne pelo mesmo caminho e caia na água. Nade para detrás da cachoeira e saia da água. Passe pela primeira alavanca e suba na passagem acima. Prossiga por ela e siga pela esquerda para chegar ao portão que foi aberto. Ele nos leva a uma plataforma acima da água e próxima à cachoeira. Caminhe até a borda da esquerda e salte para a plataforma com os dois obstáculos. Entre no túnel e siga até o final.

A sala suspensa: Ao entrar na próxima área, Lara irá olhar para cima, para uma sala suspensa. Isso significa que há alguma coisa lá dentro que não podemos deixar de verificar. Colete o Kit Médico Grande no centro da área e siga para a construção com janelas usando a escada à direita. Lá dentro você encontrará três receptáculos. Precisamos encontrar três fusíveis para encaixar nestes receptáculos. Colete a Munição de Magnum (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui) e retorne para fora.
Siga pela abertura a oeste para chegar a uma caverna com duas pequenas construções, um portão imediatamente em frente e uma abertura à esquerda. Há também um caixote móvel por onde iremos começar. Puxe/ empurre-o para baixo da abertura no teto. Suba no caixote e salte para a construção. Caia pelo piso frágil e suba pelas rampas até chegar a uma alavanca. Acione-a para mover o bote em direção à outra plataforma. Em seguida pendure-se na borda e desça sobre o caixote sem perder energia.

Armadilha de pedras: Aproxime-se do portão no lado oeste e ele se abrirá automaticamente. Entre na passagem. O objetivo aqui é chegar a uma abertura da extrema direita antes que uma das pedras a bloqueie. Há três maneiras de fazer isso, e aqui estão:
Saltando sobre as barricadas antes que a pedra bloqueie a abertura: Aproxime-se da primeira barricada e uma pedra irá rolar pela abertura da esquerda. Não se preocupe porque ela não atingirá Lara. Agora recue de volta até a borda da plataforma e corra para saltar sobre o bloqueio. Corra e pressione jump como você sempre faz para dar saltos longos. Isso lançará Lara ao início da próxima plataforma. Ao cair lá, a pedra da rampa à direita começará a rolar. Sem hesitar, e estando os botões jump e direcional para cima pressionados, Lara irá facilmente saltar sobre a segunda barricada. Agora a vire para a direita e execute o último salto que nos levará para perto da abertura.
Sem ativar a segunda armadilha: Assim que a primeira pedra rolar, não salte sobre a barricada. Ao invés, vire á direita e salte para se agarrar na rampa. Não suba, ou a pedra irá rolar. Desloque-se para a esquerda e assim que passar pela barricada, suba. Não se desloque pendurado até o final. Pare antes da parte em que o piso declina. Dessa forma a pedra nunca irá rolar e você poderá chegar à abertura facilmente.
Passando pela pedra mesmo que ela tenha bloqueado a passagem: Por esse método nós iremos passar pela pedra mesmo que ela bloqueie nossa passagem. Para isso, posicione Lara voltada diagonalmente para a abertura, na parte em que há um pequeno buraco entre a pedra e a abertura. Pressione o direcional para cima e Lara começará a correr em direção à pedra, mas sem sair do lugar, é claro. Enquanto você está com o botão pressionado, pressione também jump. Não solte esses dois botões. Logo Lara irá passar pelo buraco e cair do outro lado da passagem.
Se a pedra está bloqueando o caminho e por alguma razão a terceira alternativa não estiver funcionando com você, é possível “resetar” as armadilhas. Para isso, suba na rampa por onde a segunda pedra rolou e siga até o topo. Prossiga pela passagem e desça pela abertura para chegar à área com as duas construções. Aproxime-se da porta novamente e ela se abrirá. Agora você pode tentar mais uma vez.
Assim que chegar lá, colete o primeiro Fuse (Fusível). Suba a rampa, mas pare ao chegar à esquina. Há duas pedras no topo da segunda rampa e precisamos nos desviar delas. Pise sobre a parte inclinada da rampa e a primeira pedra irá rolar. Recue para evitá-la. Agora suba na rampa pela esquerda e a segunda pedra irá rolar do seu lado. Desça pela abertura no chão para chegar à área anterior, com as duas pedras e as barricadas. Você pode prosseguir dependendo do que fez anteriormente. Se a pedra na rampa não tiver rolado, siga para a direita na junção em T para ativá-la. Em seguida suba na rampa e prossiga para retornar à área com as duas construções.

De volta à cachoeira: precisamos voltar à cachoeira, então saia pela abertura do lado leste e passe pela área de construção com janelas. Quando você chegar à parte com as duas barricadas, pendure-se na borda e caia sobre as rochas abaixo para voltar à água. Suba no bote e salte para a plataforma com caixotes (a cachoeira deve estar à suas costas). Siga para trás das caixas à esquerda para chegar a uma sala com um carregamento da Natla’s Technologies. Colete a Munição de Magnum na alcova e puxe a caixa móvel próxima. Há somente uma desse tipo e ela é mais escura que as outras. Em seguida empurre-a para a alcova. Atrás dela você encontrará uma segunda caixa móvel. Puxe-a duas vezes, em seguida siga para a direita e empurre-a uma vez mais para revelar uma passagem. Ela nos leva a uma alavanca que move o vagão da mina. Acione-a e retorne à piscina.

Passagem da mina: Suba sobre a plataforma com caixotes e barris e entre na caverna à direita. O vagão da mina não bloqueia nossa passagem agora, então siga por ela e empurre o bloco móvel para revelar uma área. Suba no bloco, em seguida no túnel acima. Colete a Munição de Uzi e use a alavanca para abrir um portão próximo a uma esteira. Desça de volta ao caixote e siga pelo túnel a oeste (lado oposto à entrada). Tenha cuidado na próxima parte. Proceda até chegar ao segundo Fuse. Colete-o e não avance nem mais um passo, porque um dos capangas de Natla começará a atirar da direita. Volte ao caixote, em seguida à caverna com o vagão de mina. Siga de volta à piscina e entre na água.

Área com esteira: Nade para baixo da cachoeira e suba na passagem. Siga por ela e faça o caminho de volta às duas construções. Siga pela esquerda (norte) e prossiga pelo túnel, que nos leva a uma esteira. O portão está à esquerda. Siga por ele para chegar a uma pequena sala. Colete a Munição de Uzi e use a alavanca para ligar a esteira, que se moverá e jogará o terceiro Fuse no chão. Colete-o.

Assim que possuir os três Fusíveis: Retorne à área com as duas construções. Em seguida siga pela abertura da direita para chegar à caverna da sala com janelas. Suba até lá e coloque os três fusíveis nos receptáculos. Cada vez que Lara encaixa um fusível o guincho baixa a cabine suspensa. Ao usar o terceiro fusível, o guincho solta a sala no chão. Desça, entre na cabine e colete o seu par de pistolas. Não se esqueça de selecioná-las pelo seu inventário se quiser usá-las. Lara não as saca automaticamente da primeira vez.

1º Secret: Saia e suba no teto da cabine (salte e se agarre à borda. Action + direcional para cima não funcionam nesse caso). Salte para se agarrar à abertura do lado leste e suba. Procure por uma abertura no alto da parede da direita e suba. O portão se abre automaticamente à esquerda, e aqui há três alternativas possíveis:
Posicione-se no meio da plataforma e gire para ficar alinhado diagonalmente com a abertura. Recue uma vez, corra e salte para entrar pela abertura.
Escorregue pela rampa de costas, pressionando action para se agarrar à borda. Suba e o alçapão irá se fechar (ou aguarde que ele se feche e suba passando por ele (!)). Em seguida suba pela abertura.
Escorregue pela rampa e antes de chegar ao final, salte para o lado oposto. Não solte o botão de salto e Lara começará a saltar para frente e para trás. O alçapão irá se fechar após alguns segundos. Pise sobre ele e suba pela abertura.
Desça na sala abaixo e colete o Kit Médico Grande e a Munição de Uzi. Use a alavanca para abrir o portão externo. Desça no alçapão e dê um salto sobre a rampa. Volte ao túnel e siga pela passagem para chegar à abertura acima da piscina (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui). Desça na água.

Derrotando o cowboy: Agora que recuperamos nossa arma, vamos mostrar à Natla quem é Lara Croft. Suba na plataforma com caixotes e barris, passe pela sala com o vagão de mina e entre na caverna onde estava um dos capangas de Natla. Ele é forte e não morrerá facilmente. Se quiser, volte ao túnel para se proteger dos tiros e mate-o de lá. Assim que ele morrer, colete o par de Magnum que estava com ele.

Descendo pelo rio de lava: Tenha cuidado com os buracos enquanto estiver se pendurando nessa área. Siga para a extrema direita e aproxime-se da borda. Dê uma olhada abaixo para localizar uma plataforma quadrada. Pendure-se pela borda e desça (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui). Em seguida pendure-se pela borda da plataforma quadrada. Solte o botão action e segure-o novamente para se agarrar ao bloco abaixo. Suba e colete o Kit Médico Pequeno. Se agarre à fenda e desloque-se para a direita. Quando chegar ao final, desça sobre a plataforma. Siga para a lateral para encontrar outra fenda. Se agarre a ela e desloque-se mais uma vez para a direita. No final, desça. Vire à direita e você verá uma terceira fenda. Salte para se agarrar à borda da rocha acima. Solte action e pressione novamente para se agarrar à fenda. Desloque-se para a direita e desça no final. Siga pela passagem, que leva a uma rampa. Desça por ela para chegar a uma plataforma próxima ao rio de lava.
Evite a plataforma quadrada do lado oposto, porque a lava incandescente pode ferir Lara. Mova-se um pouco para a esquerda e salte para a plataforma do centro. Siga para a esquerda e salte para o primeiro pilar.

2º Secret: Vire à direita e salte para a abertura do lado oposto. Quando você chegar ao canto, uma pedra irá rolar pela esquerda, mas você terá tempo suficiente para empurrar o bloco móvel e se salvar. Em seguida puxe-o estando Lara voltada para oeste e siga para trás dele. Ainda voltado para oeste, suba para o túnel acima e vire-se. Salte para a plataforma à direita e colete o Kit Médico Grande e Munição de Uzi. Salte de volta ao túnel e siga por ele até o final. Desça sobre os trilhos e colete outro Kit Médico Grande, a Munição de Shotgun e a Munição de Uzi. Tente passar pela pequena abertura entre a pedra e a parede. Para isso, corra em direção ao buraco e, se Lara não passar (o que é bem provável), pressione jump e mantenha esse botão pressionado juntamente com o direcional para cima. Se conseguir, suba para a sala acima. Se não, faça o caminho de volta por onde veio. Em seguida desça pela abertura do canto noroeste e volte à abertura do túnel. Dê um salto para o pilar de onde viemos e vire à direita.
Dê um salto para o próximo pilar (à direita) e mais um salto para o próximo. Dê um último salto para o pilar seguinte (à esquerda) e desça para a plataforma abaixo. Siga pela abertura e escorregue para uma plataforma acima do rio de lava. Salte para se agarrar à borda adiante e suba. Você chegará a uma área com caixas “TNT”. Ignore o primeiro conjunto de caixas e siga para o próximo. Das duas caixas à frente, a da esquerda é móvel. Puxe-a uma vez, siga para a direita e empurre-a mais uma vez para posicioná-la em frente à abertura. Agora comece a empurrá-la em direção à próxima sala. Você deverá posicioná-la embaixo da abertura da parede esquerda (desde que a entrada esteja à suas costas).
Suba sobre o caixote, em seguida entre na abertura. Suba pela rampa (coletando um Save Crystal no caminho) e escale plataforma adiante. Salte para uma das rampas laterais acima do buraco com lava e aguarde que uma pedra role da passagem adiante. Dê um salto para a plataforma oposta. Certifique-se de saltar da borda, pois Lara deve cair sobre a parte plana. Siga pelo túnel que nos leva a uma plataforma do lado oposto à área onde derrotamos o cowboy. Siga para a direita e colete a Munição de Magnum. Em seguida acione a alavanca. Isso fará o caixote de TNT que empurramos anteriormente explodir e destruir as rochas que bloqueavam a passagem. Agora precisamos voltar até lá, então volte ao buraco com lava e salte sobre ele como antes. Desça pelo túnel e retorne à caverna dinamitada.

Derrotando o skatista: Execute saltos simples para passar pelas partes irregulares das rochas e siga pelo túnel, que nos levará a uma pista de skate. Logo um skatista irá surgir. Se você tiver munição de Magnum suficiente, use essa arma para derrotá-lo mais rapidamente. Se você decidir usar as pistolas, utilize o túnel pelo qual passou como cobertura. Assim que ele morrer, colete de volta o seu par de Uzis junto ao corpo dele.
Siga para o lado oeste da área, onde você encontrará mais Munição de Uzi próxima à rampa. Retorne à entrada da pista de skate e vire à esquerda (assumindo que a entrada está à suas costas). Salte sobre o buraco e colete mais Munição de Uzi. Contorne o perímetro da passarela para chegar a um buraco com água. Antes de descer até lá, colete a Munição de Uzi próxima.

3º Secret: Caia na água e nade pelo túnel. O portão irá se abrir automaticamente, então você pode entrar e coletar a Munição de Uzi, o Kit Médico Pequeno e o Kit Médico Grande. Nade de volta através do portão e suba à superfície. Saia da água e siga pela passagem que nos leva de volta para próximo ao buraco com água. Desça.

Rampa e pedras: Saia pela abertura ao norte e siga pela passagem à esquerda (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal no caminho). A área seguinte esconde uma armadilha. Três pedras irão rolar. Para passar por elas faça o seguinte: pise na base da rampa próxima à parede da esquerda. A pedra do centro começará a rolar, então aguarde. Em seguida prossiga um pouco mais e quando a pedra da esquerda começar a rolar, salte lateralmente para a direita. A pedra da direita começará a rolar, então salte de volta para a esquerda. Suba a rampa, mas pare antes de chegar ao final. Uma quarta pedra irá rolar pela passagem à esquerda.
Prossiga pela rampa e suba para a sala acima. Suba sobre uma plataforma no canto noroeste e salte para o primeiro pilar. Vire-se para o leste e salte para se agarrar à borda. Suba, vire à esquerda e salte para se agarrar ao pilar acima. Suba, vire à esquerda mais uma vez e salte para o último pilar. Em seguida siga para a sala acima.

Blocos móveis: Aqui você encontrará um bloco móvel (Bloco 1). Empurre-o duas vezes para revelar uma sala oculta. Dessa forma você posicionará o bloco no canto esquerdo da segunda sala (e tampará uma abertura na parede da esquerda e outro bloco móvel ao norte). Por enquanto, siga para o canto de trás e à direita da sala, onde você encontrará uma abertura no teto. Suba para a sala acima. Aqui você encontrará um segundo bloco móvel. Puxe-o uma vez, siga para a esquerda e, estando Lara voltada para oeste, puxe-o pelo canto (e próximo à abertura). Você acabou de revelar uma sala com uma porta fechada e uma abertura no chão. Não podemos fazer nada com a porta por enquanto, então desça pela abertura.
Nesta sala você verá um terceiro bloco móvel. Não é possível empurrá-lo, então puxe-o uma vez. Esse bloco que acabamos de empurrar é aquele que estava oculto pelo primeiro bloco que empurramos. Para retornar, suba pela abertura no teto e desça pela abertura da sala com a porta fechada. Aqui está o primeiro bloco móvel. Voltado para o norte, empurre-o uma vez e você revelará uma abertura à esquerda, que inclui uma alavanca e uma segunda porta fechada. A porta está à esquerda.
Siga pela passagem e desça a escadaria à esquerda para encontrar um quarto bloco móvel. Empurre-o para revelar uma passagem com duas alcovas na parede da esquerda. Há também uma porta fechada que se abre automaticamente quando Lara pisa sobre um ladrilho específico, e se fecha após breves segundos. Ignore a porta e use a alavanca da segunda alcova. Isso abrirá a porta próxima à primeira alavanca. Para retornar até lá, siga pela passagem de volta, suba a escadaria e saia pela porta. Siga pela abertura à direita para a sala anterior e desça pela abertura no chão. A porta que acabamos de abrir está no canto nordeste. Siga por ela.

O lado externo: “Diga xis!…” Um capanga está nos esperando do lado de fora. Você pode subir em um dos telhados para se proteger e matá-lo de lá. Levará algum tempo porque Lara não pode mirar nele facilmente lá de cima. Você pode também matá-lo do chão. Para economizar energia, procure ficar atrás do capanga e atire em suas costas (que covardia). O capanga tentará se virar para atingir Lara, mas se você continuar se posicionando às costas dele (e atirando ao mesmo tempo) ele não conseguirá atingir você. Quando ele morrer, ele deixa a sua Shotgun. Se você já possuir a arma você não ganhará nada (nem mesmo munição, mas se você quiser o maior número de itens coletados em suas estatísticas finais, certifique-se de coletar esse item).
Se você observar as duas construções pequenas, você verá que uma delas possui uma porta aberta. Ela nos leva de volta à área anterior. É a porta que se abriu automaticamente ao pisar sobre o ladrilho específico. Você precisa abrir a porta da outra construção, o que faremos agora. Siga para a pirâmide e suba sobre a plataforma acima da entrada. Dê um salto para a primeira parte plana da pirâmide. Não é possível chegar à entrada que queremos a partir deste nível, por isso suba dando saltos curtos até chegar à plataforma plana do topo. Em seguida vire à esquerda e salte sobre a pirâmide para escorregar por ela até a parte plana em frente à abertura na parede. Entre na caverna e use a alavanca para abrir a porta da segunda construção. Desça e siga até lá. No interior da sala você encontrará um Kit Médico Grande, Munição de Uzi e a Pyramide Key (Chave da Pirâmide). Encaixe a chave na fechadura próxima à entrada para abrir as portas. Siga por elas para finalizar a fase.
A cut scene mostra Natla colocando o Scion em um altar. Ela em seguida observa uma grande esfera na parede.
Em seguida um FMV surge, mostrando o topo de uma montanha explodindo e revelando o topo da pirâmide dourada.

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