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Fase 08: Wreck of the Maria Doria

Local: Mar Mediterrâneo

Fase 08 – Wreck of the Maria Doria (Naufrágio do Maria Doria)

Siga a passagem para sair acima de um reservatório inundado. Há um mergulhador circulando nas águas abaixo. Você pode pular na água e atirar nele os arpões ou pode atraí-lo para fora do túnel, retornar à superfície e atirar nele com outra arma. Pegue no fundo do reservatório dois pares de arpões e entre na passagem submersa.

Saia da água e pegue o Kit Médico Grande no chão. Aproxime-se da borda e olhe para baixo: é uma longa descida que Lara terá que fazer. Mas essa queda tira quase 70% da saúde de Lara, portanto tenha certeza de que você tem energia suficiente antes de descer. Vire-se e se pendure pela borda. Solte e caia sobre um piso decrépito. Ele irá ruir e Lara aterrissará sobre um piso sólido logo abaixo.

{Nota: Neste ponto você pode tomar um atalho. Contudo você precisará de alguns kits médicos e deverá estar ciente de que irá perder vários itens, mortes e os dois primeiros secrets. Se mesmo assim quiser verificar, cheque a nota no final da página}.

Pelo Maria Doria: Como você pode notar, o navio está de cabeça para baixo. Note o trampolim pendurado acima: o buraco pelo qual desceu é na verdade uma piscina. Siga para a esquerda e saque suas armas, pois dois capangas irão aparecer. Mate-os e colete deles dois Kits Médicos Pequenos e munição de pistolas automáticas.

1º Secret: Entre na sala de onde os capangas vieram e note alguns móveis caídos à esquerda. Pule sobre eles e suba no buraco acima. Fique com armas em punho, pois há um capanga aí em cima. Quando chegar à saída do outro lado, vire-se e espere outro capanga aparecer. Mate-o e desça pela abertura. Colete o Dragão de Prata e retorne pelo mesmo caminho para o banheiro.

Há três blocos aqui que você deve rearranjar para ter acesso a duas salas diferentes. Puxe o primeiro deles uma vez, contorne pelo outro lado e coloque-o no buraco à esquerda. Agora restam os dois blocos que estão bloqueando as saídas. Puxe o bloco da esquerda e coloque-o junto ao primeiro bloco, no buraco. A passagem revelada leva à Sala de Repouso. Agora puxe o bloco restante para revelar a passagem que leva ao Salão de Festas.

No Salão de Festas: Siga pela passagem que leva ao Salão de Festas. Assim que você descer para o piso abaixo, um capanga irá surgir pelo corredor de onde Lara veio e outros dois irão aparecer do Salão de Festas. Se você for rápido, poderá liquidar o capanga do corredor antes que os outros dois apareçam. Depois de matá-los, pegue um Kit Médico Grande e flares. Entre no salão. Há outro capanga, que está circulando no segundo patamar do salão. Mate-o e siga para o lado direito do salão. Entre na próxima sala e ande cautelosamente pelas lâminas no chão. Pendure-se na borda do buraco, solte e agarre-se novamente na passagem abaixo. Suba e colete a Rest Room Key (Chave da Sala de Repouso). Aproxime-se da borda e salte para o outro lado. Suba e retorne para o banheiro.

Na Sala de Repouso: Entre na sala de repouso e observe ao redor: as paredes estão cobertas de lodo e pelas janelas você pode ver outros cômodos inundados. Siga para o fundo da sala e vire à direita. Use a chave para destrancar a porta ao lado. Entre lá e acione o botão para abrir uma porta envidraçada que libera um capanga. Mate-o e acione o botão atrás da porta envidraçada para abrir outra porta, no Salão de Festas. Antes de sair, volte ao primeiro botão e acione-o novamente para fechar a porta envidraçada. Isso é necessário para você não ter que voltar aqui depois e fazer isso para poder adquirir um dispositivo que está escondido atrás da porta.

De volta ao Salão de Festas: Retorne ao salão de festas e siga para o fundo à direita. Observe duas rampas que se elevam do chão. Suba na rampa da esquerda e, da borda, salte para se agarrar à plataforma acima. Suba e vá para a esquerda. Pendure-se na borda do patamar e desloque Lara para a esquerda, passando por debaixo da pilastra e em frente à porta que você abriu há pouco. Continue se deslocando para a esquerda e passe pela outra pilastra, em direção ao patamar do outro lado. Suba e siga até o final da plataforma. Aproxime-se da borda, onde o corrimão está quebrado e observe a plataforma oposta: há um dispositivo sobre ela. Tome distância e salte até lá. Colete o Circuit Breaker #1 (Interruptor de Circuito). Retorne pelo mesmo caminho e siga para a plataforma com a porta que você abriu anteriormente. Pegue a munição de pistolas automáticas do capanga.

As Escotilhas: Siga pela porta e você irá chegar a um corredor com 5 portas. A primeira porta da direita requer uma chave. A da esquerda é uma escotilha (que leva a uma sala vazia, portanto não há necessidade de abri-la, a menos que você queira verificar tudo). À frente, a porta da direita é outra escotilha e as outras duas são portas comuns, que no momento estão fechadas. Abra a escotilha da direita e desça na sala. Há um bloco móvel à direita que você precisa colocar debaixo da chave à frente. Puxe-o duas vezes, salte/ escale para o outro lado e empurre-o uma vez. Puxe-o tendo a chave às suas costas, contorne-o e empurre-o para debaixo da chave. Acione a chave para abrir a porta acima. Agora puxe o bloco que está escondido à direita, suba nele e passe pela porta acima.

Siga pela passagem para sair em uma sala vazia, com uma porta à esquerda (esta é uma das portas que levam ao corredor das escotilhas, mas você não irá abri-la). Continue pelo corredor e no final um capanga irá surgir de uma sala adiante. Mate-o e entre na sala. Puxe o bloco móvel e coloque-o abaixo da alavanca à esquerda. Pegue a Rusty Key que estava escondida sob o bloco, acione a alavanca e saia pela porta aberta.

Você retornará ao corredor com as cinco portas. Agora use a Rusty Key na fechadura da porta à direita. Desça com cuidado e posicione o bloco móvel no final da plataforma à frente. Suba e puxe duas vezes o bloco que está no canto da sala. Vá para o outro lado e empurre o outro bloco para dentro do buraco para revelar uma passagem. Entre por ela.

À sua frente há um piso decrépito. Não se apresse em passar por ele, porque dois barris irão rolar da rampa à direita e podem atingir Lara. Faça o seguinte. Posicione Lara do lado esquerdo ou direito e dê um passo sobre o piso frágil. Assim que ele começar a ruir, salte para trás. Nesse meio-tempo, os barris já devem ter rolado. Agora, salte sobre o buraco para o outro lado. Se ainda houver dois barris no topo da rampa, eles só irão rolar se Lara passar sobre o último piso da esquerda. Então, não se preocupe com eles.

2º Secret: Note a abertura no topo da rampa. Suba, mas imediatamente recue porque dois barris irão rolar pela rampa acima. Fique sob a abertura e os barris irão passar sobre a cabeça de Lara. Suba novamente e pegue o Dragão de Jade no final da passagem.

Prossiga pelo lado oposto ao piso decrépito. Há um capanga na sala acima. Você pode liquidá-lo daqui. Desça pelo buraco no meio da sala e pule na água. Localize uma alavanca submersa próxima à escada e acione-a para abrir uma porta acima. Ela é temporizada, mas não se desespere porque há tempo suficiente. Suba na plataforma de madeira e daí suba para a sala acima. Entre pela porta que você abriu. Ela se fechará após alguns segundos, mas você poderá abri-la depois através da alavanca próxima. Siga pela direita, passando pela outra porta, que se fechará assim que você atravessá-la. Aproxime-se da rampa. No fundo há um alçapão que se abrirá assim que você escorregar pela rampa e se fecha após alguns segundos. Escorregue pela rampa e aperte o botão de pulo para que Lara fique saltando para frente e para trás até que o alçapão de feche. Depois de fechado, fique sobre ele e salte para a abertura acima (ou você pode simplesmente saltar diretamente do topo da rampa para a abertura com a alavanca, o que não tem a mínima graça…). Entre e acione a alavanca para abrir uma porta em algum lugar. Desça e salte sobre a rampa, atravesse a porta aberta e acione a alavanca para sair da sala. Desça sobre a plataforma com grades e suba na outra passagem. Siga até o final, mas não desça para a plataforma à frente ainda. Há um capanga patrulhado adiante. Mate-o daqui. Agora desça para a plataforma. Há outros dois capangas patrulhado o nível inferior. Você pode matá-los daqui de cima, mas terá que se mover pelo perímetro da sala para encontrá-los. O botão à esquerda (se a entrada estiver à suas costas) abre um alçapão do outro lado da sala, e Lara terá cerca de 25 segundos para atravessá-la, antes que ele se feche. Se você não conseguir descer a tempo, aproxime-se da rampa próxima ao alçapão, vire cerca de 45º para a direita e salte, pressionado “ação”. Lara irá tirar uma “fininha” do alçapão e cairá na plataforma abaixo.

Quando você se aproximar do Circuit Breaker #2, outro alçapão irá se abrir do lado oposto, lhe dando acesso à plataforma superior. Ignore-o por enquanto e siga para o outro lado para coletar um Kit Médico pequeno de um dos capangas. Depois, acione o botão na parede para drenar a água sob a sala com grades no chão. Volte ao canto da sala onde estava o Circuit Breaker e passe por ele para abrir o alçapão. Corra e suba por ele. Retorne à sala com grades e desça com cuidado na sala abaixo.

Abra a escotilha e suba pela rampa. Siga até o final do corredor e caia na área detrás da porta envidraçada que dá acesso à Sala de Repouso. Colete o Circuit Breaker #3 do outro lado.

{Nota: Você não estará habilitado a pegar o Circuit Breaker se não tiver fechado a porta envidraçada. Neste caso, siga os passos do próximo parágrafo para saber como ter acesso à Sala de Repouso e fechar a porta}.

O botão oposto à porta é o que você usou anteriormente. Agora, use o botão próximo ao caminho pelo qual você chegou aqui. Ele abrirá duas portas: uma leva você de volta à Sala de Repouso e a outra, à área onde o primeiro Circuit Breaker está, caso você não o tenha adquirido. Suba de volta pelo corredor pelo qual veio e siga pela rampa à direita. A passagem à frente, com painéis azuis leva você ao alçapão do primeiro Circuit Breaker. Siga pela direita para ter acesso à Sala de Repouso, mas antes de descer fique atento a dois capangas que irão surgir abaixo. Depois de ter acabado com eles, colete dois pares de arpões e munição de uzi.

De posse dos três interruptores: Saia para a área com os três blocos móveis e retorne à piscina com o trampolim. Pule na água à direita e colete o Kit Médico Pequeno no fundo. Siga pela passagem, atento à uma alavanca que abre um alçapão no final do túnel. Assim que você sair, saque uma boa arma e mate três capangas que estão patrulhando adiante. Se Lara ficar próximo ao alçapão não sofrerá muitos danos. Assim que liquidá-los pegue deles um Kit Médico Grande, munição de uzi e duas caixas de munição de shotgun. Coloque os três interruptores de circuitos nos respectivos slots para extinguir as três chamas ao lado. Puxe o bloco móvel três vezes para posicioná-lo sob a abertura acima. Suba no bloco e entre na passagem acima, matando o capanga que está lá dentro. Puxe a alavanca para inundar os dutos externos e fazê-los baixar. Volte à entrada da sala e salte para o primeiro duto. Continue saltando até chegar ao final dos dutos e salte para a plataforma oposta.

Áreas inundadas: Aproxime-se da borda da plataforma e observe abaixo. Será uma grande queda… Dê um belo pulo de ponta e caia na água abaixo. Nade pelo túnel e saia do outro lado. Suba na plataforma de madeira e siga à frente. Saque uma arma, pise na água e mate uma barracuda do lado direito. Siga pela direita para encontrar dois pares de arpões e siga pela esquerda, saindo da água em frente a uma porta. Saque uma arma, pois assim que você pisar na plataforma um capanga irá aparecer. Mate-o e colete um Kit Médico Pequeno. Siga pelo corredor e você irá sair na sala de comando do Maria Doria.

Sala de comando: Assim que você ver um buraco no chão, vire à esquerda e entre no primeiro corredor da esquerda. Siga até o final e você encontrará munição de pistolas automáticas. Do lado oposto há uma escotilha. Abra e entre. Acione o disjuntor, que fará abrir uma porta do outro lado da sala de comando. Ela é temporizada, mas não se desespere porque o tempo é suficientemente longo. Saia da sala e siga para o lado diretamente oposto. Entre na sala e colete uma caixa de flares no chão. Empurre o bloco para revelar outro disjuntor. Ao acioná-lo um alçapão irá se abrir, lhe dando acesso ao oceano. Aproxime-se das janelas em frente à manivela e a câmera irá mostrar o que você deve buscar lá fora. Siga para a sala da escotilha e entre no corredor à esquerda. No final você encontrará o alçapão aberto.

Pule na água. Há dois tubarões e três barracudas nadando por aqui. Procure evitá-los e siga pela caverna. Quando chegar à área aberta, vire à direita e nade próximo às janelas do navio. No fundo, atrás das rochas, você encontrará a Cabin Key (Chave da Cabine). Volte pelo mesmo caminho e retorne ao navio.

3º Secret: Retorne à água e faça o mesmo trajeto até chegar à área aberta, próxima às janelas. Mas, ao invés de virar à direita, siga à frente, em direção às rochas no fundo da caverna. Há um buraco escondido atrás de uma rocha. Entre por ele e você irá sair em uma minúscula caverna. Saia da água e pegue o Dragão de Ouro, recebendo como bônus a lançadora de granadas e dois pares de granadas por ter encontrado os três secrets. Pule na água e retorne ao navio.

Siga para a sala de comando e use a chave para abrir a porta da sala com janelas (perto de onde você matou o último capanga). Entre na sala e use o disjuntor para abrir uma porta perto do buraco na sala de comando. Desça neste buraco e empurre o bloco para que fique sob o disjuntor acima. Acione o disjuntor para liberar um alçapão dentro da cabine. Volte à cabine e entre pelo alçapão. Siga pelo corredor e desça na plataforma abaixo. Há dois capangas no patamar inferior que você pode matar daqui. Assim que matá-los, siga para a direita e desça para o nível inferior. Os capangas deixam um Kit Médico Pequeno e munição de metralhadora M16. Na sala escura há mais três cartuchos para M16 (se você não tiver essa arma, receberá dois cartuchos e a metralhadora M16).

Há dois mergulhadores na água. Você pode pular na água e atirar arpões neles ou pode pular e subir em uma das plataformas com vidro e atirar neles com outra arma. Assim que acabar com eles localize um barril na água e siga em direção a ele. Há uma passagem atrás das rochas. Siga por ela, estando atento a três enguias e duas barracudas que aparecem. Continue pela passagem e você irá chegar a outra parte do navio, mas isso é para a próxima fase…

Atalho: Tomando este atalho, você irá perder os dois primeiros secrets, vários itens e inimigos. Para usar este atalho você precisará de alguns kits médicos. Então, assim que cair pelo buraco da piscina, siga para a pequena abertura inundada no chão, à direita. Pule na água e colete o Kit Médico Pequeno no fundo. Siga pela passagem, atento à uma alavanca que abre um alçapão no final do túnel. Assim que você sair, saque uma boa arma e mate três capangas que estão patrulhando adiante. Se Lara ficar próximo ao alçapão não sofrerá muitos danos. Assim que liquidá-los pegue deles um Kit Médico Grande, munição de uzi e duas caixas de munição de shotgun. À direita você pode ver o bloco móvel, atrás das três labaredas que seriam desativadas quando você encontrasse os três Circuit Breakers no decorrer da fase e os colocasse nos respectivos slots. Você precisará restaurar sua saúde totalmente se não estiver com 100% de energia. Posicione Lara à esquerda do bloco e comece a puxá-lo. Imediatamente sua saúde irá decrescer. Continue puxando a caixa e quando a saúde dela estiver próxima do fim, use um kit médico. Como ela está em chamas (coitada…), sua saúde continuará a cair, e quando ela estiver prestes a morrer, dê a ela um novo kit médico. Continue puxando a caixa e restaurando a saúde de Lara até que ela esteja no local correto (abaixo da abertura). Assim que tiver feito isso, role e imediatamente corra em direção à abertura pela qual chegou aqui. Use mais um kit médico se necessário. As chamas se extinguirão assim que Lara entrar na água. Retorne à sala com o bloco e suba nele. Entre na sala acima e mate o capanga. Puxe a alavanca para inundar os dutos externos e fazê-los baixar. Volte à entrada da sala e salte para o primeiro duto. Continue saltando até chegar ao final dos dutos e salte para a plataforma oposta. A partir daqui, siga o passo-a-passo do parágrafo Áreas inundadas em diante.

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