TR1 - Header

Fase 14: Atlantis

LOCAÇÃO: MAR MEDITERRÂNEO

FASE 14 – ATLANTIS (ATLÂNTIDA)

Aguarde as luzes iluminarem o cenário. Em seguida prossiga e colete a Munição de Uzi. Quando Lara se aproximar da abertura, a esfera à esquerda irá explodir e um mutante irá saltar dela. Recue rapidamente e comece a atirar até ele explodir. Saia e siga para a direita. Prossiga um pouco e quando a esfera explodir e o mutante saltar dela, salte de volta para trás e entre no túnel mais uma vez, atirando ao mesmo tempo.
Saia e siga para o outro lado da sala. A segunda esfera à esquerda não irá explodir, mas terceira sim. Então, quando o mutante aparecer, salte para trás e atire até ele ser liquidado. As outras duas esferas à direita não irão explodir, então explore a área livremente. No final da sala você encontrará um pouco de Munição de Uzi em frente a uma porta fechada. Ela não irá se abrir agora, tampouco a porta à direita. Portanto, siga para a esquerda. A porta aqui se abre automaticamente. Siga por ela e suba a escada para chegar a uma área escura acima da qual você matou os mutantes.

Área com piso de vidro: Essa parte é um pouco escura, mas o Kit Médico Pequeno no canto nordeste e a Munição de Shotgun na passarela central são visíveis. Quando coletar a munição (com Lara voltada para oeste), proceda um pouco e a esfera abaixo irá explodir, liberando um mutante alado. Salte para trás e atire nele. Frequentemente (não sempre), o mutante demora um tempo para encontrar o caminho para a parte superior. Se você usar uma arma potente, você o matará antes que ele chegue muito perto. A esfera abaixo da porta do lado noroeste (próximo de onde você coletou o kit médico) explodirá depois que você matar o primeiro mutante. Caminhe próximo a ela e o mutante que será libertado virá pelas escadas por onde subimos, então volte-se para a entrada e comece a atirar assim que Lara mirar nele. Há uma esfera remanescente, porém ela não irá explodir… ainda.
Agora explore a área um pouco para se localizar. Se a entrada estiver à suas costas, você verá uma porta fechada do lado oposto. Há uma outra porta fechada no outro canto, do mesmo lado, e uma alcova no canto de trás à direita. Siga para ela e use a alavanca para abrir a porta do lado oposto. Siga para essa porta e use a outra alavanca para abrir outra porta. Antes de seguir para lá, caminhe próximo à última esfera para liberar o mutante alado. Acabe com ele e siga pela porta que abrimos há pouco.
Desça a escadaria e acione a alavanca para abrir a porta central na sala abaixo. A porta no final da escada irá se abrir automaticamente e nos levará de volta à sala das esferas destruídas.

O poço de lava: Siga pela porta que acabamos de abrir à direita, com armas em punho. Quando você chegar a um poço com lava, Lara irá mirar em um mutante alado acima. Atire algumas vezes e então recue de volta ao túnel por onde viemos. O mutante deverá encontrar a passagem, então recue um pouco mais e atire nele até que ele exploda.

1º Secret: Retorne ao poço com lava e vire-se para o caminho pelo qual passou. Recue e se agarre à borda da plataforma. Solte action e se agarre à plataforma abaixo. Suba e entre na passagem. Colete o Kit Médico Grande, a Magnum e Munição de Uzi. Continue pelo túnel e suba pela passagem à esquerda. No final, pendure-se pela borda e desça.
A passagem do lado leste nos leva de volta ao poço com lava (seria nossa entrada se não tivéssemos coletado o Secret). Uma vez que não há razão para seguir até lá, evite este caminho, pois há uma armadilha que será ativada desnecessariamente. Ao invés, entre na sala do lado oeste. Caminhe sobre a passarela e vire à direita quando chegar ao final. Dê um salto para se agarrar à fenda na parede. Solte e se agarre à borda da abertura abaixo. Suba e siga pela rampa. Use a alavanca para abrir a porta do lado externo e continue pela escada. Colete a Munição de Uzi e dê um salto para a plataforma abaixo. Agora salte para a passarela do lado oposto. Assim que Lara passar sobre a esfera, ela explodirá, liberando um mutante alado. Suba e entre na passagem adiante, de onde podemos matar o mutante com segurança. Se você não quiser liquidar todos os inimigos da fase, apenas ignore-o (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui). Siga pela passagem à esquerda para chegar a uma sala com uma piscina e uma pirâmide.

Piscina e pirâmide: Dê um salto para se agarrar ao pilar adiante e suba. Vire à esquerda para observar a pirâmide. Há algumas plataformas planas nela. Posicione Lara no centro do pilar e salte para a primeira plataforma plana. Rapidamente salte para a próxima plataforma acima, pois uma pedra irá rolar do topo. Vire à direita; há outras três plataformas planas adiante. Posicione em direção à plataforma do meio e salte para lá. Evite a plataforma da parte inferior porque isso ativará mais uma armadilha.

2º Secret: Antes de descer, vire para sudeste e salte para a plataforma plana no alto. Vá saltando de plataforma em plataforma até chegar à última no topo. Entre na passagem e siga até o final. Colete o Kit Médico Grande e a Munição de Magnum e de Uzi. Volte e desça pela pirâmide em direção à plataforma em frente à porta fechada.
Dê um salto para se agarrar à base da escada do outro lado. Vire à direita e salte para a plataforma em frente. Colete o Kit Médico Grande e salte para o próximo pilar. Entre na caverna à esquerda e colete Munição de Uzi. Acione a alavanca para abrir três portas na próxima sala, que permitirá que a lava escoe e criando uma passagem pela qual iremos sair.

A porta temporizada: Salte na água e localize uma alavanca submersa abaixo do pilar onde coletamos o kit médico. Essa alavanca abrirá uma porta na base da pirâmide, porém ela é temporizada. Você terá cerca de 40 segundos para chegar até lá e para isso precisará saltar através das plataformas planas na pirâmide. 40 segundos são suficientes para que Lara chegue ao seu objetivo, então não se desespere. Portanto, use a alavanca e nade em direção à entrada. Suba na plataforma e em seguida suba no pilar. Vire-se para a pirâmide e salte para a primeira plataforma plana. Agora salte para a segunda plataforma e desta para a plataforma central (como fizemos antes). Ao chegar lá, salte para a parede para descer pela rampa e chegar ao outro lado. Siga pela porta.
{Nota: Se a sala não estiver cheia de lava, significa que você não usou a alavanca dentro da caverna acima da piscina. Se for o caso, retorne à sala anterior e acione essa alavanca}.
Salte para a plataforma do outro lado e suba. Siga pela passagem ao lado, vire à esquerda e salte para a abertura (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui). Siga pela passagem, tomando cuidado com o buraco com espinhos mais adiante. Salte sobre ele e suba pelos blocos. Caia na água e nade para baixo e para frente. Colete a Munição de Shotgun no fundo e acione a alavanca submersa para abrir a porta. Nade por ela e suba à superfície na próxima sala.

De volta ao poço: Saia da água e siga pela passagem para chegar à plataforma com Munição de Uzi, na sala do poço. Uma armadilha será ativada na abertura adiante, então fique atento. Um mutante alado irá surgir, então vire rapidamente à direita e salte para a plataforma adiante. Entre na passagem e mate-o de lá. Colete a Munição de Uzi.

Alavancas e Mutantes: Siga pela passagem e caia na água. Nade em direção a uma sala com quatro colunas submersas que sustentam a plataforma acima. Quando entrar, vire à direita e colete o Kit Médico Pequeno atrás da coluna. Há também uma abertura à esquerda que leva a três portões fechados. Eles são acessíveis pela parte de cima. Então suba e saia da água (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui). Se quiser, colete a Munição de Uzi na abertura que leva aos três portões fechados.

A sala aqui possui 4 incubadoras de mutantes, nenhuma ativa ainda. Além dos três portões fechados, existem 5 alavancas na sala. Uma vez que só existem três portas para serem abertas, somente três alavancas precisam ser acionadas. As outras duas ativam as incubadoras.

Comece com a alavanca #1 no canto noroeste. Use-a para abrir o portão exterior. Prossiga em sentido horário, ignorando a alavanca #2 no canto nordeste e use a alavanca #3 no canto sudeste para abrir o portão do meio. Continue e acione a alavanca #4 no meio da sala para abrir o portão interno. Com isso uma das incubadoras será acionada (a que está em cima da alavanca #2). Se desejar matar os mutantes, acione as outras alavancas e elimine-os. Se desejar ignorar a luta, siga pelos portões que foram abertos.

Nade através do túnel, passando pelos portões abertos e suba na passagem. Siga por ela para a esquerda, e em seguida vire à esquerda mais uma vez. Na bifurcação, vá para a direita. Acione a alavanca para abrir a porta. Entre e colete a Munição de Uzi. Uma pedra já terá bloqueado a abertura à frente, e uma vez que precisamos passar por ali faça o seguinte:

  • Rota mais longa: Encontre um bloco móvel próximo à pedra. Puxe-o uma vez, então siga para a direita e empurre-o em direção à parede. Dessa forma, você irá impedir que a pedra role em frente à passagem na próxima etapa. Para “resetar” a área, saia pela abertura no lado norte e siga pela passagem sinistra com paredes pulsantes. Vire à esquerda e use a alavanca novamente para entrar. A pedra irá rolar, porém desta vez será bloqueada pelo bloco.
  • Rota curta: Aproxime-se da abertura onde está a pedra e posicione Lara diagonalmente em frente ao buraco entre a pedra e a parede. Comece a correr e pressione jump. Não solte esses botões e Lara irá passar através da passagem.

De volta ao poço: A passagem nos levará à sala do poço novamente, porém estaremos mais no alto que anteriormente. Saque as armas e mate um mutante alado. Assim que ele morrer salte para a plataforma à direita.
Siga pela passagem para chegar a uma sala com duas esferas (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui). Ao se aproximar da abertura, a esfera da esquerda irá explodir, liberando um mutante alado. Mate-o daqui de dentro e em seguida saia para atrair o segundo mutante da esfera à direita. Recue novamente e mate-o. Saia e aproxime-se da borda da rampa, posicionando Lara em frente à plataforma vermelha do lado oposto. As outras são muito íngremes. Desça pela rampa e salte antes de chegar à borda. Colete a Munição de Uzi, a Munição de Shotgun e o Kit Médico Grande.

Ponte sobre a lava: Siga pela passagem para chegar a uma sala com uma esfera à esquerda e uma ponte inclinada no centro. Siga para a direita e saque as armas. Assim que Lara se aproximar do item no chão um mutante alado irá aparecer por trás, então recue de volta à passagem e mate-o de lá. Colete a Munição de Uzi e retorne à entrada. Salte para a plataforma à esquerda e para o pilar adiante. A esfera irá explodir e um mutante irá sair dela. Entre à esquerda e mate-o de lá. Você encontrará mais Munição de Uzi aqui.
Salte da abertura para a ponte na parte central, mirando no piso de cor marrom. Siga para a esquerda e vire-se. Saque uma arma e Lara irá mirar em dois mutantes na abertura da extrema direita. Você terá que saltar de lado para evitar os tiros lançados por eles, então certifique-se de posicionar Lara alinhada com a ponte. Assim que os mutantes forem liquidados, vire-se para a parede oposta. Desloque-se para a direita, para a parte estendida da ponte. Salte para a plataforma oposta e suba. Vá para a direita e colete as Munições de Uzi. Em seguida acione a alavanca no topo da rampa. Isso abrirá uma porta pela qual iremos passar num instante. Volte e siga para o outro extremo da plataforma, saltando sobre a rampa inclinada adiante. Puxe o bloco móvel para revelar uma passagem. Siga por ela.
Siga pela passagem e suba as rampas. No topo, passe com cuidado pela armadilha: corra quando as lâminas estiverem abertas. Vire à direita e salte para a caverna onde estavam os dois mutantes que matamos há pouco. Suba pelos blocos à esquerda e colete o Kit Médico Pequeno e a Munição de Uzi.

De volta ao poço: Siga pela passagem para chegar a uma plataforma na sala do poço (estamos cada vez a uma altura maior). Um mutante alado irá surgir, então acabe com ele. Em seguida salte para a plataforma à direita.

Sala com pilares e lava: Siga pela porta que se abre ao aproximarmos. Você chegará a uma sala com quatro pilares sobre um poço de lava (os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui). Uma vez que não é possível chegar ao pilares, salte para a plataforma adiante. Entre na passagem à esquerda e acione a alavanca para rearranjar os pilares e alterar sua altura. Retorne à sala e salte para a entrada.
Salte para o pilar mais próximo e dê saltos simples para chegar aos outros dois. Em seguida salte para a entrada, pressionando action para abaixar a cabeça de Lara. Se você cair sobre a plataforma embaixo, suba para a abertura. Aqui há outra alavanca que altera mais uma vez os pilares, retornando-os para a posição inicial. Acione-a e volte à saída. Salte para o pilar à esquerda e em seguida salte para o que está abaixo da saída. Se não conseguir fazer isso, salte para o pilar próximo à parede e em seguida salte para o pilar abaixo da abertura. Suba e salte para a passagem.
Siga pelo caminho para chegar a uma rampa de cor vermelha. Três mutantes irão descer por ela, então você pode retornar ao último pilar e matá-los de lá ou pode partir para o mata-mata, literalmente.

3º Secret: Siga para o corredor por onde viemos e observe o piso. Há um ladrilho que não possui borda dourada. Ao pisar sobre ele, você abrirá uma porta no topo da rampa da passagem seguinte, do lado direito. Essa porta é temporizada, mas o tempo é mais que suficiente. Entre e colete um Kit Médico Grande, Munição de Uzi e Munição de Shotgun.

De volta ao poço: Siga pela passagem no topo da rampa. A porta irá se abrir automaticamente. NÃO USE a alavanca na parede à direita. Ela não abre a porta ao lado e nós nunca a abriremos (ignore os itens lá dentro). Isso fará a lava adiante fluir. Ao invés, suba pela passagem próxima à porta pela qual passamos para chegar à sala do poço (mais alto). Salte para a plataforma à direita e colete a Munição de Uzi. Prossiga pela passagem, onde um mutante irá aparecer. Permanecer nessa passagem não nos ajuda, uma vez que essa coisa atira bolas de fogo. Posicione-se em frente à passagem e salte lateralmente para evitar os tiros. Assim que ele morrer, colete a Munição de Uzi.
A armadilha adiante possui dardos e lâminas. Para passar facilmente, aproxime-se de um dos lados da rampa e siga até o final, próximo às lâminas. Vire-se para a rampa e salte sobre ela. Imediatamente recue para evitar a pedra que rola de cima. As lâminas foram desativadas e você poderá passar por elas para chegar à próxima sala.

A Sala dos Tronos: Você chegará à Sala dos Tronos dos governantes de Atlântida: Tihocan, Qualopec e Natla – observe as iniciais. Os jogadores da versão Playstation encontrarão um Save Crystal aqui. A base de cada trono é móvel, mas você pode usar apenas o bloco do trono de Natla. Empurre-o duas vezes para revelar uma passagem. Siga para a direita para chegar atrás do trono de Tihocan. Aqui você encontrará duas alavancas com alçapões embaixo e uma porta fechada entre as alavancas. Não importa qual alavanca você usará, uma vez que ambas levam ao mesmo lugar.
Ao usar a alavanca da direita, salte para trás. Pendure-se na borda e desça. Salte para a rampa adiante e salte de volta à plataforma anterior para evitar a pedra que rola. Em seguida salte novamente para a rampa e siga para cima e para a esquerda. Se você usou a alavanca da esquerda, salte para trás. Em seguida pendure-se na borda e desça, mantendo o botão jump pressionado durante a queda. Assim que Lara cair sobre a plataforma, ela irá saltar sobre o buraco com espinhos e cair na rampa adiante. Suba por ela e siga pela esquerda.
Suba pela abertura, e em seguida pelo bloco adiante. Acione a alavanca para abrir a porta entre as duas alavancas acima. Suba através dos próximos blocos e desça atrás do trono. Siga pela porta que abrimos e prossiga através da rampa.
Quando você passar pela porta, ela se fecha à suas costas. Colete os quatro pares de Munição de Uzi nos dois extremos da sala (e um Save Crystal para jogadores da versão Playstation). Ao se aproximar do outro lado da sala, a esfera no chão irá explodir, libertando um centauro. Imediatamente recue enquanto atira e comece a saltar de lado para evitar as bolas de fogo. Assim que ele morrer, acione a alavanca para abrir a porta e ativar as duas esferas do topo. Se você não quiser lutar contra os centauros, mova-se através do perímetro da sala até alinhar Lara com a saída. Siga então por ela e desça pela rampa. Se quiser lutar contra eles, siga o procedimento acima até chegar à porta. Estando Lara voltada para a porta, salte para qualquer dos lados e as esferas irão explodir. Rapidamente, salte para o lado em frente à entrada e desça pela rampa. Você lutará contra os mutantes lá de baixo.
Nessa caverna, outros dois mutantes irão atacar. Você terá que liquidá-los, portanto é melhor usar uma arma potente. Se conseguir, suba sobre o bloco à direita. Note porém que você perderá muita energia, pois os mutantes irão saltar sobre Lara. Se você atraiu os mutantes que estavam lá em cima, siga para a base da rampa de onde viemos e mate-os de lá.

O Clone de Lara: Aproxime-se do centro da sala e examine o clone de Lara. Ela faz exatamente o que Lara faz e pode até mesmo atirar contra você se você fizer o mesmo, o que significa que, se ela morrer, você morre. Para sair desta sala, você terá que matá-la. Porém, ao invés de atirar contra ela, você terá que atraí-la para uma armadilha.
Você está do lado oeste. O lado do clone é o leste. Estando Lara voltada para oeste, suba pela pequena rampa à esquerda e escale o bloco adiante. Vire-se e salte para o pilar. De lá salte para a plataforma adiante, mirando o lado esquerdo. Aqui há um alçapão que se abre através da alavanca e ele tampa um poço com lava. A porta adiante é a saída. Acione a alavanca para abrir o alçapão. Ele é temporizado e você terá aproximadamente 40 segundos para atrair a criatura para essa armadilha.
Portanto, acione a alavanca, role e corra diagonalmente para a esquerda. Salte da borda e se agarre ao bloco. Este bloco é o primeiro no qual a criatura subiu (imitando os seus movimentos). Se você cair em frente ao bloco, não hesite. Salte e se agarre à borda, subindo em seguida. Vire à direita e salte para o pilar. Em seguida dê um salto para a plataforma adiante. Corra sobre a parte central. Se Lara passar sobre o ponto correto, a câmera irá recuar, mostrando a criatura caindo na armadilha. Ao fazer isso, a porta de saída se abrirá. Então faça o caminho até lá, como antes.

Nota de bug: Duas coisas podem dar errado aqui. Primeiro, se você salvou e carregou um jogo nesta sala ou enquanto estava descendo pela rampa que nos traz a essa área, a criatura poderá ficar travada ou então desaparecer. Nesse caso, salte em direção à rampa pela qual descemos e escorregue novamente. Isso irá resetar a área e tudo voltará ao normal. Segundo, o clone poderá ficar confuso e ficar preso em algum lugar durante o processo. A criatura não se moverá não importa o que você faça, então a única coisa que você poderá fazer é carregar um jogo anterior. E se seu último save foi nesta área, você deve ter ativado o bug descrito acima e terá que resetar a área. Por último, essa morte não irá contar em suas estatísticas finais.

Siga em direção à saída e escale a passagem adiante. Colete a Munição de Uzi e siga até o topo. Quando você virar à esquerda, um centauro irá atacar. Imediatamente salte para trás, atirando ao mesmo tempo. Retorne à passagem por onde viemos e desça pela abertura se necessário. Assim que ele estiver morto siga para o topo e colete mais Munição de Uzi. Um mutante irá atacar pela direita, então acabe com ele.

Corrida contra o tempo: Há duas alavancas nessa área: uma de cada lado. A alavanca da direita abre a porta de saída e a alavanca da esquerda estende a ponte sobre o poço. Uma vez que a alavanca que abre a porta de saída nos dá mais tempo, devemos acioná-la primeiro. Antes de fazer qualquer coisa, siga para a esquerda e colete a Munição de Uzi. Agora vá para a direita (observe as portas fechadas aqui), acione a alavanca e role. Comece a correr, saltando ao mesmo tempo para cobrir mais distância. Saltar sobre os cantos irá economizar mais tempo. Assim que você acionar a segunda alavanca, corra em direção à ponte e passe pela porta.
Você chegou à sala onde Natla depositou o Scion sobre um altar. Colete os dois pares de Munição de Uzi e suba sobre a pequena rampa à esquerda. Posicione-se em frente ao altar e pressione action para finalizar a fase.

{Nota: Se você contornar o altar, verá uma plataforma com uma esfera no topo. Essa plataforma está no topo do grande poço de lava pelo qual passamos diversas vezes. Se você descer até lá, não poderá ir a lugar algum. Este local é o início da próxima fase. Para retornar, aproxime-se da borda direita de trás da plataforma e a porta irá se abrir. Salte por ela e suba a escada. Outra porta irá se abrir. Suba por ela e retorne à sala com a porta temporizada e a ponte. Você terá que acionar as alavancas novamente}.

Na cut scene, Lara se aproxima do Scion e tem outra visão:

O FMV que se segue mostra Natla presa a um altar pelos outros dois governantes de Atlântida: Qualopec e Tihocan. Ela desdenha: “Não podem fazer isso!”. Os governantes já fizeram suas escolhas e condenam Natla por seus crimes e pelo flagrante uso inapropriado de seus poderes. Natla tenta se explicar, mas Qualopec a interrompe, dizendo que ela tentara iniciar uma guerra contra Tihocan e ele, com o único intuito de usar a pirâmide para sua destruição descuidada. Natla, furiosa, protesta dizendo que nenhum deles poderia usar a pirâmide da forma correta. Qualopec não quer mais ouvi-la e diz a Tihocan: “Vamos terminar com isso!”. Natla se volta para Tihocan agora, pedindo sua ajuda, porém Tihocan apóia Qualopec e diz a Natla que ela havia usado a pirâmide como uma fábrica de horrores, ao mesmo tempo em que a câmera recua e nos mostra uma estranha criatura. Natla tenta se explicar, dizendo que eles serão a nova geração. Tihocan, porém, lhe diz que eles a trancarão no limbo. Natla é selada em seu túmulo, mas amaldiçoa a todos: “Vocês também não irão descansar, nem seu maldito continente de Atlântida!”.

De volta ao presente, a cut scene mostra Lara sendo lançada para longe do altar. Natla se aproxima:

“De volta, novamente?”. Lara lhe faz a mesma pergunta, deduzindo que Natla retornou para a “Grande Reabertura”.

Natla: Evolução é um ciclo. Seleção Natural vem desde o início dos tempos. Trazer carne fresca irá incitar as lutas territoriais novamente, nos fortalecendo e desenvolvendo, até criar novas espécies. Ela então mostra a Lara a esfera da sala ao lado.

Lara: Um tipo de evolução por esteróides, então?

Natla: O útil ao agradável. Aqueles subdesenvolvidos Qualopec e Tihocan não faziam idéia. O cataclisma de Atlântida abateu uma raça de fracos – mergulharam-nos à sobrevivência básica novamente. Não deveria acontecer daquele jeito.

Lara: Ou assim…

Lara então faz um movimento com suas mãos, mostrando a sala lateral.

Uma voz computadorizada informa: Incubação inicia-se em quinze segundos.

Natla: Tarde demais para abortar agora…

Lara aponta sua arma para o Scion: “Não sem o coração da operação…”

Natla grita “Nããão!” e ataca Lara para impedi-la. Ambas caem da plataforma, mas Lara se agarra à borda da plataforma do lado oposto. Natla cai na escuridão e Lara sobe na plataforma. O computador continua a contagem regressiva: “Cinco, quatro, três, dois, um…”

<< Fase anterior – Natla’s Mines | Índice de fases | Próxima fase – The Great Pyramid >>