Locação: Londres – Inglaterra
Fase 13: Aldwych
{Nota: Esta fase às vezes confunde as pessoas. Para facilitar as coisas, tenha em mente que ela é separada em duas partes: a escada rolante da esquerda e da direita. Você precisa seguir primeiro pela escada rolante da direita e completar esta parte encontrando duas Solomon’s Keys (Chave de Salomão). Depois seguirá pela esquerda, onde usará estas chaves. Portanto, não há razão para seguir pela escada rolante da esquerda primeiro se Lara ainda não tiver adquirido as duas chaves}.
Lara acabou de cair pela abertura na torre do sino, como a cut scene do final de Thames Wharf mostrou. Você já inicia em uma queda, então segure “ação” para se agarrar à borda da primeira rampa. Solte para cair na rampa abaixo, escorregue e salte segurando “ação” para se agarrar/ cair dentro da alcova adiante. Colete a Munição de Shotgun e caia na água embaixo.
Saia da água e suba as escadas. Antes de entrar na estação, ao chegar no topo da estação, atire no duto de ventilação à direita e entre para encontrar um Cristal. Suba pelas duas escadas para emergir em uma sala com estruturas de metal. Siga para a parte de trás da sala e mate um capanga que está de guarda (eles são bem fáceis de liquidar, o que você pode fazer com as suas pistolas, mas não deixe que os que carregam tochas se aproximem demais, porque eles podem tocar fogo em Lara). Agora colete a Munição de Uzi, a Munição de Shotgun e os Flares do lado direito.
Do lado oposto à escada em que você subiu há um bloco móvel com espirais em metal: puxe-o uma vez. Siga para a direita e desça na máquina de tickets. Mate um capanga embaixo e salte para a máquina da extrema esquerda (a que está embaixo da abertura com o bloco móvel que você puxou). Salte para as espirais do bloco e suba até o topo. Desça do outro lado e siga pela passagem até o final. Desça para a cabine abaixo e colete a Maintenance Key (Chave da Manutenção) e o Kit Médico Grande. Acione o botão para sair e colete o Kit Médico Pequeno com o capanga que você matou há pouco.
À frente das máquinas de ticket você encontrará as duas escadas rolantes. Estando Lara de frente para elas, siga pela escada da direita.
Pela Escadaria da Direita: Desça a escadaria até chegar a um buraco. Você precisa saltar para o outro lado, mas tome cuidado com o teto baixo à esquerda. Salte mais para a direita e saque suas armas para matar um capanga e um cão que surgem da esquerda. Siga para o final da plataforma e use a Maintenance Key para destrancar a porta. Entre e colete Munição de Uzi e um Kit Médico Pequeno. Acione o botão para acender as luzes. Saia para a plataforma e siga para o outro lado. Procure por um Old Penny (Centavo Velho) que a máquina deixou cair quando você ligou a energia.
Dentro do túnel: Retorne para o buraco próximo à escada e caia nele. Você deve seguir para a esquerda, e para sua informação há um metrô vindo pelo túnel. Se você observar, irá notar uma abertura adiante na parede da direita. Fique à esquerda e corra diagonalmente para esta abertura (use a aceleração extra), para evitar o trem que está se aproximando. Ou, fique próximo à parede da direita e corra normalmente para a abertura, caindo na sala no momento exato.
Depósito de Cargas: Saque uma boa arma e mate dois capangas que aparecem (se você aguardar na entrada da sala, poderá matá-los um por um). Colete um Kit Médico Pequeno no extremo esquerdo da sala e suba nos caixotes à direita. Acima da entrada e atrás de uns caixotes há um Cristal. Ao pegá-lo, você atrairá um cão. Mate-o do caixote ao lado do cristal. Suba na pilha de caixas do canto direito (assumindo que a entrada da sala está às suas costas).
{Nota para os jogadores da versão PC (contém Spoilers): se sua energia não está baixa, evite pegar o Cristal agora, pois você terá que voltar aqui mais tarde, portanto pode deixá-lo para depois. Lembre-se que o cão aparece apenas quando você cai neste espaço em que está o Cristal}.
Vire-se para o outro lado e salte para a pilha de caixotes no canto. Suba e vire à esquerda. Salte para a próxima pilha no canto, próxima a uma rampa. Há um botão na abertura atrás dos caixotes em que Lara está, mas ele não faz nada mais que ligar um alarme. Do lado oposto à rampa há uma grade escalável. Salte para o lado sobre a rampa e pule para se agarrar à grade. Suba um pouco e salte para trás para cair sobre uma plataforma. Vire-se. Há um capanga no canto à esquerda da plataforma acima. Mate-o e colete dele um Kit Médico Pequeno.
Observe um alçapão acima da pilha de caixas na parede. Você o abrirá num instante. Agora desça para o pequeno espaço entre a caixa em que você está e a caixa com o alçapão. Salte para a pequena plataforma à esquerda e dê um salto longo para a plataforma atrás da grade em que você subiu há pouco (segure o botão de ação para evitar bater no teto). Aqui você encontrará um excelente par de Uzi e alguma munição para ela (se você já possui a Uzi você encontrará só a munição). Retorne à plataforma anterior e desta para a que estava o capanga (se não conseguir, faça o caminho de volta a partir do chão, como antes).
Salte para o alto para se agarrar à grade no teto e atravesse para frente e depois siga pela direita. Desça no final e escorregue pela rampa. Escale a abertura à direita, vire-se e salte para a pequena abertura adiante, onde você encontrará um Míssil. Desça e retorne à abertura acima.
Sala da Broca Gigante: Melhor salvar seu jogo aqui, caso perca o secret.
1º Secret (1-5): Vire-se e desça de costas pela rampa, segurando “ação” para se agarrar à borda. Solte para cair no piso decrépito abaixo e salte lateralmente para a esquerda antes que ele desabe. Lara cairá sobre uma rampa. Escorregue e salte para o outro lado. Segure-se na fresta e desloque-se para a direita. Caia no piso decrépito lá embaixo e deixe que ele desabe para que você caia sobre outra rampa. Imediatamente salte para trás e pressione “rolar” para girar no ar e cair em outra rampa do outro lado. Segure “ação” para se agarrar à borda e solte/ pressione “ação” mais três vezes para se agarrar às consecutivas bordas até chegar a uma alcova. Suba e pegue o Cristal e a Munição de MP5 (ou a própria MP5 se ainda não a tiver).
{Nota sobre a broca: dê uma olhada acima e observe a broca. Ela não descerá até onde Lara está agora. Ela retornou para cima e agora está no mesmo nível que a rampa em que você desceu primeiro, antes de cair neste abismo maluco}.
Desça pela rampa e siga para a esquerda para chegar ao fundo do buraco, onde você encontrará um Kit Médico Grande. Retorne à rampa perto do secret e suba na plataforma do lado oposto. Vire-se e salte para se agarrar à plataforma acima. Suba e vire à direita. Siga para a próxima passagem e observe a pequena piscina adiante (ela não leva a lugar algum). Apenas tome cuidado para não se incendiar nas chamas acima. Salte para a plataforma ao lado da coluna com grades e colete o Cristal.
Suba pela grade, tomando cuidado com as chamas acima. Se você subir na coluna e não se mover, Lara não pegará fogo. Quando chegar ao topo, aguarde as chamas se extinguirem e vire à direita para mirar no bloco adiante. Salte para lá (as chamas irão se apagar assim que Lara pisar neste bloco). Suba para a abertura acima e colete o Kit Médico Pequeno.
Suba na rampa à esquerda e siga para o final. Dê um salto em diagonal para se agarrar na grade adiante e suba até que o pé de Lara esteja na primeira linha horizontal. Salte para trás para cair na alcova e acione o botão para abrir o alçapão no depósito de cargas e acionar uma chama no topo da escada.
Salte para a grade novamente e suba até o topo. Imediatamente agache e siga para o outro lado, coletando a Munição de Uzi. Do outro lado, desça ainda agachado e vire à direita. Contorne a coluna adiante e siga pela passagem para emergir sobre a estação de Aldwych. Mate um rato à esquerda e colete um Kit Médico Grande e Munição de Shotgun. Pendure-se pela grade e caia na estação abaixo.
De volta ao depósito de cargas: Novamente desça para o túnel do metrô e siga para o depósito de cargas (não tem trem desta vez…). Suba no caixote da direita e faça o mesmo caminho até o topo da sala. NÃO SIGA pelo alçapão agora (veja o alerta de bug abaixo). Agarre-se na grade do teto e siga de volta ao buraco com a broca gigante. Desta vez a máquina está no mesmo nível que a rampa e você pode andar sobre ela. Faça isso e suba do outro lado para encontrar a Solomon’s Key #1.
[Nota de bug: você poderá ativar um bug onde a broca não permanece no mesmo nível que a rampa. Isso parece acontecer se você seguir primeiro pelo alçapão, então para a área com as três portas temporizadas e depois retornar aqui. Neste caso, você precisará carregar um novo save, antes de subir pelo alçapão ou pelo menos antes de visitar as três portas temporizadas].
Novamente, de volta ao depósito de cargas: Siga pela passagem acima e desça para a área acima da estação. Novamente caia para a plataforma e siga pelo túnel. Retorne ao depósito e faça o caminho até o topo da sala. Agora você pode subir pelo alçapão. Faça isso e mate um capanga e um cão lá em cima. Salte para a abertura acima do alçapão e colete Munição de Shotgun. Volte à sala. Ambas escadas levam a portas fechadas (que não irão se abrir). Uma das portas fechadas embaixo leva ao secret final da fase e a outra lhe dará acesso a uma ponte pela qual você passará num minuto.
Por enquanto, entre na sala entre as escadas e colete a Munição de MP5. Fique sobre o piso decrépito para cair em um túnel. Puxe o bloco móvel para desbloquear um alçapão do outro lado. Saia e caia por ele. Siga o caminho adiante e entre na passagem baixa. Suba pela esquerda e aproxime-se da porta para que ela se abra e lhe dê acesso à sala anterior. Retorne ao corredor e salte sobre o buraco pelo qual passou. Siga para o outro lado para emergir na área com as portas temporizadas.
As Portas Temporizadas: O corredor adiante leva a uma sala alagada e três portas temporizadas. Os dois botões que você vê ao lado abrem estas portas, mas você terá alguns segundos apenas para entrar por elas. O botão da direita abre as portas direita e central e o botão da esquerda abre a porta esquerda. A ordem que você deve seguir é: direita – central – esquerda.
Porta da direita: Pressione o botão da direita e siga pelo corredor em direção à porta correspondente. Se for a primeira vez que você o aciona, segure o botão “olhar” para desviar a câmera que mostra a porta se abrindo – porque isso lhe faz perder preciosos segundos. Depois de “quebrar” a câmera, role e corra para a direita em direção ao corredor. Você pode acelerar se quiser, mas cuidado para não bater na parede. Evite também saltar sobre a piscina porque o teto é baixo e Lara pode bater no suporte acima. Assim que entrar, acione o botão lá dentro para abrir um alçapão na sala do meio. Desça pela rampa e siga pelo corredor para retornar aos botões, coletando alguns Flares no caminho.
Porta central: Novamente, pressione o botão direito e repita o procedimento para chegar à sala das três portas. Assim que entrar, NÃO SE APROXIME do canto da direita. Lara pode acidentalmente escorregar pelo buraco sobre o corredor que leva aos botões. Suba pelo alçapão que você abriu na sala da direita e acione outro botão para abrir um alçapão na sala da esquerda. Siga a passagem para retornar aos botões.
Porta da esquerda: Acione o botão da esquerda para abrir a porta da esquerda. Desvie a visão da câmera e corra pelo corredor em direção à porta. Você tem menos tempo para chegar a esta porta e será necessário correr pelos dois corredores. Mesmo que a porta esteja prestes a se fechar na sua cara, continue correndo para ela. Assim que entrar, suba no bloco ao lado e salte para as grades acima. Atravesse para o outro lado, solte e se agarre na borda da plataforma adiante. Suba e colete Munição de Shotgun, um Cristal e a Solomon’s Key #2.
De volta às máquinas de ticket: Caia na água abaixo, mas não suba pela abertura adiante. Ela leva de volta aos botões e nós não precisamos tomar a longa rota para retornar às máquinas de ticket. Ao invés, nade por um túnel submerso e saia da água. A porta adiante se abrirá assim que Lara se aproximar. Saque uma arma e mate o capanga que aparece. E já estamos de volta à sala com as máquinas. Siga para a segunda máquina da esquerda. Ela possui dois slots de moedas (um de cada lado) e você precisa usar a Old Penny no slot da direita. A máquina irá lhe dar um Ticket, que cairá no chão (e não esqueça de pegá-lo!!!).
Pela Escadaria da Esquerda: Desça pela escada rolante da esquerda até chegar a um monte de terra. Um capanga irá aparecer, então acabe com ele.
2º Secret (2-5): Siga até o final do corredor e atire no duto de ventilação. Entre e colete a Munição de Shotgun. Saia novamente.
Siga para a plataforma e mate dois ratos sobre os trilhos. A escadaria à direita leva você a uma piscina e uma porta fechada que abriremos pelo outro lado. Se quiser, pode subir por ela agora e matar um cão que, de outra forma, poderia lhe surpreender mais tarde (e dar um baita susto… cão maldito!). Desça para os trilhos e evite seguir para a esquerda. Vá para a direita. Um capanga emerge de uma sala na parede da direita, a porta se fecha e ele então entra em outra sala adiante. Siga-o rapidamente e entre na sala para evitar outro iminente trem. Mate o capanga e acione o botão na parede para abrir duas portas: uma à esquerda, quando você sair (de onde veio o cara), e que contém um Cristal e outra porta à direita que leva a uma piscina e uma porta fechada.
Labirinto Maçônico: Para entrar no Templo Maçônico você precisa passar por um labirinto com passagens, botões e portas. Clique nesta página para uma visão geral.
Saia da piscina e acione o primeiro botão para abrir a porta. Entre e vire na primeira direita e direita novamente. Acione este segundo botão para fechar duas portas e abrir outra em algum lugar, que leva a um Kit Médico Pequeno. Vire-se, siga para a esquerda e então direita, e prossiga pelo corredor até o fim. Ao chegar no fim deste corredor, sem virar para a esquerda, acione o botão para abrir outras duas portas. NÃO ACIONE o botão no final do corredor à esquerda porque você fechará as portas que acabou de abrir, além de outras duas que lhe darão acesso a outros dois itens. Vire-se e retorne pelo corredor. As duas portas recém-abertas estão à sua direita. Entre, colete o Kit Médico Pequeno na alcova à esquerda e acione o botão da esquerda para abrir uma porta em algum lugar. NÃO ACIONE o botão da direita porque ele fechará a porta final que leva ao Templo. Saia da sala pela porta da direita e continue à frente, então vire à direita e siga para o segundo botão que você acionou. Use-o novamente. Vire-se, continue à frente e siga para a direita. Siga pelo corredor para entrar no Templo, coletando um Kit Médico Pequeno e Munição de MP5 pelo caminho.
{Nota: Se você chegou a este ponto e não possui uma ou ambas Chaves de Salomão, você precisará retornar à maquina de tickets e seguir pela escadaria da direita. Para retornar, saia do templo e do labirinto. Siga para a plataforma e suba pela escada rolante. A primeira chave está localizada na sala da broca gigante e a segunda chave depois de passar pelas três portas temporizadas. Providencie para que Lara pegue primeiro a chave sobre a broca gigante, para evitar ativar um bug como descrito acima}.
Dentro do Templo Maçônico: Assim que entrar, siga para a direita e coloque as duas chaves nas fechaduras correspondentes para abrir duas portas: uma à esquerda e uma à direita. Siga pela passagem entre dois pilares e colete Munição de Uzi (ou a Uzi, se ainda não a tiver) e um Cristal. Siga para o outro lado, tomando cuidado com o piso decrépito com espinhos embaixo e vire à direita. Corra sobre o outro piso decrépito em frente à porta que você abriu e colete a Masonic Mallet (Martelo Maçônico). Dê um salto simples sobre o buraco e saque uma arma para matar um cão que aparece pela esquerda. Observe agora a cortina de cor roxa à direita, sobre outro piso decrépito. Atrevesse-a e colete a Ornate Star (Estrela Ornada), que lhe dará acesso ao terceiro secret, além da Munição de MP5.
Saia e siga para o extremo direito da sala. Siga pela outra porta que você abriu e colete alguns Flares e o Kit Médico Pequeno. Pule na água e siga pelo túnel para emergir em outra sala. Saia da água e suba na plataforma ao lado. Vire-se, recue e salte para a abertura adiante. Siga para a direita e desça na plataforma com corrimão. Suba no bloco ao lado. Vire à direita e, se puder, mate dois ratos na abertura à frente. Salte para lá ouse pendure no teto e siga pela passagem.
Use o Ticket na porta giratória para desbloquear a passagem. Suba as escadas e mate o capanga à esquerda. Colete um Kit Médico Pequeno que ele deixa.
3º Secret: Siga para a esquerda, passando sobre o monte de terra. Use a Ornate Star para abrir a porta e mate o capanga que surge de dentro da cabine antes que ele toque fogo em Lara (para usar a Estrela, fique em frente à porta, e NÂO em frente à fechadura). Entre e suba na parede oposta à entrada. Siga pela passagem e engatinhe pela abertura adiante. Desça no final e pegue um Cristal. A porta se abre quando Lara se aproxima. Você está de volta à piscina.
Se ainda não o tiver feito, mate o cão que aparece pela escadaria e retorne à passagem onde você usou o Ticket. Agora siga para a direita e desça as escadas. Use a Masonic Mallet para abrir a porta à esquerda (use-a da mesma forma que usou a estrela). Acione o botão lá dentro para abrir um alçapão dentro de um vagão de trem em que ainda não estivemos.
4º Secret (4-5): Antes de sair, observe a pequena abertura sobre o botão. Salte para lá e suba. Colete um míssil, desça e saia da sala.
No exterior do vagão: Desça pela esquerda e siga pela passagem. Uma porta se abre à direita e um capanga aparece. Mate-o e colete o Kit Médico Pequeno que ele deixa. Esta porta lhe dá acesso direto à plataforma da escada rolante da direita, mas não há necessidade de seguir por ela agora. Prossiga pelo túnel, saltando pelo buraco e saque uma arma para matar um cão que está à sua espera no final do corredor. Mate-o e desça as escadas. Há outro capanga no final da plataforma. Cuide dele e colete o Kit Médico Pequeno que ele deixa. Pegue o Cristal na alcova e escale o vagão para encontrar alguns Flares. Desça, siga para o outro lado, onde há um monte de terra e entre agachado pela passagem para cair em um buraco com um Kit Médico Grande e Munição de Shotgun.
Dentro do vagão: Saia e suba as escadas novamente. Agora desça pela abertura que saltou anteriormente para emergir em uma sala com um alçapão. Suba por ele e você estará dentro do vagão. Acione o botão à esquerda para mover o vagão e abrir o alçapão ao lado (por que Lara se desespera? :-p ).
Desça pelo alçapão ao lado que se fecha atrás de você e entre agachado pela passagem adiante para chegar a um corredor com alcovas à direita. Continue à frente e NÃO mate o capanga que aparece de uma das alcovas ou você perderá o secret final da fase. Apenas o siga, porque ele chama um comparsa que vem de dentro de uma sala, deixando a porta aberta. Assim que a porta estiver aberta, mate ambos e entre na pequena sala. Tome cuidado para não descer pela rampa à frente, ou você terminará a fase – a menos que não se importe em perder um secret, e, conseqüentemente correr o risco de não conhecer a fase bônus. Outra maneira de matar os capangas e seguir pelo corredor e atrair o primeiro capanga. Assim que ele surgir, não o siga. Deixe que ele chame seu amigo e permaneça com armas em punho. Eles retornarão e você poderá matá-los um por um.
Colete o Míssil e acione os dois botões. O primeiro abre uma porta na sala que possui duas escadarias que levam a duas portas que não se abrem nunca (aquela sala sobre o depósito de cargas). O segundo botão abre o alçapão do vagão. Saia e retorne para o corredor, coletando um Kit Médico Pequeno na terceira alcova (novamente tome cuidado para não descer a rampa e finalizar a fase).
5º Secret (5-5): Vamos fazer uma longa jornada para o 5º secret. Continue pela direita do corredor e suba pelo alçapão para retornar ao vagão. Acione o botão novamente para mover o vagão e abrir o alçapão ao lado. Desça por ele e siga pela passagem. Entre na abertura baixa e saia do outro lado. Siga pela porta aberta de onde o capanga emergiu e desça a rampa para chegar à plataforma. Desça no buraco dos trilhos e entre no depósito de cargas. Faça o caminho já conhecido (e odiado) para chegar ao alçapão no teto. Suba por ele e entre na sala acima, seguindo para a porta à direita. Mate o capanga que aparece e colete um Míssil (ou a Bazuca, se você ainda não a tem), a Munição de Desert Eagle, a Munição de MP5 e o Kit Médico Grande.
No caminho de volta ao final da fase: Acione o botão para abrir o alçapão do vagão e saia. Cuide do capanga que está no canto direito da sala (às vezes ele não aparece) e desça para o depósito. Pendure-se na grade do teto e faça o caminho até a broca gigante. Suba na abertura do outro lado e siga pela passagem para emergir na área acima da plataforma. Desça para esta plataforma e suba pela rampa pela qual veio. Desça na abertura do corredor e suba para o vagão. Acione pela última vez este maldito botão para mover este maldito vagão e abrir este maldito alçapão. Desça por ele e siga para o corredor com as alcovas. Desça por uma delas para finalizar a bendita fase.
Cutscene
Bob (líder da gangue): Então, você deve estar atrás da Srta. Leigh, não é?
Lara: Trabalho, não prazer.
Bob: Embora, obviamente não é por vingança, mon. Você não tem coragem para isso.
Lara: E você tem?
Bob: Hrumf! Que pergunta mais idiota é essa, eh? Eu nem mesmo tenho um rosto, mon! Venho para cá procurando emprego, e o que eu ganho, eh? Um emprego na companhia de cosméticos da Srta. Leigh e em seu laboratório de assistência. Nenhuma experiência necessária. Bom salário. Acomodações. É, mergulhado dentro de um tanque fechado por dias e no fim dentro de um xarope fétido. E quando nos saímos – porque já havia sido feito tudo – estávamos sem rosto, ou carne, mon! E os “experimentos desnecessários” eram jogados aqui em baixo. Supostamente mortos!
Lara: Um tipo de experiência fracassada?
Bob: Oh, Tá! Isso mesmo! Sim, e além desse insulto, quando eu tentei continuar com a minha vida, eu percebi que não era possível.
Lara: Você quer disser que Sophia está testando algum tipo de poder de imortalidade? Junto com os seus cremes faciais.
Bob: Oh sim, Mon! Beleza eterna. Ela obviamente ainda não acabou com as pesquisas. Ela aplica os melhores resultados nela mesma. Veja, eu não me importo o que você quer com ela. Você não parece ser mais miserável do que ela. Então eu irei te ajudar. Isto é, depois que você fizer algo para nós também.
Lara: Muita generosidade sua. O que você quer?
Bob: Um frasco daquele negocio que preserva a múmia. Do museu de história natural.
Lara: Fluido de embalsamento?
Bob: Sim. É para carne podre, você não pode falhar, mon. O museu está muito interessado, me disseram. Você ira gostar.
Lara: Então por que você mesmo não vai?
Bob: Uma Jovem do Egito* está um pouco irritada porque não conseguiu a imortalidade do jeito que ela queria. E como nos fizemos um trabalho melhor que ela naquele departamento, eu não paro de imaginar que tipo de maldição pode ser pior do que a que nós já temos. De qualquer forma você irá se sair bem. Você morre fácil.
Lara: Obrigada.
* Jovem do Egito: Segundo Rich Morton, designer chefe das fases do TR3: “É sobre uma ‘verdadeira’ história de fantasmas envolvendo o Museu Britânico. Muitas pessoas afirmam ter visto uma aparição verde flutuando sobre um dos caixões egípcios. Nós pensamos em fazer um mini-chefe com isso, mas infelizmente não tivemos tempo para implementar melhor essa ideia no jogo.”
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