TR4 - Header

Fase 03: The Tomb of Seth

Locação: Vale dos Reis

Fase 3 – The Tomb of Seth (A Tumba de Seth)

De volta ao presente (15 anos depois), o FMV inicial mostra dois camelos e seus cavaleiros caminhando lentamente em meio a uma tempestade de areia. Eles estão atravessando o deserto egípcio e um deles aponta adiante para um conjunto de rochas. Eles seguem até lá e descem para explorar a área. Um deles é uma mulher, pois podemos ouvi-la ao descer do camelo. Ela vê alguma coisa brilhando entre as rochas, mas quando está prestes a pegá-la um escorpião aparece e ela hesita. Em seguida mais escorpiões surgem e ela recua. O homem mostra a ela um rochedo de formato singular, com um mecanismo incrustado. Ela se aproxima dele e o aciona. De repente a terra começa a chacoalhar e as areias escorregam sob seus pés. Eles começam a descer por um túnel até finalmente aterrissarem em uma caverna. Quando eles despertam, a mulher retira sua manta e se revela. É claro que não é outra senão Lara Croft, que está pronta para sua aventura!

A cut scene mostra uma pequena parte do começo da fase e o guia acendendo uma tocha (o guia é amistoso – por isso Lara não consegue matá-lo – e útil, já que ele acende as tochas pelo caminho ajudando a iluminar a caverna).

Colete os Flares (um tipo de iluminação artificial) à esquerda e adiante e mais alguns atrás e à direita. Desça pela rampa para entrar nas alcovas e coletar a Shotgun (espingarda) dentro do buraco. Continue descendo pela esquerda e colete o Kit Médico Grande do próximo buraco. Quando você pisar nele, um escorpião vermelho irá aparecer. Salte para frente para evitá-lo e vire-se para matá-lo com suas Pistolas. Não são necessários muitos tiros. Se o guia estiver perto de você, ele irá queimar o escorpião com a tocha. Notou a rampa inclinada à esquerda? Suba sobre ela e colete a Shotgun Normal Ammo (Munição Normal de Shotgun) no topo. Retorne para baixo e continue descendo e passando pelas alcovas, matando outro escorpião no próximo buraco.

A breve cut scene nos mostra que algo está se aproximando por um corredor e vindo em nossa direção.

Se você estiver com as armas em punho, Lara irá mirar no cachorro que está se aproximando. Mate-o. Novamente, o guia pode matá-lo com a tocha se ele chegar ao cão antes de você. Continue descendo pela esquerda ignorando o próximo buraco e um outro maior à direita, já que não há nada de interessante neles (apenas dois escorpiões). No final você verá uma rampa com um Kit Médico Grande no topo.

1º Secret (1-5/ total: 9-70): Siga para a direita da rampa e continue à frente (o buraco maior deverá estar à sua direita). Suba no bloco à direita e em seguida salte para a alcova do lado oposto. Colete o Kit Médico Grande e retorne para a rampa.

Se ainda não tiver coletado o Kit Médico Grande sobre a rampa, faça-o agora. Colete também outro Kit Médico Pequeno no canto escuro à direita da entrada (acenda um Flare para ver claramente – com o perdão do trocadilho). Agora passe pela entrada e desça o corredor por onde o guia passou. Quando você chegar à metade do corredor, a porta atrás de você irá se fechar e dois escorpiões irão surgir. Liquide-os. Colete os dois pares de Flares nos cantos da sala – um à esquerda da entrada e o outro à direita da porta em que o guia está à frente.

Há três nichos nessa sala. O que está sozinho na parede da direita contém um Kit Médico Grande. Dos outros dois que estão na parede oposta, o nicho da esquerda não contém nada, mas o nicho da direita, que está bloqueado por um bloco entalhado que afunda quando você se aproxima, contém um mecanismo. Se você usá-lo agora, irá perder um Secret.

2º Secret (2-5/ total: 10-70): Desça pela rampa do lado direito da sala. Caia no buraco com areia dourada e entre na alcova para coletar uma Munição Normal de Shotgun. Dois escorpiões irão aparecer por trás. Liquide-os. Colete o Kit Médico Pequeno da plataforma baixa e suba de volta. Retorne à sala onde está o guia (você deve ter notado a abertura no teto da rampa. Você não pode subir por ela pois ela é muito alta, mas você passará por ela mais tarde).

Agora você pode usar o nicho da direita para ativar o mecanismo que enche o buraco pelo qual passamos com mais areia. Então, desça pela rampa novamente e atravesse pela areia. Colete o Kit Médico Pequeno do pedestal da direita e o Eye Piece #1 (Fragmento do Olho) do outro pedestal. Ao pegar o artefato, você também abriu a porta de saída em que o guia estava à frente na sala acima. Retorne para lá e siga por ela.

Sala com corda: Na sala adiante você pode ver uma corda acima de um bloco e uma grande porta com o símbolo do Olho à direita. Por enquanto, siga o guia para o outro lado da sala, atrás do grande bloco. Certifique-se de não ultrapassá-lo. Quando ele entrar na próxima sala com diversas lâminas gigantes de cada lado, ele irá ajoelhar. Fique atrás dele e deixe que ele desative as armadilhas. Agora você pode subir a escadaria e coletar o Eye Piece #2 do pedestal. Retorne à sala anterior com a corda.

3º Secret (3-5/ total: 11-70): Para pegar o próximo secret você precisará usar a corda. Suba sobre o bloco central e fique debaixo da corda, voltado para a alcova que está do lado oposto à porta com o símbolo do Olho. Salte para cima segurando ação para se agarrar à corda. Tome impulso e salte para a plataforma (veja as dicas para se usar a corda no final da página). Assim que você cair sobre a plataforma, você ouvirá o som do Secret que inclui alguns itens na área seguinte. Uma vez que você já ouviu o som do Secret, você pode voltar se quiser (salte para o parágrafo Rota Comum abaixo). Se estiver interessado nos itens da próxima área, siga o passo-a-passo normalmente.

Área com lâmina giratória: Se agarre à plataforma à direita, mas não suba. Há um cilindro giratório com lâminas acima. Espere ele passar, suba pela direita da plataforma e pressione para frente. Quando não puder prosseguir, salte sobre a rampa para cair sobre a plataforma plana acima. Se abaixe e espere o cilindro passar novamente. Suba para a plataforma seguinte e colete o Kit Médico Pequeno. Novamente, se abaixe e espere o cilindro passar. Suba no bloco à esquerda, vire à esquerda, salte para se agarrar à plataforma oposta e suba. Estamos seguros por enquanto.

Suba para o topo da sala e colete os Flares do lado esquerdo. Continue para o outro lado da estrutura e você verá uma pequena plataforma plana abaixo. Desça para ela, espere o cilindro passar novamente e salte para o bloco do lado oposto. Saia imediatamente do bloco ou Lara será atingida pelas lâminas do cilindro. Um cão irá surgir pelo corredor e outros dois do final da passagem. Você pode matar todos eles do topo do bloco no qual estava, mas certifique-se de ficar o mais longe possível do caminho do cilindro. Quando terminar, siga para o final da passagem.

Escorregue de costas segurando ação para se agarrar à borda. Desloque-se para a direita se necessário e desça. O buraco com os dois escorpiões à esquerda não inclui nada. Lara não pode mirar neles de cima. Se estiver interessado em matar todos os inimigos, você precisará descer. Para matar os escorpiões, role e atire ao mesmo tempo. Saia em seguida e colete o par de Uzis. Desça no próximo buraco e caia na rampa abaixo. Você está no corredor que conecta a sala onde coletou o primeiro Eye Piece e a sala dos três nichos. Suba a rampa e faça o caminho de volta à sala com a corda.

Rota Comum: Posicione-se em frente à porta com o símbolo do Olho e se ainda não o tiver feito, combine os dois Eye Piece para obter o Olho de Hórus. Encaixe-o no receptáculo para abrir a porta.

{Nota para os jogadores da versão PC: Se Lara se recusar a colocar o Olho de Hórus e disser “não” quando você pressionar ação, pressione enter ao invés. Ela eventualmente costuma fazer isso}.

Quando você entrar na próxima sala, dois cães irão surgir pela esquerda. Uma vez que eles precisam descer pela rampa para chegar até você, você terá tempo suficiente para matá-los. Se o guia estiver por perto, você pode deixá-lo acabar com um deles enquanto você cuida do outro. Assim que terminar, suba a rampa para entrar na sala da Esfinge.

A cut scene nos dá uma visão geral da área.

Sala da Esfinge: Não tente saltar sobre o corrimão para o chão pois é uma grande queda e você morrerá. Há alguns itens nos buracos à sua volta. Colete as Uzi Clips (Munição de Uzi) no buraco à sua direita e um Kit Médico Pequeno no buraco à esquerda.

Desça a escadaria à esquerda até chegar à próxima sala onde o guia ateia fogo na piscina usando a tocha. Isso abrirá o portão do outro lado da sala. Siga o guia passando pelo portão e virando à direita na interseção em T (se você seguir pela esquerda você verá o guia aguardando em frente a um portão fechado – ou correndo contra ele – que você precisa abrir). Colete o Kit Médico Pequeno no buraco e prossiga para o final do corredor. Na sala com a piscina no centro, você pode ver o portão fechado e o guia atrás dele à esquerda. Siga pela direita, subindo pela rampa e passando por dois portões fechados até chegar a uma sala com uma corrente.

Puzzle da corrente: Puxe a corrente uma vez.

A cut scene mostra a porta atrás da qual estava o guia se abrindo. Ele entra e ateia fogo na piscina usando a tocha e fazendo com que alguns símbolos no chão brilhem. Isso também abre um dos dois portões pelos quais Lara passou há pouco.

Para sair da sala você precisa abrir o portão do outro lado, resolvendo o puzzle. Para isso, você precisa pisar apenas nos símbolos que estão brilhando e em nenhuma outra parte do piso. Para passar de um ladrilho a outro, execute saltos simples (isto é, sem tomar distância), exceto para o primeiro que está à frente da corrente. Você pode simplesmente caminhar sobre esse primeiro ladrilho. A ordem dos símbolos pelos quais você precisa saltar é óbvia.

Cada vez que você executar um salto bem sucedido, uma tocha na parede oposta irá se acender e o símbolo anterior será tomado por chamas. Tenha cuidado, porém para pisar apenas no centro de cada símbolo e não em sua borda. Se você acidentalmente pisar na borda de um símbolo, você não conseguirá prosseguir com o puzzle e abrir a porta. Você pode resetar o puzzle, como descrito no parágrafo seguinte, mas ao invés disso você pode salvar seu jogo logo antes ou após acionar a corrente, para que você possa carregar o jogo na eventual necessidade de repetir o processo (melhor salvar em um slot diferente no caso de você ativar algum bug no qual o puzzle não pode ser reiniciado).

Se você conseguir chegar ao final, o portão irá se abrir. Caso contrário, você pode resetar o puzzle acionando uma segunda corrente após passar pelo portão aberto ao acionar a primeira corrente. Isso resetará o puzzle e apagará as chamas sobre os símbolos. Você provavelmente irá passar por aquela porta em qualquer caso, pois lá dentro você encontrará uma Shotgun (ou munição para ela caso já a possua).

Assim que terminar, colete The Timeless Sands (As Areias Eternas). Quando o fizer, o portão em frente irá se abrir. Siga para a saída do outro lado para emergir de volta na sala da Esfinge.

4º Secret (4-5/ total: 12-70): Siga para a esquerda da sala até chegar a uma travessia estreita. Não entre. Continue à frente e suba sobre o bloco. Você pode ver o portão fechado à direita e precisamos abri-lo primeiro. Suba a escada até o topo e acione a alavanca para abrir o portão. Antes de descer para coletá-lo, vamos coletar de uma vez o quinto secret para evitar ter de subir a escada novamente.

5º Secret (5-5/ total: 13-70): Aproxime-se da parte direita da plataforma e desça para a parte plana de cor amarela e preta da estátua. Daqui você precisa saltar para a parte frontal da Esfinge. Use os binóculos para localizar a plataforma. Posicione-se na parte direita e dê um salto simples. Siga para o outro lado e salte na parte plana de cor amarela e preta à esquerda. Colete a Munição Normal de Shotgun e o Kit Médico Grande à direita no canto escuro. Faça o caminho de volta até a alavanca do outro lado e desça pela escadaria. Entre pelo portão aberto e colete agora os itens do 4º secret: Munição Normal e Munição Wide para a Shotgun.

Estátua de Areia: Siga para a esquerda da sala e entre na passagem à esquerda. O guia está esperando por você, mas se você chegar antes dele, aguarde alguns instantes e ele surgirá. Quando o portão à frente se abrir, o guia fica aterrorizado e foge. Siga pelo portão e mate os três escorpiões vermelhos que vêm do corredor. Desça a rampa e siga para o chão. Colete a Munição Normal de Shotgun e o Kit Médico Pequeno sobre a plataforma central e suba para a plataforma adiante onde a estátua de areia está.

Coloque o Timeless Sands nas mãos da estátua. Isso irá transferir a areia que estava na sala da Esfinge para esta, revelando a boca de Esfinge, que é uma entrada. Há um escorpião vermelho no chão que você pode matar ou ignorar. Siga para o outro lado da sala saltando sobre a areia. Suba para a abertura por onde viemos e faça o caminho de volta à sala da Esfinge. Suba pela boca dela (enquanto estiver pendurado, pressione abaixar e para cima) e desça pela rampa para finalizar a fase.

Dicas de utilização da corda: Procure sempre se balançar estando no final da corda. Isso permitirá a você ganhar mais impulso. Se você se agarrar à corda e precisar se virar para ficar de frente a seu alvo, suba até o topo da corda para interromper os movimentos e então desça até o final. Pressione acelerar para se balançar e espere que Lara segure a corda com as pernas. Quando ela estiver o mais próximo possível de você, pressione acelerar novamente e Lara conseguirá um maior impulso. Quando você a vir se balançando o mais longe de você e estando no ponto mais alto, pressione saltar para largar a corda. Note, contudo que em alguns sistemas você terá que pressionar o direcional oposto para fazer Lara girar, isto é, pressione o direcional esquerdo para fazê-la girar para a direita e o direcional direito para fazê-la girar para a esquerda.

<< Fase anterior: Race for the Iris | Índice de fases | Próxima fase: Burial Chambers >>