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Fase 09: Living Quarters

Local: Mar Mediterrâneo

Fase 09 – Living Quarters (Aposentos)

Lara inicia a fase ainda na água, então é melhor encontrarmos um lugar para respirar bem rápido. Nade para frente e assim que você passar pela couraça do navio, vire à esquerda e localize uma alavanca. Acione-a para abrir um alçapão do outro lado. Se por um acaso a corrente levar Lara para o fundo da caverna antes de ela acionar a alavanca, role e aperte o botão de nadar. Você precisará nadar contra a corrente em direção à alavanca. Depois de acioná-la, siga para o fundo da caverna e suba pelo alçapão aberto. Siga pelo navio e saque uma arma para matar um capanga que surge do final. Colete dele um Kit Médico Pequeno. Siga por onde ele veio para chegar à sala de máquinas.

Sala de Máquinas: Quando você entrar, um capanga começará a atirar do alto à direita. Você pode tentar matá-lo agora ou deixar para depois (é um pouco difícil fazer mira daqui de baixo, além de que Lara irá perder muita energia). Siga para a esquerda para chegar ao outro lado da sala. Quando você subir na plataforma de metal, Lara irá focalizar uma alavanca no alto. Lembre-se deste ponto, pois você terá de ir lá mais tarde. Siga para o outro lado e entre na passagem à frente. Saque uma boa arma e desça para o piso inferior. Dois capangas irão aparecer na saída à frente. Mate-os e colete deles arpões e munição de pistolas automáticas (ou o Lançador de Arpões e um par de Pistolas Automáticas, se você ainda não os têm).

Continue pela esquerda e salte sobre os barris que rolam em sua direção ou dê um passo para trás depois de sair deste corredor para que os barris não acertem Lara. Siga para a sala à esquerda e mate outro capanga que aparece. Dê uma olhada na alavanca à esquerda da entrada (Lara deve estar voltada para o caminho pelo qual veio). Você não pode usá-la agora, pois antes precisará inundar esta sala. Siga para o topo da rampa e salte para a fresta da tubulação, acima das labaredas. Desloque Lara para a direita e desça. Use a alavanca para desativar as chamas e suba na passagem acima. Suba mais uma vez e no final você encontrará uma alavanca que rearranjará os pistões da sala de máquinas. Acione-a e desça pelo buraco para retornar à sala de máquinas.

Suba na plataforma de metal e salte para o primeiro pistão. Para saltar para o segundo pistão, você deve dar um salto sem tomar impulso, ou seja, sem correr. Para saltar ao terceiro pistão, dê um salto do início do segundo pistão. Salte para o quarto pistão e daí para a plataforma oposta. Se não matou o capanga ainda, faça-o agora e colete munição de pistolas automáticas.

1º Secret: Antes de entrar no corredor, vire para a direita e salte para a plataforma onde o secret está. Colete o Dragão de Prata e retorne à plataforma anterior.

Siga pelo corredor até chegar a uma área sem saída. Há um bloco móvel aí: empurre-o três vezes para colocá-lo em um cubículo. Na primeira vez que empurrá-lo, um buraco à esquerda será revelado, que o levará de volta à alavanca que rearranja os pistões. Não desça ainda. Vá para a esquerda e empurre um segundo bloco. Se quiser adquirir mais um item, retorne ao primeiro bloco e puxe-o duas vezes. Salte pelo buraco e dê a volta para chegar à parte de trás deste bloco. No cubículo onde ele estava há duas caixas com munição de shotgun.

Desça pelo buraco e acione a alavanca para voltar os pistões à posição inicial. Suba pela abertura de onde veio há pouco e siga de volta pelo corredor para chegar ao topo da sala de máquinas. Corra e salte para o primeiro pistão e dê um pulo para o segundo pistão. Para chegar ao terceiro pistão, salte do início do segundo pistão. Salte para o quarto pistão, vire para a direita e salte para a plataforma onde a alavanca está. Acione-a para inundar a sala com as labaredas e barris. Retorne ao quarto pistão e desça para o chão.

Siga para a sala que acabou de inundar e entre na água. Agora Lara pode usar a alavanca no topo da sala para abrir a porta do lado oposto. Equipe sua Harpoon Gun e passe pela porta. Um mergulhador irá aparecer, então cuide dele. Desça pelo buraco e se precisar de ar use a abertura próxima à que Lara desceu. Siga para a abertura no final da caverna (note um alçapão fechado no topo da caverna, entre as algas). Siga pela abertura e acione a alavanca na parede (tome cuidado com uma pequena enguia no buraco à direita). Retorne para o alçapão (agora aberto) e suba.

Sala dos Dutos: Um capanga está patrulhando uma plataforma acima. Suba na pequena rampa à frente e mate-o de lá. Acione a alavanca no final da plataforma e passe pela porta aberta do outro lado.

{Nota: Se você não conseguir passar pelas plataformas a tempo no passo-a-passo descrito no parágrafo abaixo, você pode tomar um atalho aqui. Posicione Lara no meio da plataforma onde está a alavanca. Vire-se para o buraco por onde você chegou aqui (aquele que leva à caverna com a enguia). Assim, a alavanca ficará à sua esquerda. Agora observe os dutos acima: note que ele faz uma curva. Desloque Lara um pouco para a esquerda de modo que ela fique sobre uma grade, mas bem próxima ao ponto em que o duto faz a curva. Dê um salto (sem tomar distância) e agarre-se à beirada do duto. Suba e siga até o final. Vire à esquerda, corra e salte para a entrada à frente. Siga pelo corredor e mate um capanga que vem da direita. Pule o próximo parágrafo}.

Alavancas temporizadas: Ao entrar nesta sala, note as duas alavancas na parede. Elas acionam duas plataformas que se elevam sobre um buraco cheio de lâminas de vidro. Elas são temporizadas, mas não se preocupe, pois o tempo é relativamente suficiente para passar por elas. Estando Lara voltada para as alavancas, acione a da direita primeiro. Comece a se deslocar para a esquerda mesmo que a câmera não esteja focalizando Lara e aperte “olhar” para desviar a câmera para você. Use a outra alavanca, desvie a câmera novamente e role. Corra e salte para a primeira plataforma elevada. Comece a deslocar Lara para a direita até alcançar a alcova acima. Suba e acione a alavanca para liberar uma plataforma na sala anterior. Desça, suba na rampa elevada do outro lado e salte para a plataforma acima. Retorne à sala dos dutos e siga para a esquerda. Pule sobre a rampa mais baixa e mantenha o botão de pulo pressionado para saltar para a rampa detrás. Novamente mantenha o botão pressionado juntamente com o botão de ação para se agarra à plataforma acima. Suba e salte para o duto do outro lado (onde você matou o capanga). Siga pelo duto e puxe o bloco uma vez. Pule para o duto anterior e salte para o local onde estava o bloco. Pendure-se na borda e desloque-se para a esquerda. Suba, vire-se e salte para o buraco escuro acima. Siga até o final, desça no duto do outro lado e prossiga. No final, vire-se para a esquerda e salte para a entrada à frente. Siga pelo corredor e mate um capanga que surge da direita.

2º Secret: Siga pelo corredor de onde o camarada veio e dê uma olhada no buraco abaixo. Lá está o secret, mas você não pode descer porque o chão está cheio de lâminas de vidro. Aproxime-se da borda do buraco e salte para a entrada escura acima. Acenda um flare se necessário e prossiga. Pise no chão decrépito e recue para não cair junto. Pendure-se na borda e desça. Colete o Dragão de Ouro e ande cautelosamente pelas lâminas. Pule e se agarre na borda do buraco. Suba e saia do corredor.

Siga pelo caminho da direita e desça na rampa. Salte sobre o piso decrépito no meio da rampa para evitar cair sobre outras lâminas de vidro.

3º Secret: Observe outro piso quebrado no canto direito da poça de água. Pise sobre ele e recue. Saque uma arma e mate uma barracuda que aparece. Nade pela abertura e colete o Dragão de Jade, recebendo como bônus quatro pares de munição de M16. Retorne ao navio.

Continue pelo outro lado do navio e observe o piso frágil no pequeno buraco entre as rampas. Você precisa se agarrar na fresta da coluna à frente. Se você for muito rápido poderá se agarrar à fresta antes do piso ceder – não há nada abaixo do piso. Se não conseguir a tempo faça o seguinte: salte para o outro lado da rampa, suba na pequena elevação do lado oposto da fresta e dê um salto lateral para a rampa em frente à fresta. Pule, se agarre à fresta e desloque Lara para a direita até ela poder se levantar. Desça do outro lado e siga para o canto direito.

Em direção ao Teatro: Desça pela passagem para sair em uma sala luxuosa, com sofás dourados. Um capanga irá descer pela rampa à direita, então cuide dele. Suba a rampa e equipe sua metralhadora para detonar outro capanga que está circulando na sala abaixo. Continue pela sala acima até chegar a um cubículo com um bloco móvel. Puxe-o uma vez para liberar uma passagem do outro lado. Volte até o corrimão e salte sobre eles para cair no piso quadriculado abaixo. Siga até o final da sala, matando outro capanga no caminho. Quando chegar ao final, um capanga irá subir do buraco abaixo. Mate-o também. Desça e localize um bloco móvel. Puxe-o uma vez, suba e desça do outro lado para encontrar a Theatre Key (Chave do Teatro). Volte para o outro lado e mate mais um capanga que aparece acima. Saia do buraco e siga para a esquerda da sala. Se você ainda não puxou o bloco ele deve estar bloqueando sua passagem pelas escadas. Empurre o bloco externo contra o corrimão, suba e salte para a sala acima. Vá para a esquerda e puxe o bloco uma vez. Desça novamente e siga pelas escadas.

No Teatro: Siga a passagem pela direita e mate um capanga que desça as escadas. Retroceda um pouco e use a chave para abrir as portas que levam ao Teatro. Suba as escadas pela esquerda/ direita e mate o capanga que vem do final da rampa. Outro capanga está patrulhando o camarote da direita e você pode matá-lo se subir em uma das arquibancadas. Depois de liquidá-lo, entre no camarote e mate outro capanga. Colete munição de uzi com um deles e acione o disjuntor para levantar uma parte da cortina no palco. Desça até lá com armas em punho para matar um capanga que surge, com o perdão do trocadilho, teatralmente. Vá para trás das cortinas e puxe o bloco móvel uma vez. Suba nele e entre na passagem acima. Desça do outro lado e salte sobre o buraco com lâminas de vidro. Aperte o botão para encher de água o buraco onde você encontrou a Theatre Key. Agora precisamos retornar ao salão com piso quadriculado, onde Lara matou todos aqueles capangas-mão-de-vaca. Então, salte novamente sobre o buraco com lâminas, saia do palco e suba a rampa. Retorne à sala do piso quadriculado com armas em punho para matar o último capanga que está rondando por lá (pelo menos este aqui deixa munição de shotgun). Siga para o final do salão e pule na água. Nade para a plataforma do lado oposto, suba e dê os três últimos passos da fase.

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