Locação: Cairo
Fase 22 – Chambers of Tulun (Câmaras de Tulun)
Parte I
Dirija morro abaixo e atropele o soldado que está próximo da esquina à direita. Há um segundo soldado sobre uma sacada adiante, então continue dirigindo e tome cuidado com o buraco à esquerda. Desça da motocicleta e mate o soldado usando o Arco e Flecha ou o Revólver, combinado com a mira laser.
Dentro da Câmara: Retorne ao local onde você matou o primeiro soldado e entre na câmara à direita (norte). Prossiga adiante para o salão principal, com um chão em mosaico e colete a Lançadora de Granadas (ou a munição, caso você já a possua) sobre a primeira plataforma à esquerda e um Kit Médico Pequeno sobre a segunda plataforma à direita.
1º Secret (1-2/ total: 56-70): Retorne à entrada e suba sobre um dos blocos altos dispostos ao lado. Vire-se e dê um salto para a plataforma acima do arco que leva ao salão principal. Aproxime-se da borda da esquerda e salte para se agarrar à fenda do outro lado. Desloque-se para a direita até poder ficar de pé. Salte para se agarrar à escada à direita e atravesse para o outro lado (se Lara se recusar a passar para o outro lado, aguarde que ela apóie as pernas e então tente novamente). Desça sobre a plataforma, vire-se, e siga pelo corredor até o final. Escale a próxima plataforma e prossiga para a parte superior da câmara.
No topo da Câmara: A alavanca do lado esquerdo fecha a porta da frente e a de trás do prédio por dois minutos. Você não precisa acioná-la agora e talvez não precise usar em momento algum. Posicione-se próximo à passagem pela qual você chegou e vire-se para o sul. Salte para a plataforma à direita e em seguida para a plataforma estendida à frente. Vire para a esquerda.
O Secret está na passagem a leste. Corra e salte para se agarrar à corda. Tome impulso e salte para a abertura larga à frente. Mate o besouro gigante que aparece e colete um Kit Médico Grande e Munição Wide de Shotgun na área. Outro besouro irá aparecer, então o liquide também.
Aproxime-se da borda. A outra abertura larga à esquerda (sul) inclui dois itens – um Kit Médico Grande em um dos cantos e Munição de Revólver que um soldado deixa após ser morto. Há duas maneiras de se chegar até lá:
Pela longa rota: Você precisa descer para a plataforma à esquerda e abaixo, e tomar a mesma rota que usou para chegar ao topo da câmara. Assim que você se agarrar à corda, vire para a direita, tome impulso e salte para a abertura larga do lado sul.
Pela rota mais curta: Você pode saltar diretamente para a plataforma do lado sul, mas para isso terá que alinhar Lara precisamente com a borda criada pela rampa e a plataforma à esquerda. Aproxime-se da borda da plataforma e vire-se para a esquerda para se alinhar com a borda mencionada acima. Tome distância e corra para saltar em direção à plataforma sul. Certifique-se de não pressionar ação enquanto estiver no ar, e mantenha o direcional para frente pressionado enquanto estiver saltando.
Quando você chegar à plataforma, mate o soldado e colete os itens mencionados anteriormente. Desça pela abertura e pela rampa adiante para retornar à entrada da câmara. Pegue a motocicleta e salte o buraco, saltando pelo lado esquerdo. Desça da motocicleta próxima das escadas quebradas adiante e saque uma arma. Assim que você virar à esquerda, um besouro gigante irá surgir. Acabe com ele.
Orientação: As escadas quebradas serão úteis mais tarde, então não se importe com ela agora (pois além de tudo há uma peça fundamental faltando no veículo). A abertura próxima à esquina leva a três portas. Você só está habilitado a abrir uma delas no momento, mas não há nada de interessante lá dentro (nós retornaremos aqui mais tarde). A passagem larga com uma rampa no final da rua leva a outra fase, mas não há necessidade de seguir por lá agora.
2º Secret (2-2/ total: 57-70): Suba na plataforma em frente à entrada de trás da câmara e vire-se para o norte. Salte para se agarrar à plataforma acima e suba. Siga pela abertura e em seguida pela passagem baixa. Prossiga até o final e desça. Colete os Flares, um Kit Médico Grande, Munição de Revólver e Munição Explosiva de Arco e Flecha. Retorne pelo mesmo caminho.
O Minotauro: Atravesse a rua em direção a oeste, contornando a área externa da Câmara. Quando você virar à esquerda, um Minotauro irá emergir adiante (opa!). Ele está segurando um grande martelo e toda vez que ele o bate no chão, uma onda de energia se espalha e retira um pouco de sua energia, caso você esteja muito próximo ao local onde o martelo bateu. O objetivo aqui é girar uma manivela do lado direito da área para abrir uma porta temporizada próxima. Sim, a porta está bem próxima, mas você não conseguirá passar por ela e subir a escada, pois o Minotauro irá bater com o martelo no chão e fazer a área ao redor vibrar. Mas graças a um pequeno bug no jogo, é possível de fato subir a escada, não importa o que o Minotauro faça.
Passando pelo Minotauro: Corra para frente da manivela e comece a girá-la. Três vezes são suficientes para fazer com que a porta fique aberta pela metade. Salte então sobre a manivela para cair em frente à porta. Vire à direita e suba na plataforma. O corredor à esquerda nos leva de volta ao Minotauro (nós não queremos isso, não é mesmo?). Aproxime-se da escada e dê passos laterais para a direita para que você toque a parede com o braço. Pressione ação e o direcional para cima para se agarrar à escada. Lara deverá se agarrar à escada usando apenas os braços. As pernas deverão estar livres. Continue segurando o direcional até chegar ao topo.
Porém, se você não estiver se sentindo confortável em usar esse método, ou quer simplesmente explorar toda a fase das Câmaras de Tulun, você precisará primeiramente fazer com que o Minotauro lhe siga para dentro das Câmaras. Em seguida você deverá acionar a alavanca no topo das Câmaras para prender o monstro lá dentro, fechando as portas da frente e de trás. Depois, você terá de usar a corda para saltar pela abertura larga do lado sul e descer para o chão na área externa da Câmara. Em seguida, você deverá fazer o percurso de volta à manivela que abre a porta de saída da fase. Com o Minotauro preso nas Câmaras, você poderá então subir pela escada e encerrar a primeira parte da fase. O único problema é que você precisa fazer tudo isso aí em cima em apenas dois minutos, pois ambas as portas da Câmara se abrem após esse tempo.
Se você quer tentar o desafio mesmo assim, certifique-se de deixar a motocicleta em frente à rampa pela qual você terá que descer ao passar pela parte sul da Câmara. Isso se deve ao fato de você ter que saltar pelo buraco usando o veículo. Outra coisa que você precisa saber é que o Minotauro irá lhe seguir para dentro da câmara e não irá sair. Então você terá todo o tempo para subir até o topo da Câmara e acionar a alavanca. Mesmo que você perca alguns segundos durante o processo e o Minotauro chegar até você enquanto você estiver girando a manivela, ignore-o e acione o mecanismo assim mesmo. Você precisará apenas monitorar sua barra de energia para que Lara não morra pelos ataques do Minotauro. Corra em seguida para a porta aberta e comece a subir a escada pelo método descrito acima. O Minotauro não irá bater o martelo no chão se Lara subir a escada usando apenas os braços, e dessa forma você poderá subir até o topo e passar para a próxima fase.
Avance pelo corredor para entrar em Citadel Gate.
Siga o passo-a-passo de Citadel Gate (parte 1).
Parte II
Você retorna a essa fase após passar por Citadel Gate. Você deve estar de posse do Nitrous Oxide Canister. Se ainda não o possuir então não volte aqui ainda.
Siga pelo túnel até o final e desça a escada. Desça pela passagem à esquerda, suba na plataforma e desça a rampa para chegar onde está o Minotauro. Corra para a esquerda para evitar o ataque do Minotauro e siga para a direita para retornar à porta de trás das Câmaras. Pegue a motocicleta e siga pela passagem larga em frente. Se você não tiver estacionado o veículo na área depois do precipício, atravesse as Câmaras e pegue-o do outro lado. Salte pelo precipício com a motocicleta e dirija em direção à rampa no final da passagem atrás das Câmaras para entrar na fase Trenches (Trincheiras – Primeira Parte).
{Nota: Agora você tem a chance perfeita de derrotar o Minotauro (isso mesmo, matá-lo), mesmo isso não sendo necessário. Por alguma razão estranha ele agora é vulnerável, e você pode executar uma manobra muito simples para se livrar dele. Como fazer: deixe que ele persiga Lara através do exterior das Câmaras. Ele não irá descer para o nível mais baixo da área externa das Câmaras, mas com um pouco de sorte ele irá entrar no prédio e começar a sair e entrar novamente. Agora, suba na motocicleta e posicione-a de forma a tocar no encontro da parede externa do prédio e o degrau baixo na área externa. Espere o Minotauro se aproximar da saída (tanto dentro quanto fora funciona, desde que ele esteja próximo da porta e que você esteja correndo com a motocicleta em direção à junção das paredes. O Minotauro irá cair repentinamente morto e desaparecerá em seguida}.
Parte III
Você retorna a essa fase através da fase Trenches, com o objetivo de encontrar a Roof Key. Você deve ter aplicado em sua motocicleta o Nitrous Oxide Feeder, ao combinar o Nitrous Oxide Canister encontrado em Citadel Gate com a Valve Pipe da fase Trenches. Se ainda não tiver esse item, cheque o passo-a-passo correspondente ao item que está faltando.
Quando você chegar a essa fase através da fase Trenches, dirija para a esquerda e então vire à direita na esquina, em direção ao precipício. Não salte sobre ele. Ao invés, use a parte direita da escadaria quebrada para saltar para a abertura do lado leste. Tome uma boa distância para ganhar velocidade e pressione o botão correr enquanto estiver correndo para ganhar uma aceleração extra e executar um salto bem alto.
Assim que você cair dentro da abertura você escutará o som de uma porta se abrindo. Essa porta fica na parte de baixo, caso você caia acidentalmente no chão. Desmonte do veículo e saque uma arma. Um soldado estará lhe esperando dentro do prédio. Mate-o e desça pela rampa. Você abrirá a porta no topo da rampa num minuto. Prossiga adiante (norte) e mate o soldado na sala seguinte. Colete a Tocha no chão e retorne à sala anterior.
Atire a tocha em algum lugar da sala, pois temos trabalho a fazer antes de utilizá-la. Saque uma arma e desça pela rampa no canto sudoeste. Mate o soldado que aparece. Uma vez que ele não se move em volta da área, você pode passar por ele correndo e matá-lo no final da passagem, pois ele não irá atirar em Lara. Siga pela porta amarela e branca, a que foi aberta quando você entrou nessa área com a motocicleta. A escada à sua direita leva de volta à escada quebrada na parte externa. Abra a porta azul à sua esquerda e esteja preparado para matar um soldado à espreita lá dentro. Depois de liquidá-lo, volte à sala no andar de cima e pegue a tocha novamente. Em seguida volte na sala embaixo e acenda a tocha usando o archote da parede.
Volte para a sala de cima e suba pela rampa próxima à parede leste. Fique sob o detector de incêndios próximo à porta e pressione ação. Lara irá posicionar a tocha acesa próxima, e ele começará a borrifar água por toda a sala. Com isso você abriu três portas – uma próxima à sala em que você acendeu a tocha (mas ela não guarda nada), uma segunda porta no topo da rampa pela qual você desceu anteriormente e uma terceira que está próxima a você. Siga por essa porta e acione a alavanca para ativar uma polia do lado de fora que atira uma caixa na sala onde você encontrou a tocha. A porta do lado oposto à alavanca é a que você abriu no topo da rampa.
Saia para a sala com o detector de incêndios e siga pelo corredor do lado norte para chegar à sala onde encontrou a tocha. Suba sobre a pilha de caixas à direita e dê um salto para se agarrar à plataforma do lado oposto. Suba e desça do outro lado. Atire nos caixotes no canto sudeste para encontrar um Kit Médico Pequeno e Munição Normal de Shotgun. Atire no caixote do canto esquerdo para revelar um portão fechado e na caixa na extrema esquerda para coletar a Munição Wide de Shotgun. Combine o Arco e Flecha ou o Revólver com a mira laser e atire no cadeado para quebrá-lo. Pegue a Roof Key (Chave do Terraço) dentro do nicho.
Saia e faça o caminho de volta à sala com o detector de incêndios. Suba a rampa à esquerda e siga pelas próximas duas portas para voltar à área externa. Pegue a motocicleta e retorne à rua, usando a rampa por onde veio.
Se quiser, você pode agora coletar o 2º Secret de City of the Dead. Você precisa saltar sobre o precipício (use o lado esquerdo) e siga pela rua, subindo a rampa do lado oposto à entrada das Câmaras. Agora siga o passo-a-passo de City of the Dead (parte II). Se não estiver interessado, siga pelo norte e dirija pela rampa do lado oposto à saída das Câmaras. Siga o passo-a-passo de Trenches (parte II).
<< Fase anterior: City of the Dead | Índice de fases | Próxima fase: Citadel Gate >>