Locação: Ilha Negra – Irlanda
Fase 10 – Old Mill (Moinho Velho)
A cut scene mostra Lara e Padre Patrick saindo do labirinto. Ele lhe diz que irá procurar um local seguro para deixá-la e a adverte para ficar longe de problemas (de jeito nenhum!). Lara lhe diz que encontrou um livro com símbolos de proteção no labirinto e lhe pergunta se ele quer usá-lo. O padre diz que “Aquele Lá em Cima” o protege. Ele lhe mostra o piso marrom no chão, dizendo que o diagrama do livro deve ser desenhado estando a pessoa no centro dele. Mais uma vez, ele adverte Lara a ficar longe de encrencas.
Se você tentar atravessar o piso marrom à sua frente, uma cut scene irá se seguir mostrando um homem sobre um cavalo, em cima do morro. Ele ataca Lara, a segura e a joga para trás, próximo ao início da trilha.
Você verá a mesma cut scene cada vez que você atravessar essa parte do piso. O cavaleiro (nem um pouco “cavalheiro”) nunca se cansará de fazer isto. Então, por enquanto, entre no túnel à sua esquerda e o siga até o final. Após saltar pelo buraco (ou escalá-lo se você cair), você chegará a uma interseção. Siga para a direita e você chegará a uma área externa.
A breve cut scene nos mostra a área em volta. Há uma corda, mais daquelas criaturas irlandesas e uma plataforma acima de Lara.
É nessa plataforma que precisamos chegar usando a corda. O que atrapalha o esquema são os monstrinhos que atiram pedras na Lara. Aproxime-se da borda da plataforma e salte para se agarrar à corda. Vire-se para a plataforma acima da saída do túnel e pressione o botão de correr para tomar impulso. Salte para a plataforma e recolha a Tocha no chão. Se estiver com problemas para se balançar na corda veja as dicas da corda no final da página.
Escorregue para a entrada do túnel e entre por ele novamente. Prossiga adiante e desça à direita. Quando chegar na interseção, um bando de morcegos irá atacar (seria ótimo poder tocar fogo neles…). Você não conseguirá se abaixar se estiver com a Tocha na mão, então fique correndo pela área até que eles se dispersem. Se for jogar a tocha no chão, cuidado para não atirá-la no buraco, ou você não conseguirá sair de lá. Recolha o Small Medipack à direita e siga pela esquerda da interseção para chegar a um archote aceso na parede. Acenda a tocha e retorne para fora.
Você precisa atirá-la em direção às criaturas. Isso irá distraí-las e você poderá se movimentar livremente. Aproxime-se da borda da plataforma e jogue a tocha em direção a eles. Retorne à corda e se agarre a ela. Vire à esquerda. Nosso objetivo é chegar à plataforma alta onde há uma grade. Fique em frente à barra mais escura e pressione ação. Lara irá arrancá-la e usá-la como pé-de-cabra.
1º secret (1-3/ total: 25-36): Desça para onde estão as criaturas (usa a rampa arenosa). Aqui não poderemos usar o botão olhar, mas isso não é essencial. Entre abaixado no túnel e siga-o até o final para coletar a Rosa de Ouro. Saia novamente.
Precisamos fazer o caminho para cima de novo, mas tenha cuidado para não cair no precipício. Aproxime-se da borda da plataforma perto da entrada e salte para o outro lado. Suba até a entrada do túnel. Precisamos usar a corda mais uma vez, então salte e se agarre a ela.
{Nota: A próxima parte requer que usemos a corda para nos agarrarmos a uma fenda abaixo de onde coletamos o pé-de-cabra. Essa parte é frustrante e grande parte das pessoas encontra dificuldades em chegar até lá. Se você estiver tendo problemas com isso, você pode usar a corda e saltar para a área atrás das rochas do lado oposto à entrada. Isso leva a uma área com um Large Medipack, mas o caminho requer alguns altos complicados. Se você chegar até lá, não terá que usar a fenda para prosseguir na fase. Para chegar na área atrás das rochas, veja o caminho alternativo para o Chalk e itens no final da página. Para deixar a área, siga as instruções nessa página}.
Estando pendurado na corda, vire à esquerda. Nosso objetivo agora é a fenda acima das criaturas. Para se agarrar a ela, você precisa mirar na direção da forma em ‘V’ que as duas plataformas acima da fenda fazem. É realmente uma parte bem frustrante da fase, mas não desista! Balance e salte para se agarrar lá. Suba e entre na passagem para chegar a uma pequena sala. Recolha o Large Medipack e use o pé-de-cabra para remover o Chalk (Giz) da pedra. Retorne à fenda.
Antes de descer para onde estão as criaturas e sair da área, decida se você quer recolher todos os itens da área. Há um Large Medipack que você pode coletar se você seguir pela fenda, mas o caminho de volta requer alguns saltos complicados. Se não tiver interesse, desça para onde estão as criaturas e siga a rota comum abaixo.
Todos os itens: Vire-se e pendure-se na borda da fenda. Desloque-se para a direita e suba novamente quando a altura for suficiente. Continue engatinhando para a direita até chegar ao final da abertura. Dê uma pirueta para frente ou vire-se e se pendure na borda, caindo em seguida. Siga pela passagem e recolha o Large Medipack. Prossiga para chegar a uma área com alguns pilares.
Saindo: Você precisa saltar por quatro pilares para prosseguir com a fase. Estando a passagem que leva ao Medipack à suas costas, você deverá ver um pilar de cada lado. O da esquerda é mais alto, mas há uma rampa em frente dele que lhe ajudará a se agarrar a ele. Salte para se segurar a essa borda. Há um segundo pilar à suas costas. Para evitar bater nele e atrapalhar o processo, desloque-se para a esquerda no pilar em que você está agora e dê um toque para a direita (apenas uma vez). Suba e salte de costas para cair no segundo pilar, à suas costas. Não solte o botão de saltar. Assim que cair no segundo pilar, você irá saltar em direção a um terceiro (mais alto) pilar. Ainda segurando o botão de salto, pressione ação e você irá saltar de novo para se agarrar à parte direita do quarto pilar à sua frente. (Aviso: esse salto é bem difícil. Você tem que posicionar Lara muito corretamente no inicio do processo, para que ela consiga se agarrar a esse pilar). Suba e você começará a escorregar. Não solte o botão de salto. Você irá escorregar em direção à fenda novamente. Pressione ação para se agarrar à borda. Suba e faça o caminho de volta à plataforma com as criaturas.
Rota comum: Novamente, tenha cuidado com o precipício. Aproxime-se da borda e salte para a plataforma abaixo da entrada. Suba, passe pelo túnel e volte ao início da fase. Fique sobre a parte do piso de cor marrom e pressione ação para usar o Giz.
A cut scene mostra Lara desenhando o diagrama no chão como o padre lhe disse para fazer. O cavaleiro aparece novamente e tenta atacar Lara. O Padre Patrick tenta impedir, mas o cavaleiro o atinge com a espada, deixando-o inconsciente. Ele o coloca sobre o cavalo e o leva com ele.
Estamos em frente a uma passagem. Siga por ela e não retorne, primeiro porque não há razão pra isso, e segundo porque um bando d morcegos irá lhe atacar. Saia pela abertura, desça e siga a passagem para chegar a outra área externa.
A cut scene mostra o cavaleiro saindo por um estábulo. Ele ainda está com o padre. Ele diz que está aprisionado no moinho há setecentos anos. Ele diz a Lara para libertá-lo, ou ele matará o padre. Para que Lara faça isso ela precisa bloquear o fluxo de água, pois aparentemente demônios não podem atravessar água corrente.
Área do estábulo: Você verá o estábulo adiante e um pequeno moinho à direita. Há uma passagem entre eles. Siga por ela para chegar a um rio em que a corrente flui para a direita por causa da roda hidráulica do lado direito do rio. Salte para a abertura do outro lado, mas não se preocupe se cair na água. A corrente não é forte o bastante para arrastar Lara, e a roda não irá feri-la. Quando estiver do outro lado, siga pelo caminho para chegar à área do moinho.
Área do Moinho: Você verá um grande moinho adiante, circundado por água. Do lado esquerdo da área há uma abertura que leva a uma piscina e uma alcova escura com uma abertura embaixo que leva a um corredor. Ambas passagens levam ao 2º Secret. Se você entrar pela abertura e saltar na piscina, você não conseguirá subir do outro lado porque a plataforma é muito alta. Se você seguir pela alcova escura, você irá acionar duas chamas no corredor adiante. Você pode recolher o Large Medipack em frente às chamas, e verá a Rosa de Ouro do outro lado. Você pode coletá-la agora e extinguir as chamas em Lara na piscina seguinte, ou pode esperar até mais tarde quando desabilitarmos as chamas ao explorarmos o moinho que vimos há pouco.
{Coletando o secret agora: Se você quiser você pode usar da vantagem de um bug (pelo menos ele funciona na versão PC) e recolher a Rosa sem ser atingido pelas chamas. Entre pela passagem da esquerda e desça na piscina. Quando você chegar do outro lado irá notar que não é possível subir, porque a plataforma é muito alta. Fique de frente para a borda da plataforma e faça com que Lara nade para a esquerda ou direita, pressionando o botão caminhar. Agora, imediatamente, pressione ação e para cima juntos. Lara irá se agarrar à borda da plataforma. Suba, desça na piscina seguinte, e saia da água para recolher a Rosa de Ouro. Retorne para a área externa}.
Salte na água que circunda o moinho e observe a jaula no fundo do rio. Há um túnel do mesmo lado do fosso, mas ele não tem saída (a grade de madeira no final impede você de prosseguir). Há outro túnel do lado direito do fosso, mas você encontrara apenas uma porta fechada. Por enquanto, siga pelo lado esquerdo do fosso, nadando para o fundo o máximo que puder.
Prendendo o monstro aquático: Se você nadar com cautela você verá maios adiante uma criatura nadando para dentro e para fora de um túnel. Você precisa passar por este túnel, pois ele nos leva ao moinho acima, mas no momento estamos sendo impedidos por esse monstro. Ele é o guardião de uma moeda que está no tesouro no fundo do rio, em frente ao túnel. O que precisamos fazer é roubar essa moeda para fazer com que a criatura siga Lara. Então, aguarde que ela entre no túnel e nade em direção ao tesouro para recolher a Silver Coin. Mesmo que a criatura esteja ainda próxima ao tesouro, não perca tempo, e desça rapidamente para recolher a moeda.
Se você não conseguir roubá-la a tempo, uma cut scene mostrará a criatura agarrando o calcanhar de Lara. Ela tenta se desvencilhar e após a cut scene você precisará subir para respirar. Se o fizer a tempo, continue nadando para frente e para cima, pois a criatura não gostou do que você fez e irá lhe perseguir. A corrente irá levar Lara para cima. Nade para a base e retorne à jaula que vimos anteriormente. Aproxime-se dela e pressione ação.
A cut scene mostra Lara atirando a moeda na jaula e se escondendo. O monstro quer a moeda de volta, e por isso ele entra na jaula. Lara o prende lá, fechando a jaula. Em seguida aquelas pequenas criaturas no moinho acima começam a subir a jaula. O monstro será o jantar delas. (ops!)
Dentro do moinho: Agora podemos nadar livremente de volta ao túnel onde estava o tesouro. Siga por ele e suba. Saia da água e siga pela passagem para chegar ao moinho. Há um túnel na água esverdeada, mas ele leva a uma porta fechada. Ele nos leva de volta á água que circunda o moinho. Por enquanto, suba pela rampa à esquerda até chegar a uma manivela circular.
A porta temporizada: Você precisa girar a manivela para abrir uma porta do outro lado do moinho. É preciso girar a manivela três vezes para abrir a porta completamente. Então, gire-a três vezes, salte de lado para a esquerda e comece a correr. Salte no final e pressione ação para se agarrar à barra horizontal. Quando você se agarrar Lara começará a girar como uma trapezista, mas como estamos com pressa agora, solte ação para saltar para o outro lado. Vire à direita e salte para a plataforma próxima à porta. Corra em direção a ela e passe abaixado antes que ela se feche.
Dicas: Se você falhar em se segurar à barra, você cairá na piscina abaixo. Se isso ocorrer, simplesmente saia da água e suba a rampa para tentar novamente. Além disso, quando você estiver em frente à manivela, manipule a câmera de forma que você veja a parte direita de Lara (pressione o botão olhar juntamente com o direcional para esquerda). Se a câmera mostrar a parte esquerda de Lara, você não conseguirá ver a borda da plataforma claramente quando precisar saltar para se agarrar à barra. Por fim, após girar a manivela, salte lateralmente para a esquerda, ao invés de se virar para esse lado. Isso demanda mais tempo.
Quando você conseguir, salve o jogo. Um bando de morcegos irá atacar. Se abaixe em um dos cantos do corredor até eles se dispersarem. Não corra, caso contrário você descerá por uma rampa e terá que fazer todo o processo novamente. Aproxime-se da borda da rampa e salte para se agarrar à plataforma acima. Suba e vire-se. Salte para se agarrar à alavanca na parede.
A cut scene mostra uma porta se abrindo, que nos leva de volta à área externa do moinho, e a corrente desacelerando na área do estábulo.
Desça a rampa e caia na piscina. Siga pelo túnel de volta ao fosso e nade para a parte da frente. Saia da água pela plataforma baixa à direita.
2º Secret (2-3/ total: 26-36): Antes de deixar essa área, entre na passagem escura à direita e passe abaixado pela passagem. As chamas serão desativadas agora. Recolha o Large Medipack se ainda não o fez e colete a Rosa de Ouro no final do corredor. Faça o caminho de volta por onde veio ou salte na água e saia nas duas piscinas adiante.
3º Secret (3-3/ total: 27-36): Saia e retorne à área do estábulo pela mesma rota em que veio. Siga para o outro lado e desça no pequeno riacho. Siga a corrente e fique atento a uma passagem submersa à esquerda. Siga por ela, saia da água e prossiga pela passagem para encontrar a Rosa de Ouro.
Para o topo do estábulo: Salte na água novamente e prossiga para a direita. Quando puder emergir, procure por uma abertura na parede à direita. Suba por ela e prossiga pela passagem até chegar à área externa novamente. Você chegará a uma encosta acima do estábulo. Vire à esquerda e salte para a plataforma do outro lado. Vire-se para o topo do estábulo, tome distância e salte para a parte plana. Prossiga à frente e salte para a próxima parte plana do telhado. Daqui, você precisa saltar para o teto do moinho. Aproxime-se da borda esquerda da plataforma e mire na extremidade mais próxima do telhado do moinho. Tome distância e salte sem pressionar ação, ou Lara não conseguirá chegar do outro lado. Siga abaixado em direção ao buraco do moinho e dê uma pirueta para entrar, ou desça de costas, pressionando ação para entrar. Gire o dispositivo do moinho.
A cut scene mostra a roda hidráulica parando de girar, fazendo o fluxo de água cessar. O cavaleiro sai do estábulo novamente, dizendo ao padre Patrick que sua criança fizera um bom trabalho. Ele está livre novamente, mas quando ele nota a presença de Lara, ele caminha em sua direção com a espada erguida. O padre diz à Lara para ler os nomes no livro que ela encontrou. Lara começa a ler, mas antes de encontrar o nome correto, o cavaleiro-demônio está pronto para atacar. O padre o segura por trás e Lara finalmente encontra o nome certo: Verdilet. O cavaleiro congela. Padre Patrick explica a Lara que se você der nome a um demônio, você adquire poderes sobre ele. O cavaleiro desaparece em seguida e Lara e o Padre Patrick saem triunfantes.
Dicas da corda: Procure sempre se balançar da base da corda. Isso lhe dará mais impulso. Se precisar girar enquanto estiver pendurado na corda, suba até o topo dela para interromper o balanço, descendo em seguida até a ponta. Pressione o botão correr para balançar na corda, e espere que Lara se segure na corda com as pernas. Quando ela estiver mais próxima de você, pressione o botão correr novamente e Lara tomará mais impulso.
Rota alternativa para recolher o giz e itens: Você pode recolher o Large Medipack e o giz em uma corrida apenas. Da plataforma inicial (abaixo da entrada), e após ter jogado fora a tocha, salte para se agarrar à corda. Balance para o lado diretamente oposta à entrada, onde estão alguns pilares brancos. Recolha o Large Medipack na passagem esverdeada e em seguida execute os saltos descritos no passo-a-passo acima para conseguir se agarrar à fenda na parede Siga abaixado pela passagem estreita, pendure-se na parte em que a fenda se estreita e desloque-se para a esquerda até conseguir subir de novo. Siga pela passagem adiante e desça na pequena sala. Colete o Chalk usando o pé-de-cabra, recolha o Large Medipack e saia novamente.
<< Fase anterior: Labyrinth | Índice de fases | Próxima fase: The 13º Floor >>