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Fase 07: Area 51

Locação: Nevada – EUA

Fase 7: Area 51 (Área 51)

É recomendável aos jogadores da versão PC salvar o game aqui, no caso de não conseguirem pegar os itens escondidos mais à frente. Assim que sair do compartimento de carga, suba nas caixas à esquerda e desça no buraco para encontrar um Kit Médico Pequeno. Saia e siga para o lado oposto do galpão. Um guarda irá aparecer vindo do corredor à esquerda, então rapidamente acabe com ele antes que ele chegue ao final do corredor e ative os lasers que previnem Lara de pegar alguns itens úteis (se não conseguir a tempo, carregue um save. Os jogadores da versão de Playstation devem reiniciar a fase).

Se tudo der certo, entre então na sala à esquerda, no final do corredor, e colete a arma MP5 e dois pares de munição para ela. A chave dentro da sala ativa um laser vermelho que bloqueia a entrada. Você pode saltar sobre ele, mas não é necessário ativá-lo (ou use a chave novamente se já tiver ativado o laser).

Túnel com lasers: Saia e acione o botão no corredor para abrir uma portinhola que leva a uma entrada baixa. Agache e entre por ela, coletando um Kit Médico Grande no canto direito da próxima sala. Entre na próxima abertura e prossiga pelo túnel, tomando cuidado com o laser que corre pela passagem adiante. Mantenha o botão de agachar pressionado e avance. Quando o laser passar para a direita, rapidamente siga para a esquerda, onde você encontrará outro Kit Médico Grande. Agora espere que o laser se afaste e siga para o meio do túnel. Quando ele seguir para trás de você fique de pé e corra em direção à escada adiante (não vá engatinhando).

Suba a escada e entre na próxima abertura. Aguarde e observe um guarda patrulhando o corredor adiante. Espere que ele siga para a direita, saia a mate-o antes que ele acione dois pares de lasers no meio do corredor. Use a chave do lado esquerdo para abrir a porta ao lado e libertar o prisioneiro. Não o mate, pois ele é amigável. Entre na cela e colete o Kit Médico Pequeno atrás da porta.

Se o guarda tiver acionado os lasers você poderá engatinhar sob o primeiro par. Você não poderá passar pelo segundo, portanto entre na abertura à direita, entre os dois conjuntos de laser. Entre nessa passagem mesmo que não seja necessário, pois você encontrará alguns Flares lá. Prossiga pela passagem para emergir acima de um laser verde. Não passe por ele, do contrário você ativará a arma que está no teto.

Prossiga pelo corredor adiante e mate o guarda antes que ele acione o alarme que fecha as portas da sala de estoque. Se conseguir fazer isto, entre na sala (que está localizada depois do caixote à direita do corredor com vidraças) e colete os Arpões, Granadas e um Míssil. Saia e siga para o fim do corredor.

Salve seu jogo aqui, pois talvez você seja impossibilitado de pegar o primeiro secret. Acione a chave na parede para abrir o alçapão abaixo de você. Assim que começar a escorregar, saque suas armas e corra para a direita para matar o guarda antes que ele acione o alarme. Se ele o fizer, dois cães irão aparecer e você não conseguirá o secret. Se os cães não aparecerem significa que o guarda não acionou o alarme.

Agache pela abertura à esquerda do alarme e colete algumas Granadas (ou a Lançadora de Granadas se você ainda não a tem). Siga para o outro lado para emergir na parte de trás da estrutura. Siga para a extrema direita para encontrar Munição de Shotgun. Retorne e caia no buraco. Acione a chave para abrir uma porta que revela um alçapão abaixo da grade. Corra sobre a grade para cair pelo alçapão e mate o guarda que está patrulhando por lá.

1º Secret (1-3): Se você matou o guarda do lado de fora antes que ele ativasse o alarme, uma segunda porta deve estar aberta agora. Entre pela abertura e colete o Cristal.

Agora entre pela abertura que você abriu ao acionar a última chave. A primeira alcova à direita contém Munição de Desert Eagle e a segunda Munição de MP5. Colete-os e desça pelo alçapão que se abre à esquerda. Mate o guarda e pegue um Kit Médico Pequeno. Siga para o outro lado, onde a iluminação é vermelha, e use a chave para abrir a porta e libertar o prisioneiro. Dois guardas serão alertados, mas deixe que o prisioneiro cuide deles. Entre na cela e localize uma entrada baixa. Siga por ela e colete um Kit Médico Grande.

Saia para o corredor e siga para o outro lado, passando pelo piso de vidro. Há uma junção em T adiante e alguns lasers bloqueiam ambas as passagens. Não tente passar por elas, ou Lara acionará as armas que estão no teto. Ao invés, entre agachado na passagem à esquerda no corredor, antes da junção em T, e colete no caminho um Kit Médico Grande e a Shotgun.

Desça a rampa do outro lado e mate o guarda que está no fim do corredor. Tome cuidado para não matar o prisioneiro que aparece pela direita. Ele também pode ajudar Lara a matar o guarda. Comece a atirar no guarda e recuar, e quando o prisioneiro aparecer, deixe que ele finalize o serviço. A rampa do lado esquerdo leva de volta à junção em T pelo outro lado (há um botão no final do corredor, mas não há necessidade de usá-lo agora). Retorne ao meio do corredor e siga pela abertura. Ambos os portões dos lados da sala se abrem e o portão do centro se fecha. Dois guardas surgirão, então acabe com eles. O guarda da direita deixa um Kit Médico Pequeno. O prisioneiro poderá ajudar aqui também. Tome cuidado para não atirar nele por engano.

Use a chave no lado esquerdo da sala para abrir uma portinhola do outro lado (se o guarda tiver acionado os lasers do outro lado, use o botão no final do corredor para desativá-los). Entre pela passagem baixa e, não havendo outra escolha, passe pelos lasers que ativam um alarme. Mate o guarda que aparece e suba a rampa.

Sala do Grande Míssil: Quando chegar a final do corredor, suba a rampa da direita para chegar à sala em que há um enorme míssil. Um guarda está patrulhando o outro lado, portanto mate-o daqui. Desça para o chão e suba a escada do outro lado. Colete com o guarda o Code Clearance Disk (Disco para Liberação de Código). Agora faça o caminho de volta à rampa pela qual subiu.

{Nota: Daqui você pode tomar um atalho que irá permitir a você finalizar a fase rapidamente. Note, entretanto, que você irá perder algumas mortes e vários itens, mas nenhum secret. Se estiver interessado, veja esta página}.

Sala com guindaste e mísseis pequenos: Siga para o outro lado da junção em T para chegar à sala com guindaste e pequenos mísseis. Há dois lasers que cruzam a sala pelo chão. Desça a escada e siga para a direita, onde há uma área escura. Localize e colete um Kit Médico Pequeno. Retorne para perto da escada e salte sobre o laser para chegar ao painel de controle do outro lado. Use o disco no computador para levantar dois mísseis sobre a esteira. Agora suba na plataforma onde está o guindaste.

2º Secret (2-3): Estando o guindaste à sua esquerda, observe o duto de ventilação adiante. Salte e atire nele. Entre na passagem e siga para a esquerda, tomando cuidado para não cair no buraco, pois a queda é grande. Desça pela escada e colete o Cristal no final. Retorne ao guindaste.

Passe com cautela pelo guindaste e colete a Munição de Shotgun. Desça para o chão e suba na esteira. Corra e salte para se agarrar à escada sobre a rampa e suba até o topo. Desça pela esquerda ou direita, vire-se e mate o guarda que aparece. Salte pelos buracos pressionando o botão de ação para evitar bater nas partes baixas do teto. Colete o Hanger Access Key. Você acabou seu serviço nessa área. Agora retorne à sala com o Grande Míssil.

De volta à sala com o grande míssil: Quando chegar à sala do míssil, entre na abertura do outro lado. Ignore a abertura no chão e a escada senão você perderá um item. Continue adiante e desça a rampa para usar a chave que você pegou anteriormente para abrir a porta. Siga por ela e mate o guarda à esquerda.

Área com trilhos eletrificados: Aproxime-se do buraco e observe os trilhos adiante. Eles são eletrificados, portanto nem pense em saltar sobre eles. Desça para o chão e siga para a esquerda, onde você encontrará uma escada. Suba até o topo e acione o botão dentro da sala para mover um carrinho para o meio dos trilhos. Desça a escada e passe agachado para o outro lado dos trilhos. Siga para a direita até encontrar uma escada. Suba por ela e colete Munição de Shotgun (ou a Shotgun se você ainda não a tem). Aproxime-se da borda e dê um salto simples para cima do carrinho. De lá, suba para a abertura acima.

Passagem sobre trilhos: Prossiga adiante. Você poderá caminhar sobre as primeiras grades à frente, mas use as barras do teto para prosseguir, pois as outras grades no chão são alçapões que se abrem quando Lara pisa sobre elas, e que a jogarão sobre os trilhos eletrificados abaixo. Para passar pelos lasers, fique próximo a eles e quando eles se afastarem avance a desça na plataforma abaixo. Prossiga adiante e desça pela escada.

Dê um salto simples sobre os trilhos para cair do outro lado. Um guarda irá correr para a rampa à esquerda. Se não estiver interessado em liquidar todos os inimigos, mate o guarda antes que ele suba a rampa. Caso contrário ele irá alertar outro guarda. Se não conseguir matá-lo, aproxime-se dos trilhos e ele aparecerá. Mate-o e antes de seguir pela rampa, colete Munição de Shotgun no vão ao lado dos trilhos. Suba e prossiga pela rampa até o topo.

Mate o outro guarda no topo. Há três lasers no corredor adiante e se você passar por eles as armas no teto serão acionadas. Salte sobre eles (e engatinhe sob o terceiro). Siga pelo corredor até o final e suba nos caixotes adiante. Desça do outro lado e rapidamente mate o guarda, antes que ele acione o alarme e chame outro guarda, além de ativar uma arma no teto que tornará mais difícil completar a próxima parte.

Porta temporizada: Há duas passarelas suspensas nesta sala (uma de cada lado) e um botão no final de cada uma delas. Suba no computador no centro da sala e vire-se para a passagem pela qual veio. Observe os botões sobre as passarelas acima. O botão da direita abre as portas internas e fecha o alçapão entre os dois pares de portas. O botão da esquerda abre o outro par de portas. Ao acionar cada botão, um guarda sairá de cada um dos corredores abaixo. Acione os botões em qualquer ordem nesse momento, apenas para liquidar os guardas, pois até você liquidá-los, as portas terão se fechado novamente. Iremos acioná-los uma segunda vez agora. Cada botão lhe dá um tempo para completar os procedimentos necessários e, como o da direita lhe dá mais tempo, você tem de usá-lo primeiro. Suba na passarela da direita e acione o botão para abrir as portas internas e fechar o alçapão. Pressione o botão de olhar para desviar a câmera, salte para a direita, role e corra de volta sobre a ponte, saltando em seguida para o computador no centro da sala. Corra agora para o outro lado e salte para se agarrar à próxima ponte. Suba e acione o segundo botão. Novamente, salte para o lado, role e corra para frente para cair no chão. Siga em direção às portas abertas em frente.

Na próxima sala há cinco chaves. Apenas o segundo da esquerda e os dois últimos da direita abrem as portas para a sala com a nave extraterrestre (mas não faz diferença se você acionar todos os cinco). Há um guarda do outro lado que você pode evitar se for rápido, acionando as chaves correspondentes e seguindo para a porta à esquerda que se abre assim que Lara se aproxima. Desça para a sala com os botões temporizados e siga para o outro lado. Suba nos caixotes novamente e prossiga adiante para chegar à sala da nave. Entre.

Sala da nave: Siga para a extrema direita e acione o botão para abrir o alçapão acima. Suba a escada e dê um salto para trás para cair na plataforma. Vire-se e colete a Munição de Shotgun. Estando a escada atrás de Lara, suba na rampa à esquerda, tome distância e salte para a plataforma acima da nave. Desça para a nave e colete o Launch Code Pass (Código de Permissão para Lançamento). Desça para o chão e saia da sala.

Retornando à sala do Grande Míssil: Lara precisa agora retornar à sala daquele grande míssil. Então, ao sair da sala da nave, vire à direita e salte sobre os lasers. Desça a longa rampa novamente e salte sobre o trilho eletrificado para chegar ao outro lado. Suba a escada e desça à esquerda. Passe sob o laser que se move e aproxime-as da borda da plataforma. Quando o laser se afastar, salte para se agarrar ao teto e pendure-se até o outro lado. Caia na plataforma abaixo e prossiga para cair sobre o carrinho. Desça à direita e passe agachado sob o trilho eletrificado para o outro lado. Suba próximo de onde você matou o guarda, entre à direita e suba a rampa.

A Sala do Míssil: Agora desça pelo buraco em frente, onde há uma escada. Use a chave no final do corredor e entre. Use o Pass que você possui para desbloquear o botão ao lado. Antes de usá-lo, salve seu jogo. Agora acione o botão, pressione o botão “olhar” para retornar a visão da câmera para Lara, role e corra para a entrada adiante para evitar que Lara seja tostada pelas chamas do foguete. Você acaba de lançar um míssil. Agora que a área está limpa, saia da sala e retorne à área onde estava o míssil.

Suba a escada do lado direito, ignore a primeira plataforma e desça na segunda. Siga até o final e salte sobre o corrimão para cair sobre outra plataforma, com um Kit Médico Grande. Colete-o e retorne à plataforma anterior. Suba a próxima escada e mate o guarda que está patrulhando a plataforma acima (tome cuidado, pois ele tentará jogar Lara para fora da plataforma. Você também pode matá-lo da plataforma onde pegou o kit médico). Acione a chave para abrir as portas ao lado. Siga pelo corredor e entre na passagem baixa adiante. Tome cuidado com o laser que se move à frente. Para passar por ele, aguarde até que ele se afaste e siga-o. Quando ele retornar, salte sobre ele e corra para entrar na próxima passagem baixa. Colete algumas Granadas adiante e siga pelo corredor até o final.

Pátio e Torre de Vigilância: Escale a plataforma adiante e pegue sua MP5. Lara irá mirar um guarda que está sobre uma torre. Mate-o daí e mate outro guarda que surge embaixo. Saia e suba na torre pela esquerda. Colete Munição de MP5 com o guarda e desça novamente (não tente saltar sobre a cerca, ou Lara será eletrocutada). Desça a rampa do outro lado e mate um guarda na pequena sala. Colete dele um Code Clearance Disk e use a chave para abrir uma porta do lado externo.

Saia, desça pelo alçapão e siga o corredor. Para passar pelo laser, aguarde ele se afastar e corra à frente. Agache quando ele retornar e siga pelo corredor à esquerda. Desça a escada adiante e passe pela porta aberta.

De volta à sala da nave: Suba a rampa (o lado direito leva de volta ao trilho eletrificado) e passe novamente pelos lasers. Entre na sala da nave e siga para o outro lado. Use o Pass para abrir três portas e um alçapão: uma porta atrás de Lara, uma segunda à esquerda e uma terceira que leva ao secret final da fase. O alçapão que se abre é da nave, onde você terminará a fase.

Primeiro siga pela a porta atrás de si. Há um alien lá dentro. Pegue um Cristal e um Kit Médico Pequeno no extremo direito da sala. Saia e siga para a porta aberta em frente à sala com o computador, onde há um tanque com duas orcas. Contorne o tanque para encontrar alguns Flares e Munição de Desert Eagle. Retorne à sala da nave.

3º Secret (3-3): Novamente, suba a escada à esquerda e salte para trás para cair sobre uma plataforma. Estando a escada atrás de Lara, suba na rampa adiante e vá saltando sobre todas as rampas até chegar à última (ou, da rampa à esquerda, corra e salte para a rampa acima da plataforma em que você desceu para pegar o Launch Code Pass). Observe uma entrada no canto da sala. Para chegar lá, salte e pressione “ação” para cair dentro da passagem.

Para passar pelos lasers, aguarde que o de cima se afaste e quando o de baixo estiver próximo, corra e salte sobre ele. Siga para o outro lado e desça a rampa ao lado para cair dentro do tanque (não se preocupe, pois as orcas são inofensivas). Pegue o Cristal e saia da água pela mesma passagem pela qual veio. Para passar pelos lasers novamente, siga o de baixo e quando ele estiver prestes a retornar, salte e se agarre à borda da plataforma adiante. Suba e siga para a borda do corredor. Certifique que você possua no mínimo 15% de energia para poder descer. Lembre-se de segurar o botão “rolar” para que Lara perca menos energia na queda.

Agora siga para o alçapão abaixo da nave e entre. Siga para um dos lados e suba para o nível acima. Mate o guarda à esquerda e suba a rampa. Suba para o próximo nível e siga para o centro da sala. Há outros dois guardas aqui que você pode evitar se seguir para o centro da sala e rapidamente coletar o Element 115, o que finalizará a fase (mas como um autêntico Tomb Raider não deixa nada pela metade, melhor fazer o serviço completo não acha?).

{Nota: Em algumas versões do jogo este artefato é o Ora Dagger (Adaga de Ora). Assim, você terá o Element 115 ao finalizar as fases do Oceano Pacífico}.

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