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Fase 13: The Hall of Seasons

Locação: Paris

Fase 13 – The Hall of Seasons (O Hall das Estações)

Abra a porta para entrar em um corredor. Há dois receptáculos de cada lado. Acima de cada um há um símbolo, que representa um elemento físico: Água, Ar, Terra e Fogo. O objetivo aqui é encontrar quatro cristais e colocá-los nesses receptáculos para destrancar uma porta na masmorra abaixo, para então seguirmos para a próxima parte da fase.

Orientação: Entre no hall principal. Há um cavaleiro aqui, mas não dê atenção a ele, pois ele é bem lento. Há quatro botões no centro do hall. Cada um possui um símbolo igual aos que vimos no corredor há pouco. Há doze portas em volta do hall divididas em quatro trios. Ao pisar sobre um dos botões você abre um dos trios de portas. Cada porta leva a uma alavanca e um alçapão no chão. A porta do meio também leva a um grande portão que precisamos abrir, usando uma das alavancas, para acessarmos uma das fases seguintes (e recolher um cristal).

Se você acionar a alavanca errada, o alçapão se abre e você cai na masmorra. Apesar de ser necessário entrarmos na masmorra para prosseguir com a fase, evite seguir para lá por enquanto, pois há diversas armadilhas, além de ser necessário encontrarmos os quatro cristais antes disso. A alavanca correta é aquela na qual o corredor que leva até ela possui o mesmo símbolo gravado sobre o botão que você pisa para abrir o trio de portas. Para obter o cristal você precisa completar uma fase paralela. Apesar de essas fases estarem ligadas à fase atual, o passo-a-passo delas foi feito separadamente. Cheque abaixo:

A ordem é pisar sobre os botões em sentido horário, começando pelo botão inferior do lado esquerdo, quando você entrar no hall. Cada vez que você recolher um cristal, você retorna a essa fase e pisa sobre o outro botão para ir em busca do próximo cristal. Você pode completar cada um dos quatro níveis em qualquer ordem.

Neptune’s Hall (Cristal da Água): Pise sobre o botão inferior do lado esquerdo para abrir as três portas próximas à entrada à esquerda. Acione a alavanca seguindo pela porta do lado esquerdo para abrir o portão.

Wrath of the Beast (Cristal da Terra): Pise sobre o botão superior do lado esquerdo para abrir as três portas no extremo esquerdo do hall. Acione a alavanca seguindo pela porta central para abrir o portão.

The Sanctuary of Flame (Cristal do Fogo): Pise sobre o botão superior do lado direito para abrir as três portas no extremo direito do hall. Acione a alavanca seguindo pela porta da direita para abrir o portão.

The Breath of Hades (Cristal do Ar): Pise sobre o botão inferior do lado direito para abrir as três portas próximas à entrada à direita. Acione a alavanca seguindo pela porta da direita para abrir o portão.

[Neptune’s Hall]

[Wrath of the Beast]

[The Sanctuary of Flame]

[The Breath of Hades]

Após recolher os quatro cristais: Retorne ao corredor onde você iniciou a fase e encaixe os quatro cristais nos receptáculos correspondentes para destrancar a porta no porão. Cada vez que você encaixa um cristal a câmera mostra uma trava da porta sendo removida. Para chegar ao porão você precisa pisar sobre um dos quatro botões no hall.

O porão está cheio de armadilhas. O motivo de descermos até ele é que precisamos passar pela porta que acabamos de destrancar e ativar uma grande máquina que nos permitirá sair do hall. Depois de pisar em um botão, siga por uma das três portas que foram abertas e acione a alavanca “errada” para abrir o alçapão abaixo de você. Cada alçapão leva você a um corredor que termina em uma rampa. Depois de descer você pode retornar usando um elevador lá embaixo.

O porão consiste de um corredor circular. Independentemente do botão que você acionou você pode encontrar a porta seguindo para a esquerda ou direita. Se estiver interessado em recolher todos os itens, você precisará pisar no botão do elemento Terra, que é o botão do lado superior esquerdo, considerando que a entrada para o hall esteja à suas costas (caso contrário pise sobre o botão do elemento Fogo, que lhe dará acesso direto à porta pela qual precisamos passar). Você encontrará a Viper SMG Clip depois de descer pelo alçapão do elemento Terra. Além deste há outros cinco itens que você pode recolher pisando sobre os outros três botões e seguindo pelo corredor em sentido horário ou anti-horário. Se você quiser o item extra, você deverá usar o elevador para retornar ao hall e pisar sobre o botão do elemento Terra.

O modo mais rápido para recolher todos os itens: Pise sobre o botão do elemento Terra e acione a alavanca seguindo pela porta da esquerda ou direita. O alçapão abaixo de você se abre e você cairá sobre um corredor. Recolha a Viper SMG Clip no corredor e desça pela rampa. Recolha os V-Packer Cartridges e siga para o corredor circular.

Os próximos itens estão à direita. A grande roda com espinhos é acionada quando você vem pelo outro lado, então não se preocupe. Salte sobre ele/passe por baixo pelo lado direito e em seguida salte sobre o buraco com lava para se agarrar à borda. Suba e prossiga à frente, tomando cuidado com a próxima armadilha. Corra quando a lâmina estiver na posição horizontal. Entre no elevador à direita e acione a corrente uma vez. Vire-se e recolha os Health Bandages e os V-Packer Cartridges na alcova. Acione a corrente mais uma vez e siga pelo corredor para voltar ao hall.

Pise sobre o botão do elemento Ar (o da direita, quando você entra no hall) e acione a alavanca da porta central ou da porta esquerda. Desça e recolha o Large Health Pack. Siga para o corredor circular e vire à direita. Salte sobre o buraco com lava e não pare de correr. Dependendo do tempo que você demorar para chegar lá, uma roda com espinhos poderá lhe alcançar por trás. Passe pela porta à sua esquerda (a que destrancamos ao usar os cristais) e salte sobre os próximos dois buracos com lava. Entre na passagem escura à sua direita e recolha a Viper SMG Clip. Vire à esquerda, salte de volta pelos dois buracos com lava e abra a porta à sua direita (salte o próximo parágrafo).

Diretamente à porta no porão, ignorando os itens: Pise sobre o botão do elemento Fogo (o do lado superior à direita, quando você entra no hall) e acione a alavanca seguindo pela porta do meio ou da esquerda. Desça e recolha o Viper SMG Clip. Siga para o corredor circular e vire à esquerda. Salte sobre os buracos com lava e abra a porta à sua direita.

A porta do porão/ máquina central: Desça a escada. A porta se abre quando Lara se aproxima. Acione a alavanca para abrir a próxima porta e fechar a que acabamos de passar. Desça pela próxima escada. Há uma grande máquina no centro da sala que precisamos ativar acionando quatro válvulas. Uma das válvulas está trancada e precisamos acionar antes as outras três.

A válvula do elemento Ar está logo à sua esquerda no final da plataforma. Gire-a e retorne à entrada. Salte para a plataforma circular no centro da sala. Há uma corrente do outro lado dessa plataforma na qual devemos nos pendurar para atravessar e chegar ao outro lado da sala. Desça sobre a plataforma do outro lado, siga para a esquerda e suba a escada para acionar a válvula do elemento Água. Desça a escada novamente e use a corrente para voltar à plataforma central. Há uma plataforma à sua esquerda com uma escada do lado esquerdo e um buraco escuro do lado direito. Salte para essa plataforma. Suba pela escada e acione a válvula do elemento Terra. Desça a escada novamente e siga para a abertura escura. Salte para a escada do lado interno e desça até o final.

Vire-se e salte para se agarrar à corrente e atravessar até a plataforma circular. Siga para o outro lado para localizar a quarta válvula. Essa válvula fica trancada até que você tenha acionado as outras três. Antes de girar essa aí, desça pela escada e recolha a Viper SMG Clip próxima a uma grande roda. Um cavaleiro está rondando por aqui; simplesmente ignore-o. Retorne à plataforma circular subindo pela escada e gire a válvula do elemento Fogo. Quando todos os elementos estiverem no tanque da máquina, ela se ativa. Descobriremos o que ela faz num minuto.

Não se mova, pois há lâminas girando à sua esquerda e direita. Para evitá-las e sair dessa sala (já que não há mais nada para se fazer aqui), recue, pendure-se pela borda e desça para o chão. Novamente, há lâminas aqui. Vire-se e caminhe para longe delas ou dê um salto para trás. Assumindo que você tenha saltado de costas, localize a escada à sua direita. Suba por ela e em seguida suba pela próxima escada. Suba a escadaria para sair da sala e acione a alavanca para abrir o portão de saída. Suba pela escadaria circular e retorne ao corredor.

De volta ao corredor circular: Precisamos retornar ao hall no andar de cima. Vire à direita e rapidamente entre na passagem escura à esquerda, pois há uma grande roda com espinhos vindo em sua direção. Se você não seguiu o passo-a-passo para recolher todos os itens da área, deverá haver um Large Health Pack no final do corredor. Assim que a roda passar, prossiga pelo corredor. Dê um salto para se agarrar à borda da plataforma com a grande pedra e suba. Quando a pedra estiver no chão, corra em direção a ela. Você não irá se ferir e estará o mais próximo possível dela. Quando a pedra subir, corra por baixo dela antes que ela desça de novo.

Passe por baixo das lâminas triplas à frente e em seguida passe pelas lâminas quádruplas adiante. Prossiga em frente, tomando cuidado com as lâminas verticais e entre no elevador à sua esquerda. Acione a corrente duas vezes e entre no hall (se você não seguiu o passo-a-passo para recolher os itens no porão, você pode acionar a corrente uma vez apenas e recolher os Health Bandages e V-Packer Cartridges na alcova à suas costas).

Para cima: Quando você entrar no hall, você verá quatro pilares se movendo para cima e para baixo. Isso é o resultado da ativação da máquina na sala do porão. O pilar no qual você pode subir está à direita, em frente. Aproxime-se dele, espere que ele esteja no ponto mais baixo e salte para se agarrar à borda. Suba e salte para o pilar à direita. Siga em sentido anti-horário saltando nos próximos dois pilares. Quando estiver no mais alto, olhe para cima e salte para se agarrar à borda da plataforma de metal. Suba. Há quatro passarelas, mas apenas uma delas é plana. Siga por ela e salte sobre o corrimão em direção ao corredor.

Segundo patamar: Há duas áreas escuras na parede: uma à sua esquerda e outra à sua direita. Quando você passar em frente a elas, um cavaleiro irá quebrar essa parte da parede e sairá por ela. Você pode ignorar a área à esquerda (e um cavaleiro) uma vez que não há nada de interessante nessa parte e seguir para a direita. Ignore o cavaleiro e siga pela sacada até o final. Suba a escada para o terceiro patamar, tomando nota sobre a porta de metal no topo da escada, pois iremos voltar aqui num minuto.

Terceiro patamar: Siga pela sacada até o final. Mais uma vez, ignore o cavaleiro aqui e escale a parede. Desça sobre a pequena plataforma de metal à direita. Acione a alavanca para abrir a porta de metal que vimos há pouco no topo da escada. A parede próxima à alavanca é escalável, mas precisamos obter um upgrade de força antes de seguirmos por ali. Salte de volta à sacada e siga até o final para retornar à porta que abrimos. Colete os V-Packer Cartridges no final do corredor e empurre a parte móvel da parede à sua direita para obter o upgrade de força. Recolha um Large Health Pack no chão e retorne à plataforma com a alavanca.

Subindo: Comece a escalar a parede e mantenha o botão direcional para frente pressionado. Quando Lara se virar, siga para a esquerda. Há uma pequena plataforma aqui onde você pode recuperar sua força. Quando descer sobre ela, vire-se.

A parede pela qual acabamos de atravessar está à sua direita. Agora observe o teto. Você precisa se pendurar para frente e então para a esquerda. Então, salte para se agarrar à saliência no teto e comece a atravessar. Mantenha-se à esquerda e faça uma curva. Lara irá se virar novamente (no local onde o teto parece terminar) e a plataforma na qual ela precisa descer está à esquerda. Então, fazer uma curva e manter ela alinhada deverá ser suficiente. Desça na plataforma e siga em direção à porta, que se abre automaticamente. Siga pelo corredor e suba a escada.

A cut scene mostra Lara entrando em uma tumba e lendo uma inscrição: “Ultra Vigilis Umbram, Ecce Veritas” (Pelo Espírito do Guardião eis a verdade).

[Informações Adicionadas]

Irmão Obscuro (O Guardião) / Primeira Pintura: O objetivo aqui é obter a First Obscura Painting (Primeira Pintura Obscura). Porém o Guardião (o fantasma vermelho) não deixará que você a obtenha facilmente. A pintura (a luz azul) está de alguma forma relacionada com o fantasma. Se você se aproximar dela, ela se move para outra estátua. Para mantê-la parada, o fantasma deve ser detido e para isso são necessários cerca de 12 a 15 tiros usando a V-Packer. Qualquer arma pode ser usada, mas a shotgun é mais rápida e definitivamente mais acurada. Quando o fantasma for detido, você terá cerca de 3 ou 4 segundos para pegar a pintura.

Um pequeno truque que pode lhe ajudar a não ser atacado é se abaixar enquanto atira no fantasma. Então, assim que a cut scene terminar, se abaixe e comece a engatinhar pela sala para recolher alguns itens. Há dois pares de V-Packer Cartridges à direita da sala e um V-Packer (você encontrará apenas a munição se já possuir a arma), outros dois pares de V-Packer Cartridges e um Large Health Pack do lado esquerdo.

Localize em qual estátua está a pintura (a luz azul). Se abaixe próximo a ela, mas não muito perto, ou a pintura irá se mover para outra estátua. Se abaixe logo antes da grade que circula no centro da sala. Saque sua V-Packer e comece a atirar no fantasma. São necessários de 12 a 15 tiros. O número não é preciso, pois você pode errar alguns quando o fantasma avançar sobre Lara. Quando ele for detido, guarde sua arma antes de seguir para pegar a pintura, ou Lara irá correr em direção ao fantasma.

Usando outras armas contra o fantasma: Se decidir atirar no fantasma usando outra arma que não a shotgun, o número de balas irá variar. Com a M-V9 e Vector: aproximadamente 34 tiros, com a Desert Ranger: 14 tiros. Esqueça a K2 Impactor, porque ela parece ser inútil contra fantasmas. Tampouco pense em combatê-lo no braço, porque será uma luta perdida.

{Nota de bug: A pintura é uma luz circular azul e ela é perfeitamente visível. Algumas vezes, após a cut scene, a pintura pode parecer ser apenas um ponto azul. Isso nos torna incapazes de recolher a pintura porque o ícone da mão não aparece próximo ao ponto de luz quando o fantasma é detido. Certifique-se de poder ver claramente a pintura. Se você vir apenas um ponto, corra em direção a ele e faça com que ele se mova para outra estátua. Isso irá trazer o brilho da luz de volta ao normal}.

Assim que tiver obtido a pintura, se abaixe e comece a caminhar em direção à saída (ou simplesmente corra). Desça a escada para o corredor inundado e siga até o final para terminar a fase.

De volta à Tomb of Ancients: Continue seguindo pelo corredor inundado. Depois de alguns passos ele começa a se encher ainda mais com água, então nade pela abertura no teto. Continue nadando para o topo da sala. Sobre a plataforma acima há alguns Health Bandages. Recolha-os, nade para o outro lado e siga pela abertura pela qual entramos nessa fase pela primeira vez. Passe por ela e suba para sair.

{Nota: Algumas pessoas não conseguem encontrar a saída facilmente. É a abertura da caverna pela qual entramos quando iniciamos a fase Tomb of Ancients. Essa abertura possui uma parede escalável exatamente abaixo. Como viemos da fase Hall of Seasons, cheque o lado oposto da área, um pouco acima, para localizar a parede escalável e conseqüentemente a abertura da caverna}.

Archaeological Dig: Vire-se, corra à frente e suba no caixote. Salte para a cerca acima e salte para o outro lado. Aproxime-se das portas azuis de metal para encerrar a fase.

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